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Concessão do Transporte Público

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9ª Audiência Pública - Amarais - Perguntas e Respostas


 Temas questionados, em ordem alfabética

Auditoria nova concessão
Avaliação de serviços
BRT
Energia limpa
Identidade da frota
Idosos
Inspeções veiculares
PAI-Serviço
Planejamento do transporte
Qualidade/avaliação
Rede de linhas
Rede de linhas
Tarifa da concessão
Tarifa pública
Terminais
Treinamento


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Benedito Rosa S. e Silva
Liderança comunitária Conselho Regional Participativo
Tema: Rede de linhas

Pergunta
Gostaria de saber se há possibilidade da volta do ônibus que fazia a linha Barão Geraldo.

Resposta
Todas as linhas do sistema estão passando por revisão e consideraremos a sugestão para o processo de revisão da rede.



Carlos Lúcio de Souza
Associação de Moradores da Vila Olímpia
Tema: Treinamento de motoristas

Perguntas
1. O que essa nova concessão prevê com relação aos motoristas, quanto ao treinamento para o tratamento que é dispensado aos passageiros com necessidades especiais, idosos e à conscientização quanto a isso?
2. Foi colocado sobre a segurança no dia de hoje, o transporte de passageiros que muitas vezes viajam em pé, sendo assim, em um acidente, podendo levar à morte. O que tem sido feito na nova licitação para não ter este transporte com o ônibus apertado?

Respostas
1. A EMDEC realiza uma série de cursos de capacitação e sensibilização para que o motorista esteja habilitado para conduzir um ônibus do sistema, o que será intensificado na nova concessão. Além disso, a presença do sistema de CFTV dentro dos veículos permitirá um acompanhamento mais próximo do comportamento dos motoristas. No momento, os cursos estão sendo realizados pelo SEST SENAT.
2. O novo contrato prevê o aumento no número de lugares ofertados. Além disso, a remuneração privilegiando o custo reduz a pressão sobre a demanda de passageiros, reduzindo a lotação nos veículos.



CMTT
Tema: Idosos

Pergunta
Pelo trajeto feito, qual a preocupação da EMDEC com nossos idosos dentro dos ônibus, ao entrar e descer?

Resposta
Nos eixos do BRT, os embarques serão em nível, com aviso sonoro de abertura de pontos, facilitando os acessos. Além disso, na nova licitação, serão disponibilizados veículos com piso baixo e suspensão pneumática, que beneficiam a segurança e o conforto. Todos os motoristas passarão por cursos de capacitação e sensibilização, bem como todos os veículos contarão com câmeras que permitirão o monitoramento dos embarques e desembarques.



Elisa Mueller
Minha Campinas
Temas: Energia limpa; Tarifa pública; Avaliação de serviços; Auditoria nova concessão; Qualidade/avaliação

Perguntas
1. Teremos um cronograma de redução do ônibus a diesel? Qual o cronograma de ônibus limpo ao longo dos 15 anos? Com o aumento dos passageiros e da frota, qual o cronograma de ônibus limpos e qual a % mínima de ônibus limpos?
2. Vocês têm o compromisso de manter a tarifa acessível para a população? Como a população poderá avaliar a qualidade dos lucros? Como será a transparência das avaliações feitas pela população?
3. Quem vai avaliar o processo mensal de remuneração da empresa concessionária, inclusive para avaliar se o índice de satisfação está sendo observado e levado em conta?
4. Como vocês vão fazer para que a empresa receba só se garantir que o ônibus é bom, que cumpre os horários e não está lotado?

Respostas
1. O contrato exige que no primeiro ano da concessão, 20% da frota seja elétrica. Além disso, existem mecanismos de incentivo para aquisição de veículos com tecnologia mais limpa no decorrer de todo o contrato.
2. Sim, manteremos a tarifa acessível para a população, a partir da diferenciação entre tarifa de remuneração e tarifa pública. A população irá avaliar a qualidade do serviço através da pesquisa de satisfação. O resultado da pesquisa será amplamente divulgado e publicado no site da EMDEC.
3. A EMDEC será responsável por acompanhar e apurar a performance do sistema, sendo o seu resultado a remuneração a ser para aos operadores. Também será contratada auditoria externa para validação dos resultados.
4. O não cumprimento do índice de qualidade do serviço (IQS) poderá reduzir a remuneração em até 6% sobre a receita, de acordo com a fórmula constante da modelagem econômico-financeira do edital.



João Pedro
Fibranet Campinas (diretor)
Tema: Tarifa da concessão

Pergunta
Quando relacionado a reajuste da tarifa anual, ainda no item combustível, não ficou claro se haverá um reajuste baseado na economia que as unidades elétricas vão obter.

Resposta
O edital prevê o compartilhamento de receitas acessórias advindas de créditos de carbono entre a concessionária e o Poder Concedente.



Mykael Marciano
Usuário
Temas: BRT; Planejamento do transporte

Perguntas
1. Por qual motivo a Prefeitura não opta por um sistema BRT/TRÓLEBUS? A Prefeitura já tentou, mas não concluiu nos anos 80.
2. O Sistema Rótula está extremamente defasado, a gestão possui projetos para revitalização da região? Os corredores centrais estão lotados e com muito trânsito, logo, sugiro que a pista interna da Rótula seja transformada em corredor exclusivo para ônibus da cidade, o que retiraria os mesmos do trânsito.

Respostas
1. A Prefeitura considera todas as tecnologias disponíveis no momento, levando em consideração uma prestação de serviço com qualidade, segurança e confiabilidade.
2. Com a implantação dos corredores BRT, os eixos do Campo Grande e Ouro Verde deixarão de circular na Rótula, desafogando o Anel. A partir disso, vamos organizar as linhas que ainda permanecerão. Também estamos analisando a viabilidade da implantação de estações fechadas com pré-embarque, ou seja, cobrança desembarcada.



Paulo Humberto de Souza Lima
Usuário
Temas: Terminais; Rede de linhas; Identidade da frota; PAI-Serviço

Perguntas
1. Gostaria de saber se aqui na região dos Amarais e Jd. Santa Mônica/São Marcos está prevista a construção de um terminal fechado ou mais 1 ou 2 estações de transferência, para permitir e ajudar na criação de linhas troncais e alimentadoras.
2. Além da linha 316, que já roda com carros articulados, aqui na região, pela alta demanda, estão previstos mais articulados em outras linhas radiais e futuras troncais?
3. Sobre a pintura nova dos ônibus, apesar das cores de cada região que identifica, é importante o pessoal comentar que a pintura vai ser parecida com a de SP. Gostaria de saber se vai voltar o desenho da "Andorinha" nas duas laterais do ônibus, por ser o símbolo tradicional de Campinas.
4. No PAI-Serviço, está prevista a opção por chamamento por app, igual à que funciona no Uber e 99, quando a pessoa poderá monitorar pelo mapa se a van está chegando?

Respostas
1. Sim, está em estudo a construção de um terminal fechado para o estabelecimento de uma operação mais estruturada, com a adoção de um sistema alimentador.
2. Sim, a nova licitação prevê a adoção de veículos articulados em uma nova linha.
3. Ainda não existe um layout fechado para os novos veículos. Estão abertas as discussões e sugestões e consideraremos o pleito pela manutenção da Andorinha no layout futuro.
4. Sim, o PAI-Serviço contará com a tecnologia via app, onde o usuário poderá "contatar a viagem" e acompanhar o trajeto do veículo no mapa; contudo, isso será objeto de outra licitação.



Sonia Popp
CMTT
Tema: Inspeções veiculares

Pergunta
Haverá no contrato tempo para vistoria dos ônibus, incluindo o pedido da troca desse ônibus?

Resposta
Sim, as inspeções veiculares devem ser realizadas a cada 6 meses. A idade máxima permitida varia em função do tipo de veículo ou tecnologia, sendo: veículos elétricos, 15 anos; articulados, 15 anos; demais veículos, básicos ou Padron, 10 anos; e a idade média da frota, 05 anos.

EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
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