Clique para aumentar a fonte Clique para aumentar a fonte
Pátio Municipal de Guarda e Recolhimento de Veículos

Inaugurado em 27 de julho de 1998, o Pátio Municipal de Guarda e Recolhimento de Veículos da Emdec fica no Jardim São João, próximo à Rodovia Santos Dumont (SP-75), e recebe veículos que infringiram a legislação de trânsito nas vias do município de Campinas, bem como envolvidos em acidentes de trânsito ou provenientes de furto ou roubo.

Referência nacional no setor, o Pátio da Emdec possui um moderno sistema para o controle da entrada e saída de veículos, que permite sua entrega exatamente no mesmo estado em que são cadastrados. Conta com 1.029 vagas demarcadas, que podem abrigar até 2.300 carros.


Como saber se meu veículo foi levado ao Pátio?

O proprietário do veículo pode entrar em contato com a Emdec pelos telefones (19) 3772-7148 ou (19) 3772-7149. Basta informar a placa do veículo para saber se o mesmo encontra-se no Pátio.

Outra opção é utilizar a Consulta de Veículos no Pátio.

Para garantir a devolução do veículo no mesmo estado em que entrou no Pátio, a Emdec realiza, no momento da entrada, uma checagem dos principais itens, fotografados para comprovar seu real estado. O procedimento permite que na saída/liberação o proprietário possa conferir as condições do mesmo.

O checklist do veículo realizado na entrada no Pátio avalia cerca de 576 itens de inspeção, inclusive equipamentos de segurança e identificação, através da numeração de chassi, motor e câmbio.


Como retirar um veículo do Pátio?



A liberação de veículos apreendidos só ocorre mediante o prévio pagamento das multas, taxas, despesas com remoção e estadia (exceto por liberação judicial). Consulte a Tabela de Valores. A documentação também precisa estar regularizada.

Nas apreensões estaduais, o proprietário necessita obter liberação no Distrito Policial ou na 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (7ª Ciretran).

A retirada também é condicionada ao perfeito funcionamento dos equipamentos obrigatórios e de segurança. Somente o proprietário pode retirar o veículo apreendido. Quem não é proprietário deve apresentar procuração original, com firma reconhecida em cartório.


Veículos apreendidos há mais de 10 dias

Conforme dispõe o Art. 3º da Lei Federal Nº 6.575, de 30/09/1978, os proprietários de veículos apreendidos há mais de 10 (dez) dias são notificados para que dentro de 20 (vinte) dias, a contar da notificação, efetuem o pagamento dos débitos e promovam sua retirada.

O proprietário, ao procurar o balcão de atendimento do pátio, obtém informações sobre a situação do veículo e quais os procedimentos para sua liberação, a saber:

- Veículo apreendido por infração de trânsito
Pagamento das taxas de remoção e estadia, multas municipais e estaduais, impostos (se houver), apresentação da documentação em dia.

- Veículos à disposição da Justiça

Apresentação da liberação do órgão competente.

- Veículos envolvidos em acidente de trânsito

Liberação do distrito policial, pagamento das taxas de remoção e estadia.

O Pátio conta com terminais para consulta online ao Detran-SP e  Depto. de  Processamento de Infrações da Emdec, sendo possível constatar a existência de multas estaduais e municipais, débitos de IPVA e possíveis bloqueios. Nesses terminais são emitidos os boletos das multas municipais vencidas, para pagamento no próprio Pátio.


Veículos não reclamados no prazo de 90 dias - Leilão



Segundo o Art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “Os veículos apreendidos ou removidos a qualquer título e os animais não reclamados por seus proprietários, dentro do prazo de noventa dias, serão levados à hasta pública, deduzindo-se, do valor arrecadado, o montante da dívida relativa a multas, tributos e encargos legais, e o restante, se houver, depositado à conta do ex-proprietário, na forma da lei”.

Os leilões dos veículos que se encontram no Pátio da Emdec são organizados pelo Detran. Os carros e motos são vendidos como sucata, sem autorização para circular.

Os valores arrecadados são destinados para quitar débitos dos veículos. O restante, se houver, é depositado na conta do ex-proprietário, na forma da lei.


Expediente e telefones do Pátio

Atendimento ao público e retirada de veículos: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
Recebimento/entrada de veículos: 24 horas por dia, de segunda a domingo.
Endereço: Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, Jardim São João, CEP 13051-153.
Informações: (19) 3772-7148/3772-7149.



Última alteração em  05 de Novembro de 2014 às 16:36

 
Imprimir
Imprimir
Enviar por Email
Enviar por E-mail
Adicionar aos Favoritos
Adicionar a Favoritos
Aumentar a Fonte Diminuir a Fonte
Tamanho da Fonte





Busca
Buscar por texto


   Busca avançada


Enquete

Em breve mais enquetes.
Newsletter

Receba o boletim de informações do portal EMDEC.


Nome:


E-mail:



Logo Campinas
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A
Rua Dr. Salles Oliveira, 1028, Vila Industrial
CEP 13035270 - Campinas - SP - (19) 3772-1517
CNPJ 44.602.720/0001-00
Copyright 2009 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Interagi Tecnologia - Clique para acessar o site da empresa que desenvolveu o portal

Validado Pelo W3C.