Página Principal  / Escolas

Educação no Trânsito




A Emdec trabalha constantemente para preservar vidas e aperfeiçoar o trânsito, baseada em educação, engenharia e fiscalização.

Em uma cidade com mais de 1,1 milhão de habitantes e frota acima de 900 mil veículos, o trabalho educativo é decisivo para promover a cultura de paz, a segurança e a qualidade de vida nas ruas e avenidas de Campinas. A conscientização da população passa por diversos programas
ações e campanhas, sendo que o Ensino é um dos meios fundamentais e estratégicos para disseminar condutas seguras.

Por isso, apresentamos abaixo várias orientações e materiais educativos voltados à circulação consciente, focando nas escolas e universidades, além de informações sobre transporte escolar e de como participar desta luta pela pacificação do trânsito. Todas as iniciativas trazem os conceitos da Campanha VIVA.

O Deco, um dos personagens-símbolo da Emdec, mostra no quadro as principais dicas de segurança que estamos divulgando neste ano:


Ele também anotou algumas orientações específicas para os deslocamentos a pé, de bicicleta, motocicleta, carro e ônibus, baseadas na legislação de trânsito e nas melhores práticas de segurança viária.



 

Obrigado e boas aulas, Deco!

Uma outra forma de chegar à escola ou universidade é usando o 
transporte escolar. Veja abaixo como contratar com segurança e conheça as exigências para o prestação do serviço em Campinas.



 

O transporte escolar é um serviço de interesse público prestado por pessoas físicas ou jurídicas. Ele não possui itinerário pré-definido, sendo determinado pelos estudantes transportados em cada período.

O condutor deve ter a partir de 21 anos, possuir curso específico para transporte de escolares e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) D ou superior. Essas e outras condições são verificadas pela Emdec, que autoriza a prestação do serviço. O veículo utilizado precisa apresentar características específicas, como vidros com limitador de abertura, equipamento registrador de velocidade (tacógrafo) e faixa nas cores amarela e preta com a palavra "ESCOLAR" nas duas laterais. A Emdec faz a inspeção semestral do veículo. Quando aprovado, ele recebe um selo de aprovação que deve ser colocado no para-brisa dianteiro.

Os transportadores e contratantes podem acessar mais detalhes na seção 
Transporte Escolar.

Quem contrata pode consultar se o transportador está regularizado na 
Pesquisa de situação cadastral de transporte escolar. Basta fornecer a placa do veículo ou o Cadastro Municipal de Condutores de Transporte Coletivo (COTAC).



No período da volta às aulas, os conflitos entre veículos e pedestres no entorno das escolas ficam ainda maiores. Desta forma, a cada início de ano letivo, os estabelecimentos de maior impacto viário recebem a 
Operação Volta às Aulas, em que Agentes da Mobilidade Urbana orientam os alunos, responsáveis, educadores e transportadores nos horários de pico, promovendo os deslocamentos seguros de pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas. 

Mas as ações não devem se concentrar apenas nas primeiras semanas, e é fundamental que haja um trabalho educativo permanente, afinal o trânsito é feito por pessoas, não veículos. Portanto, a Emdec convida sua escola a se engajar na campanha VIVA a Educação no Trânsito e contribuir para uma circulação mais humana!

Realize atividades envolvendo toda a escola, como exposições sobre o tema; estudos do meio, explorando o entorno e o bairro, com o tema mobilidade urbana e segurança no trânsito; rodas de conversa sobre os comportamentos seguros ao circular; gincanas; contações de história etc.

Envolva a comunidade e comunique-se com os familiares. Envie recados nos cadernos dos alunos, ou por e-mail. Aborde o tema em reuniões com responsáveis, promovendo a adoção de comportamentos seguros no trajeto para a unidade escolar e buscando novas soluções. Os assuntos podem estar relacionados, por exemplo, ao uso das cadeirinhas, embarque e desembarque seguro e contratação de transporte escolar.

Use as redes sociais. Poste imagens das atividades realizadas na escola e estimule os alunos que já fazem uso das redes a criarem conteúdos sobre o tema. Pode ser feito um desafio dos posts mais criativos a respeito! Defina e use uma hashtag, como #Vivaaeducacaonotransito

   

Disponibilizamos abaixo algumas atividades pedagógicas. O formato para impressão de todos os jogos é em papel tamanho A4. Boa diversão e aprendizado!



Clique na imagem para baixar em PDF

QUEBRA-CABEÇA 
Ao montar o quebra-cabeça, a criança encontrará um cenário da cidade onde pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas estão utilizando os equipamentos de segurança, exercitando cidadania e adotando comportamentos seguros no trânsito.


Clique na imagem para baixar em PDF

JOGO DOS 7 ERROS
Neste jogo, os alunos devem pintar o cenário da cidade e encontrar as ações que podem colocar as pessoas em risco no trânsito.


Clique na imagem para baixar em PDF

JOGO DA MEMÓRIA DA MOBILIDADE
Este é um jogo de memória diferente. Em vez de encontrar as imagens iguais, as crianças devem relacionar os assuntos da mobilidade urbana: idoso com vaga exclusiva; carro com cadeirinha; moto com capacete; entre outros.



Para obter mais detalhes e orientações ou realizar parcerias com a Emdec nas ações educativas, envie mensagem pelo Fale Conosco.

Solicitações diversas sobre o trânsito em torno da escola - relacionadas à sinalização, por exemplo - também podem ser registradas neste canal.

Em caso de emergência de trânsito, ligue no 118, na opção 1.



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia