A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fará uma operação de trânsito para sinalizar e orientar a circulação de veículos e pedestres durante o evento Chefs Campinas 2024. O evento será no domingo, dia 14 de julho, na praça Carlos Gomes, das 10h às 18h.
A Emdec inicia as ações operacionais na madrugada do domingo (14), com a reserva de vagas em dois trechos das ruas Boaventura do Amaral e General Osório. O primeiro trecho de reserva de vagas na Boaventura do Amaral será entre as vias Conceição e General Osório, na lateral da praça Carlos Gomes. A medida é necessária para a carga e descarga de materiais e garantia de vagas de estacionamento para os organizadores e pessoas credenciadas.
Também haverá reserva de vagas no trecho da Boaventura do Amaral, entre a rua General Osório e a avenida Benjamin Constant. A reserva ocorre para que seja invertido o sentido de circulação da via, viabilizando o desvio do tráfego de veículos da General Osório para a Benjamin Constant, que terá ação de canalização do tráfego para receber os veículos em direção ao Centro.
A reserva de vagas na General Osório vai acontecer na faixa esquerda da via, no trecho entre a rua Padre Vieira e a rua Boaventura do Amaral. O ponto de táxi, que fica no cruzamento da Boaventura do Amaral com General Osório, será remanejado para este local. O transporte público não será impactado.
Bloqueios
Para viabilizar espaço de circulação aos participantes do evento, serão executados três pontos de bloqueio no entorno da praça Carlos Gomes. A rua Boaventura do Amaral será interditada a partir do cruzamento com a rua Conceição, com permissão de acesso local.
A partir das 5h do domingo, a rua General Osório será interditada entre a Boaventura do Amaral e Irmã Serafina, também com acesso local.
Haverá reserva de vagas na rua Boaventura do Amaral (lateral da praça Carlos Gomes), para estacionamento de veículos dos organizadores e autoridades. A inversão de sentido na Boaventura do Amaral, entre General Osório e avenida Benjamin Constant, acontecerá a partir das 6h.
Na rua Irmã Serafina (faixa da direita da pista externa), entre as ruas Conceição e General Osório, estará autorizada a operação de carga/descarga, das 7h às 9h.
Seis agentes da Mobilidade Urbana, três por turno, vão monitorar a região e realizar as intervenções viárias necessárias para garantir a segurança e fluidez viária.
Programação dos 250 anos
A Prefeitura programou uma série de atividades em comemoração aos 250 anos de Campinas.
Abrindo a programação do dia 14, acontece a 7ª Maratona de Campinas, que vai levar 2,5 mil inscritos, sendo 230 maratonistas, para as ruas da cidade. A largada para todas as modalidades será às 7h, na avenida Norte-Sul (em frente a Alpini Veículos).
Na sequência, a partir das 10h, o encontro é na praça Carlos Gomes, com mais uma edição do Chefs Campinas. A expectativa para este ano é da presença de cerca de 15 mil pessoas.
Para fechar o dia da aniversariante, a Arautos da Paz receberá um show com a Orquestra Sinfônica Municipal e a dupla Chitãozinho e Xororó, a partir das 18h. O evento está sendo patrocinado pela Patriani, Covabra, Artesano Urbanismo, Unimed e Royal Palm Plaza Resort Campinas.
Banda Sinfônica do Exército
Outro presente para Campinas será a apresentação na Banda Sinfônica do Exército, no dia 27 de julho, a partir das 20h, na Escola de Cadetes.
As dúvidas sobre trânsito e transporte podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. As ligações a partir de outra cidade ou DDD devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910, que também é o WhatsApp da Emdec.

10/06/2026/
Com o objetivo de aumentar a segurança viária e melhorar as condições de fluidez no trânsito, a Secretaria de Transportes...



