A Lei Municipal nº 4.092, de 11/01/1972, transformou o Escritório Municipal de Planejamento em Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), instituindo o Plano Comunitário Municipal e atribuindo à empresa a competência para executá-lo.
A Emdec tinha funções diferentes das atuais, como executar serviços de imprensa oficial do município e promover o planejamento socioeconômico, físico-territorial e administrativo da cidade.
Com o Decreto nº 6.294, de 07/11/1980, foi instituído procedimento de liquidação e extinção da empresa, aprovado em assembléia geral extraordinária no dia 10/11/1980. O processo de liquidação foi iniciado, mas acabou revogado pelo Decreto nº 9.987, de 16/11/1989, após assembléia geral extraordinária que decidiu pelo fim da liquidação. A partir daí a empresa passou a ter como atribuições "executar, direta ou indiretamente, os serviços pertinentes ao gerenciamento e operação do transporte urbano do município e do trânsito".
Com a edição da Lei nº 7.721, de 15/12/1993, a Emdec passou a executar os serviços da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp).
Já a Lei nº 10.248, de 15 de setembro de 1999, promoveu uma reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura e, consequentemente, da Emdec.