20 de Julho de 2018 - Campinas/SP
Página Principal  / Programas permanentes

Programas permanentes


Os programas permanentes realizados pela Emdec são destinados a escolas (professores, coordenadores e alunos), universidades, grupos de jovens, idosos, gestantes, pais e equipes de outras secretarias municipais, entre outros segmentos priorizados a cada ano. Os cursos e as formações são fundamentados na integração e transversalidade entre a temática do trânsito e as questões de transporte, segurança, acessibilidade, inclusão social, cidadania e meio ambiente, a fim de reduzir os índices de acidentes. Visa a alcançar uma visão mais sistêmica das políticas públicas para a Mobilidade Urbana e seu reflexo para a vida, para a paz no trânsito e para a convivência na cidade.

Para informações mais detalhadas e orientações sobre como levar os programas educativos da Emdec ao seu público ou instituição, contate a Divisão de Educação e Relacionamento Externo através do Fale Conosco.

• Curso semipresencial Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana

Formação de professores e coordenadores para a realização de projetos de educação de trânsito, como tema transversal nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Fumec e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Visa a manter um projeto permanente de Educação para Mobilidade nas escolas de Campinas.

• Teatro de Fantoches

Realizado em escolas públicas e privadas com alunos de Educação Infantil e Fundamental I, o Teatro de Fantoches aborda de forma lúdica conceitos de segurança no trânsito, acessibilidade e sustentabilidade, pautado em valores como respeito, cidadania, ética e inclusão social. Após a apresentação, um Agente da Mobilidade Urbana continua o diálogo com as crianças, tirando dúvidas e aprofundando os temas abordados.

• A gente aprende, Agente ensina

No projeto “A gente aprende, Agente ensina”, os Agentes da Mobilidade Urbana realizam pequenas palestras nas salas de aula do Ensino Fundamental II, com o objetivo de promover a aproximação e interlocução direta com alunos, corpo docente e comunidade escolar, discutir questões relacionadas à segurança, educação no trânsito e Mobilidade Urbana e valorizar a imagem do Agente como um profissional que, além de fiscalizar e orientar, também educa crianças e jovens quanto aos comportamentos seguros no trânsito. A atividade se estende com o envolvimento da coordenação pedagógica e dos docentes, que recebem projetos pedagógicos para trabalhar os conceitos apresentados, de forma transversal ao currículo escolar.

• Idosos em Movimento

Oficina voltada ao público da terceira idade, com o objetivo de reconstruir a habilidade de os idosos observarem e compartilharem a cidade com atenção e segurança, abordando principalmente sua condição de pedestres e as escolhas seguras que devem fazer na circulação.

• Mobilidade e Juventude

O projeto é realizado em parceria com redes de juventude e instituições que atendem o público jovem, integrando diversas iniciativas, como o Juventude Conectada, ao tema Mobilidade Urbana, por meio de oficinas de arte-educação. Nessas atividades são trabalhados os seguintes temas: destinos, trajetos e modos de deslocamento; acidentalidade e segurança no trânsito; acidentalidade e sustentabilidade na circulação; e a cidade que queremos.

• Palestras em empresas

Destinadas principalmente às SIPATs das empresas privadas de Campinas, as palestras têm como eixo a segurança no trânsito. Mobilidade Urbana e dicas sobre comportamentos seguros são os principais temas abordados por Agentes e educadores da Emdec aos funcionários das empresas visitadas. Para agendar uma palestra em sua empresa, basta entrar em contato conosco.

• P.A.R.T.Y. - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude

Iniciativa voltada para jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio, que visitam UTIs e enfermarias de ortopedia do Hospital de Clínicas da Unicamp. Iniciado no Canadá, o trabalho é realizado em Campinas através de parceria da Emdec com Liga do Trauma do HC da Unicamp, Samu, Centro de Referência em Reabilitação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Secretaria Municipal de Saúde e outros parceiros. Além de visitarem as enfermarias, os jovens conversam com pacientes vítimas de acidentes (traumas) e assistem às palestras educativas que os orientam sobre os riscos da imprudência no trânsito.

• 
Educação de trânsito vem de berço (cuidados no transporte de gestantes, bebês e crianças)

Estamos acostumados a cuidar para que nossos filhos não sofram acidentes domésticos, mas é importante também estender esses cuidados às situações de trânsito. O programa “Educação de trânsito vem de berço” visa a contribuir para a segurança e a formação da cidadania nas novas gerações. Para isso, são realizadas palestras em cursos de gestantes, promovendo a sensibilização e conscientização dos futuros papais e das mamães sobre os riscos que bebês e crianças correm quando não utilizam os equipamentos de segurança, além de orientar sobre a importância das escolhas seguras nos deslocamentos.



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas/SP - Telefone 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia