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Concessão do Transporte Público

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Participações pelo site - Perguntas e respostas


Seguem, abaixo, as perguntas e respostas enviadas pelo site 
www.emdec.com.br/novotransporte, de 28/04/2022 (18h00) a 07/05/2022 (23h59).

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 Assuntos mais selecionados pelos usuários ao preencherem o formulário de participação on-line


Pedro Vanni


Mensagem
Estudante, residente no Centro, já tive a oportunidade de expor minha opinião via internet em outros momentos, porém infelizmente não pude estar presente nesta plenária.
Primeiramente, gostaria de parabenizar a Emdec pela consulta à população acerca das melhorias no transporte coletivo. Não sou usuário regular do transporte coletivo. Sou motorista, passageiro e pedestre. Ainda assim, espero contribuir.
Sei que existem vários aspectos que são importantes na discussão sobre o transporte coletivo, mas tem um em especial que nesse texto que estou lhes enviando eu gostaria de salientar. Quero tratar da questão referente às atitudes que eu sugiro que devem sempre ser tomadas pelos motoristas no ato de conduzir os veículos. Creio que essa pauta seja fundamental de ser discutida, por ser algo fundamental à segurança dos passageiros e dos demais usuários das vias públicas, tais como pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.
A Emdec, por exemplo, realiza campanhas de conscientização sobre boa conduta no trânsito. Julgo que práticas de bons exemplos da parte dos condutores sejam fundamentais na ampliação desses projetos. Gostaria de recomendar que os aspectos atrelados à condução prudente, perita, defensiva, respeitosa, cordial e gentil sejam sempre praticados pelos motoristas do transporte coletivo. Algumas das atitudes que eu gostaria de destacar, que são importantes de serem praticadas por todos os motoristas no transporte coletivo:
- Sempre dar a preferência ao pedestre nas travessias sobre as faixas de pedestres ou nas esquinas onde não tem semáforo para pedestres, ainda que os mesmos não sinalizem com as mãos pedindo para atravessar. Saliento isso pois, no ano de 2019, eu via muito no vidro traseiro dos ônibus um adesivo orientando os pedestres a fazerem uso da faixa, o que eu acho extremamente importante. Saliento também o projeto Viva da Emdec, que destaca o respeito ao pedestre. Sendo assim, eles precisam dar esse exemplo para que os outros motoristas e os próprios pedestres também o façam;
- Buzinar apenas quando for estritamente necessário - por razões de segurança - o alerta sonoro a outro condutor;
- Respeitar sempre o semáforo, mesmo em ruas de baixo movimento e mesmo quando for semáforo de pedestre. Destaco também a importância do respeito ao sinal amarelo, quando não resultar em freada brusca;
- Manter sempre o cuidado e o respeito para com o limite de velocidade das vias, assim como para com a velocidade compatível às condições da via;
- Manter sempre uma distância segura dos veículos à frente, redobrando o cuidado quando o ônibus está carregado, uma vez que o peso maior aumenta a distância e a força necessárias à frenagem;
- Sempre ceder um espaço adequado e seguro aos veículos que sinalizam indicando que irão mudar de faixa. Além disso, quando de maneira segura, gentilmente permitir que um veículo que esteja saindo de uma vaga, um estacionamento, devidamente sinalizado, possa ingressar na via com segurança. Considero a gentileza uma prática fundamental e indispensável no trânsito, que portanto deve ser incentivada e promovida em todos os motoristas;
- Manter ao máximo a suavidade nas manobras, tais como aceleração, frenagens e conversões. Assim, garante-se aos passageiros não somente uma viagem mais confortável, como também maior segurança, sobretudo aos idosos, crianças, pessoas com deficiência ou ainda aos que viajam em pé. E procurar trafegar sempre com as portas dos ônibus seguramente fechadas.
Bom, enfim, existem várias atitudes que eu julgo essenciais e indispensáveis para uma condução prudente, perita, segura, responsável e gentil. Deixei aqui alguns exemplos, que creio que serão benéficos a todos.
Agradeço a oportunidade de participar e estou aberto a quaisquer questões com as quais eu possa contribuir. Atenciosamente, Pedro Vanni.

Resposta
Agradecemos o contato e ressaltamos que de fato o trabalho educativo é decisivo para promover a cultura de paz, a segurança e a qualidade de vida no trânsito de Campinas. As ações de educação de trânsito realizadas no município acontecem por meio de diferentes abordagens e com diversos segmentos, a fim de promover um ambiente mais seguro nos deslocamentos de pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas. Os programas educativos da Emdec atendem muitas pessoas em escolas e empresas, crianças, jovens, adultos, idosos, professores que se tornam multiplicadores e todos os usuários de transporte público ou particular.
Conheça mais sobre alguns de nossos projetos acessando o site da EMDEC: www.emdec.com.br.
Cumpre destacar, ainda, que a EMDEC proporciona regularmente cursos de capacitação para os motoristas do sistema, através do SEST SENAT, o que será mantido e aprimorado no novo Sistema.

 


 


Nathália Silva Carvalho

Mensagem
A quantidade de ônibus da linha 330 que vai para a Unicamp não atende a demanda de pessoas, o ônibus está sempre lotado (não só em horários de pico) e muitas vezes as pessoas não conseguem entrar no ônibus pelo fato de não ter lugar, tendo que esperar o próximo, que demora para chegar e quando chega, chega lotado também.

Resposta
Informamos que em 11/04/2022 houve aumento de oferta na linha 3.30, mas continuamos mantendo o acompanhamento e caso seja verificada a incompatibilidade entre a oferta de ônibus e a demanda de passageiros poderemos efetuar novos ajustes.

 


 


Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Queria sugerir que, no futuro novo sistema, a questão dos ônibus elétricos siga modelo similar ao da licitação de São José dos Campos: a própria Prefeitura fazer a compra dos veículos e arcar com os custos de manutenção, deixando a cargo das empresas concessionárias apenas a operação desses ônibus e o aluguel deles.

Resposta
Os corredores do BRT serão operados por veículos articulados de baixa emissão ou de fontes renováveis. O edital da licitação conterá mecanismos de incentivo e estímulo à troca dos demais veículos da frota por veículos de energia limpa, além de prever a possibilidade de disponibilização de frota elétrica (ou outras tecnologias não poluentes) adicional pelo Poder Público, mediante a respectiva remuneração por parte do futuro concessionário, preservando-se o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

 


 


Diego Gustavo Yamaguchi Gil

Mensagem
Gostaria de propor a expansão dos meios de transporte, recentemente empresas de aluguel de bicicleta foram escorraçadas de Campinas, e recentes legislações afastaram a vinda de outros aplicativos de mobilidade como a Pickup. Com a chegada dos futuros ônibus, gostaria que a Emdec autorizasse também a ubus a operar em Campinas, assim a população teria uma opção às famigeradas lotações constantes nos ônibus do transporte público, fora que com a ubus operando haveria concorrência, coisa que sempre faltou no transporte público de Campinas.

Resposta
A EMDEC e a Secretaria Municipal de Transportes estão realizando estudos para atualizar os decretos e demais dispositivos que regulamentam o sistema de bicicletas compartilhadas. O estímulo pelo modal vai ao encontro com a expansão da infraestrutura cicloviária e o estímulo por modos de transporte não poluentes. Sobre outros aplicativos de transporte, é necessária a análise dos impactos na mobilidade do município.

 


 


Sônia Maria de Souza Poppi

Mensagem
Sou Conselheira Segmento Idoso, CMTT, também segmento idoso. Através deles, em toda Conferência realizada, sempre temos o pedido de gratuidade, esta e uma grande e importante para que seja feita nova reavaliação, observar toda conduta prestada. O idoso tem voz e precisa ser ouvido, façamos um evento para que as informações cheguem a ele, sou porta-voz e luto por eles.

Resposta
Agradecemos o contato e informamos que Campinas segue os dizeres da Lei Federal n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, o Estatuto do Idoso. Este define que não pode haver cobrança nos coletivos urbanos e intermunicipais às pessoas com mais de 65 anos.

 


 


Luciano Aparecido Luz


Mensagem
Acho que o BRT que liga o Campo Grande e o Centro tem que ter uma linha expressa sem paradas.
A frota deve ter ar-condicionado em todas as linhas e funcionando.
Tem que melhorar os pontos de recarga, talvez um dispositivo no próprio ônibus que permita recarregar ou aceitar cartão na catraca eletrônica.
Em relação ao Campo Grande, precisa aumentar as ligações da região com o restante da cidade. Tem lugares que não são atendidos com uma linha direta, como o Taquaral, que tem muita gente do Campo Grande que trabalha lá.

Resposta
Informamos que a operação, gestão, manutenção e segurança das estações do BRT será assumida pela empresa concessionária. A frota da nova concessão será renovada, conforme cronograma apresentado na Sessão Pública. Destacamos, ainda, que a programação de oferta do transporte leva em consideração a demanda existente para cada linha. O Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que inclui também os postos de comercialização e venda de crédito, será objeto de outra licitação, independente da operação. Portanto, a operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem. O novo sistema deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente. Todos os novos veículos terão Wi-Fi, USB e ar-condicionado. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Mykael Marciano Martins

Mensagem
1 - Rótula/Corredor Central: o projeto Rótula foi criado em 1996 e teria como prazo 10 anos para ser revisto. Mais de uma década depois do prazo final, não foi revisto. A EMDEC planeja fazer algo em relação ao Corredor Central? Minha sugestão é que a faixa interna do corredor seja 100% exclusiva para ônibus, auxiliando nas ultrapassagens e paradas.
2 - Como vão ser feitas as recargas? Gostaria que houvesse totens de recarga por todos os terminais e estações do BRT.
3- Sobre as reclamações: a EMDEC vai fazer a filtragem das denúncias da população como é atualmente? Eu gostaria de sugerir que a licitação obrigasse que cada concessionária que operasse no sistema tivesse um canal de reclamações direto, sem um terceiro (como a EMDEC). Isso agiliza o tempo, pois até a EMDEC receber essa solicitação, fiscalizar, demora muito. A EMDEC apenas fiscalizaria as decisões/ponderações finais.
4 - No edital de 2019, linhas gigantescas foram criadas, como a que saía do Barão Geraldo e ia até o São Domingos. Isso é problemático, porque se há trânsito na Santos Dumont, aqueles que vão ao BG a partir do Centro serão prejudicados com atrasos. Essas linhas foram mantidas ou separadas? Sugiro que a EMDEC não crie linhas tão longas assim!

Resposta
1. Informamos que a pista interna do Corredor Central já possui uma faixa exclusiva de ônibus.
2. A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem. O novo sistema deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.
3. Atualmente existe o canal 118. Para o novo sistema, a avaliação dos usuários será feita através de pesquisa de satisfação realizada pela EMDEC. Está em análise também a possibilidade de avaliação por aplicativo, em atendimento a sugestões apresentadas nas audiências públicas.
4. A programação de oferta do transporte leva em consideração a demanda existente para cada linha. A EMDEC efetua o acompanhamento diário da demanda de passageiros e da oferta de ônibus nas linhas. Sempre que verificada a necessidade, a oferta é redimensionada. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Edson Eufrosino Claudio

Mensagem
Emdec, temos várias ruas e avenidas que podem ter linhas de ônibus rodando, mas os eixos são sempre os mesmos... Por que os ônibus que vão para o Terminal Central precisam subir Joaquim Vilac para entrar na sala [sic]... poderiam cruzar a Joaquim Vilac e não perder tempo parado no trânsito.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário leva em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Denise Shimbo Misumi

Mensagem
A linha 336 tem um percurso curto, basicamente para atender a população que precisa ir até o Hospital das Clínicas, então o coerente seria a linha ter um planejamento de horário compatível com os períodos de maior demanda do HC: início e término dos atendimentos e entrada e saída dos funcionários.
Sou funcionária do período da tarde do HC. Peço, encarecidamente, que voltem os horários de 12:36h para sair do Terminal de Barão Geraldo rumo ao HC e, que entre 19h e 19:10h, o 336 saia do HC rumo ao terminal de Barão Geraldo. Atualmente, o 336 tem saído 18:48 do HC, horário em que os funcionários ainda não teriam terminado o turno; como o próximo horário é somente 19:48, muitos funcionários são obrigados a sair antes e compensar estes minutos em outros dias. É um transtorno muito grande para nós, trabalhadores da área da Saúde, que já estamos esgotados.
Acrescento ainda que, no horário das 18:48, o 266 também passa nos arredores do HC e no horário das 19:48, o 329 também está passando, ou seja, fica um intervalo de 1h no qual nenhum ônibus passa, por isso, o lógico seja mudar o horário do 336, que é um percurso curto.

Resposta
Com relação aos seus pedidos, informamos que encaminhamos sua demanda para o setor competente para que seja efetuada uma avaliação nos períodos mencionados em cada linha. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, o aplicativo Moovit passe a exibir os prefixos dos ônibus que estão em operação em cada linha, assim como o CittaMobi faz.

Resposta
Com o processo de abertura de dados da EMDEC, os aplicativos têm a possibilidade e a liberdade de informar o passageiro de acordo com características próprias. De qualquer maneira, iremos encaminhar a sugestão.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja feita uma cisão da linha 171: parte dela faça o itinerário Campinas Shopping X Terminal Central via Parque Industrial, e a outra parte faça o trajeto Terminal Central X Shopping Dom Pedro via Lagoa do Taquaral.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja feita a cisão da linha 249: parte dela fazer o trajeto Parque dos Eucaliptos X Terminal Mercado III via Jardim Garcia, e a outra parte fazer o itinerário Terminal Central X Shopping Iguatemi via Taquaral e Jardim Flamboyant. Na parte que faria o trajeto Parque dos Eucaliptos X Terminal Mercado III, a ideia seria substituir a 240 no atendimento ao Jardim Garcia. Já a parte que faria o percurso Terminal Central X Shopping Iguatemi manteria o mesmo trajeto feito atualmente pela 249 nesse trecho.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Boa noite. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja feita uma cisão da linha 317: parte dela faça itinerário radial, ligando o Jardim São José com a Rodoviária, passando pela Avenida das Amoreiras; e a outra parte atue como alimentadora da Estação Amarais, ligando a Estação com o Jardim São Marcos.

Resposta
A  programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Boa noite. Queria sugerir que, no novo sistema, seja feita uma cisão da linha 242: parte dela fazer o itinerário Parque Beatriz X Terminal Mercado I via Jardim Miranda e Vila Aurocan; e a outra parte fazer o trajeto Jardim Aurélia X Terminal Mercado I via Vila Proost de Souza e Vila Teixeira.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Marcia Peron

Mensagem
Sugiro que o número da linha de ônibus seja localizado no vidro ao lado direito do motorista, em caracteres bem grandes, visíveis à distância. Os idosos, principalmente, têm muita dificuldade para enxergar o número da linha no letreiro frontal. Cito como exemplo a frota de ônibus de Belo Horizonte, que, visando atender à toda a população com dificuldades visuais, adotou com sucesso esta prática.

Resposta
Agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia poderá ajudar a aprimorar o processo. A identidade visual da frota ainda não está definida, e será divulgada juntamente com a minuta do edital.



Claudia Helena de Oliveira

Mensagem
1. Na apresentação, vocês não falaram nada sobre a tarifa. Vocês têm um compromisso de manter a tarifa baixa? 
2. Vocês falaram de ter um índice de qualidade. Como vocês vão garantir se os ônibus serão bons? Vocês vão fiscalizar? Vão multar a empresa se não estiver bom? Como a população vai participar dessa avaliação da qualidade? Vai ter aplicativo? Totem?
3. Como serão os incentivos, inclusive para ônibus limpo? Teremos ônibus elétrico já no primeiro ano, mas daqui a 5 a 10 anos não teremos mais? Por que não teremos um cronograma de redução do ônibus a diesel?
4. Qual será o peso dos passageiros/demanda (em média) na remuneração final? Sabemos que se a empresa recebe por passageiro que usa o ônibus, a gente corre o risco da empresa querer lotar o ônibus para ficar no lucro. Como vocês vão fazer para que a empresa receba só se ela garantir que o ônibus é bom, que passa no horário, e não lotando o ônibus?

Resposta
1. A política de integração temporal e tarifária será mantida pelo Poder Concedente, mas é importante frisar que a tarifa pública (paga pelo usuário) é distinta da tarifa de remuneração da concessão, conforme disposições da Lei da Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012), como esclarecido na apresentação feita nas Audiências Públicas.
2. O edital prevê um índice de qualidade de desempenho, que pode reduzir a remuneração da concessionária caso essa não preste o serviço da forma adequada. Entre outros, o índice de qualidade é composto por uma pesquisa de satisfação do usuário. Ou seja, a opinião da população afetará diretamente a remuneração da concessionária, gerando ainda mais incentivos para a prestação do serviço com qualidade. Estamos avaliando também a possibilidade de avaliação por aplicativo, em atendimento a sugestões apresentadas nas audiências públicas.
3. Os corredores do BRT serão operados por veículos de baixa emissão ou fontes renováveis. O edital da licitação conterá mecanismos de incentivo e estímulo à troca dos demais veículos da frota por veículos de energia limpa, além de prever a possibilidade de disponibilização de frota elétrica (ou combustíveis não poluentes) adicional pelo Poder Público, mediante a respectiva remuneração por parte do futuro concessionário, preservando-se o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
4. A remuneração será feita através de uma fórmula que contempla os custos operacionais e passageiros transportados, na proporção de 75% e 25%, respectivamente.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Boa noite. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, a linha 240 fosse extinta, e as linhas 241 e 249 absorvessem os atendimentos dela aos bairros Jardim Garcia e Vila Castelo Branco: a 241 passaria a atender a Vila Castelo Branco, e a linha 249 passaria a atender o Jardim Garcia.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Boa noite. Queria sugerir que, no futuro sistema, a linha 360 fosse extinta, e as linhas 361 e 367 absorvessem seus atendimentos aos bairros Jardim Proença e Jardim Chapadão: a 367 teria seu itinerário ampliado para atender ao Jardim Proença; e a linha 361 incorporaria o itinerário feito pela 360 na região do Botafogo.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Bom dia. Queria sugerir que no novo sistema passem a ser aceitas outras formas de pagamento nas recargas do Bilhete Único, como PIX, por exemplo.

Resposta
A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem. O novo Sistema deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.



Michael de Lima Lopes

Mensagem
Na região do Campo Grande deveria ter uma linha até o shopping Campinas e aeroporto Viracopos.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Gilson Souza

Mensagem
Desejo receber o edital completo da licitação da parte de Bilhetagem Eletrônica e de Transportes Coletivos.

Resposta
O edital da licitação do transporte será disponibilizado no site da EMDEC durante o período da Consulta Pública. Quanto à licitação da Bilhetagem Eletrônica, será separada da licitação do transporte, e ainda está em elaboração; será amplamente divulgada tão logo estejam concluídos e aprovados os documentos licitatórios.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja implantada uma rede tronco-alimentadora nas linhas da região dos Amarais. Minha proposta é a seguinte:
- Ampliar a Estação Amarais, para que ela consiga comportar melhor todas as linhas da região; e implantar sistema de integração física, permitindo que os usuários façam baldeação sem precisar pagar outra passagem;
- Transformar em alimentadoras as atuais linhas 310, 311, 312, 313, 317, 318 e 319;
- Alterar o trajeto da linha 316 para Estação Amarais X Corredor Central. Com isso, o ponto de partida dela passaria a ser a estação, deixando de atender os bairros Parque Cidade e Vila San Martin, os quais passariam a ser atendidos pela 319. Além dessa mudança proposta na 316, sugiro também que ela passe a operar com ônibus articulados de 23 metros de comprimento, dependendo da demanda;
- Criar uma linha troncal que ligue a Estação Amarais com a Rodoviária, passando pelo Terminal Mercado III. O itinerário dela, sentido Rodoviária, percorreria a Estrada dos Amarais, Avenida Luiz Smânio, Avenida Andrade Neves e Rua Dr. Delfino Cintra, passando pelo Terminal Mercado III e fazendo ponto final na Estação BRT Rodoviária. Já no sentido Amarais, ela seguiria as vias Dr. Mascarenhas, 11 de Agosto, Campos Sales, José Paulino, Júlio Frank de Arruda, Dr. Delfino Cintra, Andrade Neves, Luiz Smânio e Estrada dos Amarais. Proponho também que essa linha opere com ônibus padron de motor traseiro ou motor central;
- As linhas troncais e as alimentadoras operarem com boa frequência horária, com intervalos curtos entre as partidas.
Os objetivos dessa proposta são reduzir o excesso de linhas na região central, melhorar a frequência horária das linhas e permitir que os usuários façam transferência de uma linha para outra sem precisar pagar outra passagem.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital. Quanto aos terminais, serão objeto de outra licitação, apartada da operação do transporte.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja implantada a rede tronco-alimentadora nas linhas de ônibus da região do Nova Aparecida. Minha proposta é a seguinte:
- Construir um novo terminal de integração na região, localizado em frente ao Hotel Premium ou ao lado do Supermercado Paulistão;
- O novo terminal contar com sistema de integração física, permitindo aos usuários fazer baldeação sem precisar pagar outra passagem;
- Criar linhas alimentadoras que liguem o novo terminal com os bairros Jardim Aparecida, Vila Padre Anchieta, Três Marias, Jardim Rosália, Vila Réggio, Parque Universal, Vila Lunardi e Parque Shalon;
- Criar duas linhas troncais: uma ligaria o novo terminal com o Terminal Mercado I, fazendo itinerário direto pela Rodovia Anhanguera, Avenida Lix da Cunha e Avenida Campos Sales. Já a outra faria a ligação do novo terminal com o Corredor Central, passando pelo Terminal Metropolitano no sentido Centro, e pela Estação BRT Rodoviária no sentido bairro. Em ambas as linhas, sugiro que sejam utilizados somente ônibus padron com motor traseiro ou motor central;
- Todas as linhas (as troncais e as alimentadoras) possuírem boa frequência horária, com intervalos curtos entre as partidas.
Os objetivos dessa proposta são reduzir o excesso de linhas na região central, melhorar a frequência horária das linhas, e permitir que os usuários façam transferência de uma linha para outra sem precisar pagar outra passagem.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital. Quanto aos terminais, serão objeto de outra licitação, apartada da operação do transporte.



Bruna Sabbadin Faria de Castro

Mensagem
Tenho muitas reclamações a fazer: o ônibus da linha Jardim Santa Mônica demoram muito, tem pouquíssimos horários para suprir a demanda da população. Deveriam colocar mais frotas/ônibus aqui para diminuir a espera. O valor da passagem de Campinas é um absurdo, muitos deixam de ir aos compromissos por causa do valor altíssimo, eu mesma já perdi vários compromissos porque não tenho condições de pagar como muitas pessoas também. Na região Amarais, Matão, San Martin, São Marcos deveriam ter mais pontos de recarga de passagem. Falando em passagem, os QR CODES são muito ruins, muitas vezes não funciona. Gratuidade para jovens de 18 a 30 seria uma excelente opção, vejam isso como um excelente benefício. Porque muitos jovens nessa faixa etária trabalham, estudam. No âmbito da tecnologia, todos os ônibus deveriam ter mais inclusão para deficientes em geral, como leitura em braile no aparelho QR CODE, luz para iluminar a escada para os deficientes físicos, escadas com alavancas funcionando. E também que todos os ônibus tivessem Wi-Fi e ar-condicionado. Uma ideia que funcionaria: colocar um aplicativo oficial onde a população poderia comprar passagem, solicitar a gratuidade da passagem, consultar horários etc.

Resposta
Informamos que a programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. Com relação à tarifa, esclarecemos que cada cidade possui sua particularidade quanto ao custo do sistema, além das regras de integrações, benefícios e gratuidade. Estes custos devem ser cobertos pela tarifa pública cobrada de cada usuário, e caso não seja suficiente o município complementa com subsídio.
Campinas é uma das poucas cidades do Brasil que oferece o Bilhete Único, com integração temporal de 2 (duas) horas. Também é uma cidade muito espraiada, com território grande e população espalhada, o que aumenta os custos do transporte. A atual política de integração temporal e tarifária será mantida pelo Poder Concedente, mas é importante frisar que a tarifa pública (paga pelo usuário) é distinta da tarifa de remuneração da concessão, conforme disposições da Lei da Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012).
Quanto aos pontos de recarga, esclarecemos que a operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem. O novo sistema deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente. Todos os novos ônibus alocados após o início da operação terão ar-condicionado, Wi-Fi e USB. O sistema de monitoramento também será aprimorado a partir da nova licitação.




Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Boa tarde. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja implantada a rede tronco-alimentadora nas linhas de ônibus da região da Cidade Judiciária. Minha proposta é a seguinte:
- Fechar a Estação Cidade Judiciária, instalando muretas em volta dela e catracas nas entradas. Com isso, os usuários teriam que pagar passagem para entrar na estação, mas fariam embarque pelas portas traseiras dos ônibus;
- Transformar as atuais linhas 350, 352, 353, 355, 356, 358 e 375 em alimentadoras da estação, e criar uma nova linha alimentadora que ligue a estação com os bairros Vila Nogueira e Jardim Bela Vista;
- Criar duas linhas troncais que liguem a estação com o Centro: a primeira seria Estação Cidade Judiciária X Corredor Central, a qual faria itinerário direto pelas vias Miguel Noel Nascentes Burnier, Júlio Prestes, José de Souza Campos e Orosimbo Maia, realizaria itinerário circular por todo o Corredor Central e retornaria à Estação Cidade Judiciária pelas avenidas supracitadas acima. Já a segunda seria Estação Cidade Judiciária X Estação BRT Rodoviária via Terminal Mercado III, a qual faria percurso pelas vias Lafayete Arruda Camargo, Diogo Álvares, Nuno Alvares Pereira, trecho da Júlio Prestes, Nossa Senhora de Fátima, Adalberto Maia, Paula Bueno, Tiradentes e Francisco Glicério, passando pelo Terminal Mercado III e fazendo ponto final na Estação BRT Rodoviária;
- Ambas as linhas troncais propostas operarem somente com ônibus padron de motor traseiro ou motor central;
- Todas as linhas (troncais e alimentadoras) possuírem boa frequência horária, com intervalos curtos/médios entre as partidas;
Os objetivos dessa proposta são reduzir o excesso de linhas na região central, melhorar a frequência horária das linhas, e permitir que os usuários façam transferência de uma linha para outra sem precisar pagar outra passagem.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.

 



Paulo Henrique Alves da Silva

Mensagem
De acordo com as alternativas marcadas acima, minha ressalva é para questão da possível implantação de uma nova linha que atendesse os bairros Jardim Campineiro, Vila Esperança e São Marcos com destino à região do balão do matão.
A frota dos ônibus da região também tem necessidade de aumento.
Junto com isso, é preciso implantar postos de recarga pela região, que é de extrema necessidade.

Resposta
A programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.
A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem. O novo sistema deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.



Rafael Mateus dos Santos Senna

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Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, os ônibus novos de fábrica adotem o padrão proposto no arquivo desse link: https://docs.google.com/document/d/15CSx23zk07AcFjc8RyL0AWWgMPP6VTeU/edit?usp=sharing&ouid=103759730084941855947&rtpof=true&sd=true.
Sugiro também que a pintura e os adesivos internos dos veículos sigam o padrão proposto neste outro arquivo: https://docs.google.com/document/d/1ywje-X0yQN8EP_7C3YLQ_s3Ad9aOpzYp/edit?usp=sharing&ouid=103759730084941855947&rtpof=true&sd=true.

Resposta
Com relação à sua sugestão sobre o padrão dos ônibus de Campinas no novo sistema, agradecemos a disponibilização do arquivo e de suas considerações.  Informamos que a especificação da frota atenderá à norma brasileira ABNT NBR 15570 e será publicada em conjunto com a minuta do edital, bem como a identidade visual dos veículos.



Rafael Mateus dos Santos Senna

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Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja implantada a rede tronco-alimentadora nas linhas da região de Sousas. Minha proposta é a seguinte:
- Construir um novo terminal na região, localizado próximo ao Templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias;
- O novo terminal contar com integração física, onde o usuário paga para entrar no terminal, mas faz embarque pelas portas traseiras do ônibus, sem precisar pagar novamente;
- Transformar as atuais linhas 390, 391, 392, 393, 394, 396 e 398 em alimentadoras do terminal novo;
- Criar duas linhas troncais que liguem o novo terminal com o Centro: uma faria o itinerário Terminal Sousas X Corredor Central, fazendo percurso circular por todo o Corredor Central. Já a outra seria Terminal Sousas X Rodoviária, a qual percorreria as vias Coronel Quirino, Aquidabã e José Paulino no sentido Rodoviária, e no sentido Sousas passaria pelas vias Campos Sales, Francisco Glicério e Moraes Salles. Em ambas essas linhas, sugiro que elas operem somente com ônibus padron de motor traseiro ou motor central;
- Todas as linhas (troncais e alimentadoras) operarem com boa frequência horária, com intervalos curtos/médios entre as partidas;
Os objetivos dessa proposta são reduzir o excesso de linhas na região central, melhorar a frequência horária das linhas, e permitir que os usuários façam transferência de uma linha para outra sem precisar pagar outra passagem.

Resposta
Informamos que a programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital. Quanto aos terminais, serão objeto de outra licitação, apartada da operação do transporte.



Armando Scarcella Júnior

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Srs. O contrato de concessão dos transportes públicos terá validade de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos, ou seja, nos próximos vinte anos, os veículos descritos no edital servirão à população de Campinas e Região. As audiências, disponibilizadas em ótimo número de vezes, serão de grande valia, para que sejam ouvidas as sugestões da população e/ou interessados em participar das licitações.
Enfrentamos atualmente, vários problemas no campo da saúde. Temos os vírus  (Sars Cov 2 - COVID) e suas variantes, H1N1 (GRIPE), HEPATITE, TUBERCULOSE e muitos outros. Temos também as bactérias, os fungos, os compostos orgânicos voláteis (COVs) e os odores. Todos requerem o máximo de atenção e cuidados. Os transportes públicos, pela proximidade das pessoas nos, ônibus, metrôs, trens etc, pelo contato nos diversos componentes internos, pelos idosos, pelas pessoas com baixa imunidade etc, tornam-se frequentemente alvo de acusações de serem pontos de grande transmissibilidade dos diversos males atuais. Pensando na atualidade e no futuro bem próximo, proteger os passageiros e funcionários (motoristas e cobradores) tornou-se ponto crucial na definição dos acessórios a serem adotados nos veículos. A preocupação com o ar que é respirado ao longo do percurso (em alguns dias, irá cair a obrigatoriedade do uso de máscaras), o contato interno entre os passageiros e também com os componentes do veículo, merece ser tratada com prioridade. Estamos no outono, com o inverno vindo a seguir, que são, sazonalmente, períodos de grande propagação dos vírus da gripe e suas variantes. Disponibilizar a quem utiliza os serviços de transporte público tecnologia de  proteção no ar e nas superfícies, que tenha ação ativa (enquanto o veículo estiver em operação ), devidamente testada e segura, terá enorme valor para a saúde da população, tornando-se, sem dúvida, grande ponto de repercussão positiva para os Órgãos Normatizadores e Governantes, já pensando em médio e longo prazo, agregando valor às inovações, assim como serão os elétricos.

Resposta
Agradecemos suas sugestões, que muito nos auxiliarão a aprimorar o processo.



Armando Scarcella Júnior

Mensagem
Srs. O contrato de concessão dos transportes públicos terá validade de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos, ou seja, nos próximos vinte anos, os veículos descritos no edital servirão à população de Campinas e Região. As audiências, disponibilizadas em ótimo número de vezes, serão de grande valia, para que sejam ouvidas as sugestões da população e/ou interessados em participar das licitações.
Enfrentamos atualmente, vários problemas no campo da saúde. Temos os vírus  (Sars Cov 2 - COVID) e suas variantes, H1N1 (GRIPE), HEPATITE, TUBERCULOSE e muitos outros. Temos também as bactérias, os fungos, os compostos orgânicos voláteis (COVs) e os odores. Todos requerem o máximo de atenção e cuidados. Os transportes públicos, pela proximidade das pessoas nos, ônibus, metrôs, trens etc, pelo contato nos diversos componentes internos, pelos idosos, pelas pessoas com baixa imunidade etc, tornam-se frequentemente alvo de acusações de serem pontos de grande transmissibilidade dos diversos males atuais. Pensando na atualidade e no futuro bem próximo, proteger os passageiros e funcionários (motoristas e cobradores) tornou-se ponto crucial na definição dos acessórios a serem adotados nos veículos. A preocupação com o ar que é respirado ao longo do percurso (em alguns dias, irá cair a obrigatoriedade do uso de máscaras), o contato interno entre os passageiros e também com os componentes do veículo, merece ser tratada com prioridade. Estamos no outono, com o inverno vindo a seguir, que são, sazonalmente, períodos de grande propagação dos vírus da gripe e suas variantes. Disponibilizar a quem utiliza os serviços de transporte público tecnologia de  proteção no ar e nas superfícies, que tenha ação ativa (enquanto o veículo estiver em operação ), devidamente testada e segura, terá enorme valor para a saúde da população, tornando-se, sem dúvida, grande ponto de repercussão positiva para os Órgãos Normatizadores e Governantes, já pensando em médio e longo prazo, agregando valor às inovações, assim como serão os elétricos.

Resposta
Com relação à sua sugestão, agradecemos o contato e ressaltamos que sua ideia vai nos ajudar muito a aprimorar o processo.



Rafael Mateus dos Santos Senna

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Boa tarde. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja implantada a rede tronco-alimentadora nas linhas da região do Carrefour Valinhos/Vila Formosa. Minha proposta é a seguinte:
- Construir uma Estação de Integração em frente à Praça das Saúvas, ao lado do Carrefour Valinhos;
- A nova estação contar com integração física, onde os usuários pagariam para entrar nela, mas fariam embarque pelas portas traseiras dos ônibus, sem precisar pagar de novo;
- Criar linhas alimentadoras que liguem a nova estação com os bairros Jardim São Vicente, Vila Formosa, Jardim São Gabriel, Jardim Bom Sucesso, Jardim Estoril, Jardim Esmeraldina e Jardim Aliança;
- Criar uma linha troncal que ligue a nova estação com a Rodoviária, passando pelo Centro. Proponho que o itinerário dela, no sentido Centro, seja direto por toda a Avenida Francisco de Paula Souza, acessando em seguida a Rua da Abolição, passando depois pelas ruas Proença e José Paulino e fazendo ponto final na Estação BRT Rodoviária. No sentido bairro, ela percorreria as vias Campos Sales, Francisco Glicério, Saudade e Francisco de Paula Souza, até chegar de volta a estação;
- Dependendo da demanda, sugiro criar uma segunda linha troncal que ligue a nova estação com o Centro, como auxílio da linha supracitada acima;
- Nas linhas troncais, ser OBRIGATÓRIO o uso de ônibus padron com motor traseiro ou motor central;
- Todas as linhas da região (troncais e alimentadoras) operarem com boa frequência horária, com intervalos curtos/médios entre as partidas;
Os objetivos dessa proposta são reduzir o excesso de linhas na região central, reduzir o tempo de espera pelos ônibus, e permitir que os usuários façam transferência de uma linha para outra sem precisar pagar outra passagem.

Resposta
Informamos que a programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital. Quanto aos terminais, serão objeto de outra licitação, apartada da operação do transporte.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Boa noite. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, seja implementada a rede tronco-alimentadora nas linhas da região do Jardim Andorinhas/Carlos Lourenço. Minha proposta é a seguinte:
- Construir uma Estação de Integração no terreno localizado entre as ruas Serra de Agudos e Serra das Mangabeiras, no Jardim Andorinhas;
- A nova estação contar com integração física, onde os usuários pagarão para entrar na estação mas farão embarque pelas portas traseiras dos ônibus, sem precisar pagar novamente;
- Criar linhas alimentadoras que liguem a nova estação com os bairros Jardim Andorinhas, Jardim Itatiaia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itayu, Jardim Tamoio, Jardim New York, Vila Orosimbo Maia e Jardim Santa Eudóxia;
- Criar uma linha troncal que ligue a nova estação com a Estação BRT Rodoviária, passando pelo Terminal Mercado III. Dependendo da demanda, pode-se criar uma segunda linha troncal para auxiliar essa primeira supracitada acima;
- Nas linhas troncais, ser OBRIGATÓRIO o uso de ônibus padron com motor traseiro ou motor central;
- Todas as linhas da região (troncais e alimentadoras) possuírem boa frequência horária, com intervalos curtos/médios entre as partidas.
Os objetivos dessa proposta são reduzir o excesso de linhas na região central, reduzir o tempo de espera pelos ônibus, e permitir que os usuários façam transferência de uma linha para outra sem precisar pagar outra passagem.

Resposta
Informamos que a programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital. Quanto às estações e terminais, serão objeto de outra licitação, apartada da operação do transporte.



Guilherme Luiz Aguiar Pedrosa

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Deveria ser adotada uma política de dados abertos e públicos em tempo real, de forma a permitir que quaisquer aplicativos os utilizem e que os usuários do transporte público possam usar seu aplicativo favorito. Pelo que entendo, hoje há um contrato com o Cittamobi, sendo o único que usuários podem usar para ver, por exemplo, a localização real do seu ônibus. Com os dados em tempo real e abertos, o usuário poderia escolher outros aplicativos para esse fim, como Moovit ou Google Maps. Inclusive serem estimulados a usar o transporte público: ao usarem o Google Maps, por exemplo, para planejar sua rota por outros meios, seriam incentivados por não só ver as rotas de ônibus, mas sua situação em tempo real e dali quanto tempo o ônibus vai chegar exatamente.

Resposta
Atualmente os dados já são abertos; temos hoje duas empresas credenciadas, o Cittamobi e a Moovit, que são aplicativos de informações ao usuário (outras empresas também podem se credenciar). Na nova licitação, da mesma forma, os dados do sistema de transporte público da Cidade de Campinas serão abertos, para acesso aos novos dados deverão ser seguidos os procedimentos a serem estabelecidos pela EMDEC.



Rafael Mateus dos Santos Senna

Mensagem
Tenho dúvidas com relação à rede 24 horas proposta no edital: caso a pessoa more em Barão Geraldo, no Ouro Verde ou no Campo Grande, e ela precisar ir para o Centro durante a madrugada, como ela vai fazer para se deslocar da casa dela até o terminal para pegar o ônibus pro centro?

Resposta
Com relação ao seu questionamento, informamos que teremos linhas específicas que operarão ininterruptamente.



Rafael Mateus dos Santos Senna

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Bom dia. Queria sugerir que, no futuro novo sistema, fosse implantada a rede tronco-alimentadora nas linhas da região do Parque Prado. Minha proposta é a seguinte:
- Implantar sistema de integração física na Estação Parque Prado, onde os usuários pagariam para entrar na estação, mas fariam embarque pelas portas traseiras dos ônibus sem precisar pagar de novo;
- Criar linhas alimentadoras que liguem a estação com os bairros Vila Marieta, Vila Carlito, Jardim dos Oliveiras, Vila Georgina, Jardim Amazonas, Vila Ipê, Vila Campos Sales, Loteamento São Martinho e Parque Jambeiro;
- Criar duas linhas troncais: uma faria o trajeto estação Parque Prado X Terminal Central via Marginal do Piçarrão, e a outra faria a ligação Estação Parque Prado X Rodoviária via Extra Abolição;
- Nas linhas troncais, ser OBRIGATÓRIO o uso de ônibus padron com motorização traseira ou central;
- Todas as linhas (troncais e alimentadoras) possuírem boa frequência horária, com intervalos curtos/médios entre as partidas;
Os objetivos dessa proposta são reduzir o excesso de linhas na região central, reduzir o tempo de espera pelos ônibus, e permitir que os usuários façam transferência de uma linha para outra sem precisar pagar outra passagem.

Resposta
Informamos que a programação de oferta do transporte e seu itinerário levam em consideração a demanda de passageiros existente para cada linha e em cada trecho. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede completa de linhas está sendo revista e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Marcelo Bolanho Biane

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Olá, acho super importante a bilhetagem ser controlada pela Emdec. Atualmente o sistema é de propriedade dos concessionários, e caso seja necessário a Emdec terá dificuldade em bloquear algum tipo de pagamento aos concessionários em caso de algum problema encontrado na operação. Além disso, as tarefas de monitoramento através da bilhetagem também ficam mais difíceis sem estar com a Emdec. Dessa forma, gostaria de perguntar se o dispositivo no contrato para a bilhetagem passar à Emdec será realmente colocado em prática e a Prefeitura não cederá às pressões das concessionárias, que possivelmente questionarão esse procedimento.

Resposta
Reiteramos que a operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem, seja pela concessão ou pela administração direta da EMDEC. O novo sistema deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.



Marcelo Bolanho Biane

Mensagem
Atualmente a rede convencional e alternativa não possuem diferença de bilhetagem e valores de tarifas. Como a concessão proposta é somente do transporte convencional, gostaria de saber se há uma previsão de um dispositivo no contrato que assegure que essa forma de bilhetagem não vá mudar em uma concessão futura do transporte alternativo. É de extrema importância que esse sistema de bilhetagem não seja afetado por alguma brecha nos contratos novos.

Resposta
O objeto de concessão em discussão é do sistema convencional. Porém a bilhetagem, que será concedida ou administrada pela EMDEC, tratará do sistema de transporte coletivo de maneira integral e completa, tanto da concessão como dos alternativos.



Marcelo Bolanho Biane

Mensagem
Há a previsão de passar o sistema de bilhetagem para a Emdec ou a Secretaria de Transportes. Isso ocorrendo, há no contrato previsão de disponibilizar os dados de bilhetagem mais facilmente ao usuário? Por exemplo, quantidade de usuários transportados, monitoramento dos ônibus e etc. Isso é importante para haver uma transparência à população, assim como estudos acadêmicos na área para análises e discussões.

Resposta
A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem. O novo sistema deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente. A transparência dos dados será plenamente garantida.



Marcelo Bolanho Biane

Mensagem
Apesar do histórico de queda na quantidade de passageiros mesmo pré-pandemia, há a previsão de recuperar em alguns anos a quantidade de passageiros transportados e o aumento da demanda. Caso isso não se concretize, como ficará o contrato, assim como a remuneração dos concessionários? Ainda na mesma questão, há uma previsão de redução da frota à diesel no sistema? Caso a demanda aumente acima do esperado, como fica essa questão? A frota continuará a ser diminuída, como previsto?

Resposta
A projeção de demanda utilizada para a nova licitação prevê uma recuperação no prazo de 5 (cinco) anos. O contrato prevê mecanismos de revisão periódica, de forma a preservar o equilíbrio econômico-financeiro. Quanto à redução da frota diesel, o edital da licitação conterá mecanismos de incentivo e estímulo à troca dos demais veículos da frota por veículos de energia limpa.



Marcelo Bolanho Biane

Mensagem
Olá, acho super importante a bilhetagem ser controlada pela Emdec. Atualmente o sistema é de propriedade dos concessionários, e caso seja necessário a Emdec terá dificuldade em bloquear algum tipo de pagamento aos concessionários em caso de algum problema.

Resposta
O novo sistema de bilhetagem será concessionado ou ficará sobre a responsabilidade da EMDEC. Teremos novas ferramentas de gestão, controle e transparência.



Marcelo Bolanho Biane

Mensagem
Não tenho certeza, mas no planejamento do BRT acredito que havia uma proposta de construção de ciclovia e bicicletários na extensão dele. Campinas é uma cidade grande extremamente carente de infraestrutura para transporte por bicicleta, e aliado ao trânsito inseguro para ciclistas isso se torna uma política importante para ser discutida. Há algum trecho dos contratos ou então propostas para a retomada desta discussão? Espaço para construção das infraestruturas há, é necessário ao menos colocar essa discussão em questão para termos num futuro isso disponível aos usuários.

Resposta
Campinas alcançou 79 km de trechos cicloviários em fevereiro de 2022, com a entrega da Ciclofaixa Aurélia. Em 2021, foram entregues outros três: Campos Elíseos/Vila Aeroporto (2,3 km), Pirelli-Sirius (2,7 km) e Amarais (6,9 km). Para verificar a relação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade e o mapa interativo, acesse http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=sistema-cicloviario.



Marcelo Bolanho Biane

Mensagem
Foi citado na assembleia pública que o sistema PAI possivelmente terá um contrato exclusivo de operação. Como o sistema não costuma ser bilhetado, de onde virá a receita para o operador caso isso seja realizado?

Resposta
O PAI-Serviço continuará a existir e será melhorado, porém ficará fora do objeto da nova concessão. Está sendo elaborado um Termo de Referência para licitar o serviço em breve, com a proposta de melhoria nos veículos, inclusive com veículos menores adaptados para o transporte de pessoas com deficiência e atendimento / monitoramento em tempo real.



Marcelo Bolanho Biane

Mensagem
Em determinada audiência pública, foi sugerido que utilizassem uma pintura da frota como identidade para o transporte público da cidade. Acredito que isso seja importante como sentimento de pertencimento da sociedade no transporte público.
Além disso, algumas cidades brasileiras em conjunto com uma nova concessão pública também incorporam uma publicidade para atrair novos usuários à rede de transportes. Sendo assim, há alguma previsão de utilizar publicidade quando o sistema novo for colocado em implantação? A identidade visual da frota em conjunto com publicidade do novo sistema com certeza atrairá novos usuários.

Resposta
Agradecemos sua sugestão, que nos ajudará a aprimorar o processo. A identidade visual da frota ainda não está definida, e será divulgada juntamente com a minuta do edital.



Olá [anônimo]

Mensagem
Sugestão para a nova licitação dos transportes:
Alteração do sistema tarifário.
Propostas:
1- Sistema tarifário diversificado: por viagem/por dia/semanal/mensal/passagens a custos especiais a pontos culturais;
2- Sistema tarifário com pagamento mensal/semanal (valor único e livre acesso a viagens ilimitadas);
3- Tarifas diferenciadas por: idade, aposentados, empregados/desempregados/estudantil.

Resposta
Agradecemos suas sugestões e esclarecemos que a tarifa pública (paga pelo usuário) é distinta da tarifa de remuneração da concessão, conforme disposições da Lei da Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012). A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem, que será concedida ou administrada pela EMDEC. O novo Sistema de Bilhetagem deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.

EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


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