
Os munícipes podem contatar a Emdec por diversos canais:
Aplicativo Emdec, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store para os sistemas Android e iOS;
WhatsApp da Emdec, disponível no número (19) 3731-2910;
Chatbot Emdec, na página inicial de www.emdec.com.br;
Fale Conosco Emdec Web, formulário eletrônico disponível em www.emdec.com.br/faleconosco e também no app;
Fale Conosco Emdec 118 (atendimento telefônico, com emergências de trânsito na opção 1);
Fale Conosco Emdec Postal (Correios);
Fale Conosco Emdec Presencial (balcões de atendimento).
Serviços relacionados a ônibus municipais (Bilhete Único, QR Code, Pontos de Recarga, Rotas e Horários etc), PAI-Serviço, consulta de transportadores (transporte por aplicativo, fretado, escolar), vagas exclusivas de idosos e pessoas com deficiência, multas de trânsito, Zona Azul, condições do trânsito, emissão de boletos e agendamento de atendimento, entre outros.
Veja todas as seções disponíveis no app
Lançado em 04/07/2023, o WhatsApp da Emdec funciona 24 horas por dia, no número (19) 3731-2910. É possível esclarecer dúvidas e acessar informações sobre todos os serviços ofertados pela empresa pelo aplicativo de mensagens.
Para facilitar e agilizar a navegação pela ferramenta, o usuário encontrará atendimento automatizado para serviços de multas, Pátio Municipal, linhas de ônibus e PAI-Serviço. Mas, se necessário, é possível pedir para falar com um atendente, a qualquer momento.
Sobre multas, os usuários podem consultar notificações de autuação e de penalidade, infrações pagas ou em aberto, e a existência de defesa ou recurso; além de emitir guia de pagamento, e imprimir auto de infração. Para acessar o serviço, é preciso ter em mãos as informações sobre a placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo a ser consultado. É possível consultar mais de um veículo.
Também é possível tramitar documentação para a retirada de veículos que foram recolhidos ao Pátio Municipal. O atendimento on-line substitui o presencial realizado no Pátio Municipal, o que agiliza todo o processo de liberação, permitindo que o proprietário compareça ao local apenas para a retirada do veículo.
Lançado em 22/03/2023, o chatbot é uma ferramenta de interação digital que informa e atende diretamente à população.
Está disponível na página inicial de www.emdec.com.br, no ícone representado por um Agente da Mobilidade Urbana, no canto inferior direito. Todos os serviços da empresa podem ser tratados pelo chat.
O chatbot destaca atualmente a Consulta de linhas de ônibus, o Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos, o PAI-Serviço e serviços de multas. Para orientações sobre os demais serviços da Emdec, o munícipe deve selecionar a opção “Falar com atendente”.
Na opção “Consultar Linhas”, o atendimento é totalmente automatizado. Ao digitar a linha sobre a qual deseja informações, o usuário consulta horários e itinerários. Os serviços de multas também são automatizados: estão disponíveis consultas de notificações de autuação e de penalidade, infrações pagas ou em aberto, e a existência de defesa ou recurso; além de emissão de guia de pagamento, e impressão de auto de infração.
As duas opções restantes, Pátio e ao PAI-Serviço, também são automatizadas, mas no caso do Pátio, a solicitação é concluída via chat com um atendente.
A liberação de veículos do Pátio pode ser feita on-line, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O motorista comparece à Emdec apenas para retirar o veículo. Nos demais dias e horários, atendentes passam informações e orientações, porém sem fazer a liberação.
Formulário eletrônico que recebe solicitações, tira dúvidas e passa orientações sobre os serviços prestados ou gerenciados pela Emdec. Também é o canal ideal para sugestões, reclamações e elogios.
Atenção! Para protocolar os serviços de multas de identificação do condutor (transferência de pontuação), defesa, conversão em advertência e recurso, clique aqui.
Se precisar usar algum modelo de formulário na solicitação, acesse a lista de formulários da Emdec.
O 118 funciona 24 horas para emergências de trânsito (acidente, bloqueio/perigo no trânsito, estacionamento irregular e animais na via, por exemplo), na opção 1.
Ligando no Emdec 118, o munícipe ouve uma gravação que encaminha os seguintes atendimentos e informações sobre os serviços da Emdec:
Opção 1: Emergências 24 horas - Acidente, bloqueio/perigo no trânsito, estacionamento irregular e animais na via
Opção 2: PAI-Serviço
[Os agendamentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados. Para informações gerais, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h]
1 - Agendamentos, cancelamentos ou registros de ocorrência
2 - Confirmação da próxima viagem
Opção 3: Ônibus municipais
Opção 4: Multas de trânsito
Opção 5: Veículo no Pátio
Opção 6: Vagas exclusivas de idoso ou pessoa com deficiência
Opção 7: Outros assuntos
Reclamações e solicitações ANÔNIMAS devem ser feitas pelo Fale Conosco Emdec 118, nas seguintes opções:
- Opção 3 (Linhas de ônibus), depois Opção 1 (Horários e itinerários), aguardando para falar com o atendente;
- Opção 6 (Autorizações - Credencial para estacionamento de idoso ou pessoa com deficiência, eventos e obras), depois opção 1 (Credencial para idoso ou pessoa com deficiência), aguardando para falar com o atendente;
- Opção 7 (Consulta de protocolo e outros assuntos), depois Opção 2 (Outros assuntos), aguardando para falar com o atendente.
O Fale Conosco Emdec 118 recebe somente ligações locais de Campinas-SP. Ligações de outra cidade devem ser feitas no número (19) 3731-2910.
Atenção! A Emdec segue recebendo documentos pelos Correios na pandemia da COVID-19.
Para nos contatar ou remeter documentações, o endereço é Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-270. Acesse a lista de formulários da Emdec para solicitações diversas.
- No caso das solicitações com prazo para protocolar, como defesas/recursos e transferências de pontos de multas, consideramos a data da postagem, portanto os documentos podem ser enviados/postados até a última data do referido prazo. Para sua maior segurança, aconselhamos postagem por serviços registráveis nas agências dos Correios.
- Procure, se possível, identificar o assunto da solicitação no envelope, em no máximo cinco palavras. Exemplos: “Defesa/recurso de multa”, “Sugestão sobre linha de ônibus”, “Elogio a funcionário”. Isso agiliza a tramitação das correspondências no atendimento ao público da Emdec.
- Solicitações em geral que já estejam fora do prazo recomendado, mas que ainda possam ser feitas, devem ser protocoladas somente presencialmente, nos balcões de atendimento listados abaixo. É analisada a viabilidade e assinado um termo de ciência referente ao atraso.
Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos
Rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial.
O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Não é necessário fazer agendamento para ser atendido no Pátio.
Sede da Emdec
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial.
É necessário fazer agendamento para ser atendido na Emdec, clicando em Agendar Atendimento.
São agendados os seguintes assuntos:
- Estudo de tráfego (projetos de empreendimentos para análise);
- Parecer técnico de estacionamentos (clique para ler mais sobre parecer técnico de estacionamentos);
- Transferência ou encerramento de permissão de táxi ou Serviço de Transporte Alternativo Municipal – STAM (clique para ler mais sobre a transferência de permissão de táxi ou Sistema Intercamp);
- Respostas impressas de protocolos respondidos pelas áreas da Emdec;
- Obras de grande porte, com projetos para análise e aprovação (clique para ler mais sobre autorizações de obras);
- Documento de Informação Cadastral (DIC) para homologar.
- Retirada da tabela de conversão das novas tarifas de táxi, de 16/05/2022 a 30/09/2022.
Também é possível realizar o agendamento pelo aplicativo da Emdec, disponível para download gratuito na App Store (iOS) e no Google Play (Android). O atendimento presencial passou a ser agendado em 16 de novembro de 2020.
Postos externos
A Emdec também possui balcões de atendimento no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nos Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas. Veja detalhes abaixo.
Espaço Cidadão (Paço Municipal)
Avenida Anchieta, 200, Centro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS: Cadastro e Recadastramento do PAI-Serviço; Impressão de Credencial de Idoso ou Pessoa com Deficiência.
Agiliza Campinas
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS: Cadastro e Recadastramento do PAI-Serviço; Impressão de Credencial de Idoso ou Pessoa com Deficiência.
Endereços do Agiliza Campinas:
Agiliza Campinas Barão Geraldo: Rua Luiz Vicentin, 195.
Agiliza Campinas Campo Grande: Subprefeitura, na Praça da Concórdia, s/n (depois do Terminal Campo Grande).
Agiliza Campinas Nova Aparecida: Rua João Carlos do Amaral, 105 (Centro Comercial Posto 3 Vias – Piso Superior), Jardim Aparecida.
Agiliza Campinas Ouro Verde: Avenida Ruy Rodrigues, 3.900, Parque Universitário (Subprefeitura, no Shopping Spazio Ouro Verde - 1º andar).
Agiliza Campinas Sousas: Rua Humaitá, 144.