Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Maio Amarelo

Maio Amarelo Campinas 2022




        


O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa a preservar a vida no trânsito, por meio de ações coordenadas entre poder público e sociedade civil. A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da ONU. A Emdec e a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) organizam o movimento no município.

Cerimônia Oficial do movimento em Campinas foi no dia 9 de maio.

Nesta edição, haverá um passeio ciclístico; o Prêmio Boas Práticas, que será um concurso relacionado ao tema Mobilidade Urbana, iniciando pela categoria audiovisual; o projeto do iFood Anjos de Capacete, em parceria com Emdec e Samu, voltado à prevenção de acidentes e capacitação de entregadores em primeiros socorros; e abordagens educativas focadas em motociclistas (Campanha 3Rs), na Avenida John Boyd Dunlop (Campanha JBD: Morte Zero no Trânsito) e nos bares da cidade, onde educadores alertarão sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

Já a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) apresentou a profissionais da Emdec os conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, que consistem na gestão do sistema viário sob a perspectiva de zerar as mortes e lesões no trânsito.

As datas, os horários e detalhes dos eventos estão sendo divulgados ao longo do mês pela Emdec. Veja a programação completa. 
 

 

Venha pedalar em defesa da vida no trânsito! No último domingo de maio (29/05), a região do Ouro Verde receberá o Passeio Ciclístico Maio Amarelo - Juntos Salvamos Vidas. A realização é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Transportes, o Departamento de Vigilância em Saúde, a Prefeitura Municipal de Campinas, a Emdec e a Sanasa

A concentração será às 8h, com largada às 9h, partindo da Rua Waldemar Bristotti, próximo à Praça Emil Rached, na Vila Aeroporto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link bit.ly/passeiomaioamareloParticipe!

 

Confira a rota do passeio, de 5,6 km:
 


Clique para acessar no Google Maps





Na próxima quarta-feira (25/05), a Emdec transmitirá no canal www.youtube.com/emdecoficial um webinário (seminário web) com especialistas em saúde e em segurança viária, para discutir os desafios do panorama atual dos acidentes de trânsito em Campinas e pensar em propostas para mudar essa realidade. 

A ação é uma parceria entre o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), as secretarias municipais de Saúde e Transportes, a Prefeitura Municipal de Campinas e a Emdec, com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

Inscreva-se no canal da Emdec no YouTube e ative o sininho para ser lembrado do evento!


    
3ª semana

Lançamento da Série Sinistros


Primeiro episódio da Série Sinistros

Parceria da Emdec com o grupo 
"O que te assombra?" e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Série Sinistros traz relatos reais de ocorrências de trânsito fatais registradas no município em 2021. Desenvolvidos em estilo draw my life, os vídeos narram e analisam as causas das fatalidades, com o objetivo de conscientizar a população e orientar sobre segurança viária. Todos têm a participação de Agentes da Mobilidade Urbana.

Os casos foram selecionados entre 144 que resultaram em óbitos no ano passado. A numeração segue a que foi utilizada pelo Comitê Intersetorial de Análise de Acidentes do Programa Vida no Trânsito.

série foi lançada em 16 de maio. Assista aos vídeos em Série Sinistros.


 

Conscientização de ciclistas e pedestres


 
Ação na Unicamp


Data:
 16/05 (segunda-feira)  

Horário: 17h às 19h 

Local: Entrada da Unicamp  

Educadores da Emdec passaram orientações de segurança no trânsito a pedestres e ciclistas, em apoio à programação educativa da Prefeitura do Campus, Secretaria de Vigilância do Campus, Liga do Trauma, ligada à disciplina Cirurgia do Trauma, e do Projeto Salvando Vidas do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT). 

 

Anjos de Capacete

 
 
 

Data: 17/05 (terça-feira)  

Horário: 8h às 12h 

Local: Emdec 

Projeto do iFood voltado à prevenção de acidentes e capacitação de entregadores em primeiros socorros. Participaram 15 motofretistas, já inscritos pela plataforma do aplicativo. O Anjos de Capacete foi realizado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Emdec, que ofereceu palestra ministrada por educadores que também são motociclistas.


Leia mais em Maio Amarelo leva orientações de segurança no trânsito a motociclistas




Blitz educativa


 
 

Data: 17/05 (terça-feira) 

Horário: 13h às 16h 

Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), na Rua Dr. Delphino Cintra, 63. 

Orientações de segurança a motociclistas, com Emdec, SMCC, GM, Liga do Trauma e concessionária AB Colinas. Foram distribuídos materiais a cerca de 100 motociclistas (adesivos refletivos para capacete, antenas corta-pipa, informativos e lâmpadas traseiras para motos que necessitavam). Também foi sorteado um capacete.


 

JBD Morte Zero

 
 
 

Data: 18/05 (quarta-feira) 

Horário: 8h30 às 10h30 

Local: Avenida John Boyd Dunlop 

Ação educativa da campanha JBD: Morte Zero no Trânsito junto a pedestres, motociclistas e motoristas. 

 



Anjos de Capacete


 
 

Em sentido horário, abertura com Débora Damasco, gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec; Tayara Calina, coordenadora de Políticas Públicas do iFood; e Giselle Normanha, chefe de Gabinete da Emdec. E as palestras de Luís Carlos Mechi, agente da Mobilidade Urbana, e Wagner Trindade de Oliveira Jatobá, analista de Educação da Emdec.

 

Data: 19/05 (quinta-feira)  

Horário: 8h às 12h 

Local: Emdec 

Segunda turma de motofretistas. 


 

Simulação de ponto cego

  

 
 


Data:
 19/05 (quinta-feira)   

Horário: 10h

Local: VB3, na Rodovia Dom Pedro I, km 140

Orientações de segurança no trânsito para motoristas de ônibus municipais e ciclistas, com simulação de ponto cego realizada pela concessionária CCR AutoBAn, em conjunto com educadores da Emdec. 




Conscientização de ciclistas e pedestres
 

 

Data: 20/05 (sexta-feira)  

Horário: 11h às 14h 

Local: Unicamp, em frente ao Restaurante Universitário 

Educadores da Emdec passarão orientações de segurança no trânsito a pedestres e ciclistas, em apoio à programação educativa da Prefeitura do Campus, Secretaria de Vigilância do Campus, Liga do Trauma, ligada à disciplina Cirurgia do Trauma, e do Projeto Salvando Vidas do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT). 

 

Ação em bares 

 

Data: 21/05 (sábado) 

Horário: 15h às 19h 

Locais: A definir  

Orientações de segurança em bares da cidade sobre os perigos da combinação entre bebidas alcoólicas e direção. Esta ação deverá acontecer, também, no início da quarta semana do movimento, dia 22/05 (domingo), das 11h às 15h. 





Acesse a publicação da Emdec "Sugestões de planos de aula", para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Clique para baixar, em PDF



Acesse a publicação da Emdec "Guia de atividades para empresas", com diversas sugestões de ações.


Clique para baixar, em PDF



Acesse a cartilha do “Movimento Maio Amarelo nas Escolas” que propõe atividades educativas para que os alunos reflitam sobre a segurança no trânsito e nos deslocamentos.

A escola deverá realizar essas atividades até 25/05 e enviar à Emdec, conforme as orientações da publicação.

As primeiras escolas que se inscreverem ganharão um kit de apoio, com fitas para produzir laços amarelos, alfinetes de afixação, bexigas amarelas e moldura personalizada para fotos. 
As inscrições poderão ser feitas neste link até o dia 13/05. 



Clique para baixar, em PDF


Acesse as peças oficiais da campanha, como posts, banners, faixas, cartazes, outdoors e busdoors, utilizando conforme as orientações da página Conteúdos da Campanha de 2022. 


Exemplo de faixa do Maio Amarelo 2022
 
Exemplos de cartazes do Maio Amarelo 2022



 



19/05/2022
Motoristas do transporte público invertem papéis no trânsito em atividades simuladas

17/05/2022
Maio Amarelo leva orientações de segurança no trânsito a motociclistas

16/05/2022
Série ‘Sinistros’ traz relatos de ocorrências de trânsito para conscientizar a população

13/05/2022
Terminal Ouro Verde é palco de intervenção poética

11/05/2022
Seminário discute segurança viária e como zerar as mortes no trânsito

09/05/2022
Campinas lança o Movimento Maio Amarelo e divulga dados de acidentalidade em 2021

05/05/2022
Norte-Sul recebe blitz educativa do Maio Amarelo 2022 nesta sexta-feira, 06/05

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia