Hugo Xavier e Juliana Ferreira
No dia 14 de julho de 1774, em uma capela provisória, foi celebrada a missa de fundação da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Campinas de Mato Grosso, embrião de Campinas. Em 1797, elevada à categoria de vila, a Freguesia teve o nome alterado para Vila de São Carlos. Finalmente, em 5 de fevereiro de 1842, já com 2,1 mil habitantes e cerca de 40 casas, passou à categoria de cidade, com o nome de Campinas. Da fundação aos dias atuais, são 237 anos de história.
Em 1955, uma pequena rua, com apenas 50m de extensão, foi denominada Rua 14 de Julho. Localizada no bairro Bonfim, a via foi chamada primeiramente de “1ª Travessa da Avenida Governador Pedro de Toledo”.

Maria de Lourdes Valença Rocha é moradora de uma das apenas duas residências que existem no local. Chegou há 36 anos e conta que muita coisa mudou desde então. “As casas da região eram todas iguais e pertenciam à Companhia Mogiana. Atualmente não existe mais nenhuma no modelo original.”
O marido de Maria de Lourdes, Silvio Conforti Rocha, comenta que a ausência de vizinhos é comum há muito tempo. Do outro lado da rua, em frente à residência do casal, havia algumas casas geminadas e um cortiço, mas logo depois foi tudo demolido, ficando apenas o terreno baldio que dá para a parede lateral de uma concessionária. “Vizinho é um mal necessário”, diz.
A única vizinha do casal, Alice Elias, 82, reside na via a mais de 50 anos. Também está acostumada com a falta de vizinhos. “Como já tenho bastante idade, gosto da tranqüilidade, de ficar sozinha”.
Há aproximadamente 12 anos, as casas que ficavam em frente às residências de Alice e Maria de Lourdes foram demolidas para a construção da concessionária de veículos.
O dono da concessionária comprou casa por casa, e foi demolindo tudo aos poucos. Segundo o gerente da loja, José de Anchieta, como o local estava ficando desvalorizado com tantos terrenos baldios, os moradores que restaram optaram por vender suas casas.
Hoje, apesar de tranqüila, a rua está mais movimentada do que nunca, de acordo com moradores, por causa da instalação da nova rodoviária nas imediações.
Entroncamento de transportes
Desde sua origem, Campinas é, sem dúvida, um dos maiores entroncamentos de transportes do Brasil. A cidade possui dois aeroportos, ferrovias e oito rodovias, a grande maioria de pista dupla. Sua localização é estratégica, próxima à Grande São Paulo e ao Porto de Santos e com acesso às capitais de outros estados.
Atualmente, a cidade está incluída no projeto para construção do trem de alta velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, através de linhas ferroviárias projetadas e construídas para trens capazes de desenvolver velocidades iguais ou superiores a 200 km/h, em mais de 510km de trilhos. A meta é que a ligação fique pronta para a Copa do Mundo de 2014.
O 14 de julho no mundo
O dia 14 de julho não pode ser considerado apenas mais uma data no calendário. No cenário mundial, é reservado para a comemoração do Dia da Liberdade de Pensamento. A data remete, ainda, a um importante fato histórico: a tomada da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa. Considerado, também, como o dia Dia Nacional dos Povos Americanos, Dia de São Camilo de Lellis, Dia do Hospital, Dia do Farmacêutico. Enfim, sobram homenagens e comemorações para a data.
Fontes:
Apoio à Pesquisa: Wagner Paulo dos Santos
Biblioteca da Câmara Municipal de Campinas
Sites: http://www.tavbrasil.gov.br e www.campinas.sp.gov.br




