Os taxistas, transportadores escolares, transportadores de ônibus fretados, permissionários do Sistema Alternativo de ônibus, transportadores que fazem mudanças/fretes em pontos fixos e demais transportadores devem tramitar a documentação à Emdec pela internet, no site www.emdec.com.br ou aplicativo "EMDEC", disponível gratuitamente no Google Play e na App Store para os sistemas Android e IOS.
Ou seja, os serviços prestados pelos transportadores em Campinas são regularizados on-line, enviando os documentos digitalizados. Não é preciso comparecer à Emdec.
Passo a passo:
1. CONSULTA DE INFORMAÇÕES
Inicialmente, o transportador pode acessar sua respectiva seção no site. Estas páginas explicam como regularizar os serviços e informam os documentos que precisam ser enviados à Emdec pela internet.
STAM (Serviço de Transporte Alternativo Municipal)
Transporte de Carga com Ponto Fixo
Carga Autorização para Circulação
Operadoras de Bicicletas e Patinetes Compartilhados
2. PAGAMENTO
Se houver alguma taxa a pagar, use o sistema de Boleto On-line (Emitir Guia). Preencha os dados cadastrais, o endereço, selecione o serviço na lista, clique em "Emitir Guia" e pague em casas lotéricas, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou no Mercantil.
3. ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO
Uma vez quitada a taxa, acesse o sistema Fale Conosco e selecione o assunto "MODAIS - CARGA, ESCOLAR, FRETADO, TÁXI E STAM (WEB)" para dar entrada na documentação.
Primeiro insira o número do seu documento de transporte (COTAC, COTAX, Permissão):
Na tela seguinte, descreva a solicitação e anexe os documentos necessários, além do comprovante de pagamento da taxa. De preferência, envie toda a documentação em um arquivo único, na mesma ordem explicada nos procedimentos.
Na última tela, identifique-se e clique em Enviar.
Ao final da tramitação, anote o número do protocolo e acompanhe o andamento do processo em Consulta de Protocolo. Também é possível consultar pelo aplicativo da Emdec, no ícone Fale Conosco.
Se tiver dúvidas, entre em contato pelo 118 (selecione a Opção 7 - Outros Assuntos e na sequência a Opção 5 - Outras Solicitações) ou envie mensagem pelo próprio Fale Conosco.