Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Concessão do Transporte Público  / Comentários e sugestões da Consulta Pública - Parte 4

Concessão do Transporte Público

ver todas
Comentários e sugestões da Consulta Pública - Parte 4

Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS E MAIS DE UMA EMPRESA CUIDANDO DOS ÔNIBUS DE CAMPINAS.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. A licitação terá veículos novos, que entrarão no sistema de maneira escalonada. Isso com certeza melhorará parte dos problemas da atual frota. Sobre haver mais de uma empresa, a licitação em curso abre a oportunidade de outras empresas participarem do processo. Ainda, é permitida a criação de consórcios entre as empresas.



Mensagem
 
ÔNIBUS ARTICULADOS NA 213.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. A equipe analisa o tipo de veículo de acordo com a demanda.



Mensagem
 
TER MAIS ÔNIBUS.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. A licitação terá veículos novos, que entrarão no sistema de maneira escalonada. Isso com certeza melhorará parte dos problemas da atual frota.



Mensagem
 
BAIXAR VALOR DA PASSAGEM E TER BANCOS MAIS CONFORTÁVEIS.

Resposta

O valor da passagem é uma política pública da Prefeitura para garantir o acesso ao sistema. Importante lembrar que o orçamento da Prefeitura é único, e existem outras áreas a serem assistidas, como saúde, educação, assistência social, zeladoria etc.



Mensagem
 
MAIS OPÇÕES DE ÔNIBUS, MAIS ÔNIBUS A PARTIR DAS 21H.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. Reconhecemos que a quantidade de veículos em operação é um dos pontos críticos do sistema atual. A nova concessão prevê regras mais rígidas para dimensionamento da frota, com uso de dados em tempo real para ajustar a oferta à demanda.



Mensagem
 
TROCAR OS ÔNIBUS VELHOS POR NOVOS.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. A nova licitação tem como exigência a troca gradual dos veículos por carros com novas tecnologias, tomadas USB e ar-condicionado.



Mensagem
 
SINCRONIZAR HORÁRIOS DAS ALIMENTADORAS, BRT21 FUNCIONANDO O DIA TODO E A 214 TAMBÉM.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. A rede de linhas está sendo revista para o novo edital, inclusive com a sincronização entre as linhas, como exposto no comentário recebido.



Mensagem
 
MOTORISTAS MAIS EDUCADOS.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Hoje eles passam periodicamente por programas de capacitação e reciclagem. Na futura licitação, isso continuará, inclusive com um anexo técnico específico.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS QUE PASSEM NA SALLES OLIVEIRA.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais.



Mensagem
 
PASSAGENS MAIS BARATAS.

Resposta

O valor da passagem é uma política pública da Prefeitura para garantir o acesso ao sistema. Importante lembrar que o orçamento da Prefeitura é único, e existem outras áreas a serem assistidas, como saúde, educação, assistência social, zeladoria etc.



Mensagem
 
ÔNIBUS NOVOS.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. A licitação terá veículos novos, que entrarão no sistema de maneira escalonada. Isso com certeza melhorará parte dos problemas da atual frota.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS, ARRUMAR PONTOS DE ÔNIBUS E TER MAIS FISCAIS.

Resposta

O novo modelo prevê melhorias substanciais na experiência do usuário, com ampliação dos canais de atendimento, uso de tecnologias modernas e maior controle sobre o desempenho dos operadores. A licitação prevê uma série de melhorias, como ar-condicionado, e novos meios de pagamento para compra de créditos.



Mensagem
 
COLOCAR HORÁRIOS DA 213.

Resposta

A equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
AUTORIZAR A VENDA DE ALIMENTOS/BARRAQUINHAS DENTRO DOS TERMINAIS.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais. Contudo, já adiantamos que existe a previsão de exploração comercial de locais definidos pela Emdec/Setransp.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS.

Resposta

O novo modelo prevê melhorias substanciais na experiência do usuário, com ampliação dos canais de atendimento, uso de tecnologias modernas e maior controle sobre o desempenho dos operadores. A licitação prevê uma série de melhorias, como ar-condicionado, e novos meios de pagamento para compra de créditos.



Mensagem
 
MOTORISTAS CUMPRIREM OS HORÁRIOS DE ÔNIBUS.

Resposta

O novo contrato estabelece metas de regularidade e pontualidade, com base em monitoramento eletrônico em tempo real. O sistema será ajustado de forma dinâmica para atender melhor a variações na demanda ao longo do dia e da semana, inclusive nos horários de menor movimento ou maior vulnerabilidade.



Mensagem
 
AUMENTO DOS CORREDORES EXCLUSIVOS PARA FROTAS DE ÔNIBUS. 

Resposta

Agradecemos sua sugestão. O Plano de Mobilidade Urbana prevê a priorização do transporte coletivo em relação ao transporte individual. Gradualmente, à medida que as vias permitam, corredores exclusivos serão implantados. 



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS DA LINHA 207.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. Reconhecemos que a quantidade de veículos em operação é um dos pontos críticos do sistema atual. A nova concessão prevê regras mais rígidas para dimensionamento da frota, com uso de dados em tempo real para ajustar a oferta à demanda. 



Mensagem
 
ADMINISTRADOR MAIS RÍGIDO PARA A EMPRESA.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. O novo edital traz uma legislação atualizada, com novos índices de cumprimento e avaliação de contrato. Além disso, a própria mudança das leis no período do contrato antigo para o novo, que está em consulta, permite um controle melhor da execução do serviço.



Mensagem
 
OS ÔNIBUS QUE PASSAM DIRETO DO TERMINAL.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Precisamos de mais informações para entender melhor o questionamento.



Mensagem
 
ARRUMAR CAMPAINHA DOS ÔNIBUS.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. A nova licitação tem como exigência a troca gradual dos veículos por carros com novas tecnologias, tomadas USB e ar-condicionado. Com isso, problemas como estes serão eliminados.



Mensagem
 
MOTORISTAS MAIS PONTUAIS E MAIS EDUCADOS.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Hoje eles passam periodicamente por programas de capacitação e reciclagem. Na futura licitação, isso continuará, inclusive com um anexo técnico específico.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS NAS LINHAS.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. A licitação terá veículos novos, que entrarão no sistema de maneira escalonada. Isso com certeza melhorará parte dos problemas da atual frota.



Mensagem
 
LINHA 323 ENTRE EM TODOS OS BAIRROS.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. A rede de linhas está sendo revista para o novo edital.



Mensagem
 
ÔNIBUS DA LINHA 322.1 TENHA UM HORÁRIO MAIS CEDO.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. Reconhecemos que a quantidade de veículos em operação é um dos pontos críticos do sistema atual. A nova concessão prevê regras mais rígidas para dimensionamento da frota, com uso de dados em tempo real para ajustar a oferta à demanda.



Mensagem
 
PASSAGEM MAIS BARATA.

Resposta

O valor da passagem é uma política pública da Prefeitura para garantir o acesso ao sistema. Importante lembrar que o orçamento da Prefeitura é único, e existem outras áreas a serem assistidas, como saúde, educação, assistência social, zeladoria etc.



Mensagem
 
ÔNIBUS MAIORES, PRINCIPALMENTE EM HORÁRIOS DE PICO.

Resposta

Agradecemos sua sugestão. Reconhecemos que a quantidade de veículos em operação é um dos pontos críticos do sistema atual. A nova concessão prevê regras mais rígidas para dimensionamento da frota, com uso de dados em tempo real para ajustar a oferta à demanda. A equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
ARRUMAR OS BEBEDOUROS.

Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Terminais contam com sanitário e bebedouro. Problemas específicos podem ser indicados por meio dos canais de atendimento da Emdec.



Mensagem
 
MELHORAR AS MANUTENÇÕES DOS ÔNIBUS, ESTÃO QUEBRANDO COM MUITA FREQUÊNCIA.
 
Resposta

O novo modelo prevê melhorias substanciais na experiência do usuário, com ampliação dos canais de atendimento, uso de tecnologias modernas e maior controle sobre o desempenho dos operadores. A licitação prevê uma série de melhorias, como ar-condicionado, e novos meios de pagamento para compra de créditos.



Mensagem
 
PASSAGEM GRATUITA AOS FINAIS DE SEMANA, VENDA DE PASSAGENS ONLINE (WHATSAPP EOUTROS), ACEITAR CARTÕES BANCÁRIOS NAS CATRACAS.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais.



Mensagem
 
PODA DE ÁRVORE (PRIMEIRO PONTO DA LINHA 3.20-A).
 
Resposta

Agradecemos sua sugestão.



Mensagem
 
MOTORISTAS MAIS COMPREENSIVOS.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Hoje eles passam periodicamente por programas de capacitação e reciclagem. Na futura licitação, isso continuará, inclusive com um anexo técnico específico.



Mensagem
 
MOTORISTAS QUE PRESTEM MAIS ATENÇÃO NO TRÂNSITO.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Hoje eles passam periodicamente por programas de capacitação e reciclagem. Na futura licitação, isso continuará, inclusive com um anexo técnico específico.



Mensagem
 
MAIS AVISOS PARA USAR FONE OU VOLUME BAIXO NO ÔNIBUS.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais.



Mensagem
 
NÃO DAR CARONA NOS ÔNIBUS.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Esse tipo de atitude já é proibida nos veículos. Fiscais da Emdec acompanham o operação e agem diante de situações como essa. Caso específicos devem ser informados à Emdec por meio dos canais de atendimento.



Mensagem
 
ARRUMAR HORÁRIOS DA LINHA 134 E PASSAR EM TODOS OS PONTOS.
 
Resposta

A equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
MOTORISTAS MAIS EDUCADOS, RETORNAR OS TOTENS DE ÁLCOOL GEL. 
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais.



Mensagem
 
333 VOLTAR A PASSAR NO TERMINAL CENTRAL.
 
Resposta

A equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS PARA AS LINHAS 269 E 314.
 
Resposta

Agradecemos sua sugestão. A rede de linhas está sendo revista para o novo edital.



Mensagem
 
MANUTENÇÕES E LIMPEZA.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais.



Mensagem
 
AR-CONDICIONADO E MAIS ÔNIBUS EM GERAL.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. A nova licitação tem como exigência a troca gradual dos veículos por carros com novas tecnologias, tomadas USB e ar-condicionado.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS NA PARTE DA NOITE (LINHA 333).
 
Resposta

Agradecemos sua sugestão. A rede de linhas está sendo revista para o novo edital.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS NA LINHA 3.20 E 3.24.
 
Resposta

A equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DIÁRIA.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Já existe a regra atual de limpeza diária, tanto por parte dos veículos como dos terminais, sanitários etc. Alguma reclamação pontual sobre isso pode ser feita por meio dos canais de atendimento da Emdec.



Mensagem
 
TRANSPORTE CUMPRIR HORÁRIOS, LIMPEZA, ESTENDER ITINERÁRIO, AR-CONDICIONADO, REFORÇAR PROIBIÇÕES COM MOTORISTAS (LINHAS 362 E 369).
 
Resposta

Agradecemos sua sugestão. Reconhecemos que a quantidade de veículos em operação é um dos pontos críticos do sistema atual. A nova concessão prevê regras mais rígidas para dimensionamento da frota, com uso de dados em tempo real para ajustar a oferta à demanda. Além disso, o novo modelo prevê melhorias substanciais na experiência do usuário, com ampliação dos canais de atendimento, uso de tecnologias modernas e maior controle sobre o desempenho dos operadores. A licitação prevê uma série de melhorias, como ar-condicionado, e novos meios de pagamento para compra de créditos.



Mensagem
 
RETORNO DA LINHA 326.
 
Resposta

Agradecemos sua sugestão. A rede de linhas está sendo revista para o novo edital.



Mensagem
 
ÔNIBUS NOVOS E MANUTENÇÕES.
 
Resposta

O novo modelo prevê melhorias substanciais na experiência do usuário, com ampliação dos canais de atendimento, uso de tecnologias modernas e maior controle sobre o desempenho dos operadores. A licitação prevê uma série de melhorias, como ar-condicionado, e novos meios de pagamento para compra de créditos.



Mensagem
 
MÁQUINAS DE AUTOATENDIMENTO NOS TERMINAIS.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Estão previstos totens de autoatendimento em locais estratégicos de grande fluxo.



Mensagem
 
SUGESTÃO DA CONSTRUÇÃO DO EDITAL, IPK REAL E IPK IDEAL.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais.



Mensagem
 
ÔNIBUS NOVOS, HORÁRIOS RÁPIDOS.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. A nova licitação tem como exigência a troca gradual dos veículos por carros com novas tecnologias, tomadas USB e ar-condicionado. Além disso, a equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
ÔNIBUS MAIORES E COM MAIS CONDIÇÕES. 
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. A nova licitação tem como exigência a troca gradual dos veículos por carros com novas tecnologias, tomadas USB e ar-condicionado. O tipo de véiculo é dimensionado de acordo com a demanda de passageiros. 



Mensagem
 
MELHORAR QUANTIDADE DE ÔNIBUS.
 
Resposta

O novo modelo prevê melhorias substanciais na experiência do usuário, com ampliação dos canais de atendimento, uso de tecnologias modernas e maior controle sobre o desempenho dos operadores. A licitação prevê uma série de melhorias, como ar-condicionado, e novos meios de pagamento para compra de créditos.



Mensagem
 
MAIS ÔNIBUS E MOTORISTAS TREINADOS.
 
Resposta

O novo modelo prevê melhorias substanciais na experiência do usuário, com ampliação dos canais de atendimento, uso de tecnologias modernas e maior controle sobre o desempenho dos operadores. A licitação prevê uma série de melhorias, como ar-condicionado, e novos meios de pagamento para compra de créditos. Além disso, os motoristas hoje passam por treinamentos periódicos. Isso continuária no contrato futuro.



Mensagem
 
ÔNIBUS MAIORES E TIRAR O 2070. 
 
Resposta

Agradecemos sua sugestão. Reconhecemos que a quantidade de veículos em operação é um dos pontos críticos do sistema atual. A nova concessão prevê regras mais rígidas para dimensionamento da frota, com uso de dados em tempo real para ajustar a oferta à demanda.



Mensagem
 
MANTER A MESMA ROTA DO 136 TVN-TC.
 
Resposta

A equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
PROLONGAMENTO DO PONTO DAS LINHAS 333 E 351, VOLTA DO PONTO DE PARTDA DAS LINHAS 333 E 330 DENTRO DO TERMINAL CENTRAL. 
 
Resposta

A equipe está reajustando a rede para melhor atender a população, redefinindo linhas e otimizando o sistema para viagens mais rápidas e racionais.



Mensagem
 
COLOCAR PONTO DE PARADA NAS PORTARIAS DE ENTRADA DO HC E CAISM, PARA FACILITAR A VIDA DOS CADEIRANTES.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais.



Mensagem
 
CONCESSÃO DOS TERMINAIS C/ EXPLORAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS E COMÉRCIOS LOCAIS. MELHORIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL, COM FACILIDADE DE ACESSIBILIDADE, MANUTENÇÃO DOS PICOGRAMAS, AUMENTO DE VENDAS DE PASSES COM MAIS FACILIDADE EM COMPRA VIA APP.
 
Resposta

Agradecemos sua participação na consulta pública. Sua sugestão foi registrada para conhecimento da equipe responsável pela estruturação da concessão. Seguiremos à disposição para esclarecimentos adicionais. Contudo, já esclarecemos que a exploração de locais dentro de terminais, por exemplo, já está sendo considerada, entrando na remuneração como receita acessória.



Mensagem
 
Alterar critério de julgamento das propostas, incorporando o valor de OPEX ou a Remuneração Total ofertada, além da menor tarifa de remuneração.

Justificativa:

O critério de julgamento das propostas adotado foi o de MENOR TARIFA DE REMUNERAÇÃO, sem levar em conta diretamente o OPEX apresentado. Evidentemente que há orientações para a composição da planilha de OPEX, inclusive com parâmetros claros para a composição dos custos e, ainda, a fixação de um limite máximo aceitável de OPEX para cada um dos lotes – R$ 4.000 milhões para Norte e R$ 4.125 milhões para Sul.

Questionamos essa metodologia, pois ela se mostra insuficiente para a seleção da melhor proposta.

Vejamos o exemplo abaixo, onde apresentamos um valor do OPEX abaixo do limite R$ 4.000 milhões, obtido com custos diferentes dos ofertados na planilha-base, mas ainda dentro dos limites estabelecidos pelo APÊNDICE 19.1. A planilha manipulada foi a apresentada no APÊNDICE 23A - Lote Norte, sendo mantido o mesmo CAPEX original.

VALORES TOTAIS PARA 15 ANOS DA CONCESSÃO (valores em milhões de Reais)
                                                           Planilha Original        Planilha com OPEX MENOR
OPEX TOTAL (em milhões de Reais)                  4.000,0                           3.892,6
Remuneração de Oferta - sem PAI/Term          3.711,2                           3.600,5
Remuneração de Demanda                                  1.276,0                          1.272,0
Remuneração Total paga                                  5.387,7                          5.273,0
DIFERENÇA PAGA A MAIS (em milhões de Reais) 114,7
Subsídio (em milhões de Reais)                          2.575,0                           2.460,0
VALOR PAGO A MAIS DE SUBSÍDIO EM 15 ANOS 115,0
 
TARIFA DE REMUNERAÇÃO PROPOSTA                  R$ 1,716                           R$ 1,711
TIR                                                                 9,07%                              9,07%
 
Os dados mostram um PAGAMENTO DE R$ 115 MILHÕES A MAIS pelo município, ao se desconsiderar o OPEX no julgamento da melhor proposta. A tabela mostra que duas empresas diferentes, com proposta de Tarifa de Remuneração iguais (diferença de 1 CENTAVO), apresentam desembolsos muito diferentes para o município. Pelo critério atualmente adotado no Edital, a empresa mais eficiente (custo operacional menor) pode ser preterida ao não se analisar o OPEX de cada uma delas.

Conclui-se que não exigir a apresentação das planilhas desde o princípio da concorrência e não incluir esse item como critério de julgamento poderá significar prejuízos para a cidade e seus cidadãos, inclusive.

Na prática, a desconsideração do valor de OPEX no julgamento das propostas induzirá todos os participantes a operarem com o OPEX MÁXIMO, em provável prejuízo para os cidadãos, e poderá premiar a ineficiência empresarial.

Assim sendo, entendemos ser necessário e imperativa uma reformulação no CRITÉRIO DE JULGAMENTO das propostas da Concorrência, incorporando o OPEX ou a Remuneração Total Paga, além da Tarifa de Remuneração na avaliação das propostas.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão.



Mensagem
 
Limitar a quantidade de ônibus Básico SEM AR-CONDICIONADO e o prazo de substituição para 4 anos.

No máximo 50% da frota de ônibus Básico Euro 5 podem iniciar a operação sem ar-condicionado, e a partir do 5º (quinto) ano todos os ônibus Básicos Euro 5 devem ter ar-condicionado ou serem substituídos por Euro 6.

As Tabela 2 e Tabela 3 – Evolução das Frotas Operacionais, em cada ano da concessão (págs. 4 e 5 do documento APÊNDICE 02.1- PROJETO BÁSICO DA CONCESSÃO), passam a ser:

TABELA 2 - EVOLUÇÃO DA FROTA OPERACIONAL - LOTE 2 (NORTE)
Tecnologia                                  Anos da Concessão 
                                                      1 2 3 4 5 e demais 
BASICO EURO 5 COM AR-COND              78 58 38 18
BASICO EURO 5 SEM AR-COND (máximo)  77 57 37 17 0
BASICO EURO 6                              0 40 80 120 155 
PADRON DIESEL                             45 40 35 30 25 
PADRON ELÉTRICO                              5 10 15 20 25 
ARTICULADO 18 m                            132 132 132 132 132 

TABELA 3 - EVOLUÇÃO DA FROTA OPERACIONAL - LOTE 1 (SUL)
Tecnologia                                    Anos da Concessão 
                                                     1 2 3 4 5 e demais 
BASICO EURO 5 COM AR-COND              96 76 56 36 31 
BASICO EURO 5 SEM AR-COND (máximo)  95 75 55 35 0
BASICO EURO 6                              0 40 80 120 160 
PADRON DIESEL                             54 49 44 39 34 
PADRON ELÉTRICO                              5 10 15 20 25 
ARTICULADO 18 m                            114 114 114 114 114 

E, para tornar ainda mais claro, QUE APENAS para ônibus Básicos Euro 5 é permitido o início da operação com veículos sem ar-condicionado, sugerimos algumas emendas ao documento APÊNDICE 04 – ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DA FROTA:

– Pág. 3, rodapé (1)
 
NOVA REDAÇÃO: São admissíveis veículos Tipo Básico, sem ar-condicionado no início da operação, desde.... (continua como está no original)

– Pag. 3, ACRESCENTAR para os veículos PADRON e ARTICULADO a observação abaixo
Todos os veículos tipo Padron e Articulado, independentemente da idade, devem ser equipados COM ar-condicionado desde o início da operação.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. Está em analise nesse momento a questão de tecnologia veicular, bem como a sua viabilidade de compra e operação.



Mensagem
 
Adotar e uniformizar o critério de PASSAGEIRO PAGANTE (ou PASSAGEIRO EQUIVALENTE) como único parâmetro para todos os cálculos, em particular da REMUNERAÇÃO DE DEMANDA.

O conceito de PASSAGEIRO PAGANTE corresponde à soma dos passageiros que usam Vale-Transporte, mais Bilhete Único, mais Bilhete Universitário, mais Bilhete Escolar, mais Bilhete Especial e QR Code. Já para o cálculo de PASSAGEIRO EQUIVALENTE, faz-se a soma ponderada em função da porcentagem de gratuidade de cada tipo de PAGANTE.

Alterar o texto de definição do conceito de Do (do documento APÊNDICE 18, item 1.3, REMUNERAÇÃO DE DEMANDA) para:

Do: é o número de PASSAGEIROS PAGANTES do período, que consiste na soma dos passageiros de Vale-Transporte, Bilhete Único, Bilhete Universitário, Bilhete Escolar, Bilhete Especial e QR Code.

Alternativamente, é aceitável a adoção do conceito de PASSAGEIRO EQUIVALENTE para a definição de Do.

Justificativa: 
Estranhamente, no cálculo da REMUNERAÇÃO DE DEMANDA – documento APÊNDICE 18 – aparece o conceito de “PASSAGEIRO TRANSPORTADO”, resultado da soma dos PASSAGEIROS PAGANTES e o total de INTEGRAÇÕES, introduzindo um critério superado para o cálculo de preços. A INTEGRAÇÃO nada mais é que a continuidade do transporte de um passageiro, o mesmo indivíduo que já pagou a tarifa e deseja se locomover do ponto A ao ponto B. Tratar, para efeito de remuneração de demanda, a integração como um novo passageiro a ser somado aos passageiros “normais” é um retrocesso no gerenciamento do transporte público. 

O Projeto Básico da Concessão (Apêndice 02.1) estabelece as premissas técnicas do projeto com base na evolução futura de PASSAGEIROS PAGANTES do sistema, adotando a hipótese da manutenção da demanda por todo o período da concessão. Também apresenta os números de passageiros pagantes em 34.328.000 para Lote 2 (Norte) e 43.217.000 para o Lote 1 (Sul).

O Edital, na pág. 27, item 14.2.3, faz referência a “valor referente à tarifa de remuneração por passageiro”, no entanto o APÊNDICE 18 – MECANISMO DE REMUNERAÇÃO DA CONCESSIONÁRIA apresenta a fórmula da Remuneração de Demanda como sendo a multiplicação da Tarifa de Remuneração, que por definição do Edital e do próprio texto do Apêndice “consiste no preço da tarifa devida à concessionária por PASSAGEIRO PAGANTES” pela quantidade de PASSAGEIROS TRANSPORTADOS (Do). Ora, se o pagamento da remuneração é DEVIDO por PASSAGEIRO PAGANTE, como o município pode pagar por PASSAGEIRO TRANSPORTADO, que é um valor maior e conceitualmente diferente!

Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão.



Mensagem
 
Alterar os prazos de medição e aplicação do IQS (Índice de Qualidade do Serviço) para o cálculo da REMUNERAÇÃO FINAL:

Medição: o IQS deverá ser medido mensalmente a partir do 4º mês da execução do contrato.
Aplicação: o IQS terá impacto mensal no cálculo da Remuneração Final a partir do 7º mês de medição. Do primeiro ao 6º mês será considerado IQS mensal igual a 100%.

Essas alterações impactam o documento APÊNDICE 18 – MECANISMO DE REMUNERAÇÃO DA CONCESSIONÁRIA, itens 3.2, 3.3 e 3.4.

Justificativa: 
O processo licitatório estabelece requisitos técnicos para a seleção de empresas, exigindo experiência comprovada na operação de sistemas de transporte público, e por isso não se justificam prazos tão dilatados como os previstos na proposta original para que a empresa vencedora atinja um grau de operação satisfatório. A proposta acima garante 6 meses para todos os ajustes necessários na operação do sistema, tempo adequado para qualquer empresa que apresentou as garantias técnicas previstas no Edital. 
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. O IQS está sendo revisto, para garantir que ele reflita ao máximo a realidade e que possa ser medida a qualidade do transporte oferecido aos cidadãos.



Mensagem
 
Alteração do item 4.16 do documento APÊNDICE 18 – MECANISMO DE REMUNERAÇÃO DA CONCESSIONÁRIA para a seguinte redação:

4.16 Os valores controversos sob discussão devem ser atualizados pro rata die pelo rendimento líquido da Caderneta de Poupança, isto é, considerado o desconto do imposto de renda da aplicação, contados a partir da data em que tais valores deveriam ter sido desembolsados originalmente.

Justificativa:
A proposta original, indexando os valores controversos ao IPCA-IBGE, utiliza um índice de inflação que necessariamente não corresponderá ao rendimento gerado pela aplicação financeira desse valor, gerando assim eventual prejuízo ao sistema. A indexação a uma aplicação financeira conservadora garantirá a preservação básica do valor da verba controversa a receber e, ao mesmo tempo, garantirá o perfeito casamento entre os valores futuros pagos e os rendimentos obtidos pela aplicação momentânea desses valores, enquanto se busca a solução da controvérsia.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão.



Mensagem
 
Acréscimo no texto do 2º parágrafo da página 4 do documento APÊNDICE 06 – AVALIAÇÃO DA QUALIDADE:

TEXTO ATUAL:
Os dados serão obtidos pela EMDEC através de medições, pesquisas e quaisquer outros meios disponíveis, com especial atenção àqueles gerados pelo sistema de monitoramento e telemetria. Esses dados serão aferidos pelo órgão gestor, que será responsável pela execução dos relatórios gerenciais necessários, embasado em planilhas ou aplicações informáticas previamente desenvolvidas para esse fim. A EMDEC também se reserva o direito de divulgar às respectivas áreas técnicas os resultados dos relatórios.

TEXTO NOVO:
Os dados serão obtidos pela EMDEC através de medições, pesquisas e quaisquer outros meios disponíveis, com especial atenção àqueles gerados pelo sistema de monitoramento e telemetria. Esses dados serão aferidos pelo órgão gestor, que será responsável pela execução dos relatórios gerenciais necessários, embasado em planilhas ou aplicações informáticas previamente desenvolvidas para esse fim. A EMDEC também se reserva o direito de divulgar às respectivas áreas técnicas os resultados dos relatórios, bem com dar publicidade plena desses relatórios e dados em seus canais de comunicação com a população, como por exemplo, mas não se limitando, seu site na internet.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão.



Mensagem
 
Alterações nos cálculos do INDICADOR DE FROTA e IQS, páginas 15 e 18 do documento APÊNDICE 06 – AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

a) Alterar a Equação 14, referente ao cálculo do Indicador de Frota, para (página 15):

Indicador de Frota = IVP x 50% + IIF x 50%

A proposta altera os pesos dos componentes da fórmula, dando pesos iguais para o resultado das vistorias periódicas e ao índice de idade da frota. A experiência dos últimos anos tem mostrado, de forma brutal, como a degradação e o envelhecimento da frota de ônibus afetam significativamente a qualidade da prestação dos serviços, com aumento de quebras, incêndios de veículos etc. Por isso, aumentar o peso do índice de idade da frota de 30% para 50% no cálculo do indicador possibilitará penalizar com maior efetividade o descumprimento da cláusula da idade média dos veículos determinada em contrato.

b) Alterar a Tabela 15 (página 18), referente a Nota atribuída ao IIF (Índice de Idade da Frota), tornando mais rígida a avaliação da idade média da frota:

Anos   Idade Média   Anos Conceito Nota atribuída
Idade média da frota de ônibus tipo 𝒌  ≤  2 anos abaixo da idade média prevista no ANEXO II  Ótimo  100% 
2 anos abaixo da idade média prevista no ANEXO II  Idade média da frota de ônibus tipo 𝒌  ≤  Idade média prevista no ANEXO II  Bom  99% 
Idade média prevista no ANEXO II  Idade média da frota de ônibus tipo 𝒌  ≤  1 ano acima da idade média prevista no ANEXO II  Regular  98% 
1 anos acima da idade média prevista no ANEXO II  Idade média da frota de ônibus tipo 𝒌  ≤  2 anos acima da idade média prevista no ANEXO II  Ruim  96% 
2 anos acima da idade média prevista no ANEXO II  Idade média da frota de ônibus tipo 𝒌  ≤  Idade média máxima prevista no ANEXO II  Péssimo  90% 

Justificativa: 
A tabela original proposta penaliza de modo suave o não cumprimento contratual para a renovação da frota quando, por exemplo, aceita uma variação de até 40% na idade média da frota de ônibus Básico, antes de atribuir o conceito RUIM para a idade da frota. Em outras palavras, a proposta original permitirá que a idade média dos ônibus Básicos/Padron transite de 5 para 7 anos com baixíssimo custo para as empresas. 
Ressalte-se ainda, que a Nota Atribuída, nesta nova proposta, cairá fortemente para o caso de maior deterioração da idade média da frota, aumentando a penalidade para o descumprimento do contrato. Essas alterações, somadas à mudança de pesos proposta no item, a tornam o Indicador de Frota mais sensível para a manutenção da idade média da frota e, portanto, mais custoso caso ocorra o descumprimento contratual.

c) Alterar a Equação 19 – Cálculo do Índice de Qualidade do Serviço, alterando a ponderação entre os indicadores, com aumento da ponderação da Frota:

Equação 19 Original:
IQS = Regularidade x 50% + Segurança x 30% + Sensibilidade x 10% + Frota x 10%

Equação 19 SUGERIDA:
IQS = Regularidade x 50% + Segurança x 20% + Sensibilidade x 10% + Frota x 20%

Justificativa: 
A proposta indica o aumento do peso da Frota de 10% para 20% e a consequente redução do peso do indicador de Segurança de 30% para 20%. Ao se aumentar o peso do indicador de Frota, busca-se valorizar tanto a manutenção dos veículos como a idade média da frota, tendo em vista que esses fatores contribuem diretamente com a redução dos acidentes e, consequentemente com a segurança dos passageiros.
 
Acreditamos que essa alteração equilibra o peso entre esses dois indicadores, à medida que, entrelaçados, um depende do outro. 
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. O IQS está sendo revisto, para garantir que ele reflita ao máximo a realidade e que possa ser medida a qualidade do transporte oferecido aos cidadãos.



Mensagem
 
Alterar o índice de reajuste anual da REMUNERAÇÃO DE DEMANDA para IPCA-IBGE. Documento APÊNDICE 17.1 – REAJUSTES E REVISÕES TARIFÁRIAS.

Implica na alteração no item 13.2 do documento APÊNDICE 17.1:

R = i
onde i é igual a variação do IPCA-IBGE

Justificativa: 
A fórmula paramétrica indexada aos índices de reajustes de salários, combustível e peças da proposta original faz sentido APENAS para o reajuste da REMUNERAÇÃO DE OFERTA, cujos custos são diretamente afetados por esses indicadores, mas não faz sentido para a Remuneração de Demanda, onde não existe essa correlação. 

Vale lembrar que o documento APÊNDICE 18 adota os índices de custos específicos para o reajuste dos preços da Remuneração de Oferta. 

Portanto, sendo impossível estabelecer uma relação direta para os custos da REMUNERAÇÃO DE DEMANDA, sugerimos a adoção do índice oficial de inflação, o IPCA-IBGE para seu reajuste.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão.



Mensagem
 
Alterar o QUADRO 4 dos APÊNDICES 19.2a e 19.2b, para separar os investimentos em ônibus básicos Euro 5 com ar-condicionado e ônibus Euro 5 sem ar-condicionado.
Alterar o QUADRO 3 dos APÊNDICES 19.2a e 19.2b, separando o consumo de combustível para os ônibus Básicos Euro 5 em duas opções: “Consumo com ar-condicionado” e “Consumo sem ar-condicionado”.
Sugerimos que essa separação – consumo de Diesel com e sem ar-condicionado – seja explicitada no texto do APÊNDICE 19.1 – DETALHAMENTO DA PROPOSTA ECONÔMICA.

Justificativa: 
Os ônibus sem ar-condicionado consomem menos combustível que ônibus com ar-condicionado. Para exemplificar, dados de um estudo da Coppe/UFRJ 2016 determinaram um consumo de 0,4171 l/km dos ônibus urbanos sem ar-condicionado, contra um consumo de 0,5471 l/km dos ônibus com ar-condicionado, na cidade do Rio de Janeiro; uma diferença da ordem de 30% no consumo. Seguramente essa diferença deve ser menor na cidade de Campinas, à medida que temos um clima mais ameno. No entanto, ao não separar as duas linhas de consumo – com e sem ar-condicionado – o município corre o risco de pagar a mais nesse item. Fazer a separação torna mais fácil e clara a composição dos custos.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão.



Mensagem
 
Inclusões na MINUTA DO TERMO DE CONTRATO DA CONCESSÃO PRINCIPAL (SERVIÇOS DE TRANSPORTE)

A) Inclusão na CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA REVISÃO ORDINÁRIA, garantindo a transparência e participação social do processo de revisão contratual.

INCLUIR:

12.7 As revisões obrigatórias do contrato serão realizadas com ampla publicidade e participação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

12.7.1 O PODER CONCEDENTE publicará em site na internet, com ampla publicidade, todas as propostas e documentos referentes às revisões ordinárias em até 3 dias úteis após seu encaminhamento às partes, conforme processo detalhado nas cláusulas 12.6, 12.6.1, 12.6.2 e 12.6.3; e, concomitantemente, as encaminhará ao Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas.

12.7.2 O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana terá até 20 (vinte) dias para se manifestar, contados a partir da publicação das propostas.

B) Inclusão na CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO E DA REVISÃO EXTRAORDINÁRIA, garantindo a transparência e participação social do processo de revisão extraordinária do contrato.

INCLUIR:

13.9 O PODER CONCEDENTE publicará em site na internet, com ampla publicidade, as solicitações – e todos os documentos a ela associados – de revisão extraordinária encaminhada pela CONCESSIONÁRIA, no prazo de até 7 dias após o recebimento e, concomitantemente, comunicará o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas.

13.9.1 O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana terá até 45 dias para se manifestar, contados da data de sua comunicação.

13.9.2 Concluído o processo de análise da Revisão Extraordinária, o PODER CONCEDENTE deverá dar publicidade ampla à sua decisão, com publicação completa dos termos de ajustes do contrato.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. O ponto levantado está em discussão com a equipe da Emdec e a Procuradoria do Município.



Mensagem
 
Inclusões na MINUTA DO TERMO DE CONTRATO BILHETAGEM E MONITORAMENTO

A) Inclusão na CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DA REVISÃO ORDINÁRIA, garantindo a transparência e participação social do processo de revisão contratual.

INCLUIR:

13.8 As revisões obrigatórias do contrato serão realizadas com ampla publicidade e participação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

13.8.1 O PODER CONCEDENTE publicará em site na internet, com ampla publicidade, todas as propostas e documentos referentes às revisões ordinárias em até 3 dias úteis após seu encaminhamento às partes, conforme processo detalhado nas cláusulas 13.7, 13.7.1, 13.7.2 e 13.7.3; e, concomitantemente, encaminhará ao Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas.

13.8.2 O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana terá até 20 (vinte) dias para se manifestar, contados a partir da publicação das propostas.

B) Inclusão na CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO E DA REVISÃO EXTRAORDINÁRIA, garantindo a transparência e participação social do processo de revisão extraordinária do contrato.

INCLUIR:

14.9 O PODER CONCEDENTE publicará em site na internet, com ampla publicidade, as solicitações – e todos os documentos a ela associados – de revisão extraordinária encaminhada pela CONCESSIONÁRIA, no prazo de até 7 dias após o recebimento e, concomitantemente, comunicará o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas.

14.9.1 O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana terá até 45 dias para se manifestar, contados da data de sua comunicação.

14.9.2 Concluído o processo de análise da Revisão Extraordinária, o PODER CONCEDENTE deverá dar publicidade ampla à sua decisão, com publicação completa dos termos de ajustes do contrato.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. O ponto levantado está em discussão com a equipe da Emdec e a Procuradoria do Município.



Mensagem
 
Inclusão de NOVO órgão na estrutura administrativa no CONTRATO SOCIAL da SPE TECH, denominado CONSELHO DE TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO.

O objetivo do Conselho de Transparência e Participação é melhorar a governança e a transparência da nova empresa resultante da concessão dos serviços de bilhetagem e monitoramento. A modelagem adotada para a concessão acessória de Bilhetagem e Monitoramento não consegue segregar completamente essas funções das empresas controladoras da operação principal do sistema de transporte, à medida que os sócios controladores são os mesmos.

É justo reconhecer que o papel da golden share da EMDEC e as obrigações contratuais somadas à governança e administração, estabelecidas no Contrato Social e Regulamento Interno, permitem que as funções e obrigações estabelecidas para a nova empresa, pelo poder público, possam ser desempenhadas com certa independência. No entanto, o novo Conselho proposto, dentro do modelo adotado, será um REFORÇO à atuação independente e, principalmente, transparente da SPE TECH. Vale ressaltar, mais uma vez, o trecho da página 7 do Apêndice III – Projeto Básico: “A transparência dos dados e informações do STPC permitirá melhoria da governança e do controle social por parte de todos os envolvidos no processo (munícipes, gestores, operadores, entre outros)”.

O CONSELHO DE TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO deve ser enxuto e ágil. Sua função não é diretiva, portanto não interferirá na administração da SPE. Deve representar a sociedade – os usuários e setores sociais e empresariais interessados na manutenção de um transporte rápido, eficiente, barato, de alta qualidade; e deve servir de interface entre gestores e munícipes e zelar pela transparência das informações e da operação da SPE.

Composição:

O CONSELHO DE TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO será formado por 3 (três) membros de segmentos sociais e institucionais, assim constituído:

– Um membro indicado pelo terço dos Representantes da população de Campinas do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas.
– Um membro indicado pelas entidades empresariais de Campinas dos setores de comércio, serviços e indústria, excluída qualquer representação de empresas do setor de transporte público ou privado, individual ou coletivo.
– Um membro indicado pela Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara Municipal de Campinas.

As competências do Conselho de Transparência e Participação e seus membros são:

a) Acompanhar, sem interferir, a execução dos serviços previstos de bilhetagem, arrecadação e monitoramento;
b) Acessar os dados e relatórios gerados dentro do escopo da execução dos serviços da concessão;
c) Orientar a divulgação e publicidade das informações obtidas pelos sistemas de bilhetagem e monitoramento, garantindo a transparência das informações e dados para qualquer cidadão;
d) Solicitar relatórios específicos, dentro das possibilidades permitidas pelos sistemas, de quaisquer outros dados existentes, para subsídio às análises e estudos desenvolvidos por qualquer um dos seus membros;
e) Atuar como interface do setor que representa junto à diretoria e conselho administrativo;
f) Elaborar análises e propostas de aperfeiçoamento dos processos e atividades desenvolvidas pela empresa, encaminhando-as à diretoria e conselho administrativo.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. O ponto levantado está em discussão com a equipe da Emdec e a Procuradoria do Município.



Mensagem
 
Inclusão de NOVO órgão na estrutura administrativa no CONTRATO SOCIAL da SPE TECH, denominado CONSELHO DE TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO - Continuação

Dos membros e sua indicação:

Os membros do Conselho de Transparência e Participação podem ser qualquer cidadão, maior de idade, sem vínculo de espécie alguma – empregado, sócio, parente – com as empresas detentoras de participação societária na SPE.

O mandato é de 2 (dois) anos, podendo ser reconduzido. A indicação de cada um dos membros se dará da seguinte forma:

A) Os membros do terço de representantes da população do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas, reunidos em data por eles determinada, devem eleger UM MEMBRO entre os seus pares ou qualquer cidadão morador de Campinas, respeitada a restrição estabelecida.
B) As entidades representativas dos setores de comércio, serviços e indústria, tais como, ACIC, CDL, FIESP/CIESP, SINDUSCON, HABICAMP, reunidos em data por eles determinada, devem eleger UM MEMBRO entre os seus pares ou qualquer cidadão morador de Campinas, respeitada a restrição estabelecida.
C) A Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara Municipal de Campinas elegerá UM MEMBRO, podendo ser um vereador ou qualquer cidadão, respeitada a restrição estabelecida.

A eleição dos membros do Conselho de Transparência e Participação deve ser convocada pelo Conselho de Administração da SPE TECH em até 30 dias após a posse de seus membros, por meio de comunicado por escrito aos respectivos segmentos sociais: entidades, associações, Conselho e Câmara Municipal.

O prazo para a indicação e posse dos membros do Conselho por cada um dos segmentos é de até 60 dias após a data de convocação da eleição pelo Conselho de Administração da SPE.

A posse de cada Membro do Conselho de Transparência e Participação poderá ocorrer individualmente e se dará de forma imediata a partir da indicação pelo segmento correspondente.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. O ponto levantado está em discussão com a equipe da Emdec e a Procuradoria do Município.



Mensagem
 
Ampliar a transparência: 

INCLUIR na CLÁUSULA 26 (DA PRESTAÇÃO DE CONTAS), página 167/168 do Edital:

26.3  A CONCESSIONÁRIA publicará, até o dia 10 de cada trimestre do ano, em seu site na internet, de forma clara, legível e de fácil acesso, cópias dos documentos dos 3 (três) meses anteriores, indicados nas Cláusulas 26.1.1, 26.1.2, 26.1.3 e 26.1.

Justificativa: 
O acréscimo da Cláusula 26.3 ampliará “a transparência dos dados do sistema e permitirá a melhoria da governança e do controle social por parte de todos os envolvidos no processo (munícipes, gestores, operadores)”, conforme diz o documento O Apêndice III – Projeto Básico, página 7.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão.



Mensagem
 
Texto com adendo para a Cláusula 33.2 do Edital:

33.2. Integram a CONCESSÃO, sendo considerados reversíveis, Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) não embarcados, conforme consta no Anexo III – PASTA TÉCNICA; sistemas de CFTV, ATMs, sistemas de monitoramento e controle CCO, sistemas de telemetria e todos os equipamentos/hardwares e softwares adquiridos pela CONCESSIONÁRIA.

Justificativa: Deixar mais claros os tipos de bens reversíveis.

Obs: Ajustar a numeração das cláusulas a partir da 33.2, pois há duas cláusulas com mesmo número.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. Os itens do edital estão sendo revistos pela equipe da Emdec.



Mensagem
 
Alterações no ANEXO VI.2 – REGULAMENTO INTERNO – SPE TECH

A) ART. 6º, item IV: EXCLUIR o trecho “expansão para novos mercados”.

A redação passa a ser:

IV. Tomar decisões estratégicas no que se refere ao futuro da empresa, como investimentos em novas tecnologias e parcerias estratégicas.

Justificativa: não faz sentido para uma empresa CONCESSIONÁRIA, ainda mais uma Sociedade de Propósito Específico.

B) ART. 6º, item XVI: EXCLUIR o trecho “Definir a política de preços”.

A redação passa a ser:

XVI. Definir a gestão da comunicação e marketing e a participação em projetos de mobilidade urbana.

Justificativa: Política de preços não é competência da SPE.

C) ART. 29, item d: EXCLUIR o trecho “promover ou aderir a discussões, discursos políticos, religiosos etc”.

A redação passa a ser:

d. Promover brincadeiras, dirigir insultos, usar palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito.

D) ART. 29, k: EXCLUIR item k.
 
Resposta

Agradecemos a sua participação. A equipe técnica que está elaborando o edital e anexos irá analisar o conteúdo da sua sugestão. Os itens do edital estão sendo revistos pela equipe da Emdec.



Mensagem
 
A Minuta de Edital e Anexos para a Consulta Pública apresentam alguns problemas técnicos que podem impactar a clareza, a eficiência e a conformidade legal do processo licitatório. Abaixo estão os principais problemas identificados:

1. Inconsistências e Omissões de Informações
Datas Incompletas: O edital menciona datas como "00/00/2025" em várias seções (por exemplo, entrega dos envelopes e sessão pública), o que inviabiliza o cronograma e gera incerteza.

Valores Não Atualizados: Alguns valores financeiros (como tarifas e investimentos) são mencionados sem referência a bases de cálculo ou fontes claras, o que pode levar a interpretações divergentes.

Falta de Detalhes em Anexos: Anexos como a Pasta Técnica (Anexos II e III) são citados, mas não há garantia de que estarão acessíveis ou completos no momento da licitação.

2. Problemas de Estrutura e Organização
Documento Extenso e Complexo: A minuta é excessivamente detalhada e repetitiva, o que pode dificultar a compreensão pelos participantes. Por exemplo, requisitos como "capital social integralizado" são repetidos em múltiplas seções.

Falta de Sincronização entre Seções: Há referências cruzadas entre itens que nem sempre são claras (por exemplo, critérios de desempate mencionados no item 23.5, mas sem detalhamento prévio).

3. Questões Legais e Conformidade
Ambiguidade em Critérios de Julgamento: O critério de "Menor Valor da Tarifa de Remuneração" é mencionado, mas não há clareza sobre como eventuais empates serão resolvidos (apesar de citar o Art. 60 da Lei Federal nº 14.133/2021, não há detalhes práticos).

Riscos de Inelegibilidade: O item 5.2 lista vedações à participação, mas algumas são genéricas (como "conflito de interesses"), o que pode gerar disputas judiciais.

Exigências Financeiras Desproporcionais: A exigência de capital social mínimo (R 54,7milhões para o Lote Norte e R 54,7milhões para o Lote Norte e R 52,4 milhões para o Sul) pode ser considerada restritiva, limitando a participação de empresas menores.

4. Problemas Operacionais
Modalidade de Disputa Confusa: O edital menciona um modo de disputa "fechado e aberto" (item 22.6), mas não explica como funcionará a transição entre as fases.

Garantias Excessivas: A exigência de garantias de proposta (R$ 5,4 milhões para o Lote Norte) pode ser um obstáculo financeiro para muitas empresas.

Falta de Flexibilidade: O edital não prevê ajustes para cenários imprevistos (como mudanças na demanda ou crises econômicas), exceto por reajustes tarifários genéricos.

5. Falhas de Comunicação

Prazos de Resposta: O prazo para esclarecimentos (3 dias úteis antes da sessão) é curto, especialmente para um edital complexo.

6. Riscos de Judicialização
Cláusulas Passíveis de Controvérsia:

A exigência de constituição de SPEs (Sociedades de Propósito Específico) pode ser questionada por onerar excessivamente as empresas.

A proibição de cooperativas (item 5.2.10) pode conflitar com decisões judiciais recentes sobre o tema.

Penalidades Severas: Multas de até 1% do valor total estimado (item 32.1) podem ser consideradas abusivas, especialmente para falhas formais.

Recomendações para Correção
Padronizar Datas e Valores: Incluir datas concretas e revisar valores com base em estudos técnicos atualizados.

Simplificar a Estrutura: Consolidar seções repetitivas (como requisitos de habilitação) e melhorar a navegabilidade do documento.

Clarear Critérios de Julgamento: Detalhar como a TIR (Taxa Interna de Retorno) será calculada e como eventuais empates serão resolvidos.

Ajustar Exigências Financeiras: Reavaliar valores de garantias e capital social para evitar restrições indevidas.

Garantir Acesso aos Anexos: Assegurar que todos os documentos complementares estejam disponíveis e em formatos acessíveis.

Incluir Mecanismos de Flexibilidade: Prever cláusulas de revisão para cenários econômicos adversos.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. Alguns itens, como por exemplo o "00/00/2025", são publicados nesse formato por se tratar efetivamente de uma minuta em consulta pública. Alguns outros pontos mencionados seguem a legislação vigente, tanto em nível federal quanto municipal. De qualquer maneira, a equipe irá analisar as suas colocações.



Mensagem
 
1. A TIR (Taxa Interna de Retorno) deve estar entre 7% e 12%, mas não há clareza sobre como variações macroeconômicas (como inflação ou mudanças na demanda) serão tratadas, o que pode afetar a sustentabilidade do contrato.

2. Embora o Apêndice II-17.1 trate de reajustes, não há clareza sobre a periodicidade e indexadores, o que pode gerar conflitos futuros.

3. A exigência de uma SPE única para bilhetagem e monitoramento, com participação minoritária da EMDEC, pode criar conflitos de interesse.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos.



Mensagem
 
Sustentabilidade (ETP): Detalhar metas quantitativas e cronogramas claros para a implementação das medidas de sustentabilidade (eletrificação parcial da frota, uso de biocombustíveis, créditos de carbono). Estabelecer mecanismos contratuais robustos para fiscalização e aplicação de penalidades em caso de descumprimento dessas metas ambientais.
 * Tecnologia (SPE-Tech/Bilhetagem/Monitoramento): Especificar com maior detalhe os requisitos técnicos mínimos, os níveis de serviço (SLAs) e os padrões de integração exigidos para o lote único de serviços complementares (bilhetagem, monitoramento, controle operacional). Garantir a interoperabilidade e a transparência dos dados gerados por esses sistemas.
 * BRT (Operação e Manutenção): Definir indicadores de desempenho (KPIs) objetivos e rigorosos para a qualidade dos serviços de operação, limpeza, manutenção e segurança nos terminais e estações do BRT, cuja responsabilidade é atribuída às concessionárias nos lotes principais.
 * PAI-Serviço: Assegurar que o contrato detalhe adequadamente as exigências para a prestação do PAI-Serviço, incluindo cobertura geográfica e horária, tempos máximos de espera, especificações dos veículos adaptados e qualificação dos profissionais envolvidos, visando garantir um serviço eficiente e digno.
 * Critério de Julgamento (Tarifa) vs. Qualidade: Dado o critério de "Menor Valor da Tarifa de Remuneração", é crucial que o edital e o contrato contenham salvaguardas explícitas para que a qualidade essencial do serviço (regularidade, conservação da frota, cumprimento de viagens, segurança, metas de sustentabilidade) não seja comprometida pela busca do menor custo. Prever mecanismos de avaliação de desempenho e reequilíbrio que considerem fortemente a qualidade.
 * Divisão em Lotes: Avaliar e justificar tecnicamente se a divisão em 2 lotes com 3 áreas operacionais cada promove a melhor integração do sistema, otimização de recursos e evita canibalização de linhas ou desequilíbrios econômicos entre os lotes.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos.



Mensagem
 
O APÊNDICE 14 – TECNOLOGIAS COM COMBUSTÍVEL LIMPO trata dos ônibus elétricos e de incentivos para uso de combustível não-fóssil (etanol, biomassa, etc.). Entretanto, para os ônibus que queimam combustível fóssil, que serão a maioria, não há um parâmetro mínimo de padrão de emissão de poluentes.

Falta no APÊNDICE 04  - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA FROTA a exigência mínima, por exemplo, de atendimento da frota ao Proconve P7 (equivalente ao Euro 5). 
Sem essa exigência, há o risco de termos em nossa frota, na nova concessão, ônibus excessivamente poluentes para os padrões de hoje. É de se notar que o Proconve P7 é norma que entrou em vigor em 2013.

Além disso, poderia ser exigido, para os novos ônibus movidos a combustíveis fósseis, a exigência do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), a partir de determinado ano. Ex: Para os ônibus adquiridos a partir de 2028, deverão atender à norma do Proconve P8.

Essas regras deveriam constar no APÊNDICE 04  - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA FROTA.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos. Os pontos mencionados, incluindo o anexo de especificação de frota, está sob revisão do grupo de trabalho.



Mensagem
 
Quero deixar aqui as minhas sugestões de melhorias para a minuta do edital de licitação do transporte público de Campinas, com base em boas práticas de transparência, competitividade e interesse público.

1. Redução de Barreiras à Participação  
Problema atual: Exigências financeiras excessivas (capital social mínimo de R$ 54 milhões).  
Sugestões:  
- Abertura para novos entrantes e startups:  
  - Redução da exigência de capital mínimo para aumentar a concorrência.  
  - Permitir garantias alternativas (ex.: seguro fiança ou aval bancário) para viabilizar a participação de novas empresas.  
- Fomentar a concorrência no transporte:  
  - Possibilitar operação de diferentes prestadores em um mesmo sistema, com regulação inteligente e leve.  

2. Transparência e Equilíbrio de Riscos  
Problema atual: Matriz de riscos desbalanceada (Apêndice II-17.2) e falta de detalhamento nos critérios.  
Sugestões:  
- Modelo de concorrência aberta:  
  - Estabelecer regras claras e previsíveis, permitindo que diferentes modais e soluções tecnológicas concorram livremente.  
- Publicação de todos os contratos:  
  - Transparência total dos contratos e planilhas de custo, possibilitando auditoria cidadã.  

3. Sustentabilidade via Mercado e Inovação  
Problema atual: Exigências vagas sobre "combustíveis limpos".  
Sugestões:  
- Descarbonização baseada em incentivos e não em imposições:  
  - Redução de tributos para veículos menos poluentes.  
  - Bonificação para operadores que adotarem frotas sustentáveis.  

4. Fim do Conflito de Interesses  
Problema atual: EMDEC como sócia obrigatória na SPE de bilhetagem.  
Sugestões:  
- Abrir a bilhetagem para concorrência privada:  
  - Permitir que diferentes players operem a bilhetagem, gerando inovação e redução de custos.  
- Criar comitê independente de auditoria:  
  - Incluir representantes de usuários e setor privado para fiscalizar os contratos.  

5. Melhoria nos Critérios de Qualidade com Avaliação Direta dos Usuários  
Problema atual: Indicadores genéricos (Apêndice II-6).  
Sugestões:  
- Implementar um sistema de classificação por estrelas:  
  - Os passageiros poderão avaliar os veículos e serviços via aplicativo, gerando concorrência por qualidade.  
  - Empresas com melhor avaliação terão prioridade em renovação de contratos.  
- Remuneração baseada na satisfação:  
  - Percentual da receita atrelado às notas dos usuários.  

6. Totens de Venda de Bilhetes com Atendimento por IA  
Problema atual: Bilhetagem centralizada e sem inovação.  
Sugestões:  
- Totens de autoatendimento para compra de bilhetes:  
  - Atendimento via IA para tirar dúvidas e otimizar o serviço.  
  - Elimina filas e reduz custos operacionais.  
- Integração com carteiras digitais e criptomoedas:  
  - Facilidade para pagamentos, modernizando o sistema.  

7. Prazos e Revisões Contratuais Baseados no Mercado  
Problema atual: Contrato de 15 anos sem mecanismos de revisão.  
Sugestões:  
- Revisão tarifária com base em benchmarking de mercado:  
  - Tarifas atreladas à concorrência regional e não a fórmulas fixas.  
- Permitir rescisão antecipada em caso de baixa eficiência:  
  - Empresas mal avaliadas perderão concessões automaticamente.  

8. Penalidades e Premiações por Performance  
Problema atual: Multas altas (1% do contrato) para pequenos descumprimentos.  
Sugestões:  
- Multas escalonadas de acordo com o impacto no serviço:  
  - Penalizações proporcionais ao prejuízo ao usuário.  
- Bonificação por metas atingidas:  
  - Incentivos para operadores que mantiverem altos níveis de satisfação.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. Alguns outros pontos mencionados seguem a legislação vigente, tanto em nível federal quanto a municipal, além de julgados do TCE. De qualquer maneira, a equipe irá analisar as suas colocações, tanto a respeito do edital e regras de contrato como os itens técnicos.



Mensagem
 
Sugestões:

1. Definição da Periodicidade das Inspeções Veiculares:

Incluir de forma clara a periodicidade das inspeções para os veículos:
o Veículos dentro da vida útil: inspeção semestral.
o Veículos com vida útil expirada: inspeção bimestral durante a vigência da licitação.
Essa medida visa garantir a segurança, qualidade e conforto dos usuários do transporte público.

 
2. Definir Órgão Responsável pela Inspeção Veicular:

A inspeção deverá ser realizada diretamente pela EMDEC, sem possibilidade de terceirização do serviço. Isso visa assegurar que o poder público tenha total controle sobre a fiscalização da frota.

 
3. Instituição de Penalidades:

A licitação deve prever a instituição de penalidades, como multas, para os veículos que não cumprirem os prazos de inspeção. A aplicação de penalidades é essencial para garantir que todos os veículos atendam aos requisitos de segurança.


4. Designação de um Funcionário de Carreira para a Gestão das Inspeções:

Para evitar pressões externas sobre o sistema de transporte, sugere-se a designação de um funcionário de carreira para a gestão da Coordenadoria responsável pela inspeção. Com estabilidade no cargo, esse profissional terá maior autonomia e compromisso com a transparência, assegurando que as inspeções sigam o cronograma estabelecido e que os prazos não sejam alterados indevidamente.


5. Publicação dos Dados das Inspeções:

Tornar públicos os dados das inspeções (cronograma, itens inspecionados, defeitos constatados) no site da EMDEC. Isso permitirá que a população tenha fácil acesso às datas e prazos, promovendo maior fiscalização e confiança no processo, além de atender ao princípio da transparência. 


6. Objetivo das Propostas:

As propostas visam à melhoria contínua do serviço de transporte público, priorizando a segurança e a transparência. Esses elementos são essenciais para a qualidade de vida da população.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. Alguns outros pontos mencionados seguem a legislação vigente, tanto em nível federal quanto a municipal, além de julgados do TCE. De qualquer maneira, a equipe irá analisar as suas colocações, tanto a respeito do edital e regras de contrato como os itens técnicos.



Mensagem
 
Prezados(as),

Venho, por meio deste, manifestar uma consideração relevante em relação à consulta pública em andamento para a especificação de solução de software destinada à gestão do transporte de pessoas com deficiência de mobilidade - PAI-Serviço.

Verificamos que o documento técnico da consulta pública não contempla qualquer exigência de experiência prévia comprovada por parte dos fornecedores de solução de software. Considerando a complexidade e a sensibilidade inerentes à operação de transporte para pessoas com deficiência — que envolve questões como acessibilidade, segurança, eficiência logística e atendimento humanizado — entendemos que a experiência prévia prática na implementação de operações de soluções e porte similares aos do PAI-Serviços com mínimo de 50 veículos operacionais é um fator essencial para garantir a qualidade e a confiabilidade da solução contratada.

A ausência desse critério pode abrir espaço para propostas tecnicamente inconsistentes ou de empresas sem o devido conhecimento das especificidades desse tipo de serviço, comprometendo a efetividade do projeto e aumentando o risco de retrabalho ou insucesso na operação.

Adicionalmente, sugerimos que a especificação contemple a exigência de realização de uma prova de conceito (PoC) como parte do processo de qualificação e aceite final da solução. Essa PoC deve ser conduzida em ambiente controlado, com a participação do órgão gestor, simulando condições reais de operação e critérios de aceite objetivos previamente definidos. Propomos ainda que seja estabelecido um prazo definido para a conclusão e avaliação da PoC, a fim de garantir previsibilidade, comprometimento com a entrega e tomada de decisão baseada em evidências práticas da adequação da solução proposta.

Dessa forma, recomendamos:

Inclusão de critério de comprovação de experiência prévia com soluções similares já implantadas, preferencialmente em ambientes públicos e com foco em transporte acessível;

Estabelecimento de uma prova de conceito obrigatória como etapa técnica de validação da solução;

Definição de um prazo objetivo para avaliação e aprovação da PoC pelo órgão gestor, garantindo transparência e eficiência no processo.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos.



Mensagem
 
Sugere-se a inclusão, no edital e na minuta contratual, de cláusula que preveja expressamente a obrigação de continuidade da prestação dos serviços, a título precário, após o término da vigência contratual, nas mesmas condições estabelecidas no contrato, até a efetiva contratação de novo prestador ou manifestação formal do Poder Concedente. A proposta visa resguardar o princípio da continuidade do serviço público, fundamental à manutenção do interesse público e expressamente reconhecido no ordenamento jurídico brasileiro (Lei nº 8.987/1995, art. 6º, §1º; e Lei nº 13.303/2016, arts. 68 e 69). A ausência de previsão contratual específica pode gerar riscos de descontinuidade na prestação dos serviços, além de vulnerabilizar a Administração em eventuais transições de contratados. A inclusão da cláusula precária garantirá segurança jurídica para ambas as partes e permitirá que o serviço público não sofra interrupções enquanto se finaliza o processo de seleção de novo prestador.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. Alguns pontos mencionados seguem a legislação vigente, tanto em nível federal quanto a municipal, além de julgados do TCE. De qualquer maneira, a equipe irá analisar as suas colocações, tanto a respeito do edital e regras de contrato como os itens técnicos.



Mensagem
 
É fato que um processo licitatório necessita de vários participantes para que seus principais objetivos sejam atingidos: uma concessão com preços atrativos para a sociedade e a segurança de que bons serviços serão prestados. Conceder o sistema de transporte público de Campinas em apenas 02 lotes é temerário em vários aspectos. Não apenas a cidade ficará na mão apenas de grandes empresários, muito mais suscetível à formação de cartéis para acuar a municipalidade, como em caso de má prestação de serviços (como é o caso atualmente), a Prefeitura acaba se tornando refém do prestador, não tendo possibilidade da sua substituição rápida, devido ao tamanho da mobilização necessária. Aumentar a quantidade de lotes é garantir que a discussão de preços será mais justa, devido à maior quantidade de prestadores envolvidos, com vários ângulos, expertises e know-how, e em caso de descumprimento contratual uma eventual penalização ou substituição é mais simples. Também é de extrema importância citar que litígios dentro dos consórcios são de maior complexidade de solução, já que dependem do entendimento entre empresários, sem a participação do poder público, enquanto ter mais lotes licitados compete à municipalidade a arbitrariedade direta sobre a contínua qualidade do serviço prestado, permitindo a mesma agir com o devido rigor e velocidade que um serviço tão delicado e essencial demanda em caso de não cumprimento das normas.
Sugerimos que o edital trabalhe com um número entre 6 e 8 lotes, com números entre 130 e 180 veículos cada um, para que mais participantes idôneos e capazes possam participar em plena igualdade, sem conluios e falsos consórcios.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos. O número de lotes foi discutido nas audiências públicas e busca maximizar a produtividade em escala, sem prejudicar a concorrência. A possibilidade de consórcios permite a entrada de outros entrantes que podem se associar a participar do certame.



Mensagem
 
No edital é informado que, para a qualificação econômico-financeira, o consórcio deve ter valor do capital social maior a ser comprovado do que empresas individuais. Tal item inibe a participação de empresas menores em formato de consórcios, além de direcionar o processo licitatório para poucos grupos de transporte com maior pujança econômica. Visando uma competição justa, com a participação de mais empresas com plena competência para executar o serviço, sugerimos que a comprovação de capital social seja a mesma para todos, seja empresa individual ou consórcio, para que a competitividade seja maior. Além disso, levando em consideração que a licitação será no modelo de menor tarifa, haverá uma maior vantajosidade para a municipalidade através de uma disputa mais ampla, com mais participantes. 
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos.



Mensagem
 
No modelo atual, a aptidão técnica é averiguada em quantidade de veículos operacionais e viagens completas (ida e volta). Tal modelo apresenta-se danoso, pois exclui itens de suma importância, com a utilização de sistema de bilhetagem eletrônica, item essencial para a operação do sistema. Também, o uso do quesito de viagens completas totais para avaliação torna-se injusto, pois empresas que operam serviços de fretamento ou linhas longas de serviços intermunicipais ou interestaduais que possuem plena e total capacidade de operar o sistema de Campinas serão penalizadas justamente por terem operações de caráter diferente. Por exemplo, grandes empresas do setor rodoviário como a Cometa ou a Gontijo seriam penalizadas pela escolha da maneira de atestar a capacidade técnica dos participantes, mesmo tendo plena e indiscutível capacidade de operar o serviço. Sugerimos que os critérios de avaliação sejam: frota operacional, expertise com sistemas de bilhetagem eletrônica e quilometragem total operada. 
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos.



Mensagem
 
É fato que um processo licitatório necessita de vários participantes para que seus principais objetivos sejam atingidos: uma concessão com preços atrativos para a sociedade e a segurança de que bons serviços serão prestados. Conceder o sistema de transporte público de Campinas em apenas 02 lotes é temerário em vários aspectos. Não apenas a cidade ficará na mão apenas de grandes empresários, muito mais suscetível à formação de cartéis para acuar a municipalidade, como em caso de má prestação de serviços (como é o caso atualmente), a Prefeitura acaba se tornando refém do prestador, não tendo possibilidade da sua substituição rápida, devido ao tamanho da mobilização necessária. Aumentar a quantidade de lotes é garantir que a discussão de preços será mais justa, devido à maior quantidade de prestadores envolvidos, com vários ângulos, expertises e know-how envolvidos, e em caso de descumprimento contratual uma eventual penalização ou substituição é mais simples. Também é de extrema importância citar que litígios dentro dos consórcios são de maior complexidade de solução, já que dependem do entendimento entre empresários sem a participação do poder público, enquanto ter mais lotes licitados compete à municipalidade a arbitrariedade direta sobre a contínua qualidade do serviço prestado, permitindo a mesma agir com o devido rigor e velocidade que um serviço tão delicado e essencial demanda em caso de não cumprimento das normas.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos. O número de lotes foi discutido nas audiências públicas e busca maximizar a produtividade em escala, sem prejudicar a concorrência. A possibilidade de consórcios permite a entrada de outros entrantes que podem se associar a participar do certame.



Mensagem
 
As empresas de transporte de todo o Brasil têm se especializado cada vez mais em suas operações, investindo constantemente em tecnologias e treinamentos para a melhoria da sua prestação de serviço. Incluir algo tão dissonante na prestação do serviço é tirar o foco daquilo que as empresas têm de melhor – a qualidade da operação – e dividir a atenção com algo que não faz parte da seu know-how, além de abrir margem para maiores dificuldades e problemas operacionais. Sugerimos que a administração e manutenção dos terminais seja licitada em separado, para que empresa com expertise no assunto possa administrar os terminais de maneira adequada. Sugerimos também que sejam vinculados nesse edital modelos que possam gerar renda para o terminal, seja com publicidades ou locações de lojas, restaurantes, cafeterias e outros pertinentes a um local com trânsito de milhares de pessoas por dia.
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos. 



Mensagem
 
Análise sobre a Consulta Pública da concessão do Transporte Público de Campinas, que abrange sistema de Bilhetagem Eletrônica

Introdução

Este relatório tem como objetivo analisar os documentos anexados, publicados pela Prefeitura de Campinas-SP, referentes à concessão do serviço de transporte público, com foco na modalidade de pagamento com cartões de crédito e débito (EMV/NFC) diretamente no validador. A análise busca identificar especificações sobre essa modalidade, detalhar o contexto em que são feitas e identificar lacunas ou oportunidades de aprimoramento.

1. Identificação de especificações relacionadas à Modalidade de Pagamento EMV/NFC

As menções à modalidade de pagamento com cartão de crédito e débito (EMV/NFC) foram encontradas nos seguintes documentos:

06_APNDICE-III.6_REQUISITOS-DOS-EQUIPAMENTOS-EMBARCADOS-E-DESEMBARCADOS_1.0_28-03-25.pdf
04_APNDICE-III.4_REQUISITOS-DO-SISTEMA-DE-BILHETAGEM-ELETRNICA_1.0_28-03-25.pdf
19_APÊNDICE III.19_PROCEDIMENTOS E REQUISITOS DA POC - PROVA DE CONCEITO_1.0_28 03 25

2. Detalhamento das Menções Encontradas

2.1. Documento: 06_APNDICE-III.6_REQUISITOS-DOS-EQUIPAMENTOS-EMBARCADOS-E-DESEMBARCADOS_1.0_28-03-25.pdf

a. Trecho Relevante: "Permitir também a operação de acesso através de leitora de cartão de crédito EMV (padrão Europay Mastercard Visa), leitora NFC para aplicativos Smartphones e leitoras QRCode para bilhetes impressos ou aplicativos smartphone;"
b. Documento e Seção/Página: 06_APNDICE-III.6, Página 4
c. Contexto: Requisitos funcionais do validador (UCP - Unidade Central de Processamento).
d. Detalhes:
o Parâmetros Técnicos: Exige a compatibilidade com o padrão EMV (Europay Mastercard Visa) para leitura de cartões de crédito e débito, e NFC para aplicativos em smartphones.
o Limitações: Não especifica detalhes sobre a certificação EMV, segurança das transações, ou a necessidade de homologação com as bandeiras de cartão.
o Obrigações: Implícita a obrigação de que o validador suporte essas tecnologias.
o Requisitos de Segurança/Conformidade: Não detalha requisitos de segurança ou conformidade com regulamentações financeiras.
o Ausência de Exigência de Certificação EMV: O documento não especifica a exigência de certificação da leitora EMV. Pelo menos a certificação Nível 1 deveria ser exigida para garantir a segurança e a conformidade com os padrões da indústria.

2.2. Documento: 04_APNDICE-III.4_REQUISITOS-DO-SISTEMA-DE-BILHETAGEM-ELETRNICA_1.0_28-03-25.pdf

2.2.1 Trecho Relevante: "O sistema deverá ser compatível com diversos meios de pagamento, como QR Code, EMV e outros previamente apresentados, garantindo acessibilidade e praticidade aos usuários."

b. Documento e Seção/Página: 04_APNDICE-III.4, Página 6
c. Contexto: Emissão de cartões e compatibilidade com diversos meios de pagamento.
d. Detalhes:
o Parâmetros Técnicos: Menciona a compatibilidade com EMV, mas não especifica padrões ou certificações.
o Limitações: Não detalha a infraestrutura necessária para suportar pagamentos EMV, como sistema de backoffice específico para operacionalização e monitoramento das transações bancárias, bem como a integração com adquirentes e certificações que comprovam essa integração com adquirente.
o Obrigações: Implícita a obrigação de que o sistema de bilhetagem seja compatível com EMV.
o Requisitos de Segurança/Conformidade: Não aborda requisitos de segurança ou conformidade.

2.2.2 Trecho Relevante: "Cartão de Crédito: meio de pagamento com cartão bancário físico ou virtual, utilizado na função crédito para liberação da passagem com pagamento posterior via fatura bancária;"

b. Documento e Seção/Página: 04_APNDICE-III.4, Página 7
c. Contexto: Meios de Pagamento e Meios de Acesso.
d. Detalhes:
o Parâmetros Técnicos: Define o cartão de crédito como meio de acesso, mas não especifica a tecnologia EMV/NFC.
o Limitações: Não detalha a integração com adquirentes.

-------- A CONTRIBUIÇÃO COMPLETA FOI COMPARTILHADA POR EMAIL ------------
 
Resposta

Obrigado pela sua sugestão. A equipe irá analisar os apontamentos.
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia