Clique para baixar os itens do jogo:
Sugestão de história
Sugestões de pistas
Folhas para criar as próprias pistas
Cartões dos instrumentos de segurança no trânsito
Leia abaixo como jogar!
Público-alvo
Faixa etária a partir de 4/5 anos
Objetivos
- Identificar e explorar o espaço doméstico, com segurança e mediação de um adulto, por meio do movimento;
- Identificar instrumentos de segurança no trânsito e reconhecer suas funções;
- Conhecer e identificar escolhas seguras no trânsito;
- Utilizar diferentes linguagens (oral, corporal, sonora) para se expressar e partilhar informações;
- Agir pessoalmente e coletivamente com responsabilidade, tomando decisões com base em princípios éticos, inclusivos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Recursos necessários
- Impressão dos cartões e fichas com as pistas;
- Providenciar um “baú” com o tesouro (pode ser qualquer caixa/pote que exista em casa, para que esconda o tesouro);
- Providenciar o tesouro (algo que as crianças gostem muito, um brinquedo, um doce ou algo que se deseje que elas encontrem). A escolha do tesouro vai depender dos objetivos da brincadeira;
- Sugestão de história (preparamos uma para você).
Como jogar
1ª parte
Distribuir pela casa os cartões com os instrumentos de segurança no trânsito, de acordo com o local indicado pelas pistas: cinto de segurança, faixa de pedestres, capacete para ciclista, semáforo para motorista/pedestre, cadeirinha/booster.
Combinar com as crianças que, ao encontrar os cartões com os instrumentos, elas devem ir até você para que leiam juntos as explicações e reflitam um pouco sobre elas e a importância de se fazer escolhas seguras no trânsito.
Solicitar às crianças a máxima atenção à história que será contada, pois por meio dela receberão dicas para chegar ao tesouro.
2ª parte
Conte uma história onde vários elementos do trânsito estejam presentes. Uma história que instigue a curiosidade e espírito investigativo (Veja a nossa sugestão de história).
A cada elemento citado, dar uma pista de onde ele pode ser encontrado (Veja sugestões de pistas). Isso exigirá do grupo a exploração do espaço doméstico.
ATENÇÃO: É muito importante que você, adulto, tenha cuidado nas escolhas dos lugares e evite colocar os cartões em espaços nos quais não há segurança para as crianças, tais como:
Varandas;
Próximo a janelas (em caso de apartamentos);
Próximo a garagens;
Próximo a piscinas;
Próximo a objetos como fogão, faqueiro;
Em lugares que tenham acesso a produtos de limpeza;
Em lugares que exijam subir em algum outro objeto para pegar o cartão;
Mesmo que estejam sob a sua supervisão, a segurança das crianças deve estar presente em todas as etapas do desenvolvimento da brincadeira.
3ª parte
A cada cartão encontrado, explique às crianças a sua utilidade e importância, ou seja, qual a sua função no trânsito. Você pode fazer isso lendo o verso do cartão, em que há explicações sobre os instrumentos.
Quando o grupo encontrar todos os elementos e todos tiverem compreendido a importância do uso dos instrumentos de segurança no trânsito, lance uma última pista que leve ao tesouro.
Boa caça ao tesouro!
QUEBRA-CABEÇA
Ao montar o quebra-cabeça, a criança encontrará um cenário da cidade onde pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas estão utilizando os equipamentos de segurança, exercitando cidadania e adotando comportamentos seguros no trânsito.
Clique na imagem para baixar em PDF
JOGO DOS 7 ERROS
Neste jogo, os alunos devem pintar o cenário da cidade e encontrar as ações que podem colocar as pessoas em risco no trânsito.
Clique na imagem para baixar em PDF
JOGO DA MEMÓRIA DA MOBILIDADE
Este é um jogo de memória diferente. Em vez de encontrar as imagens iguais, as crianças devem relacionar os assuntos da mobilidade urbana: idoso com vaga exclusiva; carro com cadeirinha; moto com capacete; entre outros.
Clique na imagem para baixar em PDF