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Concessão do Transporte Público

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1ª Audiência Pública - Prefeitura - Perguntas e Respostas


Temas questionados, em ordem alfabética



Acessibilidade
Agentes Emdec
Ar condicionado
Audiência Pública
Avaliação usuário
Bilhetagem
Comunicação

Consulta pública
Corujão
Corujão
Cumprimentos

Dados abertos
Dados abertos
Dados abertos
Divulgação edital
Energia limpa
Energia limpa
Energia limpa
Estudos de demanda

Estudos Fipe
Fiscalização
Limpeza dos ônibus
Manutenção
Manutenção e fiscalização
Outros modais
PAI-Serviço

Penalidades operacionais
Planejamento do transporte
Planejamento do transporte
Planilha custos da concessão
Política tarifária
Política tarifária
Política tarifária
Política tarifária
Prazo do contrato

Reajuste da tarifa
Reclamação
Rede de linhas
Rede de linhas
Rede de linhas
Rede de linhas
Remuneração
Remuneração
Remuneração
Revisão do contrato
SAC/Ouvidoria
Segurança
Segurança
Sessão Pública
Sessão Pública
Subsídio/custos
Sugestão

Sugestão
Sugestão
Sugestão
Táxi cadeirantes
Táxi cadeirantes
Terminais
Terminais
Transporte alternativo
Transporte alternativo
Veículos elétricos
Veículos elétricos
Veículos elétricos
Veículos elétricos

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Afonso Amorim
Assessoria do Vereador Cecílio Santos
Temas: Remuneração; Dados abertos

Perguntas

1. Como vai ser a remuneração, por passageiros ou por kilômetro rodado ou pelos dois sistemas, em quais percentuais?
2. Contempla também de alguma forma dados abertos do sistema de transporte?

Respostas

1. A remuneração será feita através de uma fórmula que contempla os custos operacionais e passageiros transportados, na proporção de 75% e 25%, respectivamente.
2. Atualmente, os dados já são abertos; temos hoje duas empresas credenciadas, o Cittamobi e a Moovit, que são aplicativos de informações ao usuário (outras empresas também podem se credenciar). Na nova licitação, da mesma forma, os dados do sistema de transporte público da Cidade de Campinas serão abertos, para acesso aos novos dados deverão ser seguidos os procedimentos a serem estabelecidos pela EMDEC.


 
Alessandro Aparecido Leite Martins
Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região
Tema: Sugestão

Sugestões

1. Uniforme padronizado para todas as empresas, com logo da Prefeitura;
2. Garantia de mão de obra humana na licitação durante o período de contrato

Resposta

Agradecemos sua sugestão.



Allex Villaça Maia
Transurc
Temas: Estudos de demanda; Subsídio/Custos

Considerando que a atual demanda - abril/22 - representa cerca de 80% da demanda de abril/2019, como compatibilizar um subsídio projetado de apenas 70 milhões, com substancial aumento dos custos da frota, além de custos com Estações BRT em relação aos custos atuais?

Resposta

Por 3 motivos principais: 1. Aumento da eficiência operacional do sistema, que foi repensado em relação ao atual; 2. Custo menor com a introdução dos carros elétricos em conjunto com os painéis de geração solar; e 3. Aumento da demanda projetado para o sistema decorrente da melhoria da qualidade do serviço, recuperação econômica pós COVID-19 e crescimento populacional.




Annie Oviedo

Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Temas: Estudos FIPE / Planilha custos da concessão; Divulgação edital

Perguntas

1. Quando vai ser divulgado o estudo da FIPE? Fundamental, visto que é a base dos cálculos econômicos da concessão.
2. Haverá abertura de planilhas para cálculo dos custos da licitação?

3. Quando será divulgada a minuta do edital?

Respostas

1 e 3. Ao término das Audiências serão compiladas as sugestões e incorporadas as que forem pertinentes; em seguida, o edital e documentos que o embasaram serão disponibilizado para Consulta Pública. A data da disponibilização dependerá da quantidade e da complexidade das construções da sociedade e alterações a serem incorporadas
2. As planilhas utilizadas para embasamento dos estudos estarão disponíveis, inclusive para que as empresas interessadas em participar da licitação façam as necessárias análises e eventuais alterações para apresentação de suas propostas.
 



Cecílio Santos, vereador
Câmara Municipal
Temas: Dados abertos; Rede de linhas; Cumprimentos pela descentralização das audiências

Perguntas

1. Os dados de GPS serão abertos a toda a população?
2. A rede de linhas nos bairros terá alterações?
3. Cumprimento pela descentralização das audiências

Respostas

1. Atualmente os dados já são abertos; temos hoje duas empresas credenciadas, o Cittamobi e a Moovit, que são aplicativos de informações ao usuário (outras empresas também podem se credenciar). Na nova licitação, da mesma forma, os dados do sistema de transporte público da Cidade de Campinas serão abertos; para acesso aos novos dados deverão ser seguidos os procedimentos a serem estabelecidos pela EMDEC.
2. As áreas atendidas atualmente pelo transporte público serão igualmente atendidas pelo novo sistema. A rede está sendo revista, objetivando melhor dimensionamento e maior eficiência na prestação dos serviços; os eixos do BRT serão troncalizados; serão criadas novas linhas perimetrais.




Célia Regina dos Santos
Usuária
Temas: Rede de linhas; Planejamento do Transporte

Pergunta

Quem faz o itinerário, planeja o trajeto e conhece o caminho?

Resposta

O planejamento da rede de transporte do município de Campinas é realizado pela EMDEC, por delegação da Secretaria de Transportes. Alterações nas linhas são precedidas de vistoria de campo pela equipe técnica, análise de dados georreferenciados e avaliação dos operadores.
 



Claudia Helena
Minha Campinas
Temas: Audiência Pública; Consulta Pública; Avaliação usuário

Perguntas

1. Teremos audiência pública no período noturno na região do Campo Grande?
2. Quanto tempo será a consulta pública?
3. Como será o canal de avaliação do serviço pelo usuário?

Respostas

1. Sim, no Jardim Londres, que fica no Corredor Campo Grande, no dia 04 de maio a partir das 18h.
2. O tempo de duração da consulta pública será entre 30 e 90 dias, a definir.
3. Através de pesquisa de satisfação realizada pela EMDEC; estamos avaliando também a possibilidade de avaliação por Aplicativo, em atendimento a sugestões apresentadas nas audiências públicas. 



Douglas Rocha Silveira
Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região
Tema: Sugestões

Sugestões

1. Escala de 5 por 2 para todos os trabalhadores do Sistema.
2. Verba dentro da licitação para o trabalhador fazer cursos de capacitação.
3. O Sindicato requer a preservação do emprego dos trabalhadores das antigas empresas para as novas empresas contratadas.
4. Queremos também que sejam revisados o tempo de ciclo de todas as linhas de ônibus devido os atuais estarem desatualizados, o que prejudica o trabalhador do volante que não tem tempo para suas necessidades.

Respostas

Agradecemos suas sugestões.

1 e 3. O Poder Concedente não possui competência legal para interferir na relação de trabalho das concessionárias com seus operadores, mas atua exigindo contratualmente total observância da legislação trabalhista.
2. Atualmente a EMDEC já realiza cursos de capacitação para os motoristas do Sistema, através do SEST-SENAT, o que será mantido no novo Sistema.
4.  A programação da rede completa de linhas está sendo revista com o objetivo de otimizar e melhorar a eficiência dos serviços, e será divulgada quando da publicação da minuta do edital.



Eliane
Usuária
Temas: Ar condicionado; Limpeza dos ônibus; Prazo do contrato; Reajuste da tarifa

Perguntas

1. Sou contra ar condicionado nos ônibus, como eu tem muitas pessoas alérgicas ao "ar condicionado" por causa dos ácaros. Por causa da pandemia o ar condicionado nos ônibus serão um perigo para as contaminações! O ar condicionado abaixa a imunidade pulmonar.
2. Os ônibus são sujos, não são lavados e limpos.
3. Se a empresa recebe para transportar precisa de incentivo $, visto que é o mínimo o bom atendimento público!!! 
4. Contrato de 10 anos é justo!
5. Terá reajuste na tarifa?

Pergunta 1 - respondida na Audiência

Respostas

1. Ar condicionado nos ônibus é uma reivindicação da maioria da população. Todos os ônibus novos serão equipados com ar condicionado. A manutenção dos filtros de ar fazem parte dos encargos da concessionária, visando a saúde e bem estar da população.
2. A EMDEC fiscaliza continuamente a limpeza e manutenção dos ônibus, autuando as operadoras quando verificado o não cumpirmento das exigências legais, regulamentares e contratuais.
3. O edital prevê um índice de qualidade de desempenho, que pode reduzir a remuneração da concessionária caso essa não preste o serviço da forma adequada. Entre outros, o índice de qualidade é composto por uma pesquisa de satisfação do usuário. Ou seja, a opinião da população afetará diretamente a remuneração da concessionária, gerando ainda mais incentivos para a prestação do serviço com qualidade.
4. Nos estudos elaborados pela FIPE, o prazo de 15 (quinze) anos se mostrou o mais adequado pois equilibra adequadamente a modicidade tarifária com o tempo necessário para remuneração dos investimentos feitos pela futura concessionária.
5. A tarifa pública (paga pelo usuário) é distinta da tarifa de remuneração da concessão, conforme disposições da Lei da Mobilidade Urbana (Lei federal 12.587/2012).



Ercindo Mariano Junior
Presidente - Conselho Municipal de Trânsito e Transporte - CMTT
Temas: Política tarifária; SAC/Ouvidoria

Perguntas

1. Há estudos de "passe livre" para estudantes?
2. Haverá Ouvidorias para denúncias de não execução dos horários?
3. Até quando será priorizado o transporte rodoviário em detrimento ao transporte ferroviário, que é mais barato e transporta muito mais?

Respostas

1. Não há estudo atualmente para o 'passe livre dos estudante'.
2. Já existe o canal 118.
3. Não é objeto desta licitação.



Fábio Takahashi Tannigucai
CittyMapper
Temas: Dados abertos; Veículos elétricos; Rede de linhas / operação

Perguntas

1. A EMDEC recentemente abriu credenciamentos p/ novos aplicativos de transporte público (estilo CittaMobi). Porém, isso não contempla casos como estudantes de Universidades (que gostariam de usar os dados para pesquisas acadêmicas) e empresas estrangeiras (sem CNPJ). Existe previsão de abrir os dados de forma semelhante a São Paulo (SPTrans) e Belo Horizonte (BHTrans) fizeram?
2. Qual o embasamento para exigir/esperar 128 veículos elétricos no BRT logo no primeiro ano de concessão? A fabricante BYD tem tido grandes dificuldades em produzir chassis no Brasil em um ritmo competitivo, bem como problemas de pós-venda nas empresas Itajaí e Pádova. A Mercedes-Benz lançou um modelo de chassi piso baixo, não adequado ao BRT.
3. Hoje, diversas linhas do atual Sistema possuem intervalos altos (mais de 15 minutos), o que desincentiva o uso do transporte público e limita a atração de novos usuários. Por outro lado, Campinas é uma cidade espraiada, com Universidades horizontais, condomínios fechados residenciais e empresariais. Como o novo Sistema irá atacar essa realidade? Existem estudos para testar modais "sob demanda"?

Respostas

1. O primeiro processo para a abertura de dados aconteceu com o credenciamento para aplicativos de transporte, que já conta com apps como o Cittamobi e o Moovit, oferecendo o serviço à população. O próximo passo será elaborar outro procedimento para a abertura de dados de forma semelhante às cidades citadas
2. Há um acompanhamento da FIPE junto aos fabricantes e suas respectivas entregas. No edital existem meios de acompanhar a capacidade da industria e ajustar, se necessário.
3. O BRT irá solucionar o problema dos intervalos nos seus eixos; continuaremos buscando a construção de novos Corredores e pretendemos, ao longo do tempo, incorporar o transporte sob demanda na mobilidade da cidade, embora não exista atualmente regulamentação do tema.



Gerson Peregrino
Usuário
Temas: Acessibilidade; Manutenção e Fiscalização; Política Tarifária; Remuneração; Planejamento; Comunicação

Perguntas

1. Para moradores em situação de rua e pessoas portadoras de deficiência (PCD) seria possível reservar um espaço do tipo "cercadinho" ou um ônibus em cada linha tronco com intervalo de 2 e 2 horas para atendê-los?
2. Manutenção constante.
3. Mais fiscalização nos elevadores / cada carro p/ PCD.
4. Considerar para nova concessão um Bilhete Único para PCD, apenas o "cartão bem acessível".
5.  Seria possível acrescer 30 a 50% no IPK para que não haja reclamações por parte dos usuários logo no 1o ano, jah que o ponto de partida da "demanda" estaria defasada com base na data antiga 219 com referência a 2017 (T=6 anos), visando mais oferta de carros nas linhas?
6. Solicito considerar no Planejamento Operacional a importância da integração das linhas tronco com as linhas de ponta que descem dos Terminais para os respectivos bairros - principalmente as últimas viagens noturnas.
7. É possível abreviar o letreiro / placa luminosa (fixo) padrão em todos os carros (Ex.: T.B.GERALDO 3.33; 3.B.2 HOSP.CLÍNICAS; B.BOSQUE PALMEIRAS; TERMIN.C.GRANDE ou T.C.GRANDE), sem nenhuma propaganda do tipo e "use máscara".

Respostas

1. Todos os veículos já possuem áreas reservadas para PCD, e criar um espaço além do existente para cada grupo de população é inviável, assim como viagens exclusivas.
2 e 3. A EMDEC já atua de maneira ativa na fiscalização quanto à manutenção dos veículos e acessibilidade, além de realizar as inspeções periódicas previstas; também é realizado a acompanhamento de maneira ‘física’, por meio dos agentes da EMDEC; nos termos da legislação vigente, todos os veículos da nova licitação serão acessíveis.
4. O cartão "bem acessível" tem uma função diferente do cartão da gratuidade, a saber: o Cartão Acessibilidade tem por objetivo simplificar o acesso da pessoa com deficiência aos serviços públicos municipais existentes e será instrumento comprobatório da condição de deficiência do seu titular.
5. A Frota disponibilizada já no primeiro ano de contrato ofertará um número maior de lugares do que a atual.
6. O planejamento da rede será executado com software dedicado que conta com recursos capaz de integrar as programações de diversas linhas.
7. Estaremos simplificando as indicações das linhas para facilitar o entendimento dos usuários.



Guilherme Rafael de Souza
Usuário
Tema: Transporte Alternativo

Pergunta

Por que não licitar as permissões do Alternativo juntamente com o Serviço Convencional, de modo a evitar a sobreposição, concorrência e ineficiência que ocorre hoje?

Resposta

Na nova licitação os permissionários serão considerados como alimentadores e levarão os passageiros para as linhas troncais. Nesse novo modelo não haverá sobreposição nem concorrência. Os permissionários do Sistema Alternativo irão receber pelo custo.



João Carlos da Costa
Cooperativa de Transporte (cooperado)
Temas: Pai-Serviço; Corujão

Perguntas

1. Qual empresa vai poder participar da licitação do Serviço PAI? Será empresa de consórcio ou para todos, micro empresário individual, ltda, etc?
2. Como será feita a licitação ou vai ser presente para empresários?
3. Como vai ficar o serviço do Corujão que a 25 anos é operado por 9 perueiros?

Respondidas na audiência.

Respostas

1 e 2. O PAI Serviço continuará a existir e será melhorado, porém ficará fora do objeto da nova concessão. Está sendo elaborado um Termo de Referência para licitar o serviço em breve, com a proposta de melhoria nos veículos, inclusive com veículos menores adaptados para o transporte de pessoas com deficiência, com atendimento e monitoramento em tempo real.
3. O Serviço Corujão será substituído por uma rede 24h, formada por linhas do sistema convencional operando 24h, ampliando a oferta atual e a abrangência da rede.



João Carlos de Padua
EMDEC/CMTT
Tema: Energia Limpa

Perguntas

1. Como serão criadas as unidades de geração solar e qual o prazo máximo de conclusão?
Respondida na audiência.

2. Como serão distribuídos os lotes entre coletoras e arteriais?

Respostas

1. Os investimentos nas unidades de geração elétrica estão previstos para ocorrer no primeiro ano do contrato, em até 180 dias após o início da operação. O concessionário poderá instalar em qualquer lugar onde a regulamentação de uso do solo permitir, dentro da área de concessão da distribuidora elétrica que atende sua garagem.
2. Os Lotes de Concessão divulgados ( Norte e Sul) , dizem respeito apenas aos serviços urbanos convencionais. A contratação das permissões segue sua própria lógica regional.



Jonas Nogueira de Almeida 

Emdec 

Temas: Fiscalização; Agentes Emdec 

 

Perguntas

1. Além do cidadão, do MP e do Poder Legislativo orgânico, quando a Secretaria de Assuntos Jurídicos "Justiça" interveria no Transporte Coletivo quando não atender a "obrigação de manter o serviço adequado", conforme art. 175, inc. IV da CF/88? 
  

2. Por que não foi feito uma reunião prévia com os AMU'S - Agentes Operacionais que lidam com a linha de frente do Transporte Público? 


Respostas

1. A Secretaria de Justiça não "intervém" no Transporte; atua na análise do edital e demais atos licitatórios, nos termos da legislação vigente. 
 

 2. As 11 (onze) audiências públicas realizadas são dirigidas a toda a sociedade, inclusive aos Agentes Operacionais. 


 
Letícia Mônica S. Santos 

Movimento Resgate Cambuí 

Temas: Política tarifária; Segurança; Revisão Contrato; Penalidades operacionais 

 

Perguntas

1. Há alguma programação para os munícipes serem isentos de pagar passagem em dias de exercer a cidadania? Ex.: Eleições. 
 

2. Por que os ônibus do transporte público não têm cinto de segurança aos passageiros?  

3. No que consiste a Revisão do Contrato e quais são as punições se não houver adequações?  

4. Quais são as punições financeiras estipuladas para o caso de greve nas empresas? 


Respostas

1. Não há essa previsão, nem verba orçamentária destinada a tal finalidade. 
 

2. O Código de Trânsito Brasileiro – CTB não prevê o uso de cinto de segurança na operação urbana dos veículos.  

3. A revisão ordinária do contrato possui como objetivo permitir que as partes, em conjunto e de maneira periódica avaliem conjuntamente a prestação dos serviços de modo que estes sejam prestados de acordo com critérios atuais de qualidade, modernidade e segurança, sendo também permitida a alteração de indicadores de desempenho e a reprogramação de investimentos, sempre garantido o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Ajustadas eventuais modificações e adequações no contrato, caberá às partes cumprir o que foi pactuado, sob pena de aplicação das sanções previstas contratualmente, como advertência, multa, suspensão, caducidade. Além disso, o Poder Concedente possui a prerrogativa de, em determinadas situações e respeitadas as balizas e condições legais e contratuais, determinar a alteração unilateral do contrato, respeitado o equilíbrio eocnômico-financeiro e, uma vez formalizadas tais alterações, caberá à empresa o cumprimento do pactuado, sob pena de aplicação das sanções mencionadas.  
4. A greve por parte de funcionários da empresa está prevista no contrato e na matriz de riscos do projeto como um risco jurídico alocado à concessionária. Assim, cabe à concessionária adotar providências para que, em caso de greve, a prestação dos serviços não sofra qualquer influência ou solução de continuidade. 

Caso o evento "greve" ocorra, tal fato, por si só, não gera punição financeira à empresa. Eventuais sanções previstas no contrato (advertência, multa, suspensão, caducidade ou as sanções previstas no caderno de penalidades) poderão ser aplicadas, entretanto, caso a greve gere prejuízos à execução contratual, considerando que este risco foi alocado à concessionária, caberão a esta os ônus pelas eventuais consequências negativas em caso de concretização do evento. 


 
Lourdes Soares Menezes 

Assessoria do Vereador Cecílio Santos 

Temas: Política Tarifária 

 

Perguntas

1. Valor da passagem uma das mais caras do Brasil, se comparada a SP Capital, a km rodada é bem menor, consequentemente o custo é maior. Quanto esse novo processo vai baratear a passagem para o povo? 
 

2. Integração de 2 horas é pouco, é preciso aumentar esse período entre as trocas de ônibus. 


Respostas

Cada cidade possui sua particularidade quanto ao custo do sistema, além das regras de integrações, benefícios e gratuidade. Estes custos devem ser cobertos pela tarifa pública cobrada de cada usuário e caso não seja suficiente o Município complementa com subsídio. São Paulo mantém uma tarifa mais baixa em função de um subsídio enorme. 
 

Campinas é uma das poucas cidades do Brasil que oferece o Bilhete Único, com integração temporal de 2 (duas) horas. Também é uma cidade muito espraiada, com território grande e população espalhada, o que aumenta os custos do transporte. Cumpre esclarecer que a atual política de integração temporal e tarifária será mantida pelo Poder Concedente, mas é importante frisar que a tarifa pública (paga pelo usuário) é distinta da tarifa de remuneração da concessão, conforme disposições da Lei da Mobilidade Urbana (Lei federal 12.587/2012). 

 



Luciene Silva 

Hangar Transportes 

Temas: Taxi para cadeirantes; Transporte Alternativo 

 

Pergunta

Como fica os táxis para cadeirantes e os Alternativos? 


Resposta

A regulamentação dos serviços de táxi não é objeto desta licitação. Na nova licitação, os permissionários serão considerados como alimentadores e levarão os passageiros para as linhas troncais. Nesse novo modelo, não haverá sobreposição nem concorrência. Os permissionários do Sistema Alternativo irão receber pelo custo.
 


 

Luciano de Angelo Roncolato 

Portal ODC - Olhar da Cidade 

Temas: Ônibus elétricos, energia limpa, remuneração/subsídio 

 

Perguntas

1. Tendo em vista o objetivo de baixar custos, a compra de material rodante elétrico terá subsídio? 
 

2. Tendo em vista que concessão similar em São José dos Campos foi um fiasco, dado o alto custo dos veículos e de operação, outras matrizes, como GNV, serão aceitas?  


Respondidas na audiência. 


Respostas

1. A compra dos ônibus será obrigação dos vencedores da licitação. Os corredores do BRT serão integralmente operados por veículos articulados de baixa emissão ou de fontes renováveis. 
 

2. O edital da licitação conterá mecanismos de incentivo e estímulo à troca dos demais veículos da frota por veículos de energia limpa, além de prever a possibilidade de disponibilização de frota elétrica adicional pelo Poder Público, mediante a respectiva remuneração por parte do futuro concessionário, preservando-se o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. 


 
Magda Gonçalves Ferreira  

Temas: Ônibus elétricos 

 

Pergunta

Colocar ônibus elétricos igual São José dos Campos (Viva a Sustentabilidade)?
 


Respostas

Os corredores do BRT serão integralmente operados por veículos de baixa emissão ou fontes renováveis. O edital da licitação conterá mecanismos de incentivo e estímulo à troca dos demais veículos da frota por veículos de energia limpa, além de prever a possibilidade de disponibilização de frota elétrica adicional pelo Poder Público, mediante a respectiva remuneração por parte do futuro concessionário, preservando-se o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
 


 
Marcelo Sanchez 

DIA - Deficiente em Ação 

Temas: Manutenção; Segurança; Sugestão rebaixamento de guias 

 

Perguntas

1. Precisa de mais manutenção nos elevadores dos ônibus de Campinas. 
 

2. Mais manutenção no rebaixamento de guias. 


Respostas


A Emdec já atua de maneira ativa na fiscalização da manutenção dos veículos, e, também, do cumprimento de partidas e viagens nas garagens e nos pontos finais e iniciais. Também é realizado a acompanhamento de maneira ‘física’, por meio dos agentes da Mobilidade Urbana, além da realização das inspeções veiculares em toda a frota do sistema de transporte público coletivo.



Mariana Costa de Carvalho 

Minha Campinas 

Temas: Sessão pública 2021 

 

Pergunta

Quando teremos as respostas das perguntas e contribuições feitas em dezembro?
 


Resposta

Serão disponibilizadas até o final do mês de maio. 

 


 

Marco Antônio Alves Pereira 

CMTT/UNICAMP 

Temas: Sessão pública 2021 

 

Perguntas

1. Além da redução da remuneração, haverá autos de infração de transporte por irregularidades como faltas em viagens?  

2. Os agentes de mobilidade urbana poderão elaborar autos por meios digitais baseados em GPS?  

3. Haverá dados abertos quanto aos GPS dos veículos à população? 

Respostas

1. Sim, será mantida a aplicação de penalidades por faltas em viagens. Com a nova licitação, iremos aprimorar a questão de tecnologia, para termos ainda mais fidelidade à informação em tempo real de monitoramento dos veículos. Também é realizado o acompanhamento de maneira ‘física’, por meio dos agentes da Emdec.
   
2. Sim, as empresas operadoras poderão ser autuadas com base nos registros do GPS.  
3. O novo sistema de monitoramento contará com equipamentos físicos e sistemas (softwares) de elevada tecnologia, que serão utilizados tanto para o monitoramento e gestão dos veículos pela Emdec, como para a disponibilização da localização dos ônibus aos aplicativos e à população. Atualmente, os dados já são abertos; temos hoje duas empresas credenciadas, o Cittamobi e a Moovit, que são aplicativos de informações ao usuário (outras empresas também podem se credenciar). Na nova licitação, da mesma forma, os dados do sistema de transporte público da cidade de Campinas serão abertos. Além das informações aos usuários apresentadas pelos aplicativos citados anteriormente, o usuário pode acessar as informações no site da Emdec. 



Milton Frungilo 
Câmara Municipal - Gabinete Vereador Carmo Luiz 
Temas: Terminais; Outros modais 

Perguntas

1. Edital prevê a implantação de mais Terminais urbanos? Como o Terminal Viracopos.  
2. A Prefeitura prevê interligações com outros modais de transporte público? Ex.: trem. 

Respostas

1. A concessão do transporte não prevê investimento em terminais; contudo, a Prefeitura de Campinas entregará os novos terminais do BRT. A concessão dos terminais urbanos e estações de transferência será objeto de outra licitação, apartada da operação do transporte.  
2. Não há previsão de interligação com outros modais; contudo, se necessário, será avaliada a possibilidade, através dos competentes estudos técnicos.



Matheus Gabriel Santos 
Portal GO 
Temas: Bilhetagem, energia limpa 

Perguntas

1. Com a nova licitação, a cidade irá adotar novos meios de pagamento da tarifa? Como o pagamento em débito/crédito, implantação de máquinas de emissão de cartões, etc.?  
2. E a adoção de energias sustentáveis nos pontos e terminais? Ex.: instalação de painéis solares, etc... Respondida na audiência 

Respostas

1. A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem, que será concedido ou administrado pela Emdec. O novo Sistema de Bilhetagem deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.  
2. Sim, outras matrizes de energia limpa serão aceitas e incentivadas. 



Paulo Humberto de Souza Lima  
Usuário  
Temas: Bilhetagem; Ônibus elétricos; Rede de linhas; Terminais 

Perguntas

1. Gostaria de saber se vai ser estudado ao exemplo que tem em Jundiaí-SP e Rio de Janeiro, a implantação de pagamento por crédito e débito por "cartão de aproximação" nos ônibus, na entrada dos Terminais e nas estações do BRT, dando mais opção e mais tecnologia nos pagamentos?  
2. A respeito dos ônibus elétricos na "área branca" no centro, o edital vai exigir que a empresa compre futuros carros elétricos articulados do tipo "VLP" (ex.: São José dos Campos-SP) e para circular no "Corredor Central"?  
3. Gostaria de saber, a respeito das mudanças das "linhas antigas" que tem itinerários antigos que dão muitas voltas (ex.: 408) e vai ter mudanças no "redesenho" das linhas "radiais" para que dão "menos muita" volta possível?  
4. Se está prevista a construção de mais novos Terminais fechados nas demais regiões onde não tem o BRT para organizar as linhas de toda cidade e evitar sobreposição (desordem) de Ônibus no Centro e criar em toda cidade linhas alimentadoras e troncais?  
5. Sobre carros elétricos no BRT, no edital vai seguir o exemplo de São José dos Campos-SP, em que está implantando a "Linha Verde" o VLP? 

Respostas

1. A operação do transporte será separada da gestão e operação do Sistema de Arrecadação e Bilhetagem, que será concedido ou administrado pela EMDEC ou concedida. O novo Sistema de Bilhetagem deverá contar com múltiplas formas de pagamento, controle de conta por aplicativo, recargas em diferentes redes de comercialização, dentre outras facilidades. A implantação do novo Sistema de Bilhetagem, portanto, promoverá um importante passo para a melhoria da rotina diária dos usuários dos serviços de transporte como um todo e da própria gestão do Sistema de Arrecadação Tarifária, que se tornará mais transparente e eficiente.  
2. Os corredores do BRT serão integralmente operados por veículos articulados de baixa emissão ou de fontes renováveis. O edital da licitação conterá mecanismos de incentivo e estímulo à troca dos demais veículos da frota por veículos de energia limpa.  
3. As linhas estão em constante avaliação pela gerência responsável. Na nova licitação está previsto um novo desenho para as linhas, considerando o sistema troncal e o sistema alimentador.  
4. A concessão do transporte não prevê investimento em Terminais; contudo, a Prefeitura de Campinas entregará os novos terminais do BRT. A concessão dos terminais urbanos e estações de transferência será objeto de outra licitação, apartada da operação do transporte.  
5. A linha troncal estruturante do sistema de Campinas será o BRT, que contará com veículos de energias renováveis. 



Rafael Mateus dos Santos Senna  
Usuário  
Temas: Sugestão 

Pergunta

Queria sugerir que seja implantado um sistema tronco-alimentador nas linhas de ônibus das regiões dos Amarais, Sousas, Nova Aparecida, Carlos Lourenço, Jardim São Vicente, Parque Prado, DIC's e São Domingos. Sugiro também que se torne obrigatório que os ônibus com ar-condicionado possuam vidros colados. 

Resposta

Agradecemos sua sugestão. Será avaliada pela gerência responsável. 



Ronaldo Anderson Patricelli 
Permissionário Corujão 
Temas: Corujão 

Pergunta

Os veículos do Corujão (as permissões) não estão incluídos nas 256 permissões apresentadas. Por quê? Estamos há 14 anos no Sistema do Corujão. Na nova licitação vamos continuar? Desde já agradeço. 

Resposta

Os alternativos que operam no “Corujão” irão integrar a operação das linhas alimentadoras e/ou complementares, assim como as demais permissões do STAM. 



Sidnéia Regina de Campos 
Hangar / Campinas 
Temas: Táxi acessível  

Pergunta

Como vai ficar a situação dos táxis cadeirantes em Campinas/SP?

Resposta

O tema não é objeto da concessão do Transporte. 



Wilson S. Santos 
Usuário 
Temas: Reclamação 

Pergunta

Não há punição para motoristas e Cooperativas que descumprem horários e leis? Reclamo há um ano sobre as mesmas coisas e nada foi feito. Neste formulário não dá para listar todas as infrações, mas entre elas estão descumprimento de horários (esperas de até 2 horas), motoristas senis, agressivos, dirigem digitando e falando ao celular, não usam máscaras e não orientam usuários entre muitas coisas. Reclamei em todos os órgãos. 

Resposta

Sim, sempre que os agentes de fiscalização da Emdec identificam o descumprimento das normas, há aplicação das penalidades previstas no Decreto 15.487/2006. A Emdec atua de maneira ativa na fiscalização do cumprimento de partidas e viagens nas garagens e nos pontos finais e iniciais. Com a nova licitação iremos aprimorar a questão de tecnologia, para termos ainda mais fidelidade à informação em tempo real. A fiscalização acontece por dois meios: pelos agentes em campo e pelo uso da tecnologia. Iremos licitar separadamente da operação do transporte a bilhetagem e o sistema de monitoramento, que contará com equipamentos físicos e sistemas (softwares) de elevada tecnologia, que serão utilizados tanto para o monitoramento e gestão dos veículos pela Emdec, como para a disponibilização da localização dos ônibus aos aplicativos e à população. A Emdec efetua o acompanhamento diário da demanda de passageiros e da oferta de ônibus nas linhas; sempre que verificada a necessidade, a oferta é redimensionada.  
Caso seu problema persista, gentileza indicar a linha a que se refere através de reclamação pelo telefone 118 ou demais canais de comunicação disponibilizados pela Emdec / Setransp.
 

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Fale Conosco Emdec 118


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