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BRT Campinas


As obras do Sistema BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus) seguem em andamento. A entrega dos corredores finalizados está prevista para 2020.

Corredor Campo Grande começa no Terminal Mercado, passa próximo à Rodoviária, depois pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos ) e segue pela Avenida John Boyd Dunlop a partir do Jardim Aurélia. Ele vai até o Terminal Itajaí, totalizando 17,9 km.

Corredor Ouro Verde parte do Terminal Central e segue pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez e Camucim até o Terminal Vida Nova, totalizando 14,6 km.

Corredor Perimetral liga os corredores Campo Grande e Ouro Verde. Os 4,1 km do Perimetral passam pelo leito do VLT, entre Vila Aurocan e Campos Elíseos.

  

  

Mapas dos corredores

 

Como funcionará o BRT Campinas?

Os ônibus circularão em corredores exclusivos, e em alguns trechos terão espaços para ultrapassagens entre eles, evitando as lentidões causadas pelos chamados "comboios", em que os veículos ficam enfileirados aguardando o embarque/desembarque dos da frente.

Essas faixas exclusivas que compõem os corredores serão separadas do trânsito comum pela sinalização e dispositivos delimitadores. Os usuários vão entrar e sair pelo lado esquerdo dos ônibus, e farão isso no mesmo nível da calçada, facilitando o acesso de munícipes com restrições de mobilidade, idosos, gestantes e mães com crianças de colo. O BRT terá veículos obrigatoriamente acessíveis, articulados ou biarticulados.

A tarifa será paga antes de embarcar, e haverá painéis online com informações sobre as linhas.

 
 
 
 

História e apresentação do BRT

Assista abaixo a vídeo sobre esse sistema de transporte, produzido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e Embarq Brasil.



A licitação do sistema em Campinas


Campinas foi um dos municípios contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade Grandes Cidades), com recursos destinados à implantação de corredores exclusivos para o transporte de passageiros no padrão BRT. Finalizados os projetos básicos, em 2015, teve início a etapa da licitação, para a contratação dos projetos executivos e das obras. Inicialmente orçado em R$ 549.621.331,19, o BRT saiu ao custo de R$ 451.455.047,06.

Acesse detalhes sobre a licitação do BRT, que foi dividida em quatro lotes



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