Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Concessão do Transporte Público  / Consulta Pública - Perguntas e respostas das urnas

Concessão do Transporte Público

ver todas
Consulta Pública - Perguntas e respostas das urnas

 Para buscar por tema, utilize o comando CTRL+F no navegador

 

Janete Malta Monteiro

Mensagem

Aumentar o tamanho da letra nas placas contendo o número dos ônibus.

Resposta

Obrigado pela sugestão. O setor responsável irá analisar a demanda e, se aplicável, entrará como obrigação no contrato.



Gabriel Sonego Santos

Mensagem

Retornar a 3.31 como era antes da COVID, com mais horários ao longo do dia aos finais de semana.

Resposta

Em 26/10/2022, a linha 331 teve seu itinerário alterado, passando a atender o Terminal Metropolitano. Em dezembro, ela deverá retornar à operação todos os dias.



Janete Malta Monteiro

Mensagem

Diminuir o intervalo na linha 3.19, hoje é de 1 em 1 hora.


Resposta

A linha 3401, atual 319, terá seu intervalo diminuído para 20 minutos entre partidas nos picos e para 40 minutos no entrepico.



Janete Malta Monteiro

Mensagem

Alterar as linhas de Barão Geraldo, pois são muito demoradas e lotadas.

Resposta

Haverá regulação na oferta das linhas que atendem o distrito de Barão Geraldo, com a retomada de atendimentos paralisados em função da pandemia de Covid-19 e incremento de frota.



Joana


Mensagem

Limpar melhor os banheiros do Terminal Barão Geraldo, pois têm mau cheiro e são sujos.

Resposta

Estamos realizando um grande esforço para melhorar os terminais de ônibus. Um exemplo disso foi o fechamento do Terminal Central e o início da reforma dos seus banheiros. Iremos avaliar essa sugestão e reforçar a limpeza nos locais citados.



Maria

Mensagem

Limpar melhor os banheiros do Terminal Barão Geraldo, pois têm mau cheiro e são sujos.

Resposta

Estamos realizando um grande esforço para melhorar os terminais de ônibus. Um exemplo disso foi o fechamento do Terminal Central e o início da reforma dos seus banheiros. Iremos avaliar essa sugestão e reforçar a limpeza nos locais citados.



Fernando

Mensagem

Reduzir o valor da passagem para R$ 1 e ter passe desemprego.

Resposta

Um valor menor na tarifa corresponde a um maior aporte da Prefeitura. De qualquer modo, o valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária. 



[Anônimo]

Mensagem

Retornar a frota que havia antes da COVID.

Resposta

A frota em relação à demanda é acompanhada diariamente pela equipe da Emdec, com seus agentes de trânsito e por meio do cruzamento de informações do GPS e da bilhetagem. Quando constatada a necessidade de mais veículos em uma linha, a Emdec emite uma ordem de serviço que as operadoras devem cumprir.



Leonardo Gregorio

Mensagem

Reduzir a lotação da 1.34.

Resposta

A linha 134 teve aumento de frota de 2 veículos articulados em 31/10/2022.



Leonardo Pereira

Mensagem

Tirar a exclusividade do Cittamobi pois são muito ruins.

Resposta

A Emdec iniciou o processo de abertura de dados do GPS, para que outras empresas possam oferecer o serviço de roterização ao passageiro. Hoje já é possível utilizar outro aplicativo. Confira na página http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=como_chegar.



Wesley

Mensagem

Ônibus de graça.

Resposta

Um valor menor na tarifa corresponde a um maior aporte da Prefeitura. De qualquer modo, o valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária. 



Janete Malta Monteiro

Mensagem

Aumentar frota da 3.16 e criar linha para o Campo Florido.

Resposta

Aguardamos adequação dos pontos na Rua Ana Cristina Cruz para o prolongamento da linha 316 até o Campo Florido.



Ana Beatriz Moraes

Mensagem

Colocar mais lixeiras nos pontos de ônibus.

Resposta

Obrigado pela sugestão. Iremos entrar em contato com a secretaria responsável para repassar a solicitação.



Gabriela

Mensagem

Limpar ônibus da 3.32.

Resposta

A limpeza é acompanhada diariamente pelos agentes de mobilidade urbana e segue procedimentos especificos de cada operador. Para averiguar, solicitamos data e hora da ocorrência.



Dante Gomes Barbosa

Mensagem

Aumentar a quantidade de ônibus.

Resposta

A frota em relação à demanda é acompanhada diariamente pela equipe da Emdec, com seus agentes de trânsito e por meio do cruzamento de informações do GPS e da bilhetagem. Quando constatada a necessidade de mais veículos em uma linha, a Emdec emite uma ordem de serviço que as operadoras devem cumprir.



Lacaio

Mensagem

Aumentar o número de assentos para obesos.

Resposta

Obrigado pela sugestão. A equipe irá analisar a demanda.



Vitória Cristina

Mensagem

Aumentar a oferta para o bairro Santa Clara.

Resposta

Dado o perfil de demanda verificado, haverá a manutenção da oferta atual da linha 206 (6614), com possibilidade de expansão.



[Anônimo]

Mensagem

Colocar um motorista na 2.10 mais rápido.

Resposta

Os veículos devem cumprir a programação da viagem. Nela é considerado todo o tempo de percurso, e são levados em conta os pontos de paradas, semáforos e demais interferências que podem acontecer nas ruas e que podem atrapalhar a circulação do veículo.



Juliano de Oliveira Graciliano

Mensagem

Aumentar a oferta para o bairro Santa Clara.

Resposta

Dado o perfil de demanda verificado, haverá a manutenção da oferta atual da linha 206 (6614), com possibilidade de expansão.



Mauro B. da Silva

Mensagem

Aumentar a quantidade de ônibus.

Resposta

A frota em relação à demanda é acompanhada diariamente pela equipe da Emdec, com seus agentes de trânsito e por meio do cruzamento de informações do GPS e da bilhetagem. Quando constatada a necessidade de mais veículos em uma linha, a Emdec emite uma ordem de serviço que as operadoras devem cumprir.



Mauro B. da Silva

Mensagem

Aumentar a frota da 2.18 e 2.19.

Resposta

As linhas 218 e 219 foram extintas em 2010 e 2007, respectivamente. Os bairros Jardim Novo Maracanã e Campina Grande são atendidos pelos pares de linhas alimentadoras 200/207 e 203/217, que realizam a ligação entre os bairros e o Terminal Campo Grande.



Ana Eline Lima Gomes

Mensagem

Aumentar a oferta para o bairro Santa Clara à noite.

Resposta

Estamos avaliando uma série de situações que necessitam de ajustes. Estaremos considerando a solicitação em nossos estudos.



[Anônimo]

Mensagem

Aumentar a quantidade de ônibus, principalmente à noite, e reduzir a tarifa.

Resposta

Os ônibus cumprem uma programação que é frequentemente revista e analisada de acordo com o número de passageiros. Para uma resposta mais efetiva, pede-se o número da linha. Sobre a tarifa, o valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária.
 



Gabryella

Mensagem

Fiscalizar o cumprimento de horários e do itinerário da linha 2.09 quando chove.

Resposta

A fiscalização do cumprimento das viagens acontece por meio dos agentes de mobilidade urbana e do GPS. Quando há chuvas fortes ou qualquer outro tipo de interferência na via, são analisadas e acompanhadas as condições de viagens dos veículos para evitar transtornos a população.



Lais Zarcarias

Mensagem

Aumentar a frota da 2.06 e fiscalizar o cumprimento dos horários.

Resposta

Os veículos são fiscalizados pelos agentes que estão espalhados em pontos estratégicos da cidade de Campinas e pelo GPS. Dado o perfil de demanda verificado na linha 206 (6614), haverá a manutenção da oferta atual, com possibilidade de expansão.



Douglas Sales do Nascimento

Mensagem

Reduzir a tarifa no entrepico.

Resposta

O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária. Novas políticas de redução de tarifa devem ser analisadas considerando o orçamento do município.



João

Mensagem

Aumentar a frota em algumas linhas e renovar a frota.

Resposta

O novo edital prevê a troca de veículos. Eles serão mais modernos e com tecnologias como ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB. A revisão das linhas e itinerários também fará com que as viagens e as integrações aconteçam de forma mais rápida, priorizando os principais destinos de viagem dos passageiros.



Rosângela

Mensagem

Fiscalizar o cumprimento de horários. 

Resposta

Os veículos são fiscalizados pelos agentes que estão espalhados em pontos estratégicos da cidade de Campinas e pelo GPS. Pede-se mais informações sobre a linha específica para averiguação.




[Anônimo]

Mensagem

Aumentar o conforto nos ônibus.

Resposta

A nova licitação trará novos itens de conforto, como veículos mais modernos com Wi-Fi, ar-condicionado e tomadas USB.



David

Mensagem

Implantar ar-condicionado nos ônibus e passar direto pelo Terminal.

Resposta

A nova licitação trará novos itens de conforto, como veículos mais modernos com Wi-Fi, ar-condicionado e tomadas USB.



Nicolle Martins Gomes

Mensagem

Implantar ar-condicionado nos ônibus.

Resposta

A nova licitação trará novos itens de conforto, como veículos mais modernos com Wi-Fi, ar-condicionado e tomadas USB.



Maira Marques de Lima

Mensagem

Ter uma lixeira em cada porta do ônibus.

Resposta

Iremos analisar a possibilidade de atender à solicitação.



Luiz Miguel Antunes

Mensagem

Renovar a frota e diminuir os intervalos para de 15 em 15 minutos.

Resposta

Os ônibus cumprem uma programação que é frequentemente revista e analisada de acordo com o número de passageiros. Para uma resposta mais efetiva, pede-se o número da linha.



Maria Cicero

Mensagem

Ouvir a população.

Resposta

Durante o processo da licitação, aconteceram 11 Audiências Públicas, inclusive em horários pela manhã e à noite, além do sábado. A Consulta Pública ficou disponível por 90 dias e contou com a possibilidade de questionamentos via internet ou por papel, em quatro terminais de ônibus. Ainda, existe o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, onde é possível discutir assuntos relativos à mobilidade.



Fabiana Verissimo

Mensagem

Reduzir a tarifa e aceitar dinheiro.

Resposta

O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária. O fim do dinheiro nos veículos provocou a queda de roubos e assaltos. Hoje, pode-se comprar a passagem pelos postos de venda, locais credenciados e pelo aplicativo.



Gonçalo J. Trasunção

Mensagem

Implantar metrô.

Resposta

O modo de transporte metrô depende de uma grande demanda de passageiros e também de um grande investimento por parte do município.



Ronaldo Nascimento

Mensagem

Fiscalizar o cumprimento de horários e renovar a frota.


Resposta

Os veículos são fiscalizados pelos agentes que estão espalhados em pontos estratégicos da cidade de Campinas e pelo GPS. Pede-se mais informações sobre a linha específica para averiguação.



Osmar A. Feitosa

Mensagem

Implantar botões no semáforo de pedestres da Av. John Boyd Dunlop.

Resposta

Sugestão repassada à área responsável.



Milton

Mensagem

Implantar relógio e música lenta e clássica no interior dos ônibus.

Resposta

Obrigado pela sugestão. A música no interior dos veículos é desaconselhável, por ser um local com diversos tipos de pessoas.



Patricia Alugs

Mensagem

Renovar a frota e manter ônibus e terminais limpos e iluminados, com GPS funcionando.

Resposta

A licitação trará ônibus mais modernos, com Wi-Fi, ar-condicionado e tomada USB. Os terminais estão passando por requalificações, como por exemplo o Terminal Central, que agora possui controle de entrada e saída e está tendo seus banheiros reformados.



Marco A. K. 

Mensagem

Inaugurar o Terminal Central.

Resposta

O Terminal Central possui controle de entrada e saída e está tendo seus banheiros reformados.



Antonio Xavier da Silva

Mensagem

Aumentar os horários das linhas 2.07 e 2.00 (Novo Mundo e Jardim Lisa), que passam de 40 em 40 minutos, e incluir bebedouros no Terminal Campo Grande.

Resposta

O novo Terminal Campo Grande possui bebedouro, que se encontra próximo aos sanitários. Com relação às linhas 200 e 207, no novo edital terão seus intervalos reajustados em função do incremento de frota de 1 (um) veículo cada.



Rubia Cristina Silva

Mensagem

Aumento de oferta na 2.06.

Resposta

Dado o perfil de demanda verificado, haverá a manutenção da oferta atual da linha 206 (6614), com possibilidade de expansão.



[Anônimo]

Mensagem

Implantar ônibus elétricos.

Resposta

O edital prevê veículos elétricos escalonados nos primeiros cinco anos de contrato.



JFK

Mensagem

Que as crianças estudem as leis do transporte no ensino fundamental.

Resposta



A Emdec trabalha junto à Secretaria de Educação para promover a educação da mobilidade junto ao público infantil.



Nelson Alves Bandeira

Mensagem

Que moradores de rua e panfleteiros não entrem no Terminal Central.

Resposta


O Terminal Central possui controle de entrada e saída. Tal medida foi realizada para combater os problemas de entrada de pessoas que não utilizam o transporte público.



Luiz Nascimento

Mensagem

Reduzir tarifa.

Resposta


O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária. 



[Anônimo]

Mensagem

Reduzir tarifa.

Resposta


O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária. 



[Anônimo]

Mensagem

Implantar ônibus elétrico.

Resposta


Estão considerados ônibus elétricos no edital.



Elizeu

Mensagem

Implantar ônibus elétrico.

Resposta


Estão considerados ônibus elétricos no edital.



Ana Patricia Facundes Dias

Mensagem

Alteração de itinerário da linha 4.15 para que não passe no Oziel; implantação de um caixa 24 horas no Terminal Central; e fiscalização do cumprimento dos horários.

Resposta


O atendimento da linha 415 será mantido conforme itinerário atual, haja vista a integração regional entre os bairros. A instalação de caixa eletrônico em terminais não está prevista, até a presente data, por questões de segurança. Havendo interesse da Administração Municipal na instalação, faz-se necessária abertura de processo de Chamamento Público. Já houve empresas interessadas, porém a instalação foi anteriormente refutada por riscos de segurança ao público. O novo contrato trará uma série de avanços tecnológicos que proporcionarão um aprimoramento da fiscalização dos horários.



Matheus

Mensagem

Pagar uma tarifa para andar de ônibus o dia todo.

Resposta


Hoje já existe a integração temporal, para que o passageiro possa utilizar mais de um veículo em um espaço de tempo. A política tarifária, como valores de tarifa e integrações, não consta no edital.



Flaviano Carvalho Santos

Mensagem

Aumento de oferta na 3.90.

Resposta

A oferta da linha 390 será expandida através de sua fusão com a linha 252, resultando na linha 5102.



Pedro Henrique Maximo

Mensagem

Mais limpeza nos ônibus.

Resposta

Os veículos seguem uma programação de limpeza nas garagens. Além disso, os agentes da mobilidade urbana fiscalizam este item, dentre vários outros.



[Anônimo]

Mensagem

Implantar ônibus elétrico.

Resposta


Estão considerados ônibus elétricos no edital.



[Anônimo]

Mensagem

Reduzir a tarifa para R$ 3,50.

Resposta


O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária.



Kauan Santos

Mensagem

Renovar a frota.

Resposta


A licitação trará ônibus mais modernos, com Wi-Fi, ar-condicionado e tomada USB. Os terminais estão passando por requalificações, como por exemplo o Terminal Central, que agora possui controle de entrada e saída e está tendo seus banheiros reformados.



Antonio Cesar

Mensagem

Manter o Terminal Central apenas para quem paga tarifa e colcoar venda de passes do lado de fora.

Resposta


A Emdec acompanha continuamente o controle de passageiros e as entradas no Terminal Central.



José Carlos Ribeiro

Mensagem

Retornar 3 articulados nos horários de pico da linha 1.15.

Resposta


A linha 115 está operando com 4 veículos articulados.



Vanderlei Franco

Mensagem

Aumentar horários noturnos das linhas 1.90 e 1.95.

Resposta


Haverá, no mínimo, a manutenção da oferta atual da linha 195, através da linha 8015, além de sua possível expansão. Considera-se também a possibilidade futura de um terminal na região de abrangência, com readequação dos atendimentos (Emdec está realizando estudos). Já a linha 190 terá sua oferta ampliada pela incorporação da linha 333, na futura linha 3801.



João Paulo Costa

Mensagem

Reduzir a tarifa para R$ 3,50.

Resposta


O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária.



[Anônimo]

Mensagem

Aumento de oferta, renovar a frota, limpeza dos ônibus, reduzir a tarifa.

Resposta


O novo edital prevê a troca de veículos. Eles serão mais modernos e com tecnologias como ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB. A limpeza é acompanhada diariamente pelos agentes de mobilidade urbana e segue procecimentos específicos de cada operador. A política tarifária não é abordada no edital de concessão.



Pedro Henrique Maximo

Mensagem

Aumento de oferta e implantação de rastreador nos ônibus.

Resposta


Os veículos atualmente já contam com equipamentos de GPS. Hoje em dia, inclusive, é possível baixar aplicativos no celular.



Eliude P. de Jesus Ruas

Mensagem

Renovar a frota, com acessibilidade aos idosos.

Resposta


Na licitação os veículos serão acessíveis.



Paula


Mensagem

Melhorar a limpeza dos ônibus e a conexão Wi-Fi.

Resposta


Os novos ônibus contarão com novas tecnologias, como Wi-Fi, tomadas UBS e ar-condicionado. A limpeza é acompanhada diariamente pelos agentes de mobilidade urbana e seguem procecimentos específicos de cada operador.



Ana Clara

Mensagem

Reduzir a tarifa.

Resposta


O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária.



Francisca

Mensagem

Aumentar a quantidade de ônibus.

Resposta


A frota em relação à demanda é acompanhada diariamente pela equipe da Emdec, com seus agentes de trânsito e por meio do cruzamento de informações do GPS e da bilhetagem. Quando constatada a necessidade de mais veículos em uma linha, a Emdec emite uma ordem de serviço que as operadoras devem cumprir.



Pedro Henrique Maximo

Mensagem

Mais limpeza nos ônibus e álcool em gel na porta.

Resposta


A limpeza é acompanhada diariamente pelos agentes de mobilidade urbana e seguem procecimentos específicos de cada operador. A disponibilização de álcool gel nas portas não é recomendado, por se tratar de um produto inflamável.



Ana Paula

Mensagem

Renovar a frota e reduzir a tarifa.

Resposta


O valor da passagem é calculado considerando os custos para a operação do transporte e o subsídio que a Prefeitura coloca buscando a modicidade tarifária.



Fernando José

Mensagem

Reeducar os motoristas.

Resposta


A Emdec acompanha ativamente junto com os operadores a requalificação ativa dos motoristas. O novo edital prevê também esse item.



Michel de Serra Lopes

Mensagem

Criação de uma linha de ônibus ligando o Terminal Campo Grande ao Aeroporto de Viracopos.

Resposta


As novas linhas 8601 e 8602 serão responsáveis por esta ligação.



Ana Carolina Chis da Silva

Mensagem

Aumentar a oferta da linha 2.31.

Resposta


Com o advento do BRT, a linha 231 será seccionada no Terminal Satélite Íris e dará a lugar às linhas 6605 e 6606, com frota de 2 veículos cada.



Marina

Mensagem

Reduzir os intervalos das linhas 1.91 e 1.94 para 15 minutos.

Resposta


No novo contrato, a linha 8010 (191) terá seu intervalo de 16 minutos, valor próximo do pleito, e a linha 3802 será resultado da união das linhas 194 e 240, com intervalo de 15 minutos.



Sandra Elis Tancini 

Mensagem

Aumentar a oferta da linha 1.91 nos horários de pico, com articulados.

Resposta


No certame, a linha 8010, atual 191, terá sua frota incrementada.



Pedro Henrique Maximo

Mensagem

Implantar ar-condicionado, rastreador e álcool em gel na porta.

Resposta


A limpeza é acompanhada diariamente pelos agentes da mobilidade urbana e seguem procecimentos específicos de cada operador. A disponibilização de álcool gel nas portas não é recomendado, por se tratar de um produto inflamável. Os atuais veículos já possuem GPS. Na nova licitação, os veículos deverão ter ar-condicionado.



Paulo Alvez da Silva

Mensagem

Manter o Terminal Central apenas para quem paga tarifa e ter mais policiamento.

Resposta


O Terminal Central agora é acessível apenas a quem utiliza o transporte público, para dar mais segurança e proteção aos passageiros.



Marcos Machado

Mensagem

Retorno de cobrador.

Resposta

Este item não está sendo considerado no presente edital.



Jakson Deocleciana da Silva

Mensagem

Melhorar os salários dos motoristas.

Resposta

Este item não é discutido no edital de licitação. O edital leva em conta a informação do Acordo Coletivo e demais acordos trabalhistas aplicáveis.



Pedro Henrique Maximo

Mensagem

Implantar cortina nas janelas dos passageiros, relógio e sensor de temperatura.

Resposta

As cortinas são itens que podem interferir na segurança e na limpeza dos veículos.



JFK

Mensagem

Implantar ponto de ônibus com monitoramento de câmeras, Wi-Fi e ar-condicionado.

Resposta

Os novos veículos contarão com Wi-Fi, UBS e ar-condicionado. Iremos analisar a possibilidade de implementar tal tecnologia, quando cabível, nos abrigos.



JFK


Mensagem

Implantar trens suspensos e metrô para substituir o BRT.

Resposta

O modo de transporte metrô depende de uma grande demanda de passageiros e também de um grande investimento por parte do município.



Maria Marta Cipriano

Mensagem

Diminuir o tempo de percurso da linha 1.15.

Resposta

Atualmente estamos estudando alternativas para otimização do trajeto da linha.



Pedro Henrique Máximo

Mensagem

Solicita ponto com cobertura na Rua Dr. Mascarenhas.

Resposta

Solicitação enviada ao setor competente. Os pontos de parada não são objeto deste certame, sendo tratados em concessão específica.



Nildete Leopoldo

Mensagem

Solicita melhoria nos horários.

Resposta

Os horários das viagens são elaborados pela equipe da Emdec e levam em conta a demanda de passagens, a distribuição horária e a quantidade de veículos. Para uma resposta mais específica, pede-se a linha, dia e horário.



Elia Elenir Louveira


Mensagem

Solicita melhoria nos horários. Acesso gratuito aos 60 anos.

Resposta

Os horários das viagens são elaborados pela equipe da Emdec e levam em conta a demanda de passagens, a distribuição horária e a quantidade de veículos. Para uma resposta mais específica, pede-se a linha, dia e horário. Toda e qualquer alteração no preço da passagem ou nos benefícios concedidos precedem uma decisão legislativa, considerando-se ainda que toda redução de tarifa resulta em aumento de subsídio.



Pedro Henrique Máximo

Mensagem

Solicita mais respeito entre motorista e passageiro.

Resposta

Obrigado pela sugestão.



Novenio Cláudio Jr

Mensagem

Solicita que todas as linhas atendam ao novo Terminal Campo Grande.

Resposta

As linhas que atendiam ao Terminal Campo Grande antigo já foram transferidas para o novo terminal.



Ediva Polo

Mensagem

Melhorar o horário de almoço dos motoristas, para não demorar tanto quanto é atualmente.

Resposta

Os horários das viagens são elaborados pela equipe da Emdec e levam em conta a demanda de passagens, a distribuição horária e o horário de almoço dos motoristas. Para casos específicos, pede-se a informação de linha, dia e horário.



Gerson Gomes Barbosa Filho

Mensagem

Padrão Curitiba.

Resposta

O BRT trará mais conforto e qualidade nas viagens.



Eliesldson 

Mensagem

Facilitar a passagem para quem não possui Bilhete Único.

Resposta

Esta licitação precede outra que estaremos realizando ainda em 2023. Nesta nova licitação, da bilhetagem, haverá diversas facilidades e condições para a aquisição da passagem.



Lucas Lima dos Anjos

Mensagem

Tem uma ideia para nova licitação, solicita contato.

Resposta

Toda a documentação está disponível no site da Emdec e da Secretaria Municipal de Transportes. A Consulta Pública aconteceu por 90 dias.



Jandira Costa

Mensagem

Sugere linha entre o Terminal Campo Grande e o Campinas Shopping. Solicita melhorias no horário da linha 220.

Resposta

A linha 6101 atenderá parcialmente esta demanda. O usuário poderá descer nas proximidades do shopping e acessá-la através de mobilidade ativa ou integração tarifária com demais linhas no eixo.



[Anônimo]

Mensagem

Solicita ar-condicionado nos ônibus.

Resposta

No edital está previsto que todos os veículos tenham ar-condicionado.



Luiz Soares da Silva

Mensagem

Solicita frota nova.

Resposta

O edital prevê a renovação dos veículos, bem como melhorias como ar-condicionado e tomadas USB.



[Anônimo]

Mensagem

Solicita melhora no horário e volta dos cobradores.

Resposta

Esta possibilidade no momento não será abordada. A eliminação dos cobradores permitiu que a tarifa fosse ajustada, uma vez que houve diminuição nos custos.



Camila C. Mendonça

Mensagem

Nunca viu o botão vermelho de assédio, é falso.

Resposta

O botão Bela está disponível no aplicativo da Emdec.



Sandra Barbosa da Silva

Mensagem

Solicita que as linhas 113 e 115 atendam ao Jardim Novo Planalto de Viracopos. Melhora das linhas no bairro.

Resposta

O bairro é atendido pela linha 112 (7719). Vislumbra-se possibilidade futura de seu atendimento também pelas linhas 113 (7720) e 115 (8018), conforme sugestão.



Vitor

Mensagem

Melhora no transporte público.

Resposta

A nova licitação trará novos itens de conforto, como veículos mais modernos com Wi-Fi, ar-condicionado e tomadas USB. Além disso, os itinerários poderão ser reajustados para melhor atender os passageiros.



Vitor

Mensagem

Solicita melhores ônibus para o horário de pico.

Resposta

O novo edital prevê a troca de veículos. Eles serão mais modernos e com tecnologias como ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB.



Sandra Barbosa da Silva

Mensagem

Solicita melhoria no bairro Novo Planalto de Viracopos, nas linhas 112 e 113.

Resposta

Haverá requalificação na frota, com ônibus novos e maior oferta de lugares.



Lucas Mendes

Mensagem

Solicita Wi-Fi aberto.

Resposta

A nova licitação prevê Wi-Fi nos veículos.



Marcinil Panonotem

Mensagem

Solicita baixa dos preços da passagem.

Resposta

Toda e qualquer alteração no preço da passagem ou nos benefícios concedidos precede uma decisão legislativa, considerando-se ainda que toda redução de tarifa resulta em aumento de subsídio.



Marivaldo Souza Pereira

Mensagem

Solicita melhora no atendimento do bairro Jardim Uruguai.

Resposta

Com o advento do BRT, a linha 239 (6703) será seccionada no Terminal Satélite Íris. Acredita-se que a redução em sua quilometragem possibilitará melhor atendimento aos bairros, com a manutenção do perfil de frota atual.



Regina Lúcia Hanena Lornis

Mensagem

Solicita aumento na frota de ônibus, linhas 205 e 123.

Resposta

As linhas 205 e 123 serão fundidas com as linhas 196 e 198, de forma que as linhas resultantes, 8601 e 8602, atuarão na ligação entre o Terminal Campo Grande e o Aeroporto de Viracopos, com diferenciação para os atendimentos adjacentes, redistribuindo a demanda.



Ariel Chirman

Mensagem

Solicita volta da linha 326; e que coloquem o BRT para o lado de Barão Geraldo.

Resposta

Está previsto o retorno da operação da linha 326 através da linha 3303. O projeto do BRT não contemplou Barão Geraldo e, infelizmente, o município não possui condições de investir em mais corredores neste padrão, no curto prazo.



Isabela dos Reis

Mensagem

Manter ou reduzir valor da passagem; aprimorar o acompanhamento dos ônibus em tempo real por apps; frota maior para reduzir o tempo de espera; aumento de linhas circulares entre regiões, para evitar tanta troca de ônibus; aumento de folga e salário dos motoristas.

Resposta

Toda e qualquer alteração no preço da passagem ou nos benefícios concedidos precedem uma decisão legislativa, considerando-se ainda que toda redução de tarifa resulta em aumento de subsídio.
 



Bruna

Mensagem

Não colocar cartazes de cunho religioso nos ônibus.

Resposta

A fixação deste tipo de cartaz já é proibida.
 



Lucas Gonçalves Monteferrante

Mensagem

Solicita aumento da frota da linha de ônibus 210 sentido Barão Geraldo, entre o horário das 04h30 e 07h00.

Resposta

A linha 6301, atual 210, terá sua oferta expandida no certame através da alocação de veículos ainda maiores, superarticulados.



Sunshine M. de Souza

Mensagem

Mais lugares para as pessoas se acomodarem, ar-condicionado, Wi-Fi; rotas que funcionassem 24h e com itinerário estratégico.

Resposta

O edital prevê a renovação dos veículos, bem como melhorias como ar-condicionado e tomadas USB. Além disso, o novo edital também prevê a criação de linhas 24h.



Beatris R. de Almeida

Mensagem

Reclama da mudança de horário das linhas e relata que a linha 324/320 está sendo ignorada, cada vez com menos ônibus.

Resposta

As mudanças relatadas atendem às necessidades de ajuste da rede e são necessárias para a promoção do equilíbrio entre a oferta de lugares e a demanda de passageiros. As linhas 320/324 atuam de forma complementar entre si e serão mantidas através do par 3304/3305, com incremento de 1 (um) veículo e partidas escalonadas.




Matheus Movri Batista

Mensagem

Volta dos estandes de livros do projeto "Leitura, a melhor viagem".

Resposta

Obrigado pela sugestão. Essa ação não faz parte do edital de concessão. Contudo, será encaminhada a área responsável.



Ezequiel Augusto Candido

Mensagem

Solicita assistente social nos terminais - moradores de rua, viciados. Orientar sobre casas de recuperação, acolhimento.

Resposta

Obrigado pela sugestão. Iremos entrar em contato com a secretaria responsável para repassar a solicitação.



[Anônimo]

Mensagem

Só será nova concessão quando cada região for atendida por empresas diferentes, competindo para dar melhor atendimento à população.

Resposta

O edital está em Consulta Pública para colher as demandas da população e para aperfeiçoá-lo. Quando publicado, qualquer empresa poderá participar do processo licitatório.




Jéssica Libano dos Santos Moraes

Mensagem

Solicita mais transporte e mais linhas de ônibus à noite.

Resposta

O novo edital prevê a criação de linhas 24 horas.



Flavia

Mensagem

Solicita mais ônibus na linha 3.22.

Resposta

O atendimento da linha 322 será expandido com a linha 3309, cuja atuação será similar à 322.1 nos dias úteis e finais de semana.



Ezequiel Augusto Candido

Mensagem

Solicita volta de cobrador para que o motorista volte a dirigir em paz.

Resposta

Esta possibilidade no momento não será abordada. A eliminação dos cobradores permitiu que a tarifa fosse ajustada, uma vez que houve diminuição nos custos.



Gabriel Gomes Nascimento

Mensagem

Solicita melhora no transporte no Piracambaia.

Resposta

O atendimento da linha 322 será expandido com a linha 3309, cuja atuação será similar à 322.1 nos dias úteis e finais de semana.



Ademilson Meireles

Mensagem

Sugere ponto de ônibus da área central como os do BRT.

Resposta

Os pontos de ônibus são instalados considerando também o espaço físico da calçada. A Emdec trabalha constantemente para renovar os abrigos e manter a manutenção dos equipamentos.



Antonio Carlos 

Mensagem

Que a linha 3.22 atenda ao Piracambaia.

Resposta

O atendimento da linha 322 será expandido com a linha 3309, cuja atuação será similar à 322.1 nos dias úteis e finais de semana.



José Eugenio C. Almeida

Mensagem

Solicita aumento de frota, principalmente nas linhas de periferia.

Resposta

A frota em relação à demanda é acompanhada diariamente pela equipe da Emdec, com seus agentes de trânsito e por meio do cruzamento de informações do GPS e da bilhetagem. Quando constatada a necessidade de mais veículos em uma linha, a Emdec emite uma ordem de serviço que as operadoras devem cumprir.



[Anônimo]

Mensagem

Solicita aumento de salário para os motoristas e volta de cobradores.

Resposta

Esta possibilidade no momento não será abordada. A eliminação dos cobradores permitiu que a tarifa fosse ajustada, uma vez que houve diminuição nos custos.



Ynaê Katharine

Mensagem

Solicita aumento de frota no Piracambaia.

Resposta

A frota em relação à demanda é acompanhada diariamente pela equipe da Emdec, com seus agentes de trânsito e por meio do cruzamento de informações do GPS e da bilhetagem. Quando constatada a necessidade de mais veículos em uma linha, a Emdec emite uma ordem de serviço que as operadoras devem cumprir.



Sulamita

Mensagem

Solicita ônibus que passe na Escola Hilton Federici.

Resposta

Sugestão encaminhada à área responsável.




Gabriela Rossi

Mensagem

Reclama dos ônibus do Village, linha 322.1; banco quebrado, sujo, motorista passa muito rápido pelas lombadas e deixa pessoas para trás.

Resposta

Reclamação enviada ao setor competente. Os condutores deverão respeitar os limites de velocidade regulamentados no CTB, mesmo nas vias rurais.



Henrique

Mensagem

Solicita aumento de frota.

Resposta

A frota em relação à demanda é acompanhada diariamente pela equipe da Emdec, com seus agentes de trânsito e por meio do cruzamento de informações do GPS e da bilhetagem. Quando constatada a necessidade de mais veículos em uma linha, a Emdec emite uma ordem de serviço que as operadoras devem cumprir.



Angelica Augusto de Oliveira

Mensagem

Aumento e melhoria da frota, orientação para que os motoristas parem próximo à calçada.

Resposta

A nova licitação trará novos itens de conforto, como veículos mais modernos com Wi-Fi, ar-condicionado e tomadas USB. Também está prevista a contínua capacitação dos motoristas.



Claudemir Cavalcante

Mensagem

Solicita reativação da linha 374 (Jockey Club); aumento na frota das linhas 322 (Village) e 331 (Rodoviária).

Resposta

Não está prevista a retomada da linha 374. A linha 322 (3309) terá sua frota ampliada em mais um veículo, totalizando 3.



Adriana

Mensagem

Solicita mais horários na linha 323 (Vila Holândia).

Resposta

A linha 323 (3306) deverá ter sua oferta incrementada, principalmente no entrepico e período noturno.



Katia Cristina dos Reis

Mensagem

Solicita que os ônibus cumpram os horários.

Resposta

A fiscalização acontece hoje com agentes em locais estratégicos da cidade e por meio do GPS. Pede-se que sejam informados horário, dia e linha em questão.



[Anônimo]

Mensagem

Volta do Domingo Grátis.

Resposta

Esta possibilidade ainda não sera abordada neste momento, mas haverá outra licitação, da Bilhetagem, onde toda a grade tarifária poderá ser revista.



Jessica

Mensagem

Solicita aumento de frota na linha 323.

Resposta

A linha 323 (3306) deverá ter sua oferta incrementada, principalmente no entrepico e período noturno.



Vanessa Gonçalves

Mensagem

Aumento de frota ou redução de horário de intervalo na linha 322.1.

Resposta

O atendimento da linha 322 será expandido com a linha 3309, cuja atuação será similar à 322.1 nos dias úteis e finais de semana.




Fabiano Gonçalves

Mensagem

Aumento de frota na linha 322.1.

Resposta

O atendimento da linha 322 será expandido com a linha 3309, cuja atuação será similar à 322.1 nos dias úteis e finais de semana.



[Anônimo]

Mensagem

Solicita mais ônibus e melhor limpeza.

Resposta

A limpeza é acompanhada diariamente com os agentes de mobilidade urbana e seguem procecimentos específicos de cada operador.




Vilma

Mensagem

Solicita melhoria no carro da linha 319; carro sanfona, devido à superlotação de estudantes.

Resposta

A linha 3401, atual 319, terá seu intervalo diminuído para 20 minutos entre partidas nos picos e 40 minutos no entrepico. Os veículos continuarão convencionais, haja vista que a concentração de usuários relatada é pontual, em viagens específicas nos picos. Acredita-se que, com incremento de oferta, a concentração será diluída.

 



[Anônimo]

Mensagem

Reclama dos seguranças do Terminal Barão Geraldo, ficam só conversando e fumando.

Resposta

Reclamação enviada ao setor responsável. De qualquer maneira, pede-se que sejam informados o dia e horário do ocorrido.



Célia R. Lopes dos Reis

Mensagem

Solicita cumprimento dos horários.

Resposta

Os cumprimentos das viagens são acompanhados pelos agentes de mobilidade urbana e pelo sistema de monitoramento. Para casos específicos, pede-se a informação de linha, dia e horário.



[Anônimo]

Mensagem

Reclama que os seguranças do Terminal Barão Geraldo não fazem rondas, ficam só conversando com os fiscais da Emdec.

Resposta

Seria preciso ter mais informações, como horário e dia da ocorrência. De qualquer maneira, reclamação encaminhada à área responsável.



Tiago Soares Nascimento

Mensagem

Solicita Passe Livre.

Resposta

Esta possibilidade ainda não será abordada neste momento, mas haverá outra licitação, da Bilhetagem, onde toda a grade tarifária poderá ser revista.



Sulamita

Mensagem

Aumento da frota na linha 331 e que volte a circular aos sábados e domingos.

Resposta

Dada a sobreposição de mais da metade de seu traçado, a linha 331 será assumida pela linha 333, na futura 3801. O usuário poderá acessar os demais trechos através de integração tarifária, haja vista a superoferta de linhas na região central.



Beeroth de Souza

Mensagem

Aumento de ao menos 1 carro em cada linha aos finais de semana.

Resposta

A equipe de planejamento acompanha constantemente o número de passageiros e a demanda dos veículos. Para analisar melhor o caso, pede-se as informações da linha, o dia e horário.



Maria Aparecida

Mensagem

Solicita que a linha 323 vá direto para a Vila Holândia às 7h, sem passar no Solar de Campinas.

Resposta

Sugestão enviada à área responsável.



Karmen Ferreira

Mensagem

Aumento de frota na linha 322.1; aumento de frota nos finais de semana; manutenção diária nos ônibus.

Resposta

O atendimento da linha 322 será expandido com a linha 3309, cuja atuação será similar à 322.1 nos dias úteis e finais de semana.



[Anônimo]

Mensagem

Reclama da cobrança de metade da passagem na catraca e no ônibus a outra parte, estresse nos motoristas e na população.

Resposta

Esta possibilidade há de ser revista quando realizarmos a nova licitação da bilhetagem.



José S. de Souza

Mensagem

Sugere cumprimento e controle de horários; que sejam estudados as linhas e os horários para que o intervalo não seja tão grande.

Resposta

Os veículos são fiscalizados pelos agentes, que estão espalhados em pontos estratégicos da cidade de Campinas, e pelo GPS. Pede-se mais informações sobre a linha específica para averiguação.



Agnaldo Strey

Mensagem

Solicita transporte com mais segurança, recálculo dos itinerários, pois os ônibus andam em alta velocidade.

Resposta

Alguns itinerários serão reajustados na nova licitação, levando-se em consideração as mudanças na cidade e o cumprimento das viagens.



Ricardo

Mensagem

Aumento da frota nas linhas 212 e 214.

Resposta

As linhas atuais 212 e 214 serão incorporadas ao BRT, através dos serviços parador e semiexpresso (linhas 6001 e 6002), com frota dedicada e diferenciada.



William de Souza Godoy

Mensagem

Melhora nas rotas e pontos; rotas melhores no Corujão ou uma linha circular para horário da madrugada (bairro); melhorias na rota da linha 214, mais pontos e usar o BRT em todo trajeto.

Resposta

O edital prevê a criação de linhas 24 horas para atender a toda a população. Além disso, o edital também prevê a operação do sistema BRT. O sistema já começou a operação provisória no Corredor Campo Grande e será expandido gradativamente.



Marta Souza

Mensagem

Solicita ajustes nas linhas para que os ônibus não passem todos juntos.

Resposta

A programação de horários e itinerários de diversas linhas será ajustada no novo edital. Contudo, para informações mais específicas, pede-se o número da linha, a data e o horário da ocorrência.



Valdinei Ap. Santos

Mensagem

Fiscalização no itinerário do Corujão.

Resposta

Os veículos são fiscalizados pelos agentes, que estão espalhados em pontos estratégicos da cidade de Campinas, e pelo GPS. Pede-se mais informações sobre a linha específica para averiguação.



Valdinei Ribeiro

Mensagem

Permitir que empresas diferentes participem da licitação.

Resposta

Qualquer empresa que atenda aos requisitos mínimos do edital poderá participar do processo de licitação.



Geraldo de Souza

Mensagem

Melhorar o espaço nas plataformas.

Resposta

O planejamento das linhas e suas respectivas paradas nas plataformas é elaborado considerando o espaço físico para os veículos e para os passageiros. Para sugestões específicas, pede-se que seja informado o local.



Valdinei Ap. Santos Ribeiro

Mensagem

Sugere apenas uma empresa operando as linhas e melhor demarcação dos pontos.

Resposta

Cada empresa opera uma linha. Porém, pode acontecer de várias empresas operarem na mesma avenida, por exemplo. De qualquer maneira, os itinerários serão readequados no novo edital, para evitar a sobreposição de linhas.



Vanderleia Rosa Candido dos Santos

Mensagem

Implantar cortina nas janelas dos passageiros e ar-condicionado.

Resposta

O edital prevê ar-condicionado nos novos veículos.



Yuri Aguas

Mensagem

Implantar metrô.

Resposta

O modo de transporte metrô depende de uma grande demanda de passageiros e também de um grande investimento por parte do município.



Rita Maria de Lima

Mensagem

Mais limpeza nos ônibus.

Resposta

A limpeza é acompanhada diariamente pelos agentes de mobilidade urbana e seguem procecimentos específicos de cada operador.



Maria Luciana Oliveira

Mensagem

Mais limpeza nos ônibus da linha 3.25 e aumento de horários noturnos.

Resposta

Haverá retomada do atendimento da linha 326 (3301), incrementando a oferta na região. Todos os ônibus deverão ser submetidos a limpeza ao final da operação e periodicamente vistoriados e inspecionados.



Simone Siqueira

Mensagem

Reclama que o aplicativo da Transurc, quando passa na catraca, não valida os créditos.

Resposta

Existem alguns pontos "de sombra" que não permitem o acesso à rede de internet e isso dificulta a comunicação. Na próxima licitação que faremos, da Bilhetagem, estaremos resolvendo este e muitos outros problemas que temos hoje.



Leandro Vitor Caetano

Mensagem

Reduzir a tarifa.

Resposta

Toda e qualquer alteração no preço da passagem ou nos benefícios concedidos precede uma decisão legislativa, considerando-se ainda que toda redução de tarifa resulta em aumento de subsídio.



Ingrid Silva

Mensagem

Aumento de oferta nas linhas 3.20, 3.24, 3.25 e 3.26.

Resposta

As linhas 320/324 atuam de forma complementar entre si e serão mantidas através do par 3304/3305, com incremento veicular e partidas escalonadas. A linha 326 terá sua operação retomada pela linha 3303, em complemento com a 3302.



Milton Ferreira da Silva Jr

Mensagem

Renovar a frota.

Resposta

A licitação prevê a renovação da frota, inclusive com veículos elétricos.



Diego de Oliveira

Mensagem

Fechar todos os terminais como o Central.

Resposta

Sugestão enviada à área responsável.



Adriana

Mensagem

Alteração de horário na linha 1.15, pois ele sai do terminal às 10h50. Quando chega, o ônibus já saiu.

Resposta

A programação da linha é feita levando em conta diversos fatores. Infelizmente não é possível fazer uma programação para um caso específico.



Tania

Mensagem

Fiscalizar o cumprimento de horários.

Resposta

Os veículos são fiscalizados pelos agentes, que estão espalhados em pontos estratégicos da cidade de Campinas, e pelo GPS. Pede-se mais informações sobre a linha específica para averiguação.



[Anônimo]

Mensagem

Reclama de passar o cartão na entrada do terminal e no ônibus.

Resposta

Esta possibilidade há de ser revista quando realizarmos a nova licitação da bilhetagem.



Gilberto

Mensagem

Fiscalizar o cumprimento de horários das peruas.

Resposta

A fiscalização acontece hoje com agentes em locais estratégicos da cidade e por meio do GPS. Pede-se que sejam informados horário, dia e linha em questão.



Jessica Azevedo

Mensagem

Fiscalizar os motoristas que dão carona.

Resposta

Tal ato não é permitido. Favor informar o dia, horário e local/linha.



Mariah Rebecca Alcantara

Mensagem

Aumentar a quantidade de ônibus e reduzir a tarifa.

Resposta

Toda e qualquer alteração no preço da passagem ou nos benefícios concedidos precedem uma decisão legislativa, considerando-se ainda que toda redução de tarifa resulta em aumento de subsídio.



Jessica Azevedo

Mensagem

Implantar catracas mais largas para acesso ao terminal.

Resposta

Obrigado pela sugestão. Iremos encaminhar à área responsável.



Kevila Jonang

Mensagem

Aumentar a capacidade do veículo vinculado à linha 1.91.

Resposta

No certame, a linha 8010, atual 191, terá sua frota incrementada.



Elysabeth Camara

Mensagem

Implantar tomada para carregar aparelho eletrônico, Wi-Fi e ar-condicionado.

Resposta

O edital prevê veículos com ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB.



Mazzean Souza

Mensagem

Renovar a frota.

Resposta

A licitação prevê a renovação da frota, inclusive com veículos elétricos.



João Paulo Maia

Mensagem

Modernizar o aplicativo de compra de passagem.

Resposta

Existem alguns pontos "de sombra" que não permitem o acesso à rede de internet e isso dificulta a comunicação. Na próxima licitação que faremos, da Bilhetagem, estaremos resolvendo este e muitos outros problemas que temos hoje.



Luciano Antunes Marcos

Mensagem

Reclama de passar o cartão na entrada do terminal e no ônibus.

Resposta

As catracas nos terminais trazem mais segurança para os passageiros, pois apenas faz uso do terminal aquele que utiliza o transporte público.



Vandeir

Mensagem

Renovar a frota da linha 1.40.

Resposta

O edital prevê a renovação dos veículos, bem como melhorias como ar-condicionado e tomadas USB.



Cilene Dutra

Mensagem

Aumento de cursos para os motoristas.

Resposta

A Emdec acompanha ativamente junto com os operadores a requalificação dos motoristas. O novo edital prevê também esse item.



Matheus Belluomini de Souza

Mensagem

Implantar tomada ou entrada USB para carregar celular.

Resposta

No edital está previsto que todos os veículos tenham tomadas USB.



Luis Fed

Mensagem

Excluir as cooperativas que fazem um péssimo trabalho.

Resposta

As cooperativas hoje são parte do sistema. A Emdec fiscaliza sua operação diariamente, por meio de GPS e de fiscais localizados em pontos estratégicos da cidade.



Gabriela

Mensagem

Reclama que os motoristas da linha 3.32 olham os celulares dos passageiros e se dispersam.

Resposta

Em situações como a relatada, o operador deverá ser notificado e autuado. Cabe ao usuário informar a data, o horário, a linha, o prefixo e sentido, para que haja a notificação da ocorrência. Os condutores são capacitados para a operação de transporte no munícipio, inclusive com a realização períodica de reciclagem.



João Marcos

Mensagem

Solicita o retorno do itinerário das linhas 3.24 e 3.20.

Resposta

As linhas 320/324 atuam de forma complementar entre si e serão mantidas através do par 3304/3305, com incremento veicular e partidas escalonadas.



Jucilene da Silva

Mensagem

Colocar pontos de venda de passagens em todos os terminais e equipamentos para recarga de cartão universitário.

Resposta

Esta possibilidade ainda não será abordada neste momento, mas haverá outra licitação, da Bilhetagem, onde toda a rede de vendas será ajustada e diversos outros meios de pagamento estarão à diposição.



Jeison Andrey Sanchez Paiva

Mensagem

Intercalar os horários das linhas 3.20 e 3.24 saindo do terminal de manhã.

Resposta

As linhas 320/324 atuam de forma complementar entre si e serão mantidas através do par 3304/3305, com incremento veicular e partidas escalonadas.



Thiago Laureano

Mensagem

Capacitar os motoristas para atenderem as pessoas com deficiência.

Resposta

Os condutores, além da qualificação necessária, passam periodicamente por reciclagem.



Thiago Laureano

Mensagem

Possibilitar que a pessoa com deficiência entre no Terminal Barão Geraldo pela porta da frente.

Resposta

Todo terminal deve atender aos padrões e critérios de acessibilidade referentes a comunicação e sinalização, acessos e circulação, sanitários e vestiários, equipamentos urbanos e mobiliário. Para que o acesso do usuário seja viável, deve-se adequar o local de embarque/desembarque, o veículo ou ambos por meio de dispositivo de transposição de fronteira. No caso do Terminal Barão Geraldo, o embarque é realizado pela porta no veículo, que possui plataforma elevatória veicular ou rampa com acionamento manual.



Aline M. Carvalho 

Mensagem

Possibilitar a compra por Pix e QR Code.

Resposta

Esta possibilidade ainda não será abordada neste momento, mas haverá outra licitação, da Bilhetagem, onde toda a rede de vendas será ajustada e diversos outros meios de pagamento estarão à diposição.



Diogenes Santiago do Nascimento

Mensagem

Implantar o BRT.

Resposta

O Sistema BRT já começou a funcionar em fases. Ele terá o número de estações e seu horário de funcionamento ampliados e é acompanhado pelas equipes da Emdec, referente à qualidade dos serviços.



Elizama Pereira Arcênio

Mensagem

Fiscalização quanto ao cumprimento de horários e colocar equipamentos para recarga de cartão universitário.

Resposta

A fiscalização acontece hoje com agentes em locais estratégicos da cidade e por meio do GPS. Pede-se que sejam informados horário, dia e linha em questão.



Cleide Aline Santos

Mensagem

Agradece os novos sanitários e pede ar-condicionado nos ônibus.

Resposta

O edital prevê a renovação dos veículos, bem como melhorias como ar-condicionado e tomadas USB.



João Guilherme dos Santos

Mensagem

Que o transporte permita levar uma bicicleta.

Resposta

Iremos analisar a possibilidade de atender à solicitação de levar bicicletas nos veículos fora do horário de pico.



Silvana R. Aguilar 

Mensagem

Renovar a frota e manter os ônibus limpos, com ar-condicionado funcionando.

Resposta

O edital prevê a renovação dos veículos, bem como melhorias como ar-condicionado e tomadas USB.



Everton Augusto Ferreira

Mensagem

Treinar o pessoal que atende no terminal.

Resposta

Os motoristas, fiscais e seguranças passam por constantes treinamentos, tanto da parte técnica como na questão de civilidade. Pede-se para informar o dia, horário e local do ocorrido.



Ruan Zambrana Camareos

Mensagem

Reduzir a tarifa para os estudantes.

Resposta

Toda e qualquer alteração no preço da passagem ou nos benefícios concedidos precedem uma decisão legislativa, considerando-se ainda que toda redução de tarifa resulta em aumento de subsídio.



João B. Oli

Mensagem

Incluir bebedouros no Terminal Central.

Resposta

O Terminal Central está sendo reformado e já conta com este equipamento.



José Carlos Batista Rosa

Mensagem

Aumentar a frota nos finais de semana e até 00h30.

Resposta

Está previsto no certame um grupo de linhas cuja operação será ininterrupta, denominado Rede 24h. São linhas com perfil de demanda expressivo, que atendem ou tangenciam os eixos estruturantes e principais polos de atração do município.



Marli Costa

Mensagem

Solicita fiscalização, pois depois das 21h a linha 371 às vezes passa dentro e as vezes passa fora do Terminal Central.

Resposta

Todos os dias, em ambos os sentidos, a linha 371 deverá atender ao Terminal Central. Deverá ser reforçada a fiscalização, para mitigar riscos de esquecimento por parte dos condutores ou desinformação.




Lourdes de Souza

Mensagem

Melhorar a violência.

Resposta

Os motoristas, fiscais e seguranças passam por constantes treinamentos, tanto da parte técnica como na questão de civilidade. Pede-se para informar o dia, horário e local do ocorrido.



Robilene

Mensagem

Solicita a remoção de camelôs dos terminais.

Resposta

Sugestão enviada à área responsável.



[Anônimo]

Mensagem

Reclama que o Terminal Central está muito sujo.

Resposta

Estamos realizando um grande esforço para melhorar os terminais de ônibus. Um exemplo disso foi o fechamento do Terminal Central e o início da reforma dos seus banheiros. Iremos avaliar essa sugestão e reforçar a limpeza nos locais citados.



Viviane O. A.

Mensagem

Reclama de passar o cartão na entrada do terminal e no ônibus.

Resposta

Esta possibilidade há de ser revista quando realizarmos a nova licitação da bilhetagem.



Alexandre Velazco

Mensagem

Agradece por terem colocado relógios no Terminal Central.

Resposta

Obrigado.



José Roberto Gonçalves

Mensagem

Solicita que as linhas atendam mais bairros.

Resposta

A licitação prevê a reestruturação das linhas e a criação de novos itinerários para aumentar a capilaridade do transporte público.



Larissa Ferreira

Mensagem

Atualizar os horários e aumentar a oferta em bairros de difícil acesso.

Resposta

A licitação prevê a reestruturação das linhas e a criação de novos itinerários para aumentar a capilaridade do transporte público.



Vera Lucia

Mensagem

Aumentar bancos para idosos e deficientes.

Resposta

Obrigado pela sugestão. A equipe irá analisar a demanda.



Daniel Ferreira

Mensagem

Solicita que não precise pagar dentro do ônibus.

Resposta

Atualmente esta situação já ocorre. Não é permitido pagar passagem embarcado.



Rodrigo US

Mensagem

Reclama da educação dos vigilantes do Terminal Central.

Resposta

Crítica enviada à área responsável. Se possível, pede-se que informe o dia e horário da possível ocorrência.



Danilo Braga 

Mensagem

Inclusão de veículos articulados nas linhas 1.90 e 1.93.

Resposta

Atualmente, as linhas 190 e 193 operam com veículos articulados. No certame, a linha 3801 continuará com articulados, enquanto a linha 8016 contará com veículos padron, piso baixo. Essa substituição no perfil veicular permitirá melhora no intervalo entre partidas na ligação Rodoviária (Centro)-Aeroporto.



João B. de Oliveira

Mensagem

Aumento de fiscalização.

Resposta

A fiscalização acontece hoje com agentes colocados em locais estratégicos da cidade e por meio do GPS. Pede-se que sejam informados horário, dia e linha em questão.



Edlem Andrea Silva

Mensagem

Aumento de oferta na linha 2.12.

Resposta

A linha atual 212 será incorporada ao BRT através dos serviços parador e semiexpresso (linhas 6001 e 6002), com frota dedicada e diferenciada.



Paulo Vit

Mensagem

Aumento de fiscalização nas paradas após as 22h no ponto da passarela de metal na Rodovia Campinas/Indaiatuba.

Resposta

Sugestão enviada à área responsável.



João B. de Oliveira

Mensagem

Criação de uma linha de ônibus para o Padre Manoel da Nóbrega.

Resposta

A Vila Padre Manoel da Nóbrega será atendida pelas linhas 1601 e 6008, além daquelas que trafegam no Corredor Campo Grande do BRT.



Vera Lucia

Mensagem

Renovar a frota.

Resposta

Está prevista a renovação da frota na licitação.



[Anônimo]

Mensagem

Reclama que os ônibus deveriam ser de graça.

Resposta

Toda e qualquer alteração no preço da passagem ou nos benefícios concedidos precede uma decisão legislativa, considerando-se ainda que toda redução de tarifa resulta em aumento de subsídio.



Celia Sandra

Mensagem

Aumento de oferta na linha 1.95.

Resposta

Haverá, no mínimo, a manutenção da oferta atual da linha 195, através da linha 8015, além de sua possível expansão. Considera-se também a possibilidade futura de um terminal na região de abrangência, com readequação dos atendimentos. A Emdec está realizando estudos a respeito.

EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia