25 de Fevereiro de 2018 - Campinas/SP
Página Principal  / Pátio

Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos


 

 
Inaugurado em 1998, o Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos da EMDEC, localizado no Jardim São João, ao lado da Rodovia Santos Dumont (SP-75), recebe veículos que infringem a legislação de trânsito nas vias do município; bem como abandonados em vias públicas e apreendidos na Operação Pancadão (Som Alto). O Pátio pode abrigar até 5 mil veículos.
 
Referência nacional no setor, o Pátio da EMDEC possui moderno sistema de controle de entrada e saída de veículos, monitoramento, vagas numeradas, entre outros itens de gestão, que proporcionam integridade ao veículo, garantindo sua entrega ao proprietário exatamente no estado em que foi recolhido.
 
Para garantir a devolução do veículo no mesmo estado em que foi recolhido, a EMDEC realiza, no momento da entrada, completo registro fotográfico da parte externa, incluindo lataria e pneus. Além da checagem dos equipamentos obrigatórios, para comprovar seu real estado de conservação. O procedimento permite que, no ato da liberação, o proprietário possa conferir as condições do veículo, garantindo total transparência.
 
Além do checklist realizado na entrada no Pátio, também é feita a conferência da identificação do veículo, por meio da numeração de chassis, do motor e do câmbio, checando as informações com o cadastro do DETRAN/SP.
 
O Pátio Municipal conta com segurança armada 24h e portaria informatizada, onde o cliente se identifica e confirmada a localização do veículo, o proprietário recebe crachá, sendo encaminhando à sala de atendimento, onde pode contar com infraestrutura como bebedouros, TV, etc. O atendimento é feito através de senha digital, com prioridade para atendimentos preferenciais.
 
 
  
 
 
Como saber se meu veículo foi levado ao Pátio?
 
O proprietário deve ligar nos telefones (19) 3772-7148 ou (19) 3772-7149, informando a placa do veículo.
 
Outra opção é utilizar a Consulta de Veículos no Pátio, no site da EMDEC.
 
 
 
 
 
 
Como retirar um veículo do Pátio?
 
A liberação de veículos apreendidos ocorre mediante o prévio pagamento das multas vencidas, impostos, taxas e despesas com remoção e estadias, conforme estabelece o Art. 262 do CTB. Confira a Tabela de Preços.
 
O procedimento de liberação segue o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é aplicado a todos os veículos infratores sob jurisdição do município, sendo sua liberação condicionada à total legalização da documentação e ao perfeito funcionamento dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
 
Somente o legítimo proprietário pode retirar o veículo apreendido. Não sendo proprietário, deverá apresentar procuração original, com firma reconhecida em cartório por autenticidade; além da completa documentação do veículo, que deverá estar regularizada e quitada.
 
Veículos recolhidos à disposição da Polícia Civil, o proprietário ou procurador terá que apresentar a liberação do Distrito responsável pela apreensão.
 
Veículos recolhidos pela Polícia Militar, o proprietário ou procurador deve dirigir-se ao DETRAN no Campinas Shopping, onde solicitará "Autorização para Restituição do Veículo". De posse da liberação, deverá dirigir-se ao Pátio, com toda documentação do veículo e comprovantes de pagamentos, juntamente com a liberação expedida pelo DETRAN.
 
Veículos removidos por Agentes de Trânsito Municipal ou Guarda Municipal, o proprietário ou procurador deverá se encaminhar diretamente ao Pátio, com todos os documentos pessoais e do veículo.
 
Veículos à disposição da Justiça, apresentação da liberação expedida pela Vara Judicial competente.
 
 
 

Veículos não reclamados no prazo de 60 dias – Leilão
 
 
Segundo o Artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de 60 (sessenta dias), contado da data de recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico (Redação dada pela Lei nº 13.160, de 2015).
 
Os leilões dos veículos que estão no Pátio da EMDEC são organizados pelo DETRAN/SP; os veículos são vendidos com direito a documentação ou como sucata, dependendo dos débitos e estado de conservação.
 
 
 
 
Veículo apreendido pelos Agentes de trânsito da Emdec ou pelo Decreto 18.623, de 22 de janeiro de 2015 (Lei do Pancadão)
 
 
Veículos registrados em nome de pessoa física
 
Dirigir-se ao Pátio da EMDEC no horário de funcionamento munido dos documentos pessoais e do veículo, comprovantes de pagamentos de multas e demais taxas/impostos vencidos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) compatível com a categoria do veículo.
 
Caso não seja o proprietário, será exigida procuração original, com reconhecimento de firma por autenticidade, emitida nos últimos 90 (noventa) dias.
 
No caso de procuração para retirada de veículos de outros estados, é obrigatório o reconhecimento de sinal público da procuração (levar a procuração em um cartório de Campinas para ser autenticada).
 
Para os veículos apreendidos através do Decreto 18.623 de 22 de janeiro de 2015 (Lei do Pancadão), estes somente serão liberados a partir do segundo dia útil após a data de apreensão.
 
 
Veículos com comunicação de venda, o proprietário deverá apresentar o certificado de registro do veiculo (CRV) preenchido, se datado há mais de 30 (trinta) dias. Será exigido:
- Vistoria do veículo no Pátio por empresa cadastrada pelo DETRAN;
- Montar processo de transferência seguindo procedimento do DETRAN, em seguida dirigir-se ao Pátio da EMDEC apresentando documentação regularizada ou protocolo de entrada do processo de transferência no DETRAN. Neste caso, o veículo será liberado com restrição de tráfego, devendo ser “removido”.
 
 
Veículo registrado em nome de pessoa jurídica
 
Além dos procedimentos acima, deverá ser apresentada cópia do contrato social com documento de identificação do proprietário ou representante legal da empresa, com procuração original (com reconhecimento de firma por autenticidade, emitida nos últimos 90 dias).
 
Obs.: É obrigatório o reconhecimento do sinal público da procuração quando o documento apresentado for proveniente de outro estado (levar a procuração em um cartório de Campinas para ser autenticada).
 
 
Proprietário “FALECIDO’’
 
Além dos procedimentos anteriores, apresentar atestado de óbito original, até 6 (seis) meses do falecimento do proprietário. 
Após este prazo, apresentar alvará judicial, certidão de inventariante (inventário em andamento) ou formal de partilha (término do inventário).
 
 
Proprietário no exterior
 
Além dos procedimentos anteriores, encaminhar via e-mail ao patio@emdec.com.br, autorização para liberação do veículo com documentos pessoais e cópia do Passaporte, página da foto, assinatura e carimbo do País em que se encontra.
 
 
 
 
 
Horário de atendimento ao Público
 
O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h00 até as 16h30.
 
 
 
 


Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas/SP - (19) 3772-1517


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia