
O “transporte por aplicativos” é o serviço remunerado para transporte individual de passageiros oferecido e solicitado exclusivamente por aplicativos, sítios ou plataformas tecnológicas ligados à rede mundial de computadores, e abaixo estão as principais características:
Autorização de Operação (AOP)
As empresas que intermediam o transporte individual de passageiros oferecido e solicitado exclusivamente por aplicativos, sítios ou plataformas tecnológicas ligados à rede mundial de computadores precisam obter a Autorização de Operação (AOP) junto à EMDEC para operar no município.
A solicitação de cadastramento e renovação anual da AOP deverá ser realizada pelo Portal do Transportador. (Tutorial)
Após receber a solicitação com a documentação necessária prevista em legislação, a EMDEC analisará e estando tudo regular emitirá a AOP a ser renovada anualmente.
As exigências mínimas para a prestação do serviço no município são as seguintes:
Motoristas
Veículos
a) dez anos, para veículos movidos a gasolina, etanol e outros combustíveis fósseis;
b) dez anos, para veículos adaptados, híbridos, elétricos e com outras tecnologias de combustíveis renováveis não fósseis.
Ressaltamos que é competência da empresa operadora de aplicativo o cadastramento do condutor e veículo junto a EMDEC para prestação do serviço de maneira regular.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Legislação
Lei Municipal nº 15.539 de 15 de dezembro de 2017
Decreto Municipal nº 19.779 de 08 de fevereiro de 2018
Resolução SETRANSP nº 084 de 07 de março de 2018
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Identificação obrigatória
Os condutores deverão gerar o qrcode e identificação e fixar no vidro dianteiro ou no painel frontal do veículo.
Como gerar o qrcode de identificação
Somente se veículo e condutor estiverem cadastrados junto a EMDEC pela empresa operadora de aplicativo permitirá gerar o qrcode de identificação, deverão acessar o banner abaixo e informar CPF e placa do veículo. O arquivo contendo o qrcode, que é gerado no formato PDF, deve ser baixado e impresso em papel sulfite ou adesivo. Para abrir o arquivo, o condutor deve informar os seis primeiros dígitos do CPF.
Especificações para impressão do qrcode:
- Fundo branco;
- Medida de 7 cm x 7 cm;
- Margem de impressão de, pelo menos, 0,5 cm.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Consulta aos dados dos condutores e veículos
Um dos métodos de consulta é realizando a leitura do qrcode acessando o aplicativo da EMDEC, em “Consulta de Transporte”, na opção “QRCode” (ver telas abaixo).
Outras opções de consultas são acessando o quadro abaixo ou o site da EMDEC e na página inicial terá a opção “Acesso Direto” onde consta a opção “Transporte por Aplicativos - Consulta”. Ressaltamos que a consulta pode ser por “Placa”, “CPF do Condutor” e “Nome do Condutor”.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Maiores informações
Pelo Telefone 118 ou Fale Conosco.