Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeitura recebe audiência pública da concessão do transporte, nesta segunda (09/12)

Notícias

ver todas
Prefeitura recebe audiência pública da concessão do transporte, nesta segunda (09/12)

Mais de 600 pessoas participaram do ciclo de audiências públicas realizado em 2022
  
A primeira das 11 audiências públicas que vão discutir a nova concessão do transporte público coletivo será realizada nesta segunda-feira, 9 de dezembro, no Salão Vermelho do Paço Municipal, entre 18h30 e 21h. O encontro também será transmitido nas páginas da Emdec no Youtube e no Facebook.
Trata-se de uma oportunidade para que a população conheça o que prevê a proposta atual do edital da licitação e apresente sugestões. Os encontros são abertos para toda a população, conselhos municipais, associações de classe e entidades públicas e privadas do município. Os participantes poderão submeter perguntas, que serão lidas e respondidas ao final das audiências.
Entre os pontos contemplados no processo atual estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.
A série de encontros com a população será a primeira etapa do processo atual, que foi reiniciado após ausência de propostas na modelagem apresentada em 2023. O processo está sendo conduzido pela Administração municipal, por meio de um Grupo de Trabalho Intersecretarial, formado por técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e das secretarias de Transportes, Finanças, Justiça e Administração.
Próximos encontros  
Outras 10 audiências públicas serão realizadas nas regiões de Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Belo / Jardim Fernanda, Jardim Cura D’ars / Swift, Jardim Londres, Sousas, Vida Nova, Amarais, Jardim Morumbi e Satélite Íris, nos horários das 18h30 às 21h ou das 9h às 11h.
  
Confira o cronograma:
  • 09/12 | CENTRO – 18h30 às 21h | Salão Vermelho – Paço Municipal (Av. Anchieta, 200).
  • 10/12 | BARÃO GERALDO – 18h30 às 21h | Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel (R. Ângelo Vicentim, 601).
  • 11/12 | PADRE ANCHIETA – 18h30 às 21h | Espaço Cultural Maria Monteiro e Biblioteca Cora Coralina (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº).         
  • 12/12 | CAMPO BELO / JARDIM FERNANDA – 18h30 às 21h | Escola Professor “Dr. Paul Eugene Charbonneau” (R. José Romualdo de Oliveira, 111). 
  • 13/12 | JARDIM CURA D’ARS – 18h30 às 21h | Universidade São Francisco – Unidade Swift (R. Waldemar César da Silveira, 105). 
  • 14/12 | JARDIM LONDRES – 9h às 11h | Faculdade Anhanguera (R. José Rosolen, 171).
  • 16/12 | SOUSAS – 18h30 às 21h | Salão Paroquial da Igreja de Sant’Ana (R. Siqueira Campos, 90).
  • 17/12 | VIDA NOVA – 18h30 às 21h | EMEJA Nísia Floresta Brasileira Augusta (R. Salvador Salmora, s/nº).
  • 18/12 | AMARAIS – 18h30 às 21h | SEST-SENAT (Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395).
  • 19/12 | JARDIM MORUMBI – 18h30 às 21h | Faculdade Anhanguera / Unidade Ouro Verde (R. Emília Stefanelli Ceregatti, 160 – Bloco A).     
  • 20/12 | SATÉLITE ÍRIS – 18h30 às 21h | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Campinas (R. Heitor Lacerda Guedes, 1.000).
O que prevê o novo edital
A frota elétrica prevista é 60 ônibus no total, sendo 10 veículos incorporados por ano (cinco por lote), ou seja, crescimento escalonado entre o primeiro e o sexto ano. Além desses 60, previstos na nova licitação, ainda há a possibilidade de ampliar a frota eletrificada, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o financiamento para aquisição de outros 256 ônibus elétricos.
O Sistema de Arrecadação e Remuneração (Bilhetagem) terá o Poder Público como partícipe, de maneira mista, junto com as operadoras e Emdec. O PAI-Serviço foi incorporado à concessão e haverá a reestruturação do serviço prestado, visando a melhoria da qualidade, com novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos (sistemas de monitoramento e de gestão de programação de passageiros mais avançados).
Também houve a atualização de todos os índices financeiros que impactam nos custos do sistema de transporte público coletivo – insumos e mão de obra, por exemplo; além da demanda de passageiros. Os valores serão apresentados nas audiências, com as demais informações detalhadas.
Após as audiências públicas, as próximas etapas do processo de licitação serão a incorporação das sugestões, disponibilização da minuta de edital para consulta pública, criação do modelo de gestão da bilhetagem, ajuste e atualização do projeto básico e abertura das propostas.
As alterações no processo anterior foram propostas após diversas oportunidades de participação popular e análise do edital, contratos e anexos técnicos pelo Grupo de Trabalho Intersecretarial. O grupo conta ainda com apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O processo vem sendo construído a partir de apontamentos feitos pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Características da concessão
Entre as premissas mantidas no processo atual da concessão estão a operação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido); ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação aos usuários, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas.
Todos os veículos terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. A remuneração dos serviços prestados será atrelada ao desempenho operacional e qualidade.
A concessão do transporte público será realizada por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. O critério de julgamento será o menor valor da tarifa de remuneração. A operação será dividida em dois lotes, com três áreas operacionais em cada um deles: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste).
Histórico
Na atual gestão municipal, a primeira publicação do edital para a concessão do transporte coletivo convencional ocorreu em dezembro de 2022. A consolidação foi precedida por uma série de etapas de participação popular, que incluiu a realização de 11 audiências (entre abril e maio de 2022) e uma sessão pública, com a participação de mais de 600 pessoas; e a disponibilização da minuta de edital para consulta pública por um período de 90 dias (entre agosto e novembro de 2022), atendendo recomendação do Ministério Púbico.
Em julho de 2023, o novo edital e anexos foram publicados no Diário Oficial. A sessão de abertura dos envelopes com propostas ocorreu em 20 de setembro de 2023, mas foi declarada deserta, porque nenhuma empresa apresentou oferta. A Administração municipal decidiu abrir, em outubro de 2023, a segunda consulta pública para receber sugestões que pudessem contribuir com o processo. 
  
SERVIÇO
1ª Audiência Pública – Nova Concessão do Transporte Público
09/12 (Segunda-feira) | 18h30 às 21h
Salão Vermelho do Paço Municipal
Avenida Anchieta, nº 200
Mais informações: www.emdec.com.br/novotransporte
Autor: Ângela Silva Última alteração em 09 de Dezembro de 2024 às 18:39



Veja mais

 Na Unicamp, 140 crianças aprendem sobre trânsito seguro

 Emdec ativará semáforo de travessia junto à Estação BRT Ipaussurama

 Programação e anuário de óbitos no trânsito serão lançados nesta quinta (18/09)

 Emdec recebe comitiva de Pernambuco para conhecer o sistema de Zona Azul Digital

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua José Zancheta, no Recanto do Sol

 Acesso para a Monsenhor Martins Ladeira recebe semáforo com botoeiras

 2º “Boas Práticas na Mobilidade Urbana” terá prêmios de até R$ 1,5 mil

 Emdec bloqueia ruas na região do Botafogo para construção de galerias antienchente

 Emdec realiza operação de trânsito e transporte para a “Corrida Night Run”

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Brusque (SC)

 Neste sábado (13): Barão Geraldo recebe serviços gratuitos em ação itinerante da Emdec

 Desrespeito às faixas exclusivas provoca mais de 4,1 mil infrações em 2025

 Trajeto da linha 245 será ampliado na região central

 Barão Geraldo terá serviços gratuitos neste sábado (13), no Emdec pra Gente

 Rotas de Barão Geraldo: 45% dos ciclistas pedalam até 15 km por dia

 Ceasa recebe primeira edição do “Emdec pra Gente nas Empresas”

 Trecho da rua Silvana Teixeira Reis, na Vila Aeroporto, será bloqueado nesta terça (09/09)

 Entorno do Moisés Lucarelli terá bloqueios para Primavera x União São João; veja como será

 Mobilidade para todos: símbolos nos ônibus promovem acessibilidade de usuários daltônicos

 Emdec realiza operação de trânsito e transporte para o desfile cívico de 7 de Setembro

 Via do bairro das Palmeiras terá fiscalização eletrônica, a partir de segunda (08/09)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para o dérbi entre Guarani e Ponte Preta

 Quase 30% das infrações envolveram licenciamento e escapamentos ‘barulhentos’

 Trecho da rua Manoel Correia Macedo ficará interditado entre os dias 5 e 7 de setembro

 Mais de 40 estudantes visitam a Emdec para aula de Administração

 Trechos de três ruas passam a ter sentido único nesta quinta-feira (04/09)

 Via do Cambuí terá bloqueio para operação de içamento

 Linha 356 terá reforço na frota e ampliação do trajeto, a partir desta quinta (04/09)

 Travessia da Heitor Penteado recebe semáforos com botoeiras e tecnologia sonora

 Trecho da rua Fausto Feijó, no Jd. dos Oliveiras, terá bloqueio viário na quarta (03/09)

 Segurança reforçada: rua Nabiha Abrahão recebe ponto remanejado de radar

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Primavera x Paulista, no Moisés Lucarelli

 Emdec orienta trânsito para realização do 9º GP Campinas de Ciclismo na Norte-Sul

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Londrina

 Neste sábado (30): Praça da Concórdia recebe inspeção veicular gratuita

 Campinas reduz óbitos no trânsito em vias urbanas pelo 4º mês consecutivo

 Avenida São José dos Campos terá bloqueio por sete dias na região do Jardim Nova Europa

 Emdec interdita trecho da rua Novotel, no Nova Aparecida, para obras em rede de gás

 Av. José Bonifácio x r. Promissão recebe novos semáforos

 Campo Grande terá inspeção veicular ambiental gratuita

 Indicação do condutor infrator será exclusivamente pela internet a partir de 01/09

 Terminal BRT Ouro Verde ganha murais em passarela, pilastra e muro

 Travessia da Dr. Pereira Lima recebe semáforos com botoeiras

 Emdec realiza operação de trânsito para partida Guarani e Confiança

 Quase 30 solicitações de estacionamento irregular são atendidas por dia

 Emdec faz operação de trânsito para o “Pedal Solidário”

 Linha 194 retoma trajeto convencional no Jardim Fernanda

 Emdec é finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana

 Trecho da rua Conceição terá bloqueio no domingo (24/08)

 Emdec presta apoio operacional ao evento Unicamp de Portas Abertas, neste sábado (23/8)



Página 1 de 229

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia