As ciclofaixas de lazer do Centro e do Ouro Verde estarão fechadas ao público no feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, comemorado na próxima sexta-feira. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) cancelou a abertura dos espaços para que os agentes da Mobilidade Urbana priorizem o monitoramento do trânsito, durante o desfile, na Avenida Francisco Glicério. Nesse dia, quem quiser pedalar, pode utilizar a ciclovia da Praça Arautos da Paz; e a ciclofaixa no entorno da Lagoa do Taquaral.
Já no domingo, dia 9, os dois espaços são boas opções de lazer prazeroso e saudável. As ciclofaixas irão funcionar no período das 7h até as 12h. Os espaços podem ser utilizados por crianças, jovens, adultos, idosos e famílias.
A Ciclofaixa de Lazer do Centro é aberta ao público no trecho entre a Lagoa do Taquaral, passando pelo Kartódromo, Praça Arautos da Paz, Avenida José de Souza Campos, mais conhecida como Norte-Sul, até o Viaduto São Paulo, conhecido como Laurão.
Já a Ciclofaixa de Lazer do Ouro Verde funciona no trecho da Avenida Coacyara, entre o Bosque Augusto Ruschi e a Avenida Ruy Rodriguez.
A EMDEC colocará 42 agentes da Mobilidade Urbana acompanhando a operação nas ciclofaixas de lazer, como forma de ampliar a segurança de ciclistas e pedestres; e orientar os motoristas.
Dicas de segurança
Ao utilizar os espaços de lazer, é importante os ciclistas seguirem algumas regras de segurança, para evitar acidentes.
– Respeite a sinalização: pare ao sinal vermelho, respeite a faixa de pedestres e não faça conversões proibidas.
– Limite de velocidade: as ciclofaixas de lazer não são espaços para competições; cuidado com a velocidade.
– Compartilhe o espaço: respeite todos os usuários da via e redobre o cuidado com as crianças.
– Circule somente na Ciclofaixa: para a sua segurança, mantenha-se no espaço demarcado da Ciclofaixa.
– Use equipamentos de segurança: é muito importante usar capacete, óculos, luvas, fitas refletivas nas roupas e na bicicleta, além de buzina.
– Manutenção da bicicleta: verifique sempre as condições da bicicleta, especialmente dos freios e dos pneus.
– Identificação pessoal: porte documentos pessoais e telefone para contatos. Se tiver convênio médico, a carteirinha do convênio. Caso existam indicações de problemas de saúde, é muito importante informá-lo, por meio de documentos.
– Obedeça às Leis de Trânsito: nunca ande na contramão da via. Fique atento aos cruzamentos.
– Sinalize as intenções: respeite os motoristas e procure acenar suas intenções e atitudes.
– Fique visível: use roupas visíveis para ampliar a sua segurança.
– Sem ciclofaixa, circule à direita: onde não houver ciclovia ou ciclofaixa, trafegue sempre à direita.
– Cuide da saúde: hidrate-se durante a atividade física. Antes da atividade, são aconselháveis alongamentos e o uso do filtro solar. Em caso de acidentes, acione imediatamente o SAMU, pelo telefone 192; e procure não mover a vítima.

11/06/2026/
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito para a exibição da estreia do...



