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Concessão do Transporte Público

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Nova Consulta Pública - Perguntas e Respostas

 

Adair Antonio da Silva Neto

Mensagem

Sobre a rede de linhas:

1. Aumentar troncalização das linhas para diminuir congestionamento de ônibus no Centro e demora das linhas. Um exemplo disso é a linha 161, que tem intervalos altíssimos. Seria mais ágil seccioná-la até o Terminal Campos Elíseos e de lá o usuário pegaria outro ônibus para o Centro. Porém, para que isso funcione, precisamos de linhas alimentadoras ágeis, diferente das do Ouro Verde, que possuem intervalos altos.

2. Relacionado ao ponto anterior, criar linhas (semi)expressas para os principais terminais da cidade.

3. Para melhorar a troncalização, construir um terminal na Santos Dumont (no Nova América, talvez).

4. Como o Centro perdeu sua importância, torna-se mais necessário criar mais linhas perimetrais e locais, agilizando o deslocamento e diminuindo a quantidade de ônibus no Centro.

Sobre a frota:

1. Diminuir a quantidade de ônibus elétricos. No momento, isso é insustentável financeiramente, infelizmente. Mas isso pode ser aumentado ao longo dos anos.

2. Exigência de ônibus piso baixo (ou pelo menos padron) para as empresas, como em São Paulo antes da proibição de veículos a diesel. Considerando o valor do repasse, isso é financeiramente viável e confere bem mais conforto e acessibilidade.

3. Exigência de ar-condicionado e suspensão a ar, exceto em linhas alimentadoras.

Sobre áreas e lotes:

1. Aumentar a quantidade de áreas e lotes para facilitar a entrada das empresas na concorrência.

Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. Sobre a troncalização das linhas, com a operação do BRT e as especificações técnicas da frota da nova concessão de transporte público, sugerimos o link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.

1 - Está prevista a troncalização das linhas em função do avanço das etapas de implementação do BRT no Corredor Ouro Verde. No dia 26/01/2024, o Terminal Campos Elíseos foi operacionalizado e o processo de troncalização do Campos Elíseos foi iniciado.

2 - A criação de linhas semiexpressas está previsto no certame.

3 - Existem estudos para a construção de terminal na Santos Dumont, contudo a Emdec carece de recursos para o custeio da obra e dos equipamentos.

4 - Está prevista a criação de novas linhas perimetrais.

1 - Veículos elétricos representam tendência em função da sustentabilidade e avanço na matriz energética renovável.

2 e 3 - Em relação à frota, na operação do BRT, os veículos serão de maior capacidade, com configurações de piso, salão e portas específicas, inclusive equipados com ar-condicionado. Estarão em consonância com as normas e leis que regem a indústria automotiva, bem como adotarão as tecnologias mais recentes e que privilegiem ganhos operacionais. Todos os veículos elétricos serão padron, com piso baixo, suspensão pneumática e ar-condicionado.                                                                                                                                                                                                               

1 - Inicialmente foram previstas 6 (seis) áreas operacionais, contudo, seguindo recomendação da FIPE, foram reduzidas para 2 (duas) áreas, a fim de equilibrar o investimento.                                                                                                                             

 


 

Thiago Henrique Maximiano

Mensagem

Voltar as linhas que existiam antigamente seria uma opção, integrando com a opção do BRT, pois aqui no Nóbrega mesmo, havia as linhas 4.02 (Garcia), 4.06 (Nóbrega / Term. Mercado via Castelo e Londres), 4.07 (Nóbrega / Terminal Mercado via Salles de Oliveira), 4.08 (Nóbrega / Terminal Mercado via Jd. Aurélia e Proost Souza) e o 3.10 (Pq. Eucaliptos/ Shopping Iguatemi). Hoje temos o 2.49, micro-ônibus que vive lotado (quando não quebra), 2.40, que às vezes ficamos 1 hora esperando (cooperativa muito ruim), e de final de semana chega a demorar quase 2h, e o 2.41, que agora dá uma volta enorme para atender o bairro novo e ainda é micro-ônibus e vive cheio também. Está na hora de mais ônibus articulados e os bairros atendidos pelas linhas que tenham muitos prédios residenciais (Nóbrega e Parque dos Eucaliptos, por exemplo) serem atendidos por ônibus articulados. Pelo preço da passagem, é ilógico no 2° ponto dentro do bairro a gente já ir de pé porque o micro-ônibus não comporta os passageiros.

Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. Sobre a ampliação da frota de ônibus, informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.

Na região do Nóbrega, a linha 249 deverá operar com veículos Padron Elétrico de maior capacidade. Além disso, devido à dinâmica da cidade, não é possível retornar ao modelo de atendimento do passado, todavia, todos os bairros do eixo da avenida John Boyd Dunlop estão sendo beneficiados com a operação do BRT Campo Grande.

 


 

Karen Andrade

Mensagem

Mais opções de atendimento e intervalos melhores nas linhas que fazem o trajeto Centro - TIC (Matão)

Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. Sobre a ampliação da frota de ônibus, informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.

Prevê-se para o sistema futuro um acréscimo de 3,8% de lugares por km em relação ao atual. Também será implantado todo um pacote tecnológico que permitirá uma operação mais eficiente.

 


 

Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem

1 - Gostaria de sugerir que fosse avaliada a possibilidade de as linhas 5002 (Jd. Eulina I), 5003 (Jd. Eulina II) e 6006 (Jd. Pacaembu) fazerem ponto final na Estação Expedicionários em vez de circularem pelo Corredor Central. O objetivo é reduzir um pouco a saturação do Corredor, uma vez que ele já está bastante abarrotado de linhas, bem como evitar que essas linhas tenham de utilizar veículos com portas do lado esquerdo em virtude da mudança dos pontos de parada da Campos Salles.

2 - Com relação às linhas 5008 (Boa Vista) e 5009 (Parque Universal), queria propor que fosse analisada a possibilidade de condensar os atendimentos dessas duas em uma única linha, resultando no itinerário Boa Vista X Centro via Parque Universal. Nos links abaixo, fiz uma simulação do itinerário proposto: Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=439936 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=439937. Obs.: com o mesmo objetivo de não precisar utilizar veículos com portas do lado esquerdo por causa dos pontos da Campos Salles, foi feita essa proposta de que a linha demonstrada acima faça ponto final na Estação Expedicionários.

3 - Também quero sugerir que a linha 5001 (Círculo Militar) passe a fazer ponto final no Terminal Mercado; e que seja feita uma cisão da linha 9501 (Proença/Chapadão), resultando nos seguintes atendimentos: a parte do Chapadão faria o trajeto Jardim Chapadão X Terminal Mercado, e a parte do Proença seria Jardim Proença X Rodoviária. Nos links abaixo, tem uma simulação de como ficariam essas linhas com as rotas sugeridas:

Linha Círculo Militar X Terminal Mercado - Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442245 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442246

Linha Jardim Chapadão X Terminal Mercado - Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442243 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442244

Linha Jardim Proença X Rodoviária - Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442247 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=442248

Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. A Estação Expedicionários encontra-se em uma posição na área central que privilegia a conexão com a demanda oriunda do Terminal Metropolitano, por isso as linhas alocadas ali priorizam o escoamento desses passageiros. Além disso, para o usuário, é mais confortável que seja realizado o ponto final após a circulação no Centro, e não antes disso. O Corredor Central, implantado na década de 1990, tem por objetivo a reorganização do trânsito na região homônima. Trata-se de dispositivo estruturante e unidirecional, que abrange em sua área interna e adjacências o maior desejo de deslocamento dos usuários do sistema de transporte. Para o certame, terá seu atendimento requalificado em função do BRT, além de promover integração com as demais regiões do município. A configuração viária atual será mantida, com avanços em sinalização, privilegiando as vias exclusivas para a segregação dos ônibus com o trânsito comum.

 


 

Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem

Caso seja implantada a troncalização das linhas da região da Cidade Judiciária, conforme eu sugeri em uma outra mensagem, quero aproveitar para propor a criação de uma nova linha na região, de característica radial, ligando o Jardim Santana e Jardim Bela Vista com o Centro. Nos links abaixo, criei um mapa simulando a rota da linha sugerida:

Ida: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=435608 / Volta: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=435609. Fiz essa sugestão pois, caso a troncalização nessa região de fato saia do papel, presume-se que o ideal seria as linhas troncais ligando a Estação Cidade Judiciária ao Centro realizarem um trajeto mais ágil e direto, em vez de darem várias voltas dentro dos bairros adjacentes. Aí, para evitar que o Jardim Santana e o Jardim Bela Vista ficassem desassistidos, proponho a criação dessa linha citada acima.

Resposta

Entendemos que a troncalização de linhas deve ocorrer somente em terminais fechados com infraestrutura e serviços adequados, a fim de manter a qualidade do serviço prestado. Para tanto, é necessário um volume significativo de investimentos, além de recursos para o custeio dos equipamentos. Também é necessário avaliar individualmente as peculiaridades de cada região, objetivando um cenário de aprimoramento do serviço. Desta forma, entendemos que a região da Cidade Judiciária não possui características para seccionamento de linhas.

 


 

Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem

Sobre a limpeza e manutenção dos terminais e estações do BRT, em vez de deixar isso a cargo das empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo, sugiro que a própria Prefeitura cuide dessas funções, ou faça uma licitação à parte para contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza e manutenção dos terminais e estações do BRT.

Resposta

Em relação à limpeza e manutenção dos terminais e estações BRT, informamos que o certame prevê manter e conservar as áreas e equipamentos dos terminais em perfeitas condições de uso, limpeza e operacionalidade, sendo atividades a serem desenvolvidas pelo Concessionário.

Existem inúmeros pontos positivos para essa possibilidade, a principal delas é que o sistema BRT é um sistema "nível de metrô" e ter apenas um responsável cuidando da operação dos veículos, manutenção e limpeza daria mais agilidade no processo.

 


 

Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem

Gostaria de sugerir que o Terminal Central seja transformado em um polo de integração; ou seja: que haja uma linha de cada região da cidade fazendo ponto final ou passagem por ele, permitindo, por exemplo, que os usuários possam ir da região do São Domingos até a Unicamp, ou da região do Parque Oziel até o Shopping Iguatemi apenas fazendo baldeação no terminal. Para viabilizar a implantação dessa proposta, sugiro que seja implantada uma integração física no Terminal Central (na qual os usuários pagariam passagem apenas para entrar no terminal, podendo depois embarcar pelas portas traseiras dos ônibus sem precisar pagar novamente); e que seja feita uma racionalização da rede de linhas da cidade, a fim de possibilitar colocar uma linha de cada região da cidade para atender ao terminal. Aproveitando a sugestão acima, também quero propor que as linhas 3003 (PUCC I x Corredor Central via Primavera) e 3004 (Unicamp x Corredor Central) passem a fazer ponto final no Terminal Central, justamente com esse intuito de integrá-las com as demais linhas que passam por ele.

Resposta

Informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico. O projeto do BRT contempla a requalificação do Terminal Central, para o seccionamento das linhas, desafogando o tráfego de veículos pesados no Corredor Central, dentre outros benefícios.                                                                                                                                                                                                                

As demais requalificações viárias na região central também têm o objetivo de melhorar a circulação e uso de transporte na área central.

 


 

Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem

A respeito das linhas troncais do BRT, sugiro que seja adicionada no edital uma linha troncal expressa do Terminal Vida Nova para o Terminal Central, pois a atual versão do edital não tem linha expressa para o Vida Nova, apenas a paradora.

Resposta

Considerando que o Terminal Vida Nova é abastecido apenas por duas linhas, entendemos que não é viável a criação de um serviço nesses moldes. Entretanto, temos convicção que o atendimento será muito superior ao atual com toda a rede BRT Ouro Verde implantada.

 


 

Cristiano Paulo Teodoro

Mensagem

Aumentar a frota de ônibus nas linhas 252/251, essas linhas fazem os bairros Santa Barbara, São Jorge e Parque Fazendinha, e se não bastasse ela vai até os limites com Hortolândia, fazendo que a população de Hortolândia também faça uso. Ônibus totalmente precários e que são comuns e rotineiros atrasos.

Resposta

Prevê-se para o sistema futuro acréscimo de 3,8% de lugares por km em relação ao atual. Também será implantado todo um pacote tecnológico que permitirá uma operação mais eficiente.

 


 

José Renato Lima de Oliveira

Mensagem

Peço a gentileza que atendam meu pedido de número PMC.202300082188-73, que trata de melhorar os corredores de ônibus conforme mapa de estrutura urbana por mim disponibilizado à Emdec conforme protocolo acima, e para levar investimentos e desenvolvimento a estes corredores.

Resposta

Documento já foi respondido ao requerente.

 


 

José Renato Lima de Oliveira

Mensagem

Conforme meu protocolo de pedido de melhoria da frota de ônibus número PMC.202300075742-93, pois os usuários do Bairro Vida Nova estão reclamando.

Resposta

Documento já foi respondido ao requerente.

 


 

Fernanda Gonçalves Fachini

Mensagem

O tempo de espera dos ônibus aqui do bairro é muito grande, principalmente das linhas 3.48 e 3.77, precisa ter mais carros nas linhas.

Mudaram o itinerário do 3.77 aqui na minha rua, sem nem avisar os usuários, pra quem usa todo dia e mora nas imediações da padaria dos Oliveiras, ficou muito ruim, o que era ruim ficou pior. O bairro só tem 1 ponto de recarga, precisa aumentar esse número.

Resposta

Agradecemos o contato, que vai nos ajudar a aprimorar o processo. Em relação ao tempo de espera, informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.

Os acréscimos de frota têm sido realizados após a pandemia pontualmente, em função das variações de demanda verificadas no Sistema de Bilhetagem Único.

Constantemente têm sido elaborados estudos para atendimento das demandas locais.

A Emdec, juntamente com a Transurc, avançou na bilhetagem eletrônica para a cobrança da tarifa. Com o fim dos cobradores e utilização do QR Code, o ganho em segurança foi significativo, com redução dos assaltos nos veículos.  
                                                                                                                                                                                                                    Prevê-se que a nova bilhetagem terá novas formas de pagamento, como, por exemplo, Pix, cartões com tecnologia NFC (indução), entre outras que apresentem ainda mais vantagens ao usuário.

 


 

Vanessa Reis Pioto

Mensagem

Boa tarde. Referente à linha 260 - Shopping Iguatemi, o ônibus está demorado 50 minutos para chegar no Centro de Campinas, isso é, quando não tem trânsito, depois que mudou a rota ficou pior. A rota antiga que passava na Lix da Cunha era mais rápida. Será que não poderia voltar na rota antiga, pois quase todos os dias estou chegando atrasada no serviço, não só eu, mas a maioria de precisa pega esta linha. É a única linha que passa no Bairro Parque Shalon e na Vila Lunardi. Sem falar a demora do ônibus para voltar por bairro, tem somente às 06:00 da manhã, que é o primeiro ônibus de volta para o bairro, sentido Padre Anchieta.

Resposta

A linha 2.60, desde 08/11/2023, retornou o atendimento pela avenida Lix da Cunha. A primeira viagem, saindo do Terminal Shopping Iguatemi, sentido Nova Aparecida, é às 5h. A Emdec acompanha constantemente a performance das linhas, a fim de atender às demandas locais.

 


 

Grazielle Cristina Machado da Silva

Mensagem

Olá, boa noite! Minha sugestão seria dar atenção ao bairro Cosmos em relação a ônibus... Para quem mora no Cosmos parte de baixo... Estender as linhas 225 e 226 para o Cosmos... A situação aqui está bem difícil desde que tiraram a 222 e o Residencial Sirius chegou e dominou... Cosmos está largado... Porém tem gente que depende de ônibus! Aguardo retorno... Obrigada!

Resposta

Com o avanço do BRT na região do Satélite Iris, foram criadas linhas alimentadoras, a fim de escoar a demanda nos referidos bairros, adaptando a operação atual a um sistema tronco-alimentado. O Residencial Cosmos passou a ser atendido também pela linha 232.

 


 

Dolores Couto

Mensagem

Trabalho no Ouro Verde, e uso as linhas para o Vida Nova todos os dias, a frota da linha 133 está muito sucateada, todos os dias faltam veículos, eles ainda vivem em briga no trânsito para pegar passageiros antes do 131, isso é muito desgastante. Acho que não deveria ter linhas sobrepostas entre cooperativas e concessionárias, seria mais saudável sem essa concorrência e que os veículos dessas cooperativas também sigam os critérios de renovação da frota.

Resposta

Informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico. Constantemente têm sido elaborados estudos para atendimento das demandas locais, e ouvidoria à população.

 


 

Rafael do Amaral

Mensagem

Com essa nova mudança do BRT20, principalmente por causa do 212, aumentou muito a demanda, atualmente é de 10 em 10 min... Sendo assim, imaginei que fosse aumentar os horários saindo do term. Campo Grande, porém o fiscal que normalmente fica no Term. Mercado nos informou que na verdade, continuará de 10 em 10 min, e que quem pegar do term. Satélite terá diferença de 5 em 5, pois terá BRT saindo de lá também, porém, o fluxo maior sai do Campo Grande, tem que aumentar saindo de lá, além disso, retiraram 2 veículos sanfonados, em horários de pico tá saindo mais ônibus pequeno, ou seja, a intenção é fazer a população usar o BRT20, realmente o fluxo essa semana está muito maior, mas aí retiraram ônibus grande. Outra coisa, o mesmo fiscal informou que terá linhas semiexpressas, gente, por favor, já não são tantos pontos assim, e vocês vão intercalar com esse semiexpresso? Eu mesmo desço no ponto da Lix da Cunha, e o semiexpresso não parará lá... Enfim... O que era para melhorar só está piorando...

Resposta

Informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema. O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico. Constantemente têm sido elaborados estudos para atendimento das demandas locais e ouvidoria à população.      
                                                                                                                                                  
De acordo com a variação verificada na demanda, o atendimento será ampliado. Atualmente, a linha BRT20 está operando com frota de 15 veículos e intervalo de 7 minutos nos períodos de pico.

 


 

Murilo Cotrin dos Santos

Mensagem

Realizar a extinção das cooperativas do transporte público de Campinas.

Reduzir a quantidade de áreas para 4 em 2 ou 3 lotes no máximo.

Substituição de toda a frota por ônibus 0 km padrão Euro 5 ou Euro 6, como ocorre na capital paulista, fornecendo maior sustentabilidade.

Implementação de ônibus 100% elétricos como modelos da BYD.

Implementação de um botão de pânico vinculado ao rastreador do ônibus em que a viatura da Guarda Municipal ou Policial Militar mais próxima possa deslocar-se até o ônibus. Cada rastreador deverá ter em seu banco de dados as seguintes informações: modelo do veículo, número da placa e o sufixo do veículo.

Aumento no valor da licitação, para assim poder ser realizada a troca da frota de 10 em 10 anos para ônibus e 15 em 15 anos para articulados, fora as reformas de terminais, estações BRT e garagem.

Redução ou retirada das tarifas aos finais de semana, incentivando assim o uso do transporte público, evitando superlotação das vias aos finais de semana e proporcionando locomoção para o lazer da população.

Intenção de tarifa para doadores de sangue.

Resposta

Muito obrigado pela sua contribuição. As permissões que integram as cooperativas fazem parte do sistema de transporte público da cidade de Campinas. A sua ‘extinção’ não está considerada no edital.

Os números de lotes fazem parte de um estudo que envolveu a FIPE e os técnicos da Emdec, e busca a maximização dos ganhos operacionais e de escala.

Os veículos padrão EURO V e EURO VI já fazem parte do edital.

A proposta mescla veículos a combustão EURO V e EURO VI com modelos elétricos.

Dentro da licitação, já está previsto o botão do pânico, que integra a parte de tecnologia.

O valor da remuneração ao operador é calculado de acordo com os custos de investimento e os custos de operação.

Tanto o item de tarifa de final de semana como o de doação de sangue não têm relação direta com o edital em consulta. São políticas públicas e dependem da previsão orçamentária e capacidade financeira do município.

 


 

Mara Marques da Silva

Mensagem

Boa tarde. Espero que a nova licitação contemple ônibus novos, que tenham mais ônibus na linha, que não haja tanto atrasos; para os usuários que utilizam o QR Code para pagar, que de fato funcione, pois as pessoas compram o mesmo em papel ou pelo celular e não funciona. Que o uso de acessibilidade não seja somente para quem é cadeirante, pois existem muitas pessoas que têm dificuldade para entrar no ônibus (idosos, pessoas que têm problemas nas pernas).

Resposta

Muito obrigado pela sua contribuição. A licitação prevê novas linhas com otimização de intervalo de horários entre os veículos. Também está prevista a implementação de novas tecnologias, que vão desde ar-condicionado e tomadas UBS até os chamados ITS, de tecnologia embarcada, além de universalmente acessíveis.

 


 
Daniel Vilhas Mauricio da Silva

Mensagem

Implementar integração tarifária entre ônibus urbanos e ônibus da EMTU da RMSP, como é feito em outras regiões do Estado.

Resposta

A integração tarifária é um estudo orçamentário e financeiro que depende do município e do Estado. Essa política pública independe do edital em consulta pública.



 

Marli Souza da Silva

Mensagem

Não se trata de sugestão, mas sim reclamação, porque se for para mudarem as empresas e contratos, que sejam para melhorarem os serviços, poque nossa TARIFA é uma das mais caras do país e temos um serviço péssimo, cheio de atrasos e os aplicativos onde constam os horários não condizem com a realidade. Os motoristas debocham dos passageiros que reclamam. É em uma cidade que é uma Metrópole, ter um serviço precário como está atualmente.

Resposta

Obrigado pela sua contribuição. Os novos contratos preveem parâmetros de qualidade que irão incidir diretamente na remuneração das empresas. De qualquer maneira, dentro do contrato atual existem dispositivos tanto contratuais como operacionais que permitem a fiscalização e a autuação. Pedimos que informações mais detalhadas sobre problemas sejam enviadas pelo site da Emdec ou 118.



 

Fernando Antonio Dalacqua

Mensagem

O transporte coletivo de Campinas está cada dia pior. Comparado com municípios da RMC, perde feio.

Moro na divisa Campinas/Valinhos, os carros da ONICAMP que circulam aqui no bairro têm mais de 11 anos, isso informado por motoristas e confirmados pelo YouTube, se digitarmos ONICAMP, lá diz isso. Na parte de Valinhos, a empresa SOU VALINHOS, todos os carros têm conforto, ar-condicionado, wi-fi, carregadores de celular, bancos confortáveis. E a frota, que tem em média 4 anos, já está sendo renovada. Já Campinas, como citei acima, estamos andando em "latas velhas" que quebram direto. Além de termos uma tarifa de ônibus que só perde para a capital federal. Só que lá eles têm bons carros, aqui não! Nem na capital SP, onde a tarifa é R$ 4,40. Mas aqui é R$ 5,45 um absurdo! Espero que dessa vez essa licitação seja feita e que Campinas tenha transporte coletivo de QUALIDADE.

Porque na capital, São Paulo, vemos que todos os ônibus foram renovados e com carros modernos.

Se lá conseguiram, por que aqui está difícil conseguir?

E vejam que a frota de ônibus na capital SP deve ser umas 8 a 10 vezes maior que a de Campinas.

Compare os carros velhos de Campinas com os carros das cidades da RMC.

Campinas perde feio em tudo!

O que salva um pouco é a área da elite, onde a VB 3 serve.

Mas na periferia e área rural os carros deixam muito a desejar, é desconforto total.

TORÇO PARA QUE DESSA VEZ ESSA LICITAÇAO SEJA FEITA E CAMPINAS POSSA SER A CIDADE MODELO NO TRANSPORTE COLETIVO DA RMC E DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Resposta

Obrigado pela sua contribuição. Os novos contratos preveem parâmetros de qualidade que irão incidir diretamente na remuneração das empresas, nova frota e a integração de novas tecnologias de ITS nos veículos. De qualquer maneira, dentro do contrato atual existem dispositivos tanto contratuais como operacionais que permitem a fiscalização e a autuação. Pedimos que informações mais detalhadas sobre problemas sejam enviadas pelo site da Emdec ou 118.



 
Caique Dezidério

Mensagem

Outra sugestão: melhorar os horários de linhas, pois tem alguns bairros com certas quantidades de ônibus, apresentam os mesmos horários de saída ou volta. Por gentileza, colocar intervalos nessas linhas para os diferentes ônibus, para a população aproveitar melhor e não ficar esperando tanto caso perca todos os ônibus de uma vez só. Exemplo: 261 - 09h05, 265 - 09H20, 264-09h45, evitar colocar os mesmos horários para os ônibus.

Resposta

Obrigado pela sua sugestão. Lembramos que no edital publicado e objeto da consulta pública, há a reformulação de itinerário e mudanças horárias de algumas linhas, buscando otimizar a operação para o passageiro.



 
Samuel dos Santos Pereira da Silva

Mensagem

Venho por este meio trazer algumas sugestões que considero cruciais para um transporte público e de qualidade:

1 - Possibilidade de pagamento de passagens com cartão de débito/crédito;

2 - Modernização do APP Transurc Smart: Possibilidade de verificar o saldo e função para utilizar o passe usando tecnologia NFC dos celulares;

3 - Tarifa condizente com a qualidade do transporte;

4 - Modernização da frota com ônibus novos (com ar-condicionado e articulados, como prometido) e menos poluentes;

5 - Mais máquinas de recargas para recarregar o Bilhete Único com cartão de débito/crédito;

6 - Gratuidade aos domingos e feriados para o estímulo do uso do transporte e acesso ao lazer;

7 - Menores intervalos e aumento da frota em horários de pico;

8 - Manutenções e monitoramento das estações e veículos do BRT;

9 - Algum subsídio para estimular a qualidade do transporte;

10 - Melhoras nas estações e terminais, como mais lugares para sentar, Wi-Fi e máquinas de recarga em estações com alta demanda etc.

Resposta

No edital em consulta está prevista a implementação de novas tecnologias embarcadas e desembarcadas, de maneira a facilitar a compra/venda e pagamento das passagens, e as informações aos passageiros. Também está prevista no edital a troca da frota por veículos mais modernos, com ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB, para citar algumas melhorias.



 
Luciano de Angelo Roncolato

Mensagem

1. Retirada da obrigatoriedade da compra de ônibus elétricos por parte das empresas;

2. Prefeitura financiar a compra dos primeiros veículos elétricos para colocação em algumas linhas específicas, sobretudo na região Central (antiga Área Branca) ou perimetrais a ela. Em caso de viabilidade ou positividade dos testes, dar continuidade ao programa de eletrificação com incentivos fiscais ou de verbas para as empresas fazerem as primeiras aquisições;

3. Retirada da obrigatoriedade da limpeza e manutenção das estações do BRT por parte das empresas, e fazer edital específico para tal serviço;

4. Reavaliação da tarifa técnica e da tarifa paga para remuneração mais justa;

5. Manutenção das atuais numerações de linhas;

6. Dispositivo de renovação constante da frota para evitar envelhecimento rápido;

7. Redução da idade média dos veículos articulados para 10 anos;

8. Construção de novos terminais e estações de transferência em áreas-chave para troncalização eficiente;

9. Substituição imediata da proposta de veículos elétricos por "padron" (motorização traseira), ampliando seu uso a pelo menos 50% da frota.

Resposta

Obrigado pela sua contribuição. Estamos analisando a questão da frota elétrica e buscando modelos de financiamento para a aquisição, como o PAC. Também faz parte da análise da equipe da Prefeitura e FIPE a revisão dos valores da tarifa técnica, tecnologia veicular e modelagem das linhas.



 
Marcelo Coutinho de Paula

Mensagem

Com relação à frota, para conforto dos usuários, ela tem que ter ar-condicionado, porque na última onda de calor e no calor comum que faz na nossa cidade é um inferno andar de ônibus. Muito desconfortável!

Postos de recarga: são muito insuficientes. Trabalho na Unicamp e o ponto de recarga mais próximo são mais de 15 minutos de caminhada, além da universidade ser um polo gerador de demanda para o transporte público. Não é possível que num lugar onde circulam mais de 10.000 pessoas por dia não tenha um ponto de recarga.

A tarifa tem que ser utilizada como meio de incentivo para o uso do transporte público, ao invés do transporte individual. Com o valor da tarifa mais baixo do que está atualmente, aliado a ônibus mais confortáveis e respeitando os horários, as pessoas se interessariam em deixar os seus carros em casa e utilizariam o transporte público. Com isso, teríamos o ganho de um trânsito menos caótico na cidade e menos poluição, contribuindo contra o aquecimento global. Com menos trânsito, também diminuiria a necessidade da Prefeitura em gastar dinheiro para resolver os problemas do e com o trânsito. Também haveria menos acidentes e assim menos gastos com saúde pública.

Resposta

Na licitação proposta, há a exigência de veículos com ar-condicionado e outros itens que melhorem o conforto dos passageiros. Estão também em estudo a questão da recarga e de novos meios de pagamento para facilitar a compra de créditos e o pagamento da passagem. Sobre o valor da tarifa, hoje já existe o subsídio ao sistema de transporte público, que custeia parte da tarifa do sistema.



Diego Yamaguchi Gil

Mensagem

Já sugeri na outra consulta e volto a bater na mesma tecla: os ônibus devem ter pagamento via biometria, pois não é raro ser vítima de assalto na cidade, e um cidadão que passa por esse trauma se vê na humilhação de ter que pedir para algum passageiro passar o cartão pra ele ou então ter que explicar o caso para o motorista.
Se o pagamento fosse biométrico, mesmo se a pessoa tivesse todos os bens roubados, ainda conseguiria usar o transporte público e voltar pra casa. Parece ser utópico mas não é, a própria Transurc usa biometria para fiscalizar quem passa pela catraca com cartão de terceiros. Basta adaptar o sistema para receber pagamentos.

Resposta

Estamos estudando as possibilidades de novos meios de compra de créditos e pagamento, como opções por novas tecnologias tipo cartão bancário e até sistema NFC. De qualquer maneira, importante considerar também, dentro da sua proposta, além da facilidade da tecnologia, questões referentes a privacidade e LGPD, como seria o caso da biometria.



Diego Yamaguchi Gil

Mensagem

Já sugeri na outra consulta e volto a bater na mesma tecla: além dos ônibus coletivos convencionais, a Secretaria de Transportes de Campinas deveria abrir concorrência para outras empresas de ônibus, como o uBus (aplicativo de ônibus), que já opera em algumas cidades de SP. Desse modo, quem optasse por mais conforto, ar-condicionado e a certeza de viajar sentado pagaria um valor a mais usando esse serviço alternativo.

Resposta

A licitação do sistema de transporte é aberta para qualquer empresa que tenha o interesse em participar. Dentro do contrato, é possível pensar na proposta de criação de novas linhas e de serviços especiais, como a citada no questionamento acima.



Juliana Keller Machado

Mensagem

Oi, bom dia, deveriam colocar uma frota nova de ônibus na cidade toda. A maioria quebra durante o percurso ou está em um estado deplorável (sujo, algumas partes enferrujadas e em muitos a cordinha de acionamento de parada não funciona). Nos horários de pico, colocar ônibus maiores e mais novos para atender o público. Sobre o cartão Bilhete Único, por que esperar chegar a R$ 30,00 para poder carregar? Por que não deixar livre para recarregar sem limite mínimo? Horário, às vezes tem ônibus que vão para o mesmo destino e saem um atrás do outro. Por quê? E mais horários para regiões distantes como Barão Geraldo etc.

Resposta

A licitação do sistema de transporte público contará com veículos novos e novas tecnologias embarcadas que possibilitem mais conforto para o passageiro. Nela, também existe a mudança de algumas linhas, com novos atendimentos, como para a região de Barão Geraldo, citado na sugestão. Sobre a recarga, não existe valor mínimo para a compra de crédito.



Daniel Vilhas Mauricio da Silva

Mensagem

Instituição do pagamento por meio de cartões de crédito e débito por aproximação, cobrando valor do Bilhete Único e garantindo o direito à integração para pagamento com o mesmo cartão.

Resposta

Estão em estudo a recarga e novos meios de pagamento para facilitar a compra de créditos e o pagamento da passagem. Existe uma lei aprovada na Câmara de Campinas que dá as diretrizes para o que foi sugerido.



Daniel Vilhas Mauricio da Silva

Mensagem

Instituição da remuneração das empresas concessionárias exclusivamente pela qualidade do serviço ofertado, analisando identificadores de performance e avaliação dos passageiros.

Resposta

A proposta atual colocada em Consulta Pública leva em consideração a remuneração do custo de operação, passageiros transportados e um índice de nível de qualidade de serviço.



Caique José Dezidério Fernandes

Mensagem

Minha sugestão é ampliar o número de ônibus, principalmente em regiões como Padre Anchieta. É muito tempo esperando. E se for possível, melhorar a qualidade dos ônibus, que são muitos barulhentos.

Resposta

A licitação do sistema de transporte público contará com veículos novos, com mais tecnologia e conforto para o passageiro, além de uma nova proposta de linhas, incluindo a região do Padre Anchieta.
 


Caique José Dezidério Fernandes


Mensagem

Melhorar o aplicativo Transurc. Nos últimos meses, ficou difícil o acesso. É sempre bom poder comprar os passes online.

Resposta

O comentário foi encaminhado para a Transurc para apuração.



Caique José Dezidério Fernandes

Mensagem

Outro ponto, o fechamento do Terminal Mercado (do mesmo modo que o Terminal Central), sendo utilizado apenas por passageiros. Principalmente à noite, fica um pouco difícil a convivência com pessoas mal-intencionadas.

Resposta

Existe um projeto já em execução pela Prefeitura e Emdec que propõe a requalificação do Terminal Mercado e o controle de acesso de passageiros.



Caique José Dezidério Fernandes

Mensagem

Por favor senhores, faço um apelo. Alguns ônibus não têm mais condições de se movimentar, vivem quebrados ou são tão demorados. Peço aos senhores ônibus com no mínimo qualidade, façam essa licitação acontecer para uma maior dignidade da população campineira. Obrigado.

Resposta

A licitação do sistema de transporte público contará com veículos novos, com mais tecnologia e conforto para o passageiro. Aconteceu a Sessão de Abertura dos envelopes em setembro, que foi deserta. Após esse processo de mais uma Consulta Pública, iremos realizar possíveis ajustes na documentação e dar continuidade ao processo.



José Renato Lima de Oliveira

Mensagem

Penso meus amigos que o contrato pode ser dado por um prazo maior, de uns 30 a 40 anos, como forma de estimular as empresas a participarem do edital, como ocorria nas concessões no passado nas linhas de trens no Brasil, em que se dava um prazo de 100 anos para atrair mais investidores, programa este que teve grande sucesso na época. Penso também que se pode aumentar um pouco também desta forma o valor do contrato, tanto para atrair empresas como para não onerar muito o Poder Público. Penso, ainda, que medidas cautelares de prestação de serviços pelas empresas devem ser tomadas, e se não atingidas estariam sujeitas a multas e até ao possível encerramento de contrato.

Resposta

O tempo de contrato segue a lei de concessão do transporte público, aprovada na Câmara Municipal de Campinas, e a boa prática do mercado, que leva em consideração o tempo de vida do veículo e o investimento em frota.



Rodrigo Alberto de Albuquerque Martins

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Melhor preço.
 
Resposta

A licitação atual já é pelo critério de melhor preço ofertado pela licitante da tarifa técnica.
 


Eduardo Flávio da Silva Júnior

Mensagem

Todo o sistema de transporte precisa ser revisto. Precisamos ter uma frota pontual, rápida e confortável. O preço também tem que ser baixo, porque não faz sentido Campinas ter a frota mais sucateada e cara do Brasil. Se é o único meio de transporte da região, não tem como ser caro como é hoje. O preço alto já está afetando a qualidade de vida dos mais pobres. E se vai renovar a frota, que venha 100% com ar-condicionado e com sistema de rastreio para sabermos onde os ônibus estão.
Nem vamos comentar do BRT, que foi o grande elefante branco da cidade. A essa altura, só precisa funcionar mesmo, não tem como esperar mais do que isso.

Resposta

Na licitação proposta, existe a exigência de veículos com ar-condicionado e outros itens que melhorem o conforto dos passageiros, além de novas tecnologias de combustível como o elétrico e veículos padrão EURO VI.
Sobre o BRT, ele já se encontra em operação nos eixos Campo Grande e Ouro Verde, com avanços em novas linhas e mais tempo de operação.



Edison Cunha

Mensagem

Município controlar a bilhetagem e fazer o repasse de acordo com a qualidade dos serviços prestados, como era nos anos 1990, onde Campinas foi referência no transporte público.
 
Resposta

Estão em estudo a recarga e novos meios de pagamento para facilitar a compra de créditos e o pagamento da passagem, bem como toda a tecnologia envolvida no projeto. A respeito da qualidade do serviço, a proposta que está em Consulta Pública já considera a qualidade como um índice que irá influenciar na remuneração final do operador.



Maria Aparecida da Cunha da Silva

Mensagem

Precisamos que haja uma empresa de auditoria que leve a sério a cobrança de responsabilidade com direitos dos trabalhadores (sindicato não opera em favor dos funcionários). Um exemplo: a empresa desconta INSS sobre o salário de 13º, mas a empresa não repassa ao INSS (o trabalhador precisa escolher entre trabalhar ou reivindicar seu direito, já que para recorrer a esta causa ele será demitido). Queria pedir a atenção dos representantes a este assunto também. Empresário honesto dá ao trabalhador satisfação, trabalhador satisfeito dá à população o seu serviço de qualidade, com alegria e responsabilidade. Todos ganham. Outro assunto: colocam ônibus novo, depois fazem adaptações visando à economia de renda da empresa e os funcionários são obrigados a se adequar a essas mudanças sem questionamento. Um exemplo: o ônibus veio de fábrica para apresentar à população, e sendo câmbio automático, a manutenção desse tipo é mais caro, então a empresa muda o sistema para câmbio manual, trazendo ao motorista menos rendimento, atraso nas viagens, cobrança da Emdec por horário e desgaste físico do profissional. Se os profissionais não forem tratados com respeito, não adianta mudança de CNPJ, que é o que acontece em Campinas há muitos anos.
 
Resposta

A licitação do sistema de transporte público contará com veículos novos, com mais tecnologia, como câmbio automático e ar-condicionado, e conforto para o passageiro.
O setor de inspeção da Emdec faz a vistoria regularmente em todos os veículos da frota, garantindo as questões de segurança e os padrões pré-estabelecidos pela gestão pública.
Caso haja uma denúncia por parte da população, sugiro procurar o Fale Conosco da Emdec, setor de protocolo ou a Ouvidoria Municipal para detalhar melhor o caso.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem

Sobre os ônibus elétricos, queria propor que, em vez de fazer as empresas vencedoras da concessão terem de adquirir os veículos supracitados, a própria Prefeitura compre esses ônibus e os alugue para as empresas. Sugiro também que, em vez de querer colocar várias dezenas de ônibus elétricos na cidade, seja adquirida uma quantidade bem menor (entre 10 e 20 veículos no máximo) e que todos eles operem nas linhas circulares do Centro.
 
 
Resposta
 
Estamos estudando todas as possibilidades para compra e/ou aquisição de veículos elétricos por meio da concessão ou da Prefeitura. Também colocamos a aquisição desses veículos dentro do PAC Cidades.



Alex Maximiano Cruz

Mensagem

A frota de ônibus de Campinas está totalmente sucateada, ônibus velhos que vêm do Rio de Janeiro, vêm de São Paulo e de outro estado de SP porque aqui em Campinas aceita ônibus de qualquer idade, sendo que a idade dos ônibus é para 5 ano de uso e tem os ônibus de 10 até 16 anos rodando na nossa Campinas.
 
Resposta
 
A Emdec faz o acompanhamento da frota de maneira contínua. A licitação do transporte irá permitir que novos ônibus, mais modernos e com novas tecnologias possam operar em Campinas.



Thalia Pereira dos Santos

Mensagem

Ter um aplicativo de recarga estável, pois o aplicativo da Transurc não está funcionando para fazer recarga. Instalar postos de recarga no bairro, da própria Transurc, ou ter opção de carregar o passe dentro do ônibus pelo débito ou crédito.
 
Resposta
 
Estão em estudo a recarga e novos meios de pagamento para facilitar a compra de créditos e o pagamento da passagem. Existe uma lei aprovada na Câmara de Campinas que dá as diretrizes para o que foi sugerido. Sobre a falha no aplicativo, é necessária uma informação mais completa sobre o ocorrido.



Vanessa Elaine de França

Mensagem

O coeficiente de consumo de diesel se destaca como um dos mais significativos elementos cruciais na formulação dos cálculos econômico-financeiros para esta licitação, porque ele é o principal insumo no serviço de transporte coletivo urbano. Ocorre que o estudo de viabilidade leva em consideração os coeficientes mínimos de consumo, um procedimento que não reflete a situação local. Além disso, a modelagem econômica considera a metodologia da ANTP, que desconsidera os gastos com veículos que circulam com o ar-condicionado ligado. Ou seja, existe uma série de pontos que precisam ser modificados quando o assunto é consumo de diesel. Os valores que constam na atualidade não refletem como serão, de fato, os custos com esse insumo.
 
Resposta
 
Obrigado pela contribuição. Neste momento de Consulta Pública e posterior adequação, os comentários serão analisados pela Comissão de Licitações para possíveis correções.



Paulo Vicente Jordão Medina

Mensagem

O edital de licitação não deixou clara a possibilidade do uso inicial de veículos usados para todos os tipos de veículos. Caso haja a obrigatoriedade de uso de veículos novos em grande quantidade desde o início da concessão, haverá a necessidade de investimentos vultuosos que dificultam a participação de empresas do setor. Portanto, sugere-se que seja apresentado de forma clara e objetiva que a concessionária pode iniciar a operação com veículos usados, desde que atenda às condições de idade média e máxima.
 
Resposta
 
A sugestão acima já está contemplada nos documentos, respeitando os parâmetros de idade máxima, média e qualidade definidos nos anexos técnicos.



Paulo Vicente Jordão Medina

Mensagem

A aquisição de ônibus elétricos é tipicamente mais cara do que de ônibus a diesel. Isso pode representar um ônus financeiro substancial para os operadores do sistema de transporte. No caso, a tecnologia é muito nova e, justamente por isso, os custos são mais altos. Além dos custos, existe uma série de desafios técnicos na adaptação da infraestrutura existente e na garantia de que os ônibus elétricos atendam às demandas dos passageiros. Inclusive, foi notificado há pouco tempo no site https://idec.org.br/noticia/se-eletrificar-e-bom-por-que-tao-poucos-onibus-eletricos-no-brasil o fato de existirem muitos obstáculos para a implementação dos ônibus elétricos.
 
Resposta
 
Os veículos elétricos têm um custo mais caro na sua aquisição (CAPEX), porém têm um custo menor de operação (OPEX). Toda a modelagem do documento que foi posto para a Consulta Pública leva em consideração esses custos, bem como o investimento na infraestrutura elétrica.



Paulo Vicente Jordão Medina

Mensagem

O edital considera os coeficientes de consumo mínimo de diesel, mesmo considerando que os veículos irão circular com o sistema de ar-condicionado ligado, o que eleva em muito o consumo deste insumo. Por isso, é fundamental que haja substancial adequação nos coeficientes de consumo de diesel, pois esse é o principal centro de custo (insumo) dos custos variáveis da operação do sistema de transporte.

Resposta


Obrigado pela contribuição. Nesse momento de Consulta Pública e posterior adequação, o edital terá esse item alterado.



Raider Lopes Martins

Mensagem

A primeira coisa que deveria ser feita é não obrigar as empresas a comprarem os ditos ônibus elétricos. A prioridade deveria ser a reorganização das linhas e melhorar os atendimentos que estão bem ruins. Abaixo o que eu sugiro:
1 - Troncalização das linhas radiais que são do Terminal Satélite Íris. A 221, 222, 223, 224, 225, 228 e 229 já deveriam ser alimentadoras;
2 - Criação de duas troncais saindo desse terminal. Uma para o Terminal Central e outra para o Corredor Central via Corredor Perimetral;
3 - No BRT Ouro Verde, a 130 e o BRT10 já poderiam estar atendendo como expressas e atendendo às estações do BRT pelo menos nos pontos em BRS/BRT;
4 - Reorganizar as alimentadoras do Terminal Ouro Verde, mudando e revendo trajetos e atendimentos e adotando reforços das linhas. É inaceitável que tenhamos alimentadoras com intervalos de 50 minutos;
5 - Troncalização das linhas no Terminal Campos Elíseos imediatamente.

Resposta


Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo.
Informamos que as áreas atendidas atualmente pelo transporte público também serão atendidas pelo novo sistema.
O mapa das linhas e a operação do BRT já podem ser verificados através do link http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
Os veículos elétricos representam tendência em função da sustentabilidade e do avanço na matriz energética renovável, contudo estão ainda em análise a respeito da quantidade e da viabilidade para o projeto.
1 e 2 - Atendido plenamente com a expansão do BRT, que já vem ocorrendo;

3 - O BRT10 terá atendimento expandido em breve;
4 - Realizamos constantemente estudos para atender às demandas locais;
5 - Com a inauguração do Terminal Campos Elíseos, haverá migração das linhas atuais para configuração tronco-alimentada, atendendo ao pleito.



Bruna Pires
 
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Linha 316 - San Martin voltar a atender ao CDHU todos os dias na volta Centro-bairro e não somente aos fins de semana e feriados, pois muitas mães com crianças pequenas, estudantes e idosos têm que descer na pista e subir a pé até o bairro. Atenciosamente, moradora do CDHU San Martin.
 
Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo.
Sobre a operação do BRT na nova concessão de transporte público, sugerimos o link http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
Informamos que após a retirada da linha 316 do CDHU Amarais foi criada a linha 315, que é responsável pela ligação regional entre o San Martin e o CDHU.



Lucas Araújo Nascimento Marques
 
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Seria interessante que a futura linha que substituísse a linha atual 141, além de fazer ponto final no Terminal Campos Elíseos, fizesse também ponto no Terminal Santa Lúcia, para acesso a linhas que não passam no Campos Elíseos.
 
Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. 
Sobre a operação do BRT na nova concessão de transporte público sugerimos o link http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
Com a inauguração do Terminal Campos Elíseos, haverá migração das linhas atuais para configuração tronco-alimentada, atendendo ao pleito.



Luciano Barbosa Alves
 
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Olá. Gostaria de colocar alguns pontos, a começar pelas sugestões:

- Uso mais racional de terminais, linha principais e interbairros: atualmente, não só na minha região (Swift) como noutras (por exemplo, Ouro Verde), há várias linhas fazendo praticamente o mesmo trajeto pela maior parte do tempo. Isso demanda um tempo excessivo na espera, já que quando se perde um, perde-se vários ao mesmo tempo. Além disso, leva a um acúmulo de veículos nas vias, algumas que poderiam comportar ônibus maiores e até mesmo os articulados ou biarticulados com tranquilidade. Eu acho que há certas vias que poderiam comportar pequenos terminais sem maiores problemas, possibilitando o retorno dos ônibus maiores e a circulação de linhas interbairros, que por sua vez poderiam distribuir melhor os passageiros pelas suas regiões e favorecer a integração de comércios e outras instituições locais. O fluxo no Centro também melhoraria e poderia torná-lo mais interessante (em uma hipótese muito exótica, os veículos utilizados poderiam ser de direção inversível como alguns de aeroportos ou outros tipos de veículos de superfície);
- Falando em mais interessante, eu acho que é importante considerar também um público que não quer passar lá pelo Centro. Eu estou aqui na região do Swift e pra mim é completamente inviável ir até o Nova Campinas e adjacências simplesmente porque não há linha diretamente para lá, nem mesmo uma que passe pela Norte-Sul. É só um exemplo, mas às vezes as pessoas não têm mesmo razões pra passar pelo Centro e não há alternativas pra isso;
- Com relação ao BRT, acho que poderiam ter considerado com mais cuidado essa elevação de plataformas, pois ficamos com 3 tipos de ônibus diferentes, levando usuários a correrem de um lado pra outro, às vezes pra ir todos pra um lugar só. Se é pra ter linha expressa, por que não como em São Paulo? Não sei se lá ainda existe, mas as linhas expressas tinham ônibus mais confortáveis e passagem ligeiramente mais cara (CMTC usava O-362 rodoviários pra isso).
 
Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. 
Conforme desejado, a nova rede de transporte prevê o incremento de várias linhas perimetrais que possibilitam o deslocamento tangente entre regiões diversas. Em relação à troncalização, existem estudos de implantação de terminais regionais para viabilizar a otimização de rede.
No projeto BRT, os veículos serão de maior capacidade, com configurações de piso, salão e portas específicas, inclusive equipados com ar-condicionado. Estarão em consonância com as normas e leis que regem a indústria automotiva, bem como adotarão as tecnologias mais recentes e que privilegiem ganhos operacionais.



Rafael Mateus dos Santos Senna
 
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Gostaria de sugerir que nas linhas 6101, 6301 e 7301 todos os articulados fossem retirados e substituídos por veículos convencionais (básicos); e também que para cada articulado retirado, sejam colocados cerca de dois convencionais no lugar. O objetivo da sugestão é reduzir os custos de operação e melhorar a frequência horária dessas linhas, haja vista que articulados têm maior custo para operar do que veículos convencionais, além do que o uso de articulados nelas tende a deixar os intervalos entre as partidas muito altos. E o que a maioria da população mais quer são intervalos menores entre os horários, pouco se importando com o tipo de veículo.
 
Resposta

A substituição de veículos articulados por convencionais na proporção 1:2 gera aumento e não redução de custo operacional. Em que pese a melhoria no intervalo devido à maior frota, veículos menores podem apresentar pontualmente sobrecarga devido ao tamanho reduzido. Fora dos horários de pico, é possível a substituição de tecnologia para um intervalo mais atrativo.



Rafael Mateus dos Santos Senna
 
Mensagem

Considerando que a região da Cidade Judiciária já conta com uma estrutura de transbordo atualmente, necessitando apenas de adaptações básicas, queria propor que fosse avaliada a possibilidade de já no início da nova concessão fazer uma troncalização das linhas dessa região. No link a seguir coloquei mais detalhes dessa proposta: https://docs.google.com/document/d/1o3CXRUhUThqiGutVrj1ynhxB0VQfMYJq/edit?usp=drive_link&ouid=103759730084941855947&rtpof=true&sd=true.
 
Resposta

Entendemos que a troncalização de linhas deve ocorrer somente em terminais fechados, com infraestrutura e serviços adequados, a fim de manter a qualidade do serviço prestado. Para tanto, é necessário um volume significativo de investimentos, além de recursos para o custeio dos equipamentos. Também é necessário avaliar individualmente as peculiaridades de cada região, objetivando um cenário de aprimoramento do serviço. Desta forma, entendemos que a região da Cidade Judiciária não possui caracteristicas para seccionamento de linhas.



Meiry Helen Sousa Bordim
 
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BRT: necessários mais ônibus em mais horários. Investir mais em divulgação das novas linhas do BRT disponíveis.
Demanda: há uma demanda grande por transporte público para uma frota insuficiente que atende muito mal à população campineira, onde na realidade grande parte da frota apresenta problemas na botoeira, no cordão de sinal, bancos frouxos, problemas no GPS, impossibilitando localizar o ônibus pelo Cittamobi, ausência de ar-condicionado e problemas nos elevadores, entre outros.
Recarga: a recarga através do app Transurc Smart está já há meses impossibilitada devido a problemas no processamento de pagamento com cartão de crédito. Isso gera um transtorno, pois em geral os pontos de recarga ficam longe e/ou estão fechados nos horários em que o usuário precisa (com exceção dos terminais). Em pleno 2023, faz-se necessário um aplicativo que funcione, sendo obsoleta a necessidade de pegar um Uber para ir até um terminal para só então recarregar o passe.
Tarifas: tendo em vista o exposto até aqui, somado ao fato do salário mínimo vigente, a tarifa de R$ 5,45 é totalmente abusiva e irreal para a realidade do trabalhador campineiro, uma falta de respeito. Sem contar a taxa de R$ 0,45 paga a partir da segunda integração, outro roubo. Em outras palavras: ou a qualidade dos serviços e da frota melhoram, equiparando-se à tarifa, ou a tarifa deve baixar consideravelmente, conforme os péssimos serviços prestados à população. Os motoristas fazem milagres no dia a dia, com calor, stress e carência de equipamento e infraestrutura.
 
Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. 
Sobre a operação do BRT e as especificações técnicas da frota da nova concessão de transporte público, sugerimos o link http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
O BRT está em implantação e a Prefeitura tem realizado uma ampla divulgação. Os veículos do BRT terão maior capacidade de transporte, além do intervalo reduzido entre partidas. Estarão em consonância com as normas e leis que regem a indústria automotiva, bem como adotarão as tecnologias mais recentes e que privilegiem ganhos operacionais. 
No novo edital, está prevista a adoção de ar-condicionado nos veículos e a melhoria no aparato tecnológico de toda a frota, proporcionando mais regularidade e confiabilidade nas viagens.
Nos últimos anos, a Emdec, juntamente com a Transurc, avançou na bilhetagem eletrônica para a cobrança da tarifa. Com o fim dos cobradores e a utilização do QR Code, o ganho em segurança foi significativo, com redução dos assaltos nos veículos. Além disso, no mês de novembro de 2023 foi concluída a instalação de máquinas para compra/recarga do Bilhete Único em todos os terminais do sistema com cartões de débito/crédito.
Tarifa – a Tarifa Pública (cobrada dos usuários) é o resultado dos custos do sistema de transporte divididos pelos passageiros pagantes. Dessa forma, qualquer inovação que seja feita em alteração de itinerários, aumento da quantidade de veículos, ampliação de beneficiários de isenção ou gratuidade, aumento do tempo de integração ou aumento do preço do combustível, salário dos motoristas, entre outros, implicariam em uma tarifa mais elevada caso o número de passageiros pagantes não aumentasse.
Por decisão do Poder Público, a Tarifa Pública cobrada do usuário pode não ser suficiente para cobrir todos os custos do sistema, e nesse caso a Prefeitura completa essa “Receita” com o pagamento de SUBSÍDIO.



Diego Yamaguchi Gil
 
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O não prolongamento do BRT até o Terminal Itajaí deve ser repensado. Não adianta sanar o afunilamento do Jardim Florence, sendo que as vias se afunilam passando o Terminal Campo Grande sentido bairro. Logo haverá mais congestionamento com a construção dos novos loteamentos (Smart Urba e Mangabeiras). Existe espaço para construção do BRT até o Terminal Itajaí sem ter que avançar nos equipamentos esportivos e nas ciclovias. Um exemplo de como dá pra fazer o corredor mesmo em vias estreitas é a subida da V8.
 
Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo.
Sobre a operação do BRT e as especificações técnicas da frota da nova concessão de transporte público, sugerimos o link http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.                   
Em função de custos, o Projeto BRT contemplou somente até o Terminal Campo Grande, que por sua característica de centralidade concentra toda a demanda da região. A ligação desses terminais será feita por linhas locais.



Sandra Shafirovits
 
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Placa com horários de cada linha dentro do Terminal Ouro Verde.
 
Resposta

Estão previstos no ITS (Sistema de Transporte Inteligente) os PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) nos terminais.



Silvio Roberto Strabelo
 
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Sobre o BRT, tanto do Campo Grande quanto do Ouro Verde, os veículos deveriam também trafegar nas avenida Senador Saraiva, Moraes Salles, Anchieta e Orosimbo Maia, instalando estações-tubo para o embarque e desembarque dos passageiros e também, se possível, uma das linhas do BRT ser esticada até a Avenida Norte-Sul, onde muitos trabalham na região. Assim sendo, não utilizar o Terminal Central para o BRT, que deveria ser removido do local, dando lugar a uma ponte estaiada, com ligações das avenidas João Jorge com a Senador Saraiva e Moraes Salles com a Avenida da Estação, revitalizando aquele local deplorável.
 
Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. 
O BRT teve expansão com previsão futura de 04 (quatro) estações no Corredor Central. Não está previsto prolongamento do BRT até a Avenida Norte-Sul. Também não está prevista a remoção do Terminal Central.



Rafael Mateus dos Santos Senna
 
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Gostaria de propor que todas as linhas diametrais sejam fragmentadas em linhas radiais. Exemplos:

- 1501 (Nova Aparecida X Shopping Iguatemi): extinguir o trecho Nova Aparecida/Centro e estimular os passageiros a utilizarem a linha 5005 (Nova Aparecida X Corredor Central). Já o trecho Iguatemi/Centro poderia ser transformado em Shopping Iguatemi X Terminal Mercado via Chácara da Barra (simulação: https://www.mapsdirections.info/pt/tracar-rota-google-maps/viewMap.php?route=429399).
- 3801 (São Domingos X Terminal Barão Geraldo): dividir em duas partes, uma fazendo o trajeto São Domingos X Terminal Central e a outra Terminal Barão Geraldo X Terminal Central.
- 3901 (Parque Prado X Shopping Dom Pedro): também dividi-la em duas, sendo que uma parte faria o trajeto Parque Prado X Terminal Central e a outra faria Terminal Central X Shopping Dom Pedro.
- 5102 (Joaquim Egídio X São Jorge): assim como as duas linhas citadas acima, ela também poderia ser fragmentada em duas, Joaquim Egídio X Centro e São Jorge X Centro.
A ideia é deixar os itinerários dessas linhas mais otimizados, haja vista que as linhas diametrais são muito longas e demoradas.
 
 
Resposta

Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar a aprimorar o processo. 
Sobre a operação do BRT e as especificações técnicas da frota da nova concessão de transporte público sugerimos o link http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico.
No dimensionamento das linhas, a Emdec precisou levar em consideração o atendimento já consolidado no município, justificando a manutenção de algumas linhas diametrais. Outras foram propostas, tendo em vista o volume de usuários observados na transposição total ou parcial entre as regiões.



Diego Yamaguchi Gil
 
Mensagem

Existem vários pontos do corredor BRT onde os semáforos poderiam ser substituídos por passarelas. Deste modo, daria mais fluidez para os veículos e segurança para os transeuntes. Vários semáforos estão em locais onde não há cruzamento, e os ônibus são obrigados a parar por nada, pois muitas vezes não tem ninguém esperando pra atravessar.
  
Resposta

Os semáforos dos corredores BRT são do tipo "inteligente" e associados a dispositivos que serão instalados nos ônibus do BRT, capazes de garantir a prioridade e reduzir os tempos de parada. As travessias de pedestres semaforizadas são essenciais para garantir a acessibilidade das pessoas, com segurança. Porém, não está descartada a possibilidade de implantação de passarela de pedestre em alguns pontos de alto fluxo de travessias.



Rafael Mateus dos Santos Senna
 
Mensagem

Em vez de concentrar todo o sistema nas mãos de apenas duas empresas, fazendo com que elas tenham de operar em três áreas simultaneamente cada uma, proponho que seja liberada a entrada de uma empresa em cada Área Operacional Preferencial, com possibilidade de permitir até duas empresas por cada AOP. O objetivo da sugestão é dar oportunidade para que as empresas de fora da cidade possam participar da licitação, bem como evitar possíveis problemas operacionais no futuro, uma vez que tendo apenas duas empresas atuando no sistema, caso uma delas (ou até mesmo as duas) entre em greve, quem iria cobrir as linhas paralisadas? Além disso, acrescento também que dificilmente alguma empresa teria capacidade de assumir três AOPs ao mesmo tempo.
  
Resposta

Agradecemos a contribuição. Sua proposta será avaliada.



Stefany Peixoto
 
Mensagem

Bom dia. Os serviços de transporte público oferecidos pela empresa Transurc são precários em vastas áreas: valores elevados, postos de recarga extremamente limitados, ônibus lotados e sem recursos, tecnologias que não funcionam, entre outros. O que o trabalhador campineiro passa todos os dias é uma humilhação, e todo o sistema da Transurc é voltado para os próprios lucros, em nenhum momento pensando na população, antes vendo-a como uma galinha de ovos de ouro, explorando-a sem oferecer benefícios. Uma passagem extremamente elevada, sob um custo mensal de 267 reais (considerando que seja apenas um ônibus ida e volta), resultando em 22.695 reais em apenas um ônibus, às custas de 85 pessoas em que mais da metade vão em pé. O erro começa quando se inclui pessoas em pé no cálculo de passageiros. Será que quem fez esses cálculos já andou de ônibus? E andou em pé?
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. O cálculo da oferta segue metodologia de parâmetros mundialmente adotados para o dimensionamento do sistema de transporte público coletivo. A viagem de passageiros em pé é padrão em todos os sistemas urbanos sobre pneus ou trilhos, tendo em conta os tempos reduzidos de permanência nos veículos e o alto fluxo de embarques e desembarques, característicos desses sistemas.



Daniel Vilhas Mauricio da Silva
 
Mensagem

É necessária a eliminação das catracas dos ônibus, instituindo um transporte sem catracas. Atualmente, as catracas são um transtorno para pessoas obesas, idosos e com mobilidade reduzida. De acordo com essa sugestão, os passageiros deverão validar o pagamento da passagem com seu Bilhete Único, como já é realizado hoje, na entrada do ônibus. Essa medida também ocasionará uma maior agilidade no embarque. O pagamento da passagem deve ser fiscalizado por meio de fiscais nas viagens, conforme é feito no VLT do Rio e no transporte público de outros países. Quem não validar seu bilhete estaria sujeito a uma multa.
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. Sua proposta será avaliada.



Daniel Vilhas Mauricio da Silva
 
Mensagem

Instituição de Passe Livre aos domingos para beneficiários do Bolsa Família e BPC.
 
Resposta

Toda medida de gratuidade no transporte necessita de previsão orçamentária para tal.



Karen Andrade
 
Mensagem

Uma cidade com mais de um milhão de habitantes como Campinas precisa urgentemente de uma linha de metrô (de preferência que ligue as cidades vizinhas - Sumaré, Hortolândia etc)
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. O processo a que se refere esta Consulta Pública é exclusivo para concessão do sistema convencional de transporte público coletivo por ônibus municipais de Campinas.



Eliseu Aparecido Silva Parreira Jr
 
Mensagem

Olá. Gostaria de deixar sugestões. 
Primeira coisa, tirar isso de ônibus elétrico, é um transporte muito caro.
Acessibilidade na avenida das Amoreiras e John Boyd Dunlop é vergonhosa.
O ideal seria utilizar os vários terminais como troncos e encher de linhas BRT, só que as linhas-tronco não podem ser demoradas como é hoje. 
Outro ponto: hoje, muita linha tem intervalo de mais de uma hora e meia de espera, isso é abaixo da dignidade para o cidadão.
Renovação de frota com sete anos, como era em outras gestões.
E aumentar o número de empresas. Se tiver umas sete, oito, o preço da tarifa tende a cair. Não sou entendido do assunto, mas espero ter contribuído.
 
Resposta

Estamos estudando todas as possibilidades para compra e/ou aquisição de veículos elétricos por meio da concessão ou da Prefeitura. Também colocamos a aquisição desses veículos dentro do PAC Cidades.
O BRT se encontra hoje em funcionamento, com suas linhas sendo gradativamente expandidas. Por exemplo, dia 1º de dezembro de 2023 começou mais uma fase no Corredor Ouro Verde.
Os contratos de maneira geral e as próprias fabricantes sugerem que a vida útil dos veículos deva ser de dez anos. No contrato, além da idade máxima, está prevista também a idade média, que faz com que os veículos devam ser periodicamente renovados.



Washington Miranda
 
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Abrir a concessão de novos alternativos.
 
Resposta

Esta Consulta Pública trata apenas da concessão do serviço das operadoras. O Transporte Alternativo não faz parte do edital.



David Berlandi
 
Mensagem

Alteração da comprovação de aptidão técnica de viagens redondas para quilometragem operacional total. No modelo atual, a aptidão técnica é solicitada em quantidade de veículos operacionais e viagens completas (ida e volta). Tal modelo se apresenta danoso, pois exclui da concorrência empresas com vasta experiência na prestação de serviços de transporte, tais como empresas de fretamento empresarial, empresas suburbanas, empresas intermunicipais e estaduais que possuem plena capacidade e experiência para a operação do serviço de transporte coletivo de Campinas, mas que no atual edital são penalizadas por não operarem serviços com viagens completas curtas, apesar de rodarem vastas quilometragens mensais. Por isso, sugerimos que o critério de avaliação de habilitação técnica seja a quilometragem total operada, sendo exigidos 50% da quilometragem total a ser rodada anualmente em cada lote, conforme determina a Súmula 24 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. 
Retirada da Manutenção dos Terminais BRT do edital. É certo que as empresas de transporte de todo o Brasil têm se especializado cada vez mais em suas operações, investindo constantemente em tecnologias e treinamentos para a melhoria da sua prestação de serviço. Contudo, incluir algo tão dissonante na prestação do serviço é tirar o foco daquilo que as empresas têm de melhor – a qualidade da operação – e dividir a atenção com algo que não faz parte da sua essência. Assim, sugerimos que a manutenção dos terminais seja licitada em edital separado, para que empresa com expertise no assunto possa administrar os terminais de maneira adequada. Sugerimos também que sejam vinculados nesse edital modelos que possam gerar renda para o terminal, seja com publicidades ou locações de lojas, restaurantes, cafeterias e outros pertinentes a um local com trânsito de milhares de pessoas por dia.
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. A ideia de colocar a manutenção do Sistema BRT no edital faz sentido quando se pensa que é um sistema complexo “metronificado” e a sua operação depende fundamentalmente da qualidade do corredor e das estações. De qualquer maneira, sua proposta será avaliada para adequação em futuro edital.



Luiz Carlos Galdino 
 
Mensagem

Proposta 1 

Ampliação da transparência da gestão do sistema de transporte público: disponibilização pública de dados. JUSTIFICATIVA: hoje, qualquer oficina mecânica fornece ao seu cliente um relatório pormenorizado das peças e dos componentes trocados do veículo que passou por manutenção. Por que as CONCESSIONÁRIAS não podem fazer o mesmo para o CIDADÃO? Não há justificativa técnica plausível, nem mesmo custo, pois o eventual desenvolvimento de soluções de software para dar conta dessa tarefa teria custos irrisórios frente ao valor deste contrato e ao grande benefício de TRANSPARÊNCIA. 
Acrescentar entre as OBRIGAÇÕES DA CONCESSIONÁRIA ou CLÁUSULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS da MINUTA DO TERMO DE CONTRATO: “Fornecer ao PODER CONCEDENTE, trimestralmente, em formato digital, compatível para uso em banco de dados, informações referentes a todas as compras de combustível, lubrificantes etc e outros insumos, como peças de reposição e quaisquer componentes de manutenção dos veículos da frota deste contrato e das instalações do sistema BRT, com data de aquisição, preço pago e aplicação, especificando data de aplicação e veículo ou outro ativo”.
O detalhamento dos tipos de dados a serem fornecidos, sua classificação e os formatos serão determinados pelo PODER CONCEDENTE, devendo incluir informações quantitativas, inclusive custos por tipo de insumo (por exemplo, pneus, sistemas de freios, motor, vidros, bancos, ar-condicionado, sistemas eletrônicos etc) e em qual veículo foi aplicado, referenciado pelo número da linha e chassi. O mesmo critério deve ser adotado para a manutenção e o reparo das estações BRT. Os quantitativos e valores fornecidos devem ser iguais aos valores escriturados na contabilidade da CONCESSIONÁRIA. Caberá ao PODER CONCEDENTE disponibilizar na internet todos os dados em até 30 dias, findo o trimestre, a contar do início da operação. O site com as informações deve ser claro, de fácil navegação e com possibilidade de variadas buscas e geração de relatórios, permitindo que qualquer cidadão possa verificar as manutenções que foram realizadas nos ônibus que utiliza no dia a dia, bem como acompanhar a evolução dos gastos com insumos na operação do sistema.

Proposta 2

Alteração da fórmula de reajuste anual da TARIFA DE REMUNERAÇÃO, garantindo pesos mais próximos à composição de custos OPEX. Analisando os dados da Simulação_v29_LoteSul, observa-se que os percentuais de composição dos custos operacionais são distintos da fórmula proposta para cálculo do reajuste anual da tarifa. A título de exemplo, basta calcular a participação do custo de combustível (diesel, lubrificante e arla 32) e eletricidade no OPEX total para ver que corresponde à média de 24% nos primeiros 4 anos, caindo para 21% a partir dos 5 anos, quando a totalidade da frota elétrica entra em operação. Valores de outros itens também diferem da fórmula adotada. Sendo assim, segue sugestão abaixo:
Fórmula reajuste do 1º ao 4º ano: R = (0,45 x i1) + (0,24 x i2) + (0,17 x i3) + (0,14 x i4).
Fórmula reajuste a partir do 5º ano: R = (0,45 x i1) + (0,21 x i2) + (0,21 x i3) + (0,13 x i4), onde i1, i2 e i3 são as mesmas variáveis indicadas na fórmula atual e i4 = Variação do IPCA (IBGE).

Proposta 3

REMUNERAÇÃO DE OFERTA. Para clareza dos pagamentos a serem efetuados à CONCESSIONÁRIA e pela necessidade de o cidadão ter transparência e possibilidade de fiscalização dos valores pagos, demanda-se melhor esclarecimento do método de cálculo da REMUNERAÇÃO DE OFERTA. 
Está clara no Edital e nos Apêndices a definição da REMUNERAÇÃO DE OFERTA como o pagamento dos custos operacionais da CONCESSIONÁRIA. Porém, o Apêndice 18 faz referência apenas a uma função – f (Qdiária, Panual) – que diz ser a relação de quantidades e preços, sem determinar uma expressão específica, seja numérica, gráfica ou descritiva. Por exemplo, essa função será determinada a partir dos QUADROS FINANCEIROS apresentados pela CONCESSIONÁRIA, com base no OPEX anual apresentado?
 
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. 
Proposta 1: é preciso ter em conta que o princípio da delegação de prestação de serviço público por concessão parte do pressuposto da busca de redução de custos pela eficiência, assim o Poder Concedente não se propõe a assumir a operação, mas fiscaliza os parâmetros contratados de quantidade e qualidade dos serviços prestados. Cabe ao concessionário cumprir com os parâmetros da oferta contratada, sendo eficiente para que seus custos sejam cobertos pela remuneração devida e paga pelo Poder Concedente. 
Propostas 2 e 3: suas propostas serão avaliadas para o próximo edital.



Caio Ferreira Ramos
 
Mensagem

Dentre os itens que compõem a modelagem econômico-financeira desta licitação, um dos mais importantes é o coeficiente de consumo de Diesel, uma vez que este é o principal insumo do serviço de transporte coletivo urbano. Nesse contexto, o item 1.3, subitem 1.3.1 do Apêndice 19 disciplinou como obrigatória, no âmbito do preenchimento da proposta econômica, a utilização da metodologia tarifária da ANTP. Porém, a referida metodologia não considera em seus coeficientes os veículos com sistema de ar-condicionado, os quais também são obrigatórios nos termos do edital. Indo além, o estudo de viabilidade considera os coeficientes mínimos de consumo, procedimento este que não considera a realidade local e infere que todos os veículos poderão ser operados nos parâmetros mínimos de consumo ao longo de todo o período da concessão, fato que não é obtido em nenhum local e impede a participação de empresas por não corresponder aos custos efetivos da operação. Inclusive, relembro nesta oportunidade que o estudo de viabilidade utilizou os parâmetros mínimos da ANTP sem ar-condicionado e exigiu a operação de veículos com ar-condicionado. Nesse sentido, considerando estudos científicos realizados pela UFRJ, foi verificado que os ônibus equipados com ar-condicionado consomem em média 31,18% a mais de Diesel que os ônibus urbanos sem ar-condicionado, conforme pode ser visto no seguinte link disponível na internet: https://www.ltc.coppe.ufrj.br/projetos/concluidos/comparativo-de-consumo-de-combustivel-entre-onibus-equipados-com-aparelhos-de-ar-condicionado-e-onibus-convencionais-2/. Dessa forma, compreende-se pela necessidade da adoção de adequação nos coeficientes de consumo do combustível, uma vez que nos termos do edital são exigidos em conjunto: (i) o seguimento da metodologia da ANTP; e (ii) a frota de veículos com sistema de ar-condicionado. Somente com as adequações nos coeficientes do consumo do Diesel, o estudo de viabilidade econômica se tornará factível com os reais custos da operação, o qual afastará a possibilidade de eventual pleito de equilíbrio econômico-financeiro nos primeiros anos da Concessão, bem como atraindo novos interessados na licitação do transporte público coletivo de Campinas-SP. PORTANTO, SUGERE-SE QUE SEJAM REALIZADAS ALTERAÇÕES NA MODELAGEM ECONÔMICO-FINANCEIRA, COM A FINALIDADE DE QUE A MUNICIPALIDADE CORRIJA OS COEFICIENTES DE CONSUMO DO DIESEL, EM RAZÃO DA OBRIGATORIEDADE DO SISTEMA DE AR-CONDICIONADO.
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. Sua proposta será avaliada para adequação em futuro edital.



Caio Ferreira Ramos
 
Mensagem

Conforme análise do Esclarecimento nº 01 publicado pela Prefeitura Municipal de Campinas e, após análise do Edital e seus Anexos, foi possível observar a existência de divergências entre a data-base de apresentação da proposta informada na Minuta de Contrato e no Apêndice 19.1, haja vista que a descrição para preenchimento dos Quadros Financeiros informa que os valores da proposta deverão ser apresentados na data-base de apresentação da proposta econômica - o que seria novembro ou dezembro/2023, enquanto os demais documentos licitatórios mencionam a data-base de maio/2023. Após a constatação de nova contradição, torna-se imprescindível pontuar que, desde a primeira publicação do Edital da Concorrência Pública nº 11/2022, foram realizados diversos apontamentos relacionados à insuficiência e contradições de informações sobre as metodologias procedimentais, previstas no Instrumento Convocatório. Em razão disso, recomenda-se que a Prefeitura de Campinas promova o aprimoramento das omissões e contradições, inserindo todas as informações indispensáveis aos licitantes, para que assim possa ser viabilizada a concorrência entre empresas interessas no serviço. POR ISSO, PROPÕE-SE QUE SEJA ALTERADA A REDAÇÃO DO ITEM 4.2.4 DO APÊNDICE 19, DEVENDO SER EXPRESSO NO SENTIDO DE SER A DATA-BASE DE MAIO/2023 A CORRETA, PARA FINS DE PREENCHIMENTO DO DETALHAMENTO DA PROPOSTA.
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. Sua proposta será avaliada para adequação em futuro edital. Ressalta-se que a data-base de apresentação da proposta deve ser a mesma do orçamento do projeto básico, conforme foi esclarecido em relação ao Edital nº 11/22.



Caio Ferreira Ramos
 
Mensagem

Em análise da resposta à Impugnação nº 02, publicada pela Prefeitura Municipal de Campinas, foi salientada a necessidade da adequação textual no âmbito dos reajustes salariais. Veja-se que, muito embora os cálculos constantes nas planilhas do estudo de viabilidade estejam considerando os valores do Acordo Coletivo em vigência, vislumbra-se que no item 3.1.2. do Apêndice 02.1 consta textualmente o Acordo Coletivo desatualizado, nos seguintes termos: "Os salários foram considerados com base no último Acordo Coletivo (2021/22)". Além disso, o Acordo Coletivo vigente na atualidade, referente aos anos 2022/23, está em vigor desde novembro de 2022, o que resta por injustificada a sua ausência no presente certame. Assim, se eventualmente, na data de republicação do Edital, já estiver em vigência o Acordo Coletivo 2023/2024, este deverá ser o utilizado para fins de atualização da base salarial. SENDO ASSIM, RECOMENDA-SE A RETIFICAÇÃO DA NOMENCLATURA CONSTANTE NO ITEM 3.1.2. DO APÊNDICE 02.1, PARA QUE PASSE A SER CONSIDERADO O ACORDO COLETIVO VIGENTE NA DATA DA SESSÃO PÚBLICA.
 
Resposta

Agradecemos a contribuição. Sua proposta será avaliada para adequação em futuro edital. Os valores de salários a serem considerados serão aqueles vigentes na data-base do projeto básico, conforme Acordo Coletivo da categoria.



Paulo Vicente Jordão Medina
 
Mensagem

O edital considera os coeficientes de consumo mínimo de diesel, mesmo considerando que os veículos irão circular com o sistema de ar-condicionado ligado, o que eleva em muito o consumo deste insumo. Por isso, é fundamental que haja substancial adequação nos coeficientes de consumo de diesel, pois esse é o principal centro de custo (insumo) dos custos variáveis da operação do sistema de transporte.
 
Resposta

Obrigado pela contribuição. Neste momento de Consulta Pública e na posterior adequação, o edital terá este item alterado.



Rogério Dias
 
Mensagem

Policiais, em especial os militares, poderiam ter disponibilizado um cartão de gratuidade para uso pessoal e intransferível. Muitas vezes, os policiais necessitam utilizar vários transportes e nem sempre estão fardados. Existem policiais que estão em serviço, mas dependendo da função que exercem, não necessariamente utilizam fardamento ostensivo. Também existe a situação em que a preservação da identidade do policial dentro do coletivo se faz necessária, pois o agente utilizando o transporte de forma discreta e em trajes civis proporciona maior segurança ao transporte, aos passageiros, aos motoristas e ao próprio policial, o qual utilizará do fator surpresa e contará com a oportunidade de ação em casos de perigo e roubos dentro do coletivo. É sabido de todos os problemas de violência que ocorrem dentro dos coletivos, nos terminais e pontos de parada. Além de casos de acidentes e salvamentos, que muitas vezes podem ser resolvidos com a presença de um policial ou bombeiro militar que se faz presente dentro de um transporte público. Portanto, seria de imensa importância que fosse disponibilizado um cartão de transporte público, de forma gratuita, aos policiais de Campinas. Como sugestão, poderia haver um convênio com as instituições policiais, a fim de se organizar um cadastro e definir regras para que o cartão seja utilizado única e exclusivamente pelo portador. Sendo que poderiam, inclusive, haver sanções no caso de uso indevido.
 
Resposta

Obrigado pela contribuição. A sugestão em análise será estudada. De qualquer maneira, benefícios devem ser autorizados pelo Legislativo local.



Esther Menezes
 
Mensagem

1) Necessário facilitar a obtenção do cartão Bilhete Único, sem obrigar a pessoa a se deslocar a um dos pouquíssimos postos de atendimento da Emdec para obter um novo cartão. Entrega do cartão pode ser feita pelos Correios, a exemplo dos cartões de crédito. Outra opção é criar um cartão virtual com um app de celular, dispensando a apresentação do cartão físico.
2) É preciso melhorar o aplicativo de celular para recarga do Bilhete Único e a compra de bilhete avulso com QR Code. O atual app frequentemente fica indisponível para recarga (por exemplo, recusa várias vezes operações com cartão de crédito).
3) A Emdec deveria facilitar o credenciamento de comércio para haver mais pontos de venda de bilhetes. É inadmissível uma cidade tão grande com tão poucos pontos físicos de venda de bilhetes. Deveria haver um ponto de venda em cada esquina, já que transporte público é serviço de primeira necessidade.
4) Com frequência, o QR Code gerado pelo app da Emdec não é reconhecido pelo leitor nas catracas. Um visitante novo na cidade dificilmente consegue usar o transporte público, dado que o app falha com frequência na geração do QR Code e os pontos físicos de venda de bilhete são insuficientes. As informações divulgadas também são escassas.
5) Ampliar formas de pagamento do bilhete (por exemplo, via Pix).
6) Adicionar painéis digitais nos pontos de ônibus informando em tempo real o tempo de espera pelos próximos ônibus.
7) Disponibilizar os dados de localização dos ônibus em tempo real por API aberta. Esses dados não são sigilosos, são abertos, segundo Lei Federal de Acesso à Informação. A disponibilização desses dados facilitaria a fiscalização do serviço pela sociedade e o seu uso por apps alternativos ao Cittamobi e ao Google Maps.
8) Melhorar a divulgação dos horários e itinerários de todas as linhas de ônibus. Hoje, esse serviço está restrito ao site da Emdec, Maps e Cittamobi. O site da Emdec é pouco amigável e fornece formato único de consulta. As alternativas Google Maps e Cittamobi são insuficientes para um usuário que deseja fazer pesquisas mais detalhadas sobre os pontos, horários e trajetos alternativos. Tal como a localização em tempo real, a lista de horários e itinerários por linha deveria estar aberta e disponível para download, em formato que facilita o seu uso tanto pelas pessoas em geral como pelos aplicativos digitais.
9) O Cittamobi é um aplicativo útil, mas não sai completamente de graça para o usuário, porque é cheio de propaganda e recentemente passou a exigir cadastro mediante fornecimento de dados pessoais para permitir ao usuário salvar as linhas e os pontos preferenciais (essa exigência inexistia nas versões anteriores). Se a intenção for continuar usando o Cittamobi como aplicativo "oficial" de informação para o usuário de transporte público de Campinas, a Emdec deveria negociar com o Cittamobi para reduzir ou eliminar a propaganda e abolir a necessidade de cadastro para usar determinadas funcionalidades do app. Isso sem prejuízo das sugestões de número 7 e 8.
 
 
Resposta

1 e 2 – As facilidades no que se refere à bilhetagem estão sendo analisadas em estudo paralelo.
3 – Além dos pontos de venda que podem ser encontrados no site da Transurc, existe a possibilidade de compra por meio do aplicativo.
4 – Seria interessante saber a linha ou ônibus para verificarmos possíveis falhas no leitor de QR Code.
5 – Os pontos de venda dos terminais já estão aceitando desde novembro a compra de créditos com cartões de débito e crédito.
6 – A informação de chegada dos veículos faz parte do ITS da licitação. Isso está previsto em licitação.
7 e 8 – Essa disponibilização já acontece, tanto que hoje temos, além do Cittamobi, o Moovit.
9 – O aplicativo Cittamobi não é o oficial da cidade. A cidade abriu a sua plataforma de API para que qualquer aplicativo possa integrar. O modelo de negócios dele (se ele vai se remunerar por publicidade etc), é de responsabilidade de cada app.



Maria Aparecida Camargo
 
Mensagem

Boa tarde. Sobre o transporte público referente ao meu bairro, eu fico muito triste, porque em só uma linha o carro é bom. Nas outras duas linhas, são muito ruins os carros, e não têm um bom horário. Já tenho 60 anos e não tenho gratuidade. Deveria ter mais postos de recarga nos terminais. A tarifa deixa a desejar. Deveriam ser três horas de integração, e no domingo mais tempo. Enfim, usar ônibus em Campinas no final de semana é uma tortura. Uso os ônibus que vêm de Hortolândia e Monte Mor, mas tenho que ir na pista tomá-los para usar a gratuidade.
 
Resposta

A Prefeitura de Campinas segue a legislação federal que trata da gratuidade acima de 65 anos para idosos. Para a compra de créditos, além dos pontos de venda e terminais, é possível fazer a compra pelo aplicativo da Transurc.



Lílian Lima
 
Mensagem

Eu acredito que a forma que está sendo realizado o trabalho para a população está muito abaixo do esperado. Esse tipo de serviço no meu entendimento deve ser de gestão pública. Infelizmente, vemos frota sucateada, funcionários exauridos e empresários com pouca vontade de investir, apesar do valor altíssimo pago pela população diretamente e nos impostos retidos pela Prefeitura e repassados às empresas. Na minha opinião, devemos desprivatizar o setor de transporte ou minimamente reduzir essa influência, pois é a população que está sofrendo. Acredito que se os empresários e governantes fizessem uso dos ônibus de Campinas, certamente concordariam comigo.
 
Resposta

A licitação posta na rua que é objeto desta Consulta Pública busca resolver os problemas elencados no questionamento. Dúvidas ou reclamações sobre uma linha específica podem ser feitas pelo site ou telefone da Emdec.



Daniel Vilhas Maurício da Silva
 
Mensagem

Implementar integração tarifária entre ônibus urbanos e ônibus da EMTU da RMSP, como é feito em outras regiões do estado.
 
Resposta

Integração tarifária reflete diretamente na receita e no subsídio despendido pela Prefeitura. De qualquer maneira, agradecemos a sua contribuição, embora essa questão não seja objeto do edital em Consulta Pública.



José Ricardo M. Amaral
 
Mensagem

Para melhoria do transporte público de Campinas, contratar empresas que atuem no ramo com experiência no transporte, retirar o transporte alternativo e ter veículos mais modernos e novos. Uso dos coletivos em todos os corredores de ônibus, readequação das linhas perimentrais e radiais.
 
Resposta

O edital tem como base a contratação de empresas com especialidade comprovada em operações de transporte público urbano. Nele está prevista frota nova, com mais qualidade e confiabilidade. Além disso, também está prevista no edital a nova estrutura de linhas.



Leandro Pereira
 
Mensagem

Colocar a opção de pagamento da tarifa nos ônibus com cartão de crédito ou débito por aproximação.
 
Resposta

Este assunto está sendo discutido pela Administração. Inclusive, há uma lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito que versa sobre o tema.



Celso Alonso de Freitas
 
Mensagem

Para melhorar o fluxo de carro e ônibus, precisa DIMINUIR a quantidade de SEMÁFOROS e PONTOS DE ÔNIBUS. Ao passar pela CATRACA, parar de ficar mostrando quantos dias faltam para vencer o CRÉDITO, pois atrasa a passagem pela mesma. Acho um absurdo o tanto de semáforo que foi colocado do Ouro Verde até o Vida Nova. Deveriam ter colocado passarela. Na saída do Terminal Vida Nova tem um ponto em cima do outro e ninguém vai lá consertar aquilo, misturou ponto de quem vai para o Centro com ponto do ônibus que rodam nos bairros. Uma bagunça.
 
Resposta

As travessias de pedestres semaforizadas são essenciais para garantir a acessibilidade das pessoas, com segurança. Porém, não está descartada a possibilidade de implantação de passarela de pedestre em alguns pontos de alto fluxo de travessias.



Samuel Gonçalves
 
Mensagem

Ônibus mais acessível, pois nós que somos PCDs e autistas sofremos muito principalmente porque as pessoas não levantam do lugar preferencial. Motorista deveria falar também para as pessoas se levantarem. Ônibus com ar-condicionado e tomadas USB.
 
Resposta

A Prefeitura cobra e faz a gestão da frota de veículos na cidade, considerando também o número de veículos acessíveis (seja piso baixo ou com elevador). Há ainda treinamentos periódicos com os motoristas sobre as questões de gentileza e comportamento dentro dos veículos. 


 
Doralice Fonseca Gasques de Oliveira
 
Mensagem

Sobre bilhetes escolares e universitários, precisa facilitar recarga, podendo ser virtual. É complicado ter que ir ao ponto de recarga. Hoje, diante da tecnologia, não faz sentido ter que sacar dinheiro e ir abastecer em local fixo. Outra situação é melhorar a linha de ônibus na região de faculdade.  
 
Resposta

Desde novembro de 2023, é possível fazer a compra de créditos do Bilhete Único com cartões de crédito e débito nos terminais. A compra de créditos ainda pode ser realizada por meio do aplicativo de recarga.



Jeffesom Junior Celestino Loyola
 
Mensagem

A empresa vencedora da licitação deve cumprir com o contrato, visando atender à população da melhor forma. Atual gestão só visa lucrar, maioria dos ônibus sucateados que vivem quebrando a todo momento e prejudicando o trabalhador. Linhas sempre atrasando, devem ter um plano de ação para eliminar esses acontecimentos.
 
Resposta

No novo edital há regras claras e específicas para serem seguidas no que se refere à qualidade do transporte. Inclusive, a remuneração das empresas levará em conta uma fórmula paramétrica que abarca índices de qualidade da prestação do serviço.

 

EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
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