Página Principal  / PAI-Serviço

PAI-Serviço


PAI-Serviço é o transporte gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, oferecido em Campinas por 50 vans e 2 ônibus acessíveis. Ele integra o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI).

Diferentemente dos ônibus do transporte público coletivo municipal (
Sistema InterCamp), esses veículos não têm itinerários fixos. Eles buscam o usuário no local e horário agendado e levam ao local de destino – é o chamado transporte porta a porta. Também transportam os munícipes entre um local determinado e o ponto de ônibus (transporte porta a ponto).

Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também podem operar em horários excepcionais, caso haja eventos especiais.

COMO FAZER O CADASTRO?

O munícipe com restrição severa de mobilidade (que utilize, necessariamente, cadeira de rodas ou andador) ou seu responsável deve primeiramente imprimir a Ficha do usuário. Essa ficha também pode ser retirada em um dos postos de atendimento da Emdec:

Agiliza Campinas Barão Geraldo
Rua Luiz Vicentin, 195.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Agiliza Campinas Campo Grande
Subprefeitura, na Praça da Concórdia, s/n (depois do Terminal Campo Grande).
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Agiliza Campinas Nova Aparecida
Rua João Carlos do Amaral, 105 (Centro Comercial Posto 3 Vias – Piso Superior), Jardim Aparecida.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Agiliza Campinas
 Ouro Verde
Avenida Ruy Rodrigues, 3.900, Parque Universitário (Subprefeitura, no Shopping Spazio Ouro Verde - 1º andar).
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Com esse formulário em mãos, o usuário precisa passar pela avaliação do médico de sua preferência, que caracteriza a deficiência (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID), atestando ser permanente ou temporária, e detalha as necessidades especiais. O médico tem que assinar e carimbar a ficha, com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Estando o formulário totalmente preenchido, ele deve, então, ser enviado à Emdec (pelo Fale Conosco Emdec Web; pelos Correios, para a Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-270; ou entregando nos balcões do Agiliza Campinas), com cópia simples do RG ou da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e uma fotografia 3x4 do interessado, caso não possua Bilhete Único Gratuito.

Concluído esse processo, a Emdec entra em contato para agendar uma visita técnica na residência do munícipe.

O telefone 
Fale Conosco Emdec 118 passa informações gerais e orientações para o cadastramento na Opção 2 - PAI-Serviço. O número funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Também é possível entrar em contato com a Emdec pelo Fale Conosco Emdec Web.

COMO AGENDAR AS VIAGENS?
Uma vez cadastrado, o usuário precisa agendar todas as viagens com antecedência pelo telefone 118 ou aplicativo da Emdec, disponível gratuitamente como EMDEC no Google Play e App Store, informando origem, destino, horário de chegada ao destino e horário de retorno.

Esses agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados, de acordo com o cronograma abaixo:

Segunda-feira: agendamentos para quarta-feira.
Terça-feira: agendamentos para quinta-feira.
Quarta-feira: agendamentos para sexta-feira.
Quinta-feira: agendamentos para sábado, domingo e segunda-feira.
Sexta-feira: agendamentos para terça-feira.

É permitida uma única solicitação por dia (ida + volta). Agendamentos tardios ficam sujeitos à disponibilidade de encaixe, somente das 10h às 12h ou das 16h às 18h. A área de planejamento do PAI-Serviço obedece normalmente à seguinte ordem de prioridade para confirmar ou não as viagens: I - Saúde; II - Rede socioassistencial; III - Educação; IV - Atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares); V – Trabalho. Na pandemia da Covid-19, estão sendo prestados exclusivamente atendimentos relacionados à saúde.

Caso precise cancelar a viagem, o munícipe deve avisar a Emdec até as 17 horas do dia anterior pelo telefone 118.

CONFIRMAÇÃO DO AGENDAMENTO
Além de agendadas com antecedência, as viagens devem ser confirmadas, por estarem sujeitas à disponibilidade.

É possível checar automaticamente se estão confirmadas pelo 118 ou aplicativo, a partir das 16h do dia anterior. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação. Não é preciso falar com um atendente. 

A confirmação também pode ser feita na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço.

REGULAMENTO

Resolução nº 401/2017, que foi atualizada pela Resolução nº 104/2020, estabelece todos os detalhes sobre o serviço, inclusive a espera máxima pelo usuário no ponto de partida (10 minutos), os critérios para acompanhantes, os deveres dos usuários e motoristas e as infrações que não podem ser cometidas por eles. Os usuários podem ser penalizados, por exemplo, caso não se apresentem para a viagem, tentem executar roteiros e chegar a destinos não previstos ou deixem de fazer o cancelamento do agendamento. As penalidades vão desde advertência verbal até a suspensão temporária do serviço por 7 dias, 30 dias ou 90 dias, dependendo da reincidência. 

Atenção: O PAI-Serviço não é um serviço de emergência ou urgência. Eventuais emergências médicas são encaminhadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que deve ser acionado diretamente pelo 192.



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia