Página Principal  / PAI-Serviço  / PAI-Serviço

PAI-Serviço

ver todas
PAI-Serviço

PAI-Serviço é o transporte gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, oferecido em Campinas por 50 vans e 2 ônibus acessíveis. Ele integra o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI).

Diferentemente dos ônibus do transporte público coletivo municipal (
Sistema InterCamp), esses veículos não têm itinerários fixos. Eles buscam o usuário no local e horário agendado e levam ao local de destino – é o chamado transporte porta a porta. Também transportam os munícipes entre um local determinado e o ponto de ônibus (transporte porta a ponto).

Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também podem operar em horários excepcionais, caso haja eventos especiais.

COMO FAZER O CADASTRO?

O munícipe com restrição severa de mobilidade (que utilize, necessariamente, cadeira de rodas ou andador) ou seu responsável deve primeiramente imprimir a Ficha do usuário. Essa ficha também pode, em condições normais, ser retirada em um dos postos de atendimento da Emdec, que no momento estão fechados, por conta da pandemia da Covid-19:

Sede da Emdec
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial.
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, exceto feriados.

Poupatempo Campinas Shopping
Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago.
Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábados, das 8h às 14h.

Agiliza Campinas Barão Geraldo
Rua Luiz Vicentin, 195.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Agiliza Campinas Nova Aparecida
Rua João Carlos do Amaral, 105 (Centro Comercial Posto 3 Vias – Piso Superior), Jardim Aparecida.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Agiliza Campinas Ouro Verde
Avenida Ruy Rodrigues, 3.900, Parque Universitário (Subprefeitura, no Shopping Spazio Ouro Verde - 1º andar).
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Agiliza Campinas Campo Grande
Subprefeitura, na Praça da Concórdia, s/n (depois do Terminal Campo Grande).
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Com esse formulário em mãos, o usuário precisa passar pela avaliação do médico de sua preferência, que caracteriza a deficiência (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID), atestando ser permanente ou temporária, e detalha as necessidades especiais. O médico tem que assinar e carimbar a ficha, com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Estando o formulário totalmente preenchido, ele deve, então, ser enviado à Emdec, com cópia simples do RG ou da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e uma fotografia 3x4 do interessado, caso não possua Bilhete Único Gratuito.

Concluído esse processo, a Emdec entra em contato para agendar uma visita técnica na residência do munícipe.

O telefone Fale Conosco Emdec 118 passa informações gerais e orientações para o cadastramento na Opção 2 - PAI-Serviço. O número funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Também é possível entrar em contato com a Emdec pelo Fale Conosco Emdec Web.

COMO AGENDAR AS VIAGENS?
Uma vez cadastrado, o usuário precisa agendar todas as viagens com antecedência pelo telefone 118 ou aplicativo da Emdec, disponível gratuitamente como EMDEC no Google Play e App Store, informando origem, destino, horário de chegada ao destino e horário de retorno.

Esses agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados, de acordo com o cronograma abaixo:

Segunda-feira: agendamentos para quarta-feira.
Terça-feira: agendamentos para quinta-feira.
Quarta-feira: agendamentos para sexta-feira.
Quinta-feira: agendamentos para sábado, domingo e segunda-feira.
Sexta-feira: agendamentos para terça-feira.

É permitida uma única solicitação por dia (ida + volta). Agendamentos tardios ficam sujeitos à disponibilidade de encaixe, somente das 10h às 12h ou das 16h às 18h. A área de planejamento do PAI-Serviço obedece normalmente à seguinte ordem de prioridade para confirmar ou não as viagens: I - Saúde; II - Rede socioassistencial; III - Educação; IV - Atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares); V – Trabalho. Na pandemia da Covid-19, estão sendo prestados exclusivamente atendimentos relacionados à saúde.

Caso precise cancelar a viagem, o munícipe deve avisar a Emdec até as 17 horas do dia anterior pelo telefone 118.

CONFIRMAÇÃO DO AGENDAMENTO
Além de agendadas com antecedência, as viagens devem ser confirmadas, por estarem sujeitas à disponibilidade.

É possível checar automaticamente se estão confirmadas pelo 118 ou aplicativo, a partir das 16h do dia anterior. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação. Não é preciso falar com um atendente. 

A confirmação também pode ser feita na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço.

REGULAMENTO

Resolução nº 401/2017, que foi atualizada pela Resolução nº 104/2020, estabelece todos os detalhes sobre o serviço, inclusive a espera máxima pelo usuário no ponto de partida (10 minutos), os critérios para acompanhantes, os deveres dos usuários e motoristas e as infrações que não podem ser cometidas por eles. Os usuários podem ser penalizados, por exemplo, caso não se apresentem para a viagem, tentem executar roteiros e chegar a destinos não previstos ou deixem de fazer o cancelamento do agendamento. As penalidades vão desde advertência verbal até a suspensão temporária do serviço por 7 dias, 30 dias ou 90 dias, dependendo da reincidência. 

Atenção: O PAI-Serviço não é um serviço de emergência ou urgência. Eventuais emergências médicas são encaminhadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que deve ser acionado diretamente pelo 192.



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia