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Concessão do Transporte Público

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11ª Audiência Pública - Padre Anchieta - Perguntas e Respostas


Temas questionados, em ordem alfabética


Avaliação do serviço
Bilhetagem
Bilhetagem
Bilhetagem
Cursos para motoristas
Demanda

Estímulo ao transporte
Frota
Integração tarifária
Limpeza dos ônibus
Lotação dos ônibus
Lotes
Monitoramento horários
Prazos nova licitação
Qualidade dos serviços
Qualidade dos serviços
Rede de linhas
Rede de linhas
Rede de linhas
Serviço Corujão
Sugestão
Sugestão
Sugestão
Sugestão
Sugestão
Terminal Central / Terminal Padre Anchieta
Transporte de animais


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Adriano Novo
Usuário
Temas: Prazos nova licitação; Bilhetagem; Qualidade dos serviços; Frota; Sugestão

Perguntas
1. A partir de quando estarão valendo todas as novas mudanças?
2. Não podem ser implantadas máquinas de autoatendimento para vendas nos terminais?
3. Sugestão: sistema de estrelas no app de pagamento. Assim, terá o desempenho em tempo real e feito pelos próprios usuários, economizando com a contratação de empresas de pesquisa.
4. Qual será a periodicidade e a fiscalização da limpeza?
5. Como será o funcionamento dos itens dos veículos, como a/c, Wi-Fi e afins?
6. Por que ainda se utiliza ônibus em Campinas e não metrô? Onde a velocidade e extensão de atendimento e manutenção são muito melhores que as linhas de ônibus.

Respostas
1. Com a conclusão da nova licitação, o prazo de início da operação será de 180 dias.
2. Sim, serão implantados terminais de autoatendimento, através de outra licitação. A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem, que será concedido ou administrado pela EMDEC. O novo Sistema de Bilhetagem deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.
3. Agradecemos sua sugestão, que será considerada no novo sistema.
4. Adotaremos a remuneração vinculada à qualidade do serviço prestado.
5.  Todos os veículos contarão com Wi-Fi, ar-condicionado, GPS, CFTV, aviso sonoro etc.
6. A cidade de Campinas não possui demanda suficiente para suportar os custos de implantação de metrô, que são muito elevados.



André Yamago
Usuário
Temas: Limpeza dos ônibus; Monitoramento horários; Lotação dos ônibus; Sugestão

Perguntas
1. Gostaria de saber se a higiene dos ônibus será efetiva de verdade? Pois a Campibus que atende nosso bairro, não faz isso.
2. Gostaria de saber se na nova concessão os horários vão efetivamente acontecer, pois no nosso bairro a Campibus não tem cumprido os horários, mesmo sob multa da Emdec.
3. Sugestão: Colocar uma linha ligando o Padre Anchieta ao Campinas Shopping, por conta do Poupatempo.
4. Gostaria de saber se na próxima concessão haverá aumento na disposição de ônibus em horário de pico? [1 e 2 - Respondidas na Audiência]

Respostas
1. Para o próximo contrato, estamos adotando o sistema de índice de qualidade do serviço (IQS), como um produto de receita do concessionário/operador. Esse mecanismo irá estimular a melhoria no serviço prestado, incluindo a limpeza dos ônibus.
2. A EMDEC já atua na fiscalização, penalizando os operadores pelo descumprimento de horários. Na nova concessão, será exigido um parque tecnológico e robusto, com adoção de banco de dados abertos. A empresa de monitoramento será contratada pela EMDEC. Além disso, o não cumprimento dos horários será causa de redução da remuneração.
3. Agradecemos a sugestão, que será considerada na revisão da rede para a nova concessão.
4. Sim, o próximo contrato prevê um aumento no número de lugares ofertados, com a adoção de veículos de maior capacidade.



Ayeran
Usuária
Temas: Sugestão; Transporte de animais; Avaliação do serviço; Cursos para motoristas; Rede de linhas; Demanda

Perguntas
1. Desmembramento de algumas linhas, mas preciso linhas que façam interbairros e atendam os terminais de bairros. Por exemplo, 266/263, que poderiam ser feitas por transportes alternativos. Além de melhorar aos usuários, gerariam rendas.
2. Vai ser possível transportar animais nos transportes coletivos, desde que sejam gatos em caixas de transporte e cães com coleiras e guias, e quando bravos, focinheira (tutores sem carro têm dificuldade para transportá-los.
3. Sobre o indicador de qualidade, poderia colocar nos terminais, onde o usuário possa avaliar a viagem positiva ou negativamente.
4. Treinamento de motoristas, para saber agir em caso de urgência. Nesta semana um usuário caiu com convulsões e o motorista só parou no UPA por manifestação alheia.
5. Alteração de itinerários. Algumas linhas perdem eficiência por darem voltas sem necessidade. Com estudo dos itinerários além da economia no combustível, também se ganha em tempo de percurso.
6. Quanto ao crescimento da demanda, foi levado em consideração que com as melhorias os usuários voltarão a usar o transporte público? E também, foi levada em consideração a chegada de pessoas de outros municípios? Como isso será tratado? Teremos aumento de frota? Ou, com o tempo, voltará o que é hoje?

Respostas
1. Agradecemos sua sugestão, que será considerada na revisão da rede para a nova concessão.
2. Está em tramitação na Câmara Municipal o PLC 45/2021, que dispõe sobre a autorização para translado de animais domésticos de pequeno porte.
3. Agradecemos sua sugestão, que será avaliada e considerada; a EMDEC realizará ampla pesquisa de satisfação do usuário, que será considerada na remuneração dos operadores.
4. Já estão sendo realizados cursos para os motoristas pelo SEST SENAT, o que ocorrerá também na nova concessão.
5. Toda a rede do transporte está sendo revista para a nova concessão, objetivando a melhoria dos serviços prestados.
6. Sim, há um estudo de demanda realizado pela Fipe, e a nova concessão prevê ajustes no decorrer do contrato para correção de quaisquer distorções.



Airton F. Martins
Emdec
Tema: Corujão

Pergunta
Sobre o serviço "Corujão", será mantido no mesmo formato? Responsabilidade da concessão operar pelos permissionários? [Respondida na Audiência]

Resposta
O Serviço Corujão será substituído por uma rede de linhas 24 horas, com ampliação da oferta e operada pelos concessionários.



Bruno Costa
Usuário
Tema: Rede de linhas

Perguntas
1. As linhas do Padre Anchieta serão troncalizadas? Exemplo: diminuir o número de linhas que vão até o Centro.
2. A linha 253 - Via Norte/Swift será mantida? Deixo uma sugestão para cortá-la sentido Centro ou aumentar a 255, com mais veículos.

Respostas
1. Todas as linhas estão passando por um processo de revisão, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido. Particularmente, na região do Padre Anchieta, o terminal existente não comporta a troncalização de todas as linhas, mas todas serão otimizadas, na medida do possível.
2. Toda a rede de linhas está passando por um processo de revisão para melhorar o atendimento.



Douglas F. de Melo
Usuário
Temas: Integração tarifária; Bilhetagem

Pergunta
Integração de passagens compradas nos terminais QR Code, que hoje em papel comprado no terminal não dão integração.

Resposta
Para ter acesso à integração, é necessário possuir o Bilhete Único, visto que o QR Code é uma modalidade de passagem/bilhete único focada na facilidade do passageiro. Na nova licitação, a operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem, que será administrado pela EMDEC ou concedida. O novo Sistema de Bilhetagem deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.



Edicléia Gonçalves
Usuária
Tema: Sugestão

Perguntas
1. A EMDEC tem contato com as empresas de transporte com mudança de ponto de ônibus?
2. Por que na linha 260, a qual uso mais, o primeiro horário a ter Centro-bairro é às 6:20, quando o atraso é pior? Já fiz um chamado à EMDEC relatando a mudança de ponto, sem retorno desde 11/03/22.

Respostas
Solicitado contato da usuária na audiência, para imediata solução do problema relativo à linha mencionada.



Elizeth C. da Silva Moscardin
Usuária
Tema: Sugestão

Pergunta
Sugiro que seja feito um decreto pelo prefeito autorizando que motociclistas andem pela faixa preferencial de ônibus. Isso contribui para a fluidez do trânsito, ao evitar que os mesmos transitem no "corredor" e entre os carros.

Resposta
Agradecemos sua sugestão.



Elza Silva
Usuária
Tema: Bilhetagem

Pergunta
Nos ônibus o motorista irá continuar dirigindo e cobrando os passageiros ou terá alguém para apoiá-lo nessa função? [Respondida na Audiência]

Resposta
Não existe cobrança dentro dos ônibus, e assim será mantido. Os passageiros que desejam viajar precisam adquirir antecipadamente a passagem. Na nova licitação, a operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem, que será administrado pela EMDEC ou concedido. O novo Sistema de Bilhetagem deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.



Ivan
Usuário
Tema: Estímulo ao transporte

Pergunta
Sabendo que os veículos como carros e motos causam muito mais impacto ambiental, quais as políticas de incentivo para a população voltar a usar o transporte público?

Resposta
Ao disponibilizar um serviço de maior qualidade, com veículos preferencialmente de baixa emissão ou de fontes renováveis, ar-condicionado, suspensão pneumática, assim como operações estruturadas de média capacidade com o BRT, esperamos atrair novos passageiros e estimular o uso do transporte coletivo.



José Cesar
Associação Jardim Miriam
Tema: Rede de linhas

Pergunta
Como melhorar o atendimento da linha 353 - Alphaville - Jardim Miriam, para atender a toda a população? Também há diversas reclamações quanto ao horário de operação.

Resposta
Toda a rede está sendo revista para a próxima concessão, objetivando aumento da oferta, com redimensionamento das linhas, mais conforto para o usuário e melhorias em geral.



Paulo Humberto Souza Lima
Usuário
Temas: Terminal Central/Terminal Padre Anchieta

Perguntas
1. Gostaria de saber se na nova licitação o Terminal Central vai ter integração física após o funcionamento das catracas e nova licitação.
2. Na nova licitação, haverá o fechamento do Terminal Padre Anchieta e a criação de linhas alimentadoras e troncais?

Respostas
1. Sim, o Terminal Central continuará a ter integração física.
2. Não está previsto fechamento do Terminal Padre Anchieta na nova licitação.



Wesley Arapujo de Jesus
Portal Urban Mobility in Focus
Temas: Diversos/Lotes/Qualidade

Perguntas
1. A qualidade na operação é um fator preponderante no pagamento das empresas, porém isso não depende apenas das empresas, mas sim de asfalto de qualidade etc. Como a EMDEC pretende equilibrar a questão de qualidade, exigindo conservação das empresas versus a contrapartida da Prefeitura?
2. Considerando a questão de duas empresas, uma por lote, não seria mais seguro manter a divisão em mais lotes e mais empresas?
3. As linhas locais sofrerão alteração para atrair demanda?
4. Onde a energia dos veículos do BRT será gerada? Haverá algum plano logístico para recolha das baterias que serão descartadas com o tempo?

Respostas
1. A qualidade da operação será um fator de redução da remuneração. Quanto às demais exigências, apenas a manutenção do viário do BRT ficará ao encargo do operador; para demais vias, a EMDEC e a SETRANSP atuarão junto à Secretaria competente.
2. A divisão em lotes leva em consideração a questão do equilíbrio entre investimento, custeio e receitas, e busca otimizar os lotes para que eles tenham equilíbrio econômico-financeiro e sejam sustentáveis ao longo da concessão.
3. Toda a rede está sendo revista e será redimensionada para melhoria da prestação de serviço.
4. A energia será gerada através dos painéis solares a serem instalados pela futura concessionária. A responsabilidade pela disposição ambientalmente adequada das baterias é da futura concessionária.

EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
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