Adair Antonio da Silva Neto
Mensagem
Sobre a rede de linhas:
1. Aumentar troncalização das linhas para diminuir congestionamento de ônibus no Centro e demora das linhas. Um exemplo disso é a linha 161, que tem intervalos altíssimos. Seria mais ágil seccioná-la até o Terminal Campos Elíseos e de lá o usuário pegaria outro ônibus para o Centro. Porém, para que isso funcione, precisamos de linhas alimentadoras ágeis, diferente das do Ouro Verde, que possuem intervalos altos.
2. Relacionado ao ponto anterior, criar linhas (semi)expressas para os principais terminais da cidade.
3. Para melhorar a troncalização, construir um terminal na Santos Dumont (no Nova América, talvez).
4. Como o Centro perdeu sua importância, torna-se mais necessário criar mais linhas perimetrais e locais, agilizando o deslocamento e diminuindo a quantidade de ônibus no Centro.
Sobre a frota:
1. Diminuir a quantidade de ônibus elétricos. No momento, isso é insustentável financeiramente, infelizmente. Mas isso pode ser aumentado ao longo dos anos.
2. Exigência de ônibus piso baixo (ou pelo menos padron) para as empresas, como em São Paulo antes da proibição de veículos a diesel. Considerando o valor do repasse, isso é financeiramente viável e confere bem mais conforto e acessibilidade.
3. Exigência de ar-condicionado e suspensão a ar, exceto em linhas alimentadoras.
Sobre áreas e lotes:
1. Aumentar a quantidade de áreas e lotes para facilitar a entrada das empresas na concorrência.
Resposta
Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. Sobre a troncalização das linhas, com a operação do BRT e as especificações técnicas da frota da nova concessão de transporte público, sugerimos o link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
1 - Está prevista a troncalização das linhas em função do avanço das etapas de implementação do BRT no Corredor Ouro Verde. No dia 26/01/2024, o Terminal Campos Elíseos foi operacionalizado e o processo de troncalização do Campos Elíseos foi iniciado.
2 - A criação de linhas semiexpressas está previsto no certame.
3 - Existem estudos para a construção de terminal na Santos Dumont, contudo a Emdec carece de recursos para o custeio da obra e dos equipamentos.
4 - Está prevista a criação de novas linhas perimetrais.
1 - Veículos elétricos representam tendência em função da sustentabilidade e avanço na matriz energética renovável.
2 e 3 - Em relação à frota, na operação do BRT, os veículos serão de maior capacidade, com configurações de piso, salão e portas específicas, inclusive equipados com ar-condicionado. Estarão em consonância com as normas e leis que regem a indústria automotiva, bem como adotarão as tecnologias mais recentes e que privilegiem ganhos operacionais. Todos os veículos elétricos serão padron, com piso baixo, suspensão pneumática e ar-condicionado.
1 - Inicialmente foram previstas 6 (seis) áreas operacionais, contudo, seguindo recomendação da FIPE, foram reduzidas para 2 (duas) áreas, a fim de equilibrar o investimento.
Thiago Henrique Maximiano
Mensagem
Voltar as linhas que existiam antigamente seria uma opção, integrando com a opção do BRT, pois aqui no Nóbrega mesmo, havia as linhas 4.02 (Garcia), 4.06 (Nóbrega / Term. Mercado via Castelo e Londres), 4.07 (Nóbrega / Terminal Mercado via Salles de Oliveira), 4.08 (Nóbrega / Terminal Mercado via Jd. Aurélia e Proost Souza) e o 3.10 (Pq. Eucaliptos/ Shopping Iguatemi). Hoje temos o 2.49, micro-ônibus que vive lotado (quando não quebra), 2.40, que às vezes ficamos 1 hora esperando (cooperativa muito ruim), e de final de semana chega a demorar quase 2h, e o 2.41, que agora dá uma volta enorme para atender o bairro novo e ainda é micro-ônibus e vive cheio também. Está na hora de mais ônibus articulados e os bairros atendidos pelas linhas que tenham muitos prédios residenciais (Nóbrega e Parque dos Eucaliptos, por exemplo) serem atendidos por ônibus articulados. Pelo preço da passagem, é ilógico no 2° ponto dentro do bairro a gente já ir de pé porque o micro-ônibus não comporta os passageiros.
Resposta
Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. Sobre a ampliação da frota de ônibus, informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
Na região do Nóbrega, a linha 249 deverá operar com veículos Padron Elétrico de maior capacidade. Além disso, devido à dinâmica da cidade, não é possível retornar ao modelo de atendimento do passado, todavia, todos os bairros do eixo da avenida John Boyd Dunlop estão sendo beneficiados com a operação do BRT Campo Grande.
Karen Andrade
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Mais opções de atendimento e intervalos melhores nas linhas que fazem o trajeto Centro - TIC (Matão)
Resposta
Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. Sobre a ampliação da frota de ônibus, informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
Prevê-se para o sistema futuro um acréscimo de 3,8% de lugares por km em relação ao atual. Também será implantado todo um pacote tecnológico que permitirá uma operação mais eficiente.
Rafael Mateus dos Santos Senna
Mensagem
1 - Gostaria de sugerir que fosse avaliada a possibilidade de as linhas 5002 (Jd. Eulina I), 5003 (Jd. Eulina II) e 6006 (Jd. Pacaembu) fazerem ponto final na Estação Expedicionários em vez de circularem pelo Corredor Central. O objetivo é reduzir um pouco a saturação do Corredor, uma vez que ele já está bastante abarrotado de linhas, bem como evitar que essas linhas tenham de utilizar veículos com portas do lado esquerdo em virtude da mudança dos pontos de parada da Campos Salles.
2 - Com relação às linhas 5008 (Boa Vista) e 5009 (Parque Universal), queria propor que fosse analisada a possibilidade de condensar os atendimentos dessas duas em uma única linha, resultando no itinerário Boa Vista X Centro via Parque Universal. Nos links abaixo, fiz uma simulação do itinerário proposto: Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=439936 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=439937. Obs.: com o mesmo objetivo de não precisar utilizar veículos com portas do lado esquerdo por causa dos pontos da Campos Salles, foi feita essa proposta de que a linha demonstrada acima faça ponto final na Estação Expedicionários.
3 - Também quero sugerir que a linha 5001 (Círculo Militar) passe a fazer ponto final no Terminal Mercado; e que seja feita uma cisão da linha 9501 (Proença/Chapadão), resultando nos seguintes atendimentos: a parte do Chapadão faria o trajeto Jardim Chapadão X Terminal Mercado, e a parte do Proença seria Jardim Proença X Rodoviária. Nos links abaixo, tem uma simulação de como ficariam essas linhas com as rotas sugeridas:
Linha Círculo Militar X Terminal Mercado - Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442245 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442246
Linha Jardim Chapadão X Terminal Mercado - Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442243 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442244
Linha Jardim Proença X Rodoviária - Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442247 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442248
Resposta
Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. A Estação Expedicionários encontra-se em uma posição na área central que privilegia a conexão com a demanda oriunda do Terminal Metropolitano, por isso as linhas alocadas ali priorizam o escoamento desses passageiros. Além disso, para o usuário, é mais confortável que seja realizado o ponto final após a circulação no Centro, e não antes disso. O Corredor Central, implantado na década de 1990, tem por objetivo a reorganização do trânsito na região homônima. Trata-se de dispositivo estruturante e unidirecional, que abrange em sua área interna e adjacências o maior desejo de deslocamento dos usuários do sistema de transporte. Para o certame, terá seu atendimento requalificado em função do BRT, além de promover integração com as demais regiões do município. A configuração viária atual será mantida, com avanços em sinalização, privilegiando as vias exclusivas para a segregação dos ônibus com o trânsito comum.
Rafael Mateus dos Santos Senna
Mensagem
Caso seja implantada a troncalização das linhas da região da Cidade Judiciária, conforme eu sugeri em uma outra mensagem, quero aproveitar para propor a criação de uma nova linha na região, de característica radial, ligando o Jardim Santana e Jardim Bela Vista com o Centro. Nos links abaixo, criei um mapa simulando a rota da linha sugerida:
Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=435608 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=435609. Fiz essa sugestão pois, caso a troncalização nessa região de fato saia do papel, presume-se que o ideal seria as linhas troncais ligando a Estação Cidade Judiciária ao Centro realizarem um trajeto mais ágil e direto, em vez de darem várias voltas dentro dos bairros adjacentes. Aí, para evitar que o Jardim Santana e o Jardim Bela Vista ficassem desassistidos, proponho a criação dessa linha citada acima.
Resposta
Entendemos que a troncalização de linhas deve ocorrer somente em terminais fechados com infraestrutura e serviços adequados, a fim de manter a qualidade do serviço prestado. Para tanto, é necessário um volume significativo de investimentos, além de recursos para o custeio dos equipamentos. Também é necessário avaliar individualmente as peculiaridades de cada região, objetivando um cenário de aprimoramento do serviço. Desta forma, entendemos que a região da Cidade Judiciária não possui características para seccionamento de linhas.
Rafael Mateus dos Santos Senna
Mensagem
Sobre a limpeza e manutenção dos terminais e estações do BRT, em vez de deixar isso a cargo das empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo, sugiro que a própria Prefeitura cuide dessas funções, ou faça uma licitação à parte para contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza e manutenção dos terminais e estações do BRT.
Resposta
Em relação à limpeza e manutenção dos terminais e estações BRT, informamos que o certame prevê manter e conservar as áreas e equipamentos dos terminais em perfeitas condições de uso, limpeza e operacionalidade, sendo atividades a serem desenvolvidas pelo Concessionário.
Existem inúmeros pontos positivos para essa possibilidade, a principal delas é que o sistema BRT é um sistema "nível de metrô" e ter apenas um responsável cuidando da operação dos veículos, manutenção e limpeza daria mais agilidade no processo.
Rafael Mateus dos Santos Senna
Mensagem
Gostaria de sugerir que o Terminal Central seja transformado em um polo de integração; ou seja: que haja uma linha de cada região da cidade fazendo ponto final ou passagem por ele, permitindo, por exemplo, que os usuários possam ir da região do São Domingos até a Unicamp, ou da região do Parque Oziel até o Shopping Iguatemi apenas fazendo baldeação no terminal. Para viabilizar a implantação dessa proposta, sugiro que seja implantada uma integração física no Terminal Central (na qual os usuários pagariam passagem apenas para entrar no terminal, podendo depois embarcar pelas portas traseiras dos ônibus sem precisar pagar novamente); e que seja feita uma racionalização da rede de linhas da cidade, a fim de possibilitar colocar uma linha de cada região da cidade para atender ao terminal. Aproveitando a sugestão acima, também quero propor que as linhas 3003 (PUCC I x Corredor Central via Primavera) e 3004 (Unicamp x Corredor Central) passem a fazer ponto final no Terminal Central, justamente com esse intuito de integrá-las com as demais linhas que passam por ele.
Resposta
Informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico. O projeto do BRT contempla a requalificação do Terminal Central, para o seccionamento das linhas, desafogando o tráfego de veículos pesados no Corredor Central, dentre outros benefícios.
As demais requalificações viárias na região central também têm o objetivo de melhorar a circulação e uso de transporte na área central.
Rafael Mateus dos Santos Senna
Mensagem
A respeito das linhas troncais do BRT, sugiro que seja adicionada no edital uma linha troncal expressa do Terminal Vida Nova para o Terminal Central, pois a atual versão do edital não tem linha expressa para o Vida Nova, apenas a paradora.
Resposta
Considerando que o Terminal Vida Nova é abastecido apenas por duas linhas, entendemos que não é viável a criação de um serviço nesses moldes. Entretanto, temos convicção que o atendimento será muito superior ao atual com toda a rede BRT Ouro Verde implantada.
Cristiano Paulo Teodoro
Mensagem
Aumentar a frota de ônibus nas linhas 252/251, essas linhas fazem os bairros Santa Barbara, São Jorge e Parque Fazendinha, e se não bastasse ela vai até os limites com Hortolândia, fazendo que a população de Hortolândia também faça uso. Ônibus totalmente precários e que são comuns e rotineiros atrasos.
Resposta
Prevê-se para o sistema futuro acréscimo de 3,8% de lugares por km em relação ao atual. Também será implantado todo um pacote tecnológico que permitirá uma operação mais eficiente.
José Renato Lima de Oliveira
Mensagem
Peço a gentileza que atendam meu pedido de número PMC.202300082188-73, que trata de melhorar os corredores de ônibus conforme mapa de estrutura urbana por mim disponibilizado à Emdec conforme protocolo acima, e para levar investimentos e desenvolvimento a estes corredores.
Resposta
Documento já foi respondido ao requerente.
José Renato Lima de Oliveira
Mensagem
Conforme meu protocolo de pedido de melhoria da frota de ônibus número PMC.202300075742-93, pois os usuários do Bairro Vida Nova estão reclamando.
Resposta
Documento já foi respondido ao requerente.
Fernanda Gonçalves Fachini
Mensagem
O tempo de espera dos ônibus aqui do bairro é muito grande, principalmente das linhas 3.48 e 3.77, precisa ter mais carros nas linhas.
Mudaram o itinerário do 3.77 aqui na minha rua, sem nem avisar os usuários, pra quem usa todo dia e mora nas imediações da padaria dos Oliveiras, ficou muito ruim, o que era ruim ficou pior. O bairro só tem 1 ponto de recarga, precisa aumentar esse número.
Resposta
Agradecemos o contato, que vai nos ajudar a aprimorar o processo. Em relação ao tempo de espera, informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
Os acréscimos de frota têm sido realizados após a pandemia pontualmente, em função das variações de demanda verificadas no Sistema de Bilhetagem Único.
Constantemente têm sido elaborados estudos para atendimento das demandas locais.
A Emdec, juntamente com a Transurc, avançou na bilhetagem eletrônica para a cobrança da tarifa. Com o fim dos cobradores e utilização do QR Code, o ganho em segurança foi significativo, com redução dos assaltos nos veículos.
Prevê-se que a nova bilhetagem terá novas formas de pagamento, como, por exemplo, Pix, cartões com tecnologia NFC (indução), entre outras que apresentem ainda mais vantagens ao usuário.
Vanessa Reis Pioto
Mensagem
Boa tarde. Referente à linha 260 - Shopping Iguatemi, o ônibus está demorado 50 minutos para chegar no Centro de Campinas, isso é, quando não tem trânsito, depois que mudou a rota ficou pior. A rota antiga que passava na Lix da Cunha era mais rápida. Será que não poderia voltar na rota antiga, pois quase todos os dias estou chegando atrasada no serviço, não só eu, mas a maioria de precisa pega esta linha. É a única linha que passa no Bairro Parque Shalon e na Vila Lunardi. Sem falar a demora do ônibus para voltar por bairro, tem somente às 06:00 da manhã, que é o primeiro ônibus de volta para o bairro, sentido Padre Anchieta.
Resposta
A linha 2.60, desde 08/11/2023, retornou o atendimento pela avenida Lix da Cunha. A primeira viagem, saindo do Terminal Shopping Iguatemi, sentido Nova Aparecida, é às 5h. A Emdec acompanha constantemente a performance das linhas, a fim de atender às demandas locais.
Grazielle Cristina Machado da Silva
Mensagem
Olá, boa noite! Minha sugestão seria dar atenção ao bairro Cosmos em relação a ônibus... Para quem mora no Cosmos parte de baixo... Estender as linhas 225 e 226 para o Cosmos... A situação aqui está bem difícil desde que tiraram a 222 e o Residencial Sirius chegou e dominou... Cosmos está largado... Porém tem gente que depende de ônibus! Aguardo retorno... Obrigada!
Resposta
Com o avanço do BRT na região do Satélite Iris, foram criadas linhas alimentadoras, a fim de escoar a demanda nos referidos bairros, adaptando a operação atual a um sistema tronco-alimentado. O Residencial Cosmos passou a ser atendido também pela linha 232.
Dolores Couto
Mensagem
Trabalho no Ouro Verde, e uso as linhas para o Vida Nova todos os dias, a frota da linha 133 está muito sucateada, todos os dias faltam veículos, eles ainda vivem em briga no trânsito para pegar passageiros antes do 131, isso é muito desgastante. Acho que não deveria ter linhas sobrepostas entre cooperativas e concessionárias, seria mais saudável sem essa concorrência e que os veículos dessas cooperativas também sigam os critérios de renovação da frota.
Resposta
Informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico. Constantemente têm sido elaborados estudos para atendimento das demandas locais, e ouvidoria à população.
Rafael do Amaral
Mensagem
Com essa nova mudança do BRT20, principalmente por causa do 212, aumentou muito a demanda, atualmente é de 10 em 10 min... Sendo assim, imaginei que fosse aumentar os horários saindo do term. Campo Grande, porém o fiscal que normalmente fica no Term. Mercado nos informou que na verdade, continuará de 10 em 10 min, e que quem pegar do term. Satélite terá diferença de 5 em 5, pois terá BRT saindo de lá também, porém, o fluxo maior sai do Campo Grande, tem que aumentar saindo de lá, além disso, retiraram 2 veículos sanfonados, em horários de pico tá saindo mais ônibus pequeno, ou seja, a intenção é fazer a população usar o BRT20, realmente o fluxo essa semana está muito maior, mas aí retiraram ônibus grande. Outra coisa, o mesmo fiscal informou que terá linhas semiexpressas, gente, por favor, já não são tantos pontos assim, e vocês vão intercalar com esse semiexpresso? Eu mesmo desço no ponto da Lix da Cunha, e o semiexpresso não parará lá... Enfim... O que era para melhorar só está piorando...
Resposta
Informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico. Constantemente têm sido elaborados estudos para atendimento das demandas locais e ouvidoria à população.
De acordo com a variação verificada na demanda, o atendimento será ampliado. Atualmente, a linha BRT20 está operando com frota de 15 veículos e intervalo de 7 minutos nos períodos de pico.
Murilo Cotrin dos Santos
Mensagem
Realizar a extinção das cooperativas do transporte público de Campinas.
Reduzir a quantidade de áreas para 4 em 2 ou 3 lotes no máximo.
Substituição de toda a frota por ônibus 0 km padrão Euro 5 ou Euro 6, como ocorre na capital paulista, fornecendo maior sustentabilidade.
Implementação de ônibus 100% elétricos como modelos da BYD.
Implementação de um botão de pânico vinculado ao rastreador do ônibus em que a viatura da Guarda Municipal ou Policial Militar mais próxima possa deslocar-se até o ônibus. Cada rastreador deverá ter em seu banco de dados as seguintes informações: modelo do veículo, número da placa e o sufixo do veículo.
Aumento no valor da licitação, para assim poder ser realizada a troca da frota de 10 em 10 anos para ônibus e 15 em 15 anos para articulados, fora as reformas de terminais, estações BRT e garagem.
Redução ou retirada das tarifas aos finais de semana, incentivando assim o uso do transporte público, evitando superlotação das vias aos finais de semana e proporcionando locomoção para o lazer da população.
Intenção de tarifa para doadores de sangue.
Resposta
Muito obrigado pela sua contribuição. As permissões que integram as cooperativas fazem parte do sistema de transporte público da cidade de Campinas. A sua ‘extinção’ não está considerada no edital.
Os números de lotes fazem parte de um estudo que envolveu a FIPE e os técnicos da Emdec, e busca a maximização dos ganhos operacionais e de escala.
Os veículos padrão EURO V e EURO VI já fazem parte do edital.
A proposta mescla veículos a combustão EURO V e EURO VI com modelos elétricos.
Dentro da licitação, já está previsto o botão do pânico, que integra a parte de tecnologia.
O valor da remuneração ao operador é calculado de acordo com os custos de investimento e os custos de operação.
Tanto o item de tarifa de final de semana como o de doação de sangue não têm relação direta com o edital em consulta. São políticas públicas e dependem da previsão orçamentária e capacidade financeira do município.
Mara Marques da Silva
Mensagem
Boa tarde. Espero que a nova licitação contemple ônibus novos, que tenham mais ônibus na linha, que não haja tanto atrasos; para os usuários que utilizam o QR Code para pagar, que de fato funcione, pois as pessoas compram o mesmo em papel ou pelo celular e não funciona. Que o uso de acessibilidade não seja somente para quem é cadeirante, pois existem muitas pessoas que têm dificuldade para entrar no ônibus (idosos, pessoas que têm problemas nas pernas).
Resposta
Muito obrigado pela sua contribuição. A licitação prevê novas linhas com otimização de intervalo de horários entre os veículos. Também está prevista a implementação de novas tecnologias, que vão desde ar-condicionado e tomadas UBS até os chamados ITS, de tecnologia embarcada, além de universalmente acessíveis.
Mensagem
Implementar integração tarifária entre ônibus urbanos e ônibus da EMTU da RMSP, como é feito em outras regiões do Estado.
Resposta
A integração tarifária é um estudo orçamentário e financeiro que depende do município e do Estado. Essa política pública independe do edital em consulta pública.
Marli Souza da Silva
Mensagem
Não se trata de sugestão, mas sim reclamação, porque se for para mudarem as empresas e contratos, que sejam para melhorarem os serviços, poque nossa TARIFA é uma das mais caras do país e temos um serviço péssimo, cheio de atrasos e os aplicativos onde constam os horários não condizem com a realidade. Os motoristas debocham dos passageiros que reclamam. É em uma cidade que é uma Metrópole, ter um serviço precário como está atualmente.
Resposta
Obrigado pela sua contribuição. Os novos contratos preveem parâmetros de qualidade que irão incidir diretamente na remuneração das empresas. De qualquer maneira, dentro do contrato atual existem dispositivos tanto contratuais como operacionais que permitem a fiscalização e a autuação. Pedimos que informações mais detalhadas sobre problemas sejam enviadas pelo site da Emdec ou 118.
Fernando Antonio Dalacqua
Mensagem
O transporte coletivo de Campinas está cada dia pior. Comparado com municípios da RMC, perde feio.
Moro na divisa Campinas/Valinhos, os carros da ONICAMP que circulam aqui no bairro têm mais de 11 anos, isso informado por motoristas e confirmados pelo YouTube, se digitarmos ONICAMP, lá diz isso. Na parte de Valinhos, a empresa SOU VALINHOS, todos os carros têm conforto, ar-condicionado, wi-fi, carregadores de celular, bancos confortáveis. E a frota, que tem em média 4 anos, já está sendo renovada. Já Campinas, como citei acima, estamos andando em "latas velhas" que quebram direto. Além de termos uma tarifa de ônibus que só perde para a capital federal. Só que lá eles têm bons carros, aqui não! Nem na capital SP, onde a tarifa é R$ 4,40. Mas aqui é R$ 5,45 um absurdo! Espero que dessa vez essa licitação seja feita e que Campinas tenha transporte coletivo de QUALIDADE.
Porque na capital, São Paulo, vemos que todos os ônibus foram renovados e com carros modernos.
Se lá conseguiram, por que aqui está difícil conseguir?
E vejam que a frota de ônibus na capital SP deve ser umas 8 a 10 vezes maior que a de Campinas.
Compare os carros velhos de Campinas com os carros das cidades da RMC.
Campinas perde feio em tudo!
O que salva um pouco é a área da elite, onde a VB 3 serve.
Mas na periferia e área rural os carros deixam muito a desejar, é desconforto total.
TORÇO PARA QUE DESSA VEZ ESSA LICITAÇAO SEJA FEITA E CAMPINAS POSSA SER A CIDADE MODELO NO TRANSPORTE COLETIVO DA RMC E DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Resposta
Obrigado pela sua contribuição. Os novos contratos preveem parâmetros de qualidade que irão incidir diretamente na remuneração das empresas, nova frota e a integração de novas tecnologias de ITS nos veículos. De qualquer maneira, dentro do contrato atual existem dispositivos tanto contratuais como operacionais que permitem a fiscalização e a autuação. Pedimos que informações mais detalhadas sobre problemas sejam enviadas pelo site da Emdec ou 118.
Mensagem
Outra sugestão: melhorar os horários de linhas, pois tem alguns bairros com certas quantidades de ônibus, apresentam os mesmos horários de saída ou volta. Por gentileza, colocar intervalos nessas linhas para os diferentes ônibus, para a população aproveitar melhor e não ficar esperando tanto caso perca todos os ônibus de uma vez só. Exemplo: 261 - 09h05, 265 - 09H20, 264-09h45, evitar colocar os mesmos horários para os ônibus.
Resposta
Obrigado pela sua sugestão. Lembramos que no edital publicado e objeto da consulta pública, há a reformulação de itinerário e mudanças horárias de algumas linhas, buscando otimizar a operação para o passageiro.
Mensagem
Venho por este meio trazer algumas sugestões que considero cruciais para um transporte público e de qualidade:
1 - Possibilidade de pagamento de passagens com cartão de débito/crédito;
2 - Modernização do APP Transurc Smart: Possibilidade de verificar o saldo e função para utilizar o passe usando tecnologia NFC dos celulares;
3 - Tarifa condizente com a qualidade do transporte;
4 - Modernização da frota com ônibus novos (com ar-condicionado e articulados, como prometido) e menos poluentes;
5 - Mais máquinas de recargas para recarregar o Bilhete Único com cartão de débito/crédito;
6 - Gratuidade aos domingos e feriados para o estímulo do uso do transporte e acesso ao lazer;
7 - Menores intervalos e aumento da frota em horários de pico;
8 - Manutenções e monitoramento das estações e veículos do BRT;
9 - Algum subsídio para estimular a qualidade do transporte;
10 - Melhoras nas estações e terminais, como mais lugares para sentar, Wi-Fi e máquinas de recarga em estações com alta demanda etc.
Resposta
No edital em consulta está prevista a implementação de novas tecnologias embarcadas e desembarcadas, de maneira a facilitar a compra/venda e pagamento das passagens, e as informações aos passageiros. Também está prevista no edital a troca da frota por veículos mais modernos, com ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB, para citar algumas melhorias.
Mensagem
1. Retirada da obrigatoriedade da compra de ônibus elétricos por parte das empresas;
2. Prefeitura financiar a compra dos primeiros veículos elétricos para colocação em algumas linhas específicas, sobretudo na região Central (antiga Área Branca) ou perimetrais a ela. Em caso de viabilidade ou positividade dos testes, dar continuidade ao programa de eletrificação com incentivos fiscais ou de verbas para as empresas fazerem as primeiras aquisições;
3. Retirada da obrigatoriedade da limpeza e manutenção das estações do BRT por parte das empresas, e fazer edital específico para tal serviço;
4. Reavaliação da tarifa técnica e da tarifa paga para remuneração mais justa;
5. Manutenção das atuais numerações de linhas;
6. Dispositivo de renovação constante da frota para evitar envelhecimento rápido;
7. Redução da idade média dos veículos articulados para 10 anos;
8. Construção de novos terminais e estações de transferência em áreas-chave para troncalização eficiente;
9. Substituição imediata da proposta de veículos elétricos por "padron" (motorização traseira), ampliando seu uso a pelo menos 50% da frota.
Resposta
Obrigado pela sua contribuição. Estamos analisando a questão da frota elétrica e buscando modelos de financiamento para a aquisição, como o PAC. Também faz parte da análise da equipe da Prefeitura e FIPE a revisão dos valores da tarifa técnica, tecnologia veicular e modelagem das linhas.