Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Concessão do transporte: Paço Municipal recebe 1ª audiência do novo ciclo

Notícias

ver todas
Concessão do transporte: Paço Municipal recebe 1ª audiência do novo ciclo



A população poderá conhecer o que prevê a nova licitação do transporte público coletivo e apresentar sugestões em mais um ciclo de 11 audiências públicas. A primeira ocorre no Salão Vermelho do Paço Municipal na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, das 18h30 às 21h. Serão detalhadas a nova modelagem econômico-financeira, metodologia tarifária e especificações da frota.
 
A série de encontros com a população será a primeira etapa do processo atual, que foi reiniciado após ausência de propostas na modelagem apresentada em 2023. O processo está sendo conduzido pela Administração municipal, por meio de um Grupo de Trabalho Intersecretarial, formado por técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e das secretarias de Transportes, Finanças, Justiça e Administração.
 
Entre as principais mudanças previstas no novo edital estão a revisão da frota de ônibus elétricos prevista; a incorporação do sistema PAI-Serviço; e a adoção de um Sistema de Arrecadação e Remuneração com participação da Emdec; além da atualização dos índices e valores da licitação.
 
Outras 10 audiências públicas serão realizadas nas regiões de Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Belo / Jardim Fernanda, Jardim Cura D’ars / Swift, Jardim Londres, Sousas, Vida Nova, Amarais, Jardim Morumbi e Satélite Íris, nos horários das 18h30 às 21h ou das 9h às 11h. Os eventos são abertos para toda a população, conselhos municipais, associações de classe e entidades públicas e privadas do município.
 
Os participantes poderão submeter perguntas, que serão lidas e respondidas ao final dos encontros. As contribuições pertinentes serão incorporadas à proposta de edital e, na sequência, os documentos serão abertos para consulta pública.
 
Confira o cronograma:
    • 09/12 | CENTRO – 18h30 às 21h | Salão Vermelho – Paço Municipal (Av. Anchieta, 200).
    • 10/12 | BARÃO GERALDO – 18h30 às 21h | Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel (R. Benedito Alves Aranha, 226).
    • 11/12 | PADRE ANCHIETA – 18h30 às 21h | Espaço Cultural Maria Monteiro e Biblioteca Cora Coralina (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº).         
    • 12/12 | CAMPO BELO / JARDIM FERNANDA – 18h30 às 21h | Escola Professor “Dr. Paul Eugene Charbonneau” (R. José Romualdo de Oliveira, 111). 
    • 13/12 | JARDIM CURA D’ARS – 18h30 às 21h | Universidade São Francisco – Unidade Swift (R. Waldemar César da Silveira, 105). 
    • 14/12 | JARDIM LONDRES – 9h às 11h | Faculdade Anhanguera (R. José Rosolen, 171).
    • 16/12 | SOUSAS – 18h30 às 21h | Salão Paroquial da Igreja de Sant’Ana (R. Siqueira Campos, 90).
    • 17/12 | VIDA NOVA – 18h30 às 21h | EMEJA Nísia Floresta Brasileira Augusta (R. Salvador Salmora, s/nº).
    • 18/12 | AMARAIS – 18h30 às 21h | SEST-SENAT (Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395).
    • 19/12 | JARDIM MORUMBI – 18h30 às 21h | Faculdade Anhanguera / Unidade Ouro Verde (R. Emília Stefanelli Ceregatti, 160 – Bloco A).     
    • 20/12 | SATÉLITE ÍRIS – 18h30 às 21h | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Campinas (R. Heitor Lacerda Guedes, 1.000).
O que prevê o novo edital
A frota elétrica prevista é 60 ônibus no total, sendo 10 veículos incorporados por ano (cinco por lote), ou seja, crescimento escalonado entre o primeiro e o sexto ano. Além desses 60, previstos na nova licitação, ainda há a possibilidade de ampliar a frota eletrificada, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o financiamento para aquisição de outros 256 ônibus elétricos.
 
O Sistema de Arrecadação e Remuneração (Bilhetagem) terá o Poder Público como partícipe, de maneira mista, junto com as operadoras e Emdec. O PAI-Serviço foi incorporado à concessão e haverá a reestruturação do serviço prestado, visando a melhoria da qualidade, com novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos (sistemas de monitoramento e de gestão de programação de passageiros mais avançados).
 
Também houve a atualização de todos os índices financeiros que impactam nos custos do sistema de transporte público coletivo – insumos e mão de obra, por exemplo; além da demanda de passageiros. Os valores serão apresentados nas audiências, com as demais informações detalhadas.
 
Após as audiências públicas, as próximas etapas do processo de licitação serão a incorporação das sugestões, disponibilização da minuta de edital para consulta pública, criação do modelo de gestão da bilhetagem, ajuste e atualização do projeto básico e abertura das propostas.
As alterações no edital anterior foram propostas após diversas oportunidades de participação popular e análise do edital, contratos e anexos técnicos pelo Grupo de Trabalho Intersecretarial. O grupo conta ainda com apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O processo vem sendo construído a partir de apontamentos feitos pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
Características da concessão
Entre as premissas mantidas no processo atual da concessão estão a operação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido); ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação aos usuários, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas.
 
Todos os veículos terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. A remuneração dos serviços prestados será atrelada ao desempenho operacional e qualidade.
 
A concessão do transporte público será realizada por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. O critério de julgamento será o menor valor da tarifa de remuneração. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais.
 
Histórico
Na atual gestão municipal, a primeira publicação do edital para a concessão do transporte coletivo convencional ocorreu em dezembro de 2022. A consolidação foi precedida por uma série de etapas de participação popular, que incluiu a realização de 11 audiências (entre abril e maio de 2022) e uma sessão pública, com a participação da sociedade; e a disponibilização da minuta de edital para consulta pública por um período de 90 dias (entre agosto e novembro de 2022), atendendo recomendação do Ministério Púbico.
 
Em julho de 2023, o novo edital e anexos foram publicados no Diário Oficial. A sessão de abertura dos envelopes com propostas ocorreu em 20 de setembro de 2023, mas foi declarada deserta, porque nenhuma empresa apresentou oferta. A Administração municipal decidiu abrir, em outubro de 2023, a segunda consulta pública para receber sugestões que pudessem contribuir com o processo. 
  
SERVIÇO
1ª Audiência Pública – Nova Concessão do Transporte Público
09/12 (Segunda-feira) | 18h30 às 21h
Salão Vermelho do Paço Municipal
Avenida Anchieta, nº 200
Autor: Ângela Silva Última alteração em 05 de Dezembro de 2024 às 10:15



Veja mais

 Fórum de Mobilidade é encerrado com visitas ao BRT, Caminhos do Brincar e Minicidade

 Emdec presta apoio operacional para o segundo fim de semanada da Festa de Santo Expedito, no DIC I

 Trecho da rua Benjamin Maluf, no Jardim Itatiaia, terá bloqueio viário nesta sexta-feira (17)

 Fórum Paulista: segurança viária, inclusão e educomunicação foram temas de encerramento

 Emdec mantém serviços essenciais durante o feriado prolongado de Tiradentes

 Trecho de via na Vila Nova terá bloqueio neste sábado (18/04)

 Câmara aprova, em definitivo, prorrogação dos atuais contratos da concessão

 Fórum Paulista de Mobilidade: criação de grupo de trabalho e homenagem encerram 1º dia

 Participantes do Fórum Paulista realizam visitas técnicas em estruturas de mobilidade da Emdec

 Começa a 95ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos

 2º leilão do Pátio 2026: etapa de pré-lances começa nesta quinta (16/04)

 Trecho da rua Dante Suriani terá bloqueio nesta quarta, 15 de abril

 Campinas sedia a 95ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos

 Prorrogação dos atuais contratos da concessão tem 2ª votação nesta quarta (15/04)

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita na região do Satélite Íris

 Trecho da av. José Mário de Arruda Toledo, no Jd. Aurélia, terá bloqueio viário na quarta (15)

 Atendimento da linha 201 será ampliado no Jardim Sul América

 Alça de acesso da Prestes Maia para a Prefeito Magalhães Teixeira fica fechada até 31 de maio

 Serviços no site da Emdec estarão indisponíveis, neste sábado (11/04)

 Mobilidade inclusiva amplia autonomia de pessoas autistas

 Linhas 431, 432 e 434 vão circular com novos horários aos finais de semana

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Volta Redonda (RJ)

 Emdec fecha trecho da rua José Vilagelim Neto, no Taquaral, neste domingo (12 de abril)

 Emdec faz operação para etapa Campo Grande do Circuito Corridas Distritos de Campinas 2026

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo entre a Ponte Preta e Vila Nova

 Emdec presta apoio operacional para a Festa Cultural de Santo Expedito, no DIC I

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita na Praça da Concórdia

 Prorrogação de contratos do transporte coletivo é aprovada em primeira discussão

 Vereadores votam prorrogação excepcional dos atuais contratos da concessão do transporte

 Falta de capacete e manobras perigosas: mais de 700 condutas de risco entre 2025 e 2026

 Operações pela vida: quase 4,2 mil testes com bafômetros foram realizados em março

 Praça da Concórdia, no distrito do Campo Grande, recebe inspeção veicular gratuita

 Vagas exclusivas: saiba como solicitar a credencial e evitar multas

 Câmeras na Torre do Castelo começam a registrar infrações, a partir de segunda (06/04)

 Trecho da rua Major Solon, no Cambuí, terá bloqueio viário, neste domingo (05/04)

 Atendimentos das linhas 317 e 341 serão ampliados na Vila Mimosa e Jardim Von Zuben

 Trecho da rua Sampaio Ferraz tem bloqueio neste sábado (04/04) para troca de poste

 Trecho da rua Falcão Filho, na Vila Itapura, tem bloqueio no feriado da sexta (03/04)

 Comitiva de Barueri acompanha blitze integrada e visita CCO da Emdec

 Emdec presta apoio operacional para as procissões de Sexta-feira Santa

 Trecho da rua Jerônimo Mendonça terá duplo sentido

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Sexta-feira Santa

 Trecho da marginal da avenida John Boyd Dunlop terá bloqueio viário nesta quarta (1º)

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo entre a Ponte Preta e o Ceará

 Zona Azul: operação especial combate desrespeito recorrente às vagas do rotativo

 Lei da Parada Segura garante mais proteção a usuárias do transporte público coletivo

 Rua Augusto Padovani, na Padre Anchieta, terá bloqueio na segunda (30) para obras de recape

 ‘Emdec pra Gente’ leva serviços e cidadania à Vila Esperança, neste sábado (28/03)

 Emdec apoia mais de 20 procissões, durante o Domingo de Ramos

 Entorno da Torre do Castelo recebe câmeras para identificar condutas de risco



Página 1 de 237

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia