Mais de 47% das condutas de risco flagradas pelas câmeras de fiscalização remota da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 2026 envolveram transposição de pista. A conduta de risco é identificada pelo videomonitoramento presente no cruzamento das avenidas Dr. Moraes Salles e Irmã Serafina, no Centro. Imagens registradas neste mês de junho mostram sinistros causados pela imprudência e outras situações que geram conflitos no trânsito e riscos para os demais condutores.
Entre janeiro e junho deste ano, a Emdec autuou 14,8 mil condutas irregulares pelo videomonitoramento. Destas, 7 mil eram infrações por transposição de pista na Moraes Salles x Irmã Serafina.
Os dados são do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) da Emdec. Atualmente, são 19 pontos de fiscalização remota em Campinas. As imagens são monitoradas pelos agentes da mobilidade urbana, que realizam as autuações remotamente.
A proibição é devidamente sinalizada por placas, que indicam que não é permitido mudar de pista no trecho. Uma placa educativa complementa a orientação, com o alerta “Não mude de pista”. O risco é ainda maior diante da alta movimentação de ônibus do transporte público coletivo nesta região.
O comportamento somou quase duas vezes mais infrações do que as situações por uso indevido de faixa exclusiva, que alcançaram 3,8 mil condutas flagradas pelo videomonitoramento neste ano.
Quando se considera também as condutas flagradas em campo, pelos agentes da mobilidade urbana, foram 7,2 mil infrações por transposição de pista em toda a cidade até meados de junho deste ano. No mesmo período de 2025, foram 4,5 mil condutas de risco deste tipo. E ao longo de todo o ano passado, 12,9 mil infrações.
Imagens flagram sinistro envolvendo motociclista que assumiu o risco
O videomonitoramento flagrou, no dia 20 de junho, três motociclistas em sequência realizam a transposição irregular da pista interna da Irmã Serafina para a externa. O terceiro se arrisca duas vezes e causa o sinistro: ao passar na frente de um ônibus municipal que circulava pela pista interna e ao cometer a infração. Ao transpor irregularmente para a pista externa, é atingido por um ônibus da linha 310 (Vila Olímpia). Outros motociclistas e o motorista do ônibus param para prestar socorro.
“A ocorrência foi registrada como sinistro sem vítima, mas poderia ter consequências fatais. Além de arriscar a própria vida, quem insiste em mudar de pista neste ponto coloca em risco a segurança dos demais usuários das vias. E, neste caso, houve ainda o impacto indireto na previsibilidade do transporte público e aos usuários, que precisaram ser transferidos para outro veículo”, explica o coordenador do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte da Emdec, Ayrton Martins.
Diversos outros flagrantes evidenciam o risco de sinistro entre os infratores que vêm da pista interna e acessam a externa irregularmente e os condutores que circulam regularmente nas duas pistas.
Cruzamento registrou 29 sinistros entre 2023 e 2026
O cruzamento entre as avenidas Moraes Salles e Irmã Serafina registrou, entre 2023 e 2026, 29 sinistros registrados pela Emdec, quatro deles, sem vítimas, neste ano. Foram 25 sinistros sem vítimas, três com vítimas feridas e um atropelamento não fatal. Não houve registros com vítimas fatais.
Infração média gera quatro pontos na CNH
A conduta irregular está prevista no artigo 185 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): deixar de conservar o veículo na faixa destinada a ele pela sinalização regulamentada (exceto em situações de emergência). A infração é média, prevê multa no valor de R$ 130,16 e soma quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.





