Página Principal  / Campanha VIVA

Campanha VIVA


 

A VIVA é uma campanha de conscientização realizada pela Emdec desde junho de 2018, com o objetivo de reduzir em no mínimo 15% as mortes por acidentes de trânsito em Campinas. Ela divulga orientações e dissemina o respeito entre todos os usuários das vias públicas, sejam eles pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas ou motoristas, focando especialmente no uso das faixas de pedestres.

Além da pintura de faixas de travessia com a palavra “VIVA”, observada, por exemplo, em frente à Estação Cultura e na Avenida Dr. Ângelo Simões, Avenida da Saudade, Rua Dr. Salles Oliveira, Terminal Central e Unicamp, inclui 50 busdoors (adesivos nos vidros traseiros) em ônibus do transporte público coletivo municipal, 30 totens (placas verticais) instalados na cidade, veiculações em rádio e 200 mil folhetos educativos. Já há diversas publicações educativas nas páginas oficiais da Emdec criadas no FacebookInstagram e Twitter.

Também ocorre a Faixa Musical, intervenção urbana em que os pedestres, ao pisarem na faixa de travessia, ouvem notas musicais. A ideia é promover uma nova ocupação do espaço público, consciente, integrada, aclamando quem faz escolhas certas, harmoniosas, seguras. Trânsito humanizado, funcionando “por música”.

A Emdec vem introduzindo, ainda, no contexto da VIVA, orientações sobre o gesto que pode ser feito pelos pedestres aos motoristas antes de atravessarem na faixa. Se ela não tiver semáforo, a pessoa deve se posicionar com segurança na calçada, virada para os veículos, e estender o braço em direção à rua, com a mão aberta, sinalizando sua intenção de atravessar. É fundamental fazer contato visual com os motoristas e esperar eles pararem antes de pôr os pés na rua. Esse gesto pode salvar muitas vidas.


ACESSE AS REDES SOCIAIS DA EMDEC SETRANSP

      


VÍDEO MANIFESTO DA CAMPANHA VIVA



Acesse apresentação 
da campanha VIVA e dos índices de acidentes em Campinas em 2017


Em Campinas, as ocorrências com vítimas não fatais diminuíram 12,4% em 2017, na comparação com 2016, e os atropelamentos caíram 22,6%, porém houve mais óbitos - 86 contra 74 -, o que mostra um agravamento, uma maior violência das colisões. Das 86 vítimas fatais de 2017, 41 eram motociclistas, 31 pedestres, 11 ocupantes dos demais veículos e 3 ciclistas.

Por isso, evitar acidentes através da educação é a base da VIVA, que também pretende melhorar a relação da população com os Agentes da Mobilidade Urbana, populares “amarelinhos”.

Segundo o Artigo 29, §2º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”. E são diretrizes da Emdec priorizar os modos de transporte não motorizados e o transporte público coletivo.


VÍDEOS TEMÁTICOS PUBLICADOS

 
 


Acima, os vídeos do Dia do Agente da Mobilidade Urbana, Dia do Ciclista, Dia do Pedestre, Dia do Motociclista e Dia do Motorista

Acesse aqui todos os vídeos publicados dentro da Campanha VIVA, incluindo coberturas de ações educativas e informações sobre as obras do Sistema BRT


POSTS EM REDES SOCIAIS

   

  

Acompanhe todas as publicações nas páginas oficiais da Emdec Setransp no FacebookInstagram e Twitter



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia