Os moradores da Vila União têm motivos para comemorar. As obras de revitalização do Terminal Urbano que atende à região foram concluídas; e o novo espaço entregue à população, nesta quarta-feira, 31 de março.
Os trabalhos foram executados pela Construtora BPA, vencedora de processo licitatório. Os investimentos na reforma do Terminal foram da ordem de R$ 600 mil, custeados pela Prefeitura Municipal, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).
A revitalização do Terminal, inaugurado em 12/11/2000, era uma reivindicação antiga dos moradores da região, em razão dos transtornos causados pelo fato dos ônibus terem que circular por dentro do bairro para acessarem o espaço. Com a construção de uma via de entrada direta entre a Avenida Carlos Lacerda e o Terminal, este problema foi resolvido.
“Está é mais uma obra que demonstra o olhar humano da Administração Municipal nas questões que envolvem a cidade. Campinas tem que ser mais humana e bela, com prioridade para a acessibilidade”, afirmou o prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos.
O Terminal Vila União recebe, diariamente, oito linhas de ônibus da concessionária VB Transportes e Turismo Ltda (área 1 – azul claro – responsável pelas regiões do Corredor Amoreiras, Vila União e Ouro Verde). São 40 veículos que circulam pelo local por hora, atendendo cerca de 30 mil usuários/dia.
“Com a revitalização deste espaço, a população ganha em qualidade de vida e segurança. O embarque e desembarque ficam mais rápidos; e as viagens com percurso menor, de oito a dez minutos”, declarou o secretário de Transportes e presidente da EMDEC, Gerson Luis Bittencourt.
Revitalização do Terminal
O Terminal Vila União, localizado no entroncamento da Avenida Carlos Lacerda com a Rua Dusolina Leone Tourniex, recebeu várias melhorias na infraestrutura. Os trabalhos de revitalização começaram no dia 11 de janeiro deste ano.
O Terminal ganhou uma nova reconfiguração no trajeto dos ônibus, com acessos exclusivos para entrada e saída dos veículos. O prédio administrativo e a guarita foram reformados, recebendo novas instalações elétricas e hidráulicas; e nova pintura.
As vias foram recapeadas; as plataformas, que agora são elevadas para embarque e desembarque em nível, receberam reforço na estrutura e piso podotátil (alerta e direcional). O Terminal também ganhou duas lombofaixas, ampliando a segurança na travessia de pedestres. O espaço recebeu gradis de proteção; e um conjunto semafórico a LED com temporizador na regressiva, que mostra ao pedestre quanto tempo resta para a conclusão da travessia em segurança. As sinalizações horizontais e verticais foram recuperadas e reforçadas.
Bicicletário
Outra boa novidade é que o Terminal Vila União recebeu um bicicletário, com 20 vagas. Vale destacar que a EMDEC tem a política de valorizar o uso da bicicleta como meio de locomoção; e a integração com o transporte público. Prova disso é a implantação de mais este bicicletário na cidade. As estações de transferência Amarais e Sousas já possuem o equipamento; e há projeto de implantação no Terminal Barão Geraldo.
O Vila União também recebeu projeto paisagístico na área interna, valorizando o espaço e caracterizando-o como local de convivência.
Estacionamento para ônibus
O Terminal Vila União ganhou mais uma baia para o estacionamento dos coletivos, ampliando para quatro o número de vagas. Com esta melhoria, os ônibus não ocuparão mais espaço na rua Dusolina Leone Tourniex, situação que incomodava os moradores da região. Já os pontos de embarque e desembarque passaram de seis para sete.
O local ganhou 10 novos bancos e seis conjuntos de lixeiras. Houve reformulação da comunicação visual e a iluminação foi ampliada. No quesito acessibilidade, o entorno do Terminal Vila União recebeu a implantação de nove rampas acessíveis.
A velocidade máxima permitida para aproximação dos ônibus no Terminal Vila União é de 40 km/h. Já dentro do Terminal, a velocidade máxima permitida é de 10 km/h.
Confira as linhas no Terminal Vila União:
1.16 – Terminal Ouro Verde (inclusivo)
1.34 – Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
1.40 – Terminal Vila União / Via Jardim Yeda (inclusivo)
1.50 – Terminal Vila União I
1.51 – Terminal Vila União II
1.52 – Terminal Vila União III
1.53 – Terminal Vila União (inclusivo)
1.54 – Terminal Vila União / Corredor Central




