Os munícipes podem contatar a Emdec por diversos canais:
Aplicativo Emdec, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store para os sistemas Android e iOS;
WhatsApp da Emdec, disponível no número (19) 3731-2910;
Chatbot Emdec, na página inicial de www.emdec.com.br;
Fale Conosco Emdec Web, formulário eletrônico disponível em www.emdec.com.br/faleconosco e também no app;
Fale Conosco Emdec 118 (atendimento telefônico, com emergências de trânsito na opção 1);
Fale Conosco Emdec Postal (Correios);
Fale Conosco Emdec Presencial (balcões de atendimento).
Atenção: Considerando a Lei nº 12.056/2004, que dispõe sobre a Ouvidoria Geral do Município e dá outras providências, em seu Artigo 2º, inciso III - "manter sigilo, quando solicitado, sobre as reclamações ou denúncias"; a Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); e a Lei nº 13.460/2017, que "Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública" (Art. 8º, Art. 10º, §1º §4º), informamos que, em caso de registros de solicitações/reclamações anônimas, se os dados de identificação e da solicitação não forem adequados e suficientes, a resposta às manifestações não será possível.
Serviços relacionados a ônibus municipais, PAI-Serviço, consulta de transportadores, vagas exclusivas de idosos e pessoas com deficiência, multas de trânsito, Zona Azul Digital, condições do trânsito, emissão de boletos e agendamento de atendimento, entre outros.
Veja todas as seções disponíveis no app
Lançado em 04/07/2023, o WhatsApp da Emdec funciona 24 horas por dia no número (19) 3731-2910. É possível esclarecer dúvidas e acessar informações sobre todos os serviços ofertados pela empresa pelo aplicativo de mensagens.
Para facilitar e agilizar a navegação pela ferramenta, o usuário encontra atendimento automatizado para serviços de multas, Pátio Municipal, linhas de ônibus e PAI-Serviço. Mas, se necessário, é possível pedir para falar com um atendente, a qualquer momento.
Lançado em 22/03/2023, o chatbot é uma ferramenta de interação digital que informa e atende diretamente à população. Está disponível na página inicial de www.emdec.com.br, no ícone representado por um Agente da Mobilidade Urbana, no canto inferior direito.
O chatbot destaca atualmente a Consulta de linhas de ônibus, o Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos, o PAI-Serviço e serviços de multas. Para orientações sobre os demais serviços da Emdec, o munícipe deve selecionar a opção “Falar com atendente”.
Formulário eletrônico que recebe solicitações, tira dúvidas e passa orientações sobre os serviços prestados ou gerenciados pela Emdec. Também é o canal ideal para sugestões, reclamações e elogios.
Atenção: Para protocolar os serviços de multas de identificação do condutor (transferência de pontuação), defesa, conversão em advertência e recurso, use o sistema de Protocolos de Multas. Para mais informações, acesse a seção Multas de Trânsito.
O 118 funciona 24 horas para emergências de trânsito - sinistro (acidente), bloqueio/perigo no trânsito, estacionamento irregular e animais na via, por exemplo -, na opção 1.
Ligando no Emdec 118, o munícipe ouve uma gravação que encaminha os seguintes atendimentos e informações sobre os serviços da Emdec:
Opção 1: Emergências 24 horas - Sinistro (acidente), bloqueio/perigo no trânsito, estacionamento irregular e animais na via
Opção 2: PAI-Serviço
[Os agendamentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados. Para informações gerais, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h]
1 - Agendamentos, cancelamentos ou registros de ocorrência
2 - Confirmação da próxima viagem
Opção 3: Ônibus municipais
Opção 4: Multas de trânsito
Opção 5: Veículo no Pátio
Opção 6: Vagas exclusivas de idoso ou pessoa com deficiência
Opção 7: Outros assuntos
Reclamações e solicitações ANÔNIMAS devem ser feitas pelo Fale Conosco Emdec 118, nas seguintes opções:
- Opção 3 (Linhas de ônibus), depois Opção 1 (Horários e itinerários), aguardando para falar com o atendente;
- Opção 6 (Autorizações - Credencial para estacionamento de idoso ou pessoa com deficiência, eventos e obras), depois opção 1 (Credencial para idoso ou pessoa com deficiência), aguardando para falar com o atendente;
- Opção 7 (Consulta de protocolo e outros assuntos), depois Opção 2 (Outros assuntos), aguardando para falar com o atendente.
O Fale Conosco Emdec 118 recebe somente ligações locais de Campinas-SP. Ligações de outra cidade devem ser feitas no número (19) 3731-2910.
Para nos contatar ou remeter documentações, o endereço é Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-270. Acesse a lista de formulários da Emdec para solicitações diversas.
- No caso das solicitações com prazo para protocolar, como defesas/recursos e transferências de pontos de multas, consideramos a data da postagem, portanto os documentos podem ser enviados/postados até a última data do referido prazo. Para sua maior segurança, aconselhamos postagem por serviços registráveis nas agências dos Correios.
- Procure, se possível, identificar o assunto da solicitação no envelope, em no máximo cinco palavras. Exemplos: “Defesa/recurso de multa”, “Sugestão sobre linha de ônibus”, “Elogio a funcionário”. Isso agiliza a tramitação das correspondências no atendimento ao público da Emdec.
- Solicitações em geral que já estejam fora do prazo recomendado, mas que ainda possam ser feitas, devem ser protocoladas somente presencialmente, nos balcões de atendimento listados abaixo. É analisada a viabilidade e assinado um termo de ciência referente ao atraso.
PÁTIO MUNICIPAL
Para liberar o veículo recolhido ao Pátio, o primeiro passo é REGULARIZAR A DOCUMENTAÇÃO. Isso pode ser feito on-line (acesse o passo a passo) ou na Rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, exceto feriados e pontes de feriados.
Após regularizar a documentação, o motorista deve RETIRAR O VEÍCULO em outro endereço, na Rua Miguel Cascaldi Jr, 141, Jardim São José, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontes de feriados, levando o documento de liberação.
SEDE DA EMDEC
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial.
Desde 01/04/2024, o atendimento presencial na Emdec somente é realizado mediante agendamento prévio, realizado pelo site ou aplicativo, em "Agendar Atendimento".
São agendados assuntos como:
- Sinalização: implantação / remoção / manutenção;
- PAI-Serviço: orientações, cadastro e recadastro;
- Credenciais de estacionamento de idoso ou PCD;
- Infrações/Multas: dúvidas e solicitações administrativas;
- Pareceres técnicos de estacionamentos;
- Transferência ou encerramento de permissão de táxi ou de Serviço de Transporte Alternativo Municipal – STAM;
- Respostas impressas de protocolos respondidos pelas áreas da Emdec;
- Obras de grade porte, com projetos para análise e aprovação;
- Documento de Informação Cadastral (DIC) para homologar;
- Retirada da tabela de conversão das tarifas de táxi.
Também é possível realizar o agendamento pelo aplicativo da Emdec, disponível para download gratuito na App Store (iOS) e no Google Play (Android). O atendimento presencial passou a ser agendado em 16 de novembro de 2020.
POSTOS EXTERNOS
A Emdec também possui balcões de atendimento no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nos Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas. Veja detalhes abaixo.
Espaço Cidadão (Paço Municipal)
Avenida Anchieta, 200, Centro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS: Cadastro e Recadastramento do PAI-Serviço; Impressão de Credencial de Idoso ou Pessoa com Deficiência.
Agiliza Campinas
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS: Cadastro e Recadastramento do PAI-Serviço; Impressão de Credencial de Idoso ou Pessoa com Deficiência.
Endereços do Agiliza Campinas:
Agiliza Campinas Barão Geraldo: Rua Luiz Vicentin, 195.
Agiliza Campinas Campo Grande: Subprefeitura, na Praça da Concórdia, s/n (depois do Terminal Campo Grande).
Agiliza Campinas Nova Aparecida: Rua João Carlos do Amaral, 105 (Centro Comercial Posto 3 Vias – Piso Superior), Jardim Aparecida.
Agiliza Campinas Ouro Verde: Avenida Ruy Rodrigues, 3.900, Parque Universitário (Subprefeitura, no Shopping Spazio Ouro Verde - 1º andar).
Agiliza Campinas Sousas: Rua Humaitá, 144.