Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Campanha 3Rs

Campanha 3Rs




                    


Mesmo com a redução da violência no trânsito de Campinas na última década, a acidentalidade e as mortes com motociclistas alertam os órgãos gestores da circulação.

Preocupada em mudar o atual cenário, a Administração Municipal decidiu colocar em pauta uma grande ação de conscientização para o segmento e a sociedade em geral. Nasceu, assim, a campanha Respeite, Repense e Reduza, para ampliar a segurança viária, reduzir os acidentes e as mortes nas ruas e avenidas. 

A Campanha 3Rs é uma ação intersetorial que envolve a Secretaria Municipal de Transportes, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, a Emdec e a Prefeitura. A proposta é promover uma grande mobilização, com principal foco nos motociclistas, mas sem perder de vista os demais segmentos (motoristas, ciclistas e pedestres). A iniciativa integra o programa Vida no Trânsito de Campinas. 

O logotipo da campanha reproduz o sinal de diferença, fazendo menção a comportamentos diferentes que preservam a vida no trânsito.


  




De acordo com dados da Emdec, motociclistas estiveram envolvidos em 48% dos acidentes fatais de Campinas em 2021. Foram 46 vidas perdidas, sendo 25 nas vias urbanas e 21 nas rodovias. A moto se envolveu em grande parte dos atropelamentos.

Outra constatação relevante é que 67% das mortes de motociclistas aconteceram aos finais de semana, sendo 40% no período da noite, das 20h à 1h da madrugada.  

  

Entre os motociclistas que perderam a vida no trânsito, 89% eram homens, e 81% jovens de 18 a 39 anos.

A velocidade e o álcool são os dois principais fatores de risco: 30% destes condutores apresentaram dosagem alcóolica, ou seja, usaram bebida alcoólica durante a direção
.


Por isso, é necessário trabalhar os 3Rs: Respeite, Repense e Reduza. 





Respeitar passa pela compreensão de que todas as normas de circulação existem como medidas de proteção. As soluções de engenharia e operação de tráfego, sinalizações de solo, placas e os semáforos têm o objetivo de preservar a vida. Respeitá-los é ser responsável, consciente, cidadão.




Repensar condutas nas ruas e avenidas pressupõe empatia. Para além do “eu”, percebemos as vias como sistemas coletivos, em que os diversos usuários e deslocamentos devem compor um fluxo harmonioso e seguro. Nesta cultura de paz, não deve haver espaço para o individualismo, a fragilidade e o conflito.






Reduzir a velocidade é determinante.
A direção cuidadosa, defensiva, transforma os motoristas em agentes decisivos na preservação da vida, pois a velocidade está presente como fator de risco em 29% dos acidentes com motos na cidade. 





 

 





Painel da Campanha 3Rs instalado na Av. John Boyd Dunlop, próximo à PUCC 

Faixas





 

Acesse todas as faixas

 



Cards para redes sociais

      

Acesse todos os cards
  

 

 

24.11.2021
Campanha 3Rs promove blitz educativa para motociclistas na sede da SMCC, na sexta (26/11)

12.11.2021

Motociclistas participam de blitz educativa da Campanha 3Rs

11.11.2021

Blitz educativa para motociclistas acontece nesta sexta-feira (12/11)

05.11.2021

Blitz educativa alerta motociclistas sobre prevenção de acidentes

04.11.2021

Respeite, repense e reduza. Com esse mote, campanha de segurança viária é lançada

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia