Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Primeira audiência pública apresenta as bases para a nova licitação do transporte coletivo

Notícias

ver todas
Primeira audiência pública apresenta as bases para a nova licitação do transporte coletivo

Em torno de 117 pessoas, entre autoridades, vereadores, lideranças de classe e comunitárias, e público em geral, participaram da primeira audiência pública para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo de Campinas. O evento ocorreu na noite de quinta-feira, dia 28 de abril, no Salão Vermelho do Paço Municipal. A reunião abriu um ciclo de 11 audiências, que serão realizadas até o dia 07 de maio (confira a programação no final da matéria).

As audiências públicas para a licitação do transporte coletivo são coordenadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria de Transportes (Setransp). A mesa de abertura da primeira audiência pública foi composta pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; secretário de Transportes, Fernando de Caires; secretário de Justiça, Peter Panutto; secretário adjunto de Justiça, Enrique Lerena; pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Silva; diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; assessor executivo da Presidência da Emdec, André Aranha; e pelo representante da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Bruno Toni Palialol.

Também participaram da reunião o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; os vereadores Otto Alejandro Ettinger, que é o presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara, Cecílio Santos e Eduardo Magoga. Além de Membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), representantes de diversos segmentos e munícipes. A audiência foi transmitida, ao vivo e na íntegra, pela TV Câmara de Campinas; e teve tradução em Libras.

“Esse é um momento de extrema relevância, de extrema importância. E de transparência, pois iremos realizar 11 audiências públicas para a concessão do transporte coletivo. Hoje, iniciamos esse grande momento de mostrar para a sociedade o trabalho que foi feito; e abrimos um espaço para ouvir as ideias da população, para que a gente possa fazer o melhor para a nossa cidade”, enfatizou Vinicius Riverete na abertura dos trabalhos. Riverete também agradeceu ao prefeito Dário Saadi, pela oportunidade dada na condução do processo.

O secretário Peter Panutto destacou a preocupação com as questões jurídicas do processo. “A gente inicia um processo, hoje, após um enorme trabalho já realizado pela equipe da Emdec e da secretaria de Transportes, com o objetivo de lançar, em breve, o edital da nova licitação de transporte público. Esse novo edital irá atender todas as sugestões do Ministério Público; e, também, todas as decisões judiciais. Então, além de ter uma nova concepção técnica de transporte, também houve uma adequação jurídica”, destacou.

O secretário de Transportes salientou o intenso trabalho realizado e a participação popular. “É uma honra estar aqui. Esse trabalho faz parte de um processo extremamente complexo, para a elaboração do edital de concessão do transporte público. E agradeço muito a todos pela presença aqui, à noite, participando desse processo”, disse Caires.

A apresentação das bases do novo edital foi realizada por Fernando de Caires, André Aranha, Bruno Palialol e Vinicius Riverete. Além da participação da FIPE, contratada pela Administração municipal em junho do ano passado para realizar a revisão e adequação do termo de referência e edital para a nova licitação, incluindo a modelagem econômico-financeira e a verificação independente dos atuais contratos de concessão, também é importante a participação do WRI Brasil (World Resources Institute) para nortear os principais conceitos da nova concessão.

Após a apresentação do projeto, foi aberto o espaço para a participação do público, com dúvidas e sugestões, por meio escrito ou oral.

Novo Transporte
Os principais objetivos com a nova concessão do serviço de transporte coletivo são: melhorar a qualidade dos serviços prestados à população; melhorar a eficiência, fazendo mais com menos; e o cuidado com a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

As principais estratégias para chegar aos objetivos são: dimensionar e contratar a operação do transporte coletivo, reforçando as qualidades (abrangência e cobertura da rede e integração) e corrigindo os pontos fracos (confiabilidade, imagem e conforto); operar o sistema BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) com eficiência e confiabilidade, por meio de tecnologia e gestão; reduzir as emissões e a pegada ambiental, por meio do uso de frota elétrica e do estímulo à substituição da frota diesel; e melhorar a gestão sobre os serviços, com a separação da operação do transporte, operação financeira e processos de controle e fiscalização, utilizando, massivamente, tecnologias digitais.

No novo transporte, o sistema será integrado com Bilhete Único valendo por 2h, como é hoje. Haverá um novo Bilhete Único, agora sob gestão da Administração municipal. Também haverá múltiplas formas de pagamento da tarifa (Bilhete Único, QR Code, cartão bancário, crédito, PIX e por aproximação).

A frota do BRT será 100% elétrica; e será integrada ao sistema. Os ônibus terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. A “bilhetagem”, sob gestão do município, terá diferenciação entre tarifa pública e tarifa de remuneração.

A concessão será por um período de 15 anos, podendo ser prorrogável por mais cinco anos. Serão dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato. E o subsídio da Administração municipal será de R$ 70,9 milhões no ano.

Alguns dos parâmetros para a licitação serão, além do prazo de concessão, sem outorga (pagamento de contrapartida); melhor oferta e menor tarifa de remuneração; obrigatoriedade da constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE); cada concorrente poderá apresentar proposta para um lote; e é admitida a participação de consórcio.

O que muda?
Essas são as características que o novo sistema de transporte público coletivo municipal terá: mais facilidade e mais meios para o pagamento da tarifa; ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas; e o fim dos créditos expirados.

“Temos um grande desafio. Mas, juntos, vamos conseguir chegar ao objetivo final. Estamos propondo o melhor, que entendemos, para o município. E vamos construir, juntos, esse processo com a realização de 11 audiências públicas”, salientou Vinicius Riverete ao final da audiência.

Clique, AQUI, para ver a apresentação.

Confira datas, horários e locais das próximas audiências públicas:
- 29/04 – 18h às 20h – Sousas | Salão Paroquial Igreja Santana (R. Siqueira Campos, 90).

- 30/04 – 10h às 12h – Vila Industrial | Inspeção Veicular – Emdec (R. Dr. Salles Oliveira, 1.380).

- 02/05 – 10h às 12h – Vida Nova / Ouro Verde | CIC-ESPRO (R. Odette Teresinha Santucci Otaviano, 92).

- 02/05 – 18h às 20h – Jardim Morumbi / Ouro Verde | Faculdade Anhanguera (R. Emília Stefanelli Ceregatti, 160).

- 03/05 – 18h às 20h – Cidade Singer / Campo Belo | Igreja Missionária Água da Vida (R. Davi Alves de Barros, s/nº).

- 04/05 – 10h às 12h – Campo Grande | Ginásio do Parque Floresta (R. Alziro Arten, s/nº).

- 04/05 – 18h às 20h – Jardim Londres | Faculdade Anhanguera (R. José Rosolen, 171).

- 05/05 – 18h às 20h – Amarais | SEST SENAT (Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395).

- 06/05 – 18h às 20h – Barão Geraldo | Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (R. Benedito Alves Aranha, 226).

- 07/05 – 10h às 12h – Padre Anchieta | Espaço Cultural Maria Monteiro (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº).

O cronograma de audiências públicas também é divulgado nas redes sociais da Emdec. O hotsite (www.emdec.com.br/novotransporte) recebe atualizações contínuas sobre o processo. Desde às 18h do dia 28 de abril, foi disponibilizado um formulário eletrônico para receber dúvidas e sugestões da população. Ele ficará disponível até as 23h59 do dia 07 de maio.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 29 de Abril de 2022 às 12:48



Veja mais

 Emdec faz operação de trânsito no domingo (30/11) para a Corrida Histórica de Campinas

 ‘Black Friday’: 4 linhas terão horários especiais e 3 terminais vão contar com frota reserva

 Combate ao álcool no trânsito: 1ª blitz piloto Emdec/GM fiscaliza 276 condutores

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a chegada do Papai Noel

 Padre Anchieta terá entrega de antena corta-pipa e inspeção veicular ambiental no sábado (29)

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida “Sunset EntreVerdes Run”, no sábado (29/11)

 Trecho da rua Professor Luís Rosa, na Vila Itapura, com bloqueio viário nesta quinta (27)

 Motociclistas e pedestres somam 87% das mortes em vias urbanas em 2025

 Emdec identifica quase 800 veículos ‘abandonados’ em 2025

 Trecho da rua Frei Manoel da Ressurreição, no Guanabara, terá bloqueio viário nesta quarta (26)

 Entenda o que muda na fiscalização de ciclomotores, a partir de janeiro

 Anhanguera e John Boyd concentraram 15% das mortes por álcool no trânsito

 Trechos das vias Moraes Salles e Norte-Sul terão bloqueios para gravação do filme “Asfalto”

 Emdec realiza operação de trânsito para a Corrida GoodBom no próximo domingo (23/11)

 Finais de semana concentraram 44% das mortes por álcool no trânsito

 Linha 386 vai circular com novos horários, a partir de segunda (24/11)

 Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Consciência Negra, na quinta (20/11)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Corrida e Caminhada da Piedade

 Trechos da rua Sebastião de Souza, no Centro, terão bloqueios viários nesta terça, 18/11

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Iracema, na Vila Aeroporto

 Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito

 Trecho da Benjamin Constant com bloqueio viário para extração de árvore: risco de queda

 Trechos de duas vias no município terão bloqueios viários para obras na segunda (17)

 Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito terá simulado de sinistro e conscientização

 Emdec faz operação para Circuito Corridas Pague Menos 2025 – etapa Campinas

 Duas vias no Cambuí terão bloqueios para obras da Sanasa, no fim de semana

 Enem 2025: Emdec mantém frota reserva em cinco terminais neste domingo (16/11)

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Operação pela Vida: Emdec anuncia início da fiscalização de alcoolemia

 Campinas lança campanha para alertar sobre efeitos do álcool no trânsito

 Trechos de vias com bloqueios para obras no cruzamento Alecrins x Maria Monteiro, 15 e 16

 Emdec realiza operação especial de trânsito para o comboio da Coluna da Vitória

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Proclamação da República no sábado (15/11)

 Emdec lança campanha de segurança viária, nesta quinta (13/11)

 Álcool no trânsito causou 274 mortes entre 2020 e 2025

 Binário de trânsito no Bela Vista começa a valer nesta quinta (13/11)

 Álcool causou 29 sinistros fatais em vias urbanas entre 2024 e 2025

 Emdec realiza operação de trânsito para a Caravana de Natal da Coca-Cola

 Novo atendimento: linha 246 começa a circular no Bela Aliança, a partir de segunda (10/11)

 Emdec realiza operação de trânsito em apoio à Corrida Track & Field no domingo (9/11)

 Balão do Bela Vista: 2ª etapa da nova circulação começa nesta segunda (10/11)

 Enem 2025: Emdec prevê frota reserva em cinco terminais

 Trecho da avenida Darcy Ribeiro será bloqueado nesta sexta (07/11)

 A partir desta sexta (07), Terminal BRT Mercado opera parcialmente

 Nova linha 246 atenderá ao Residencial Bela Aliança, a partir de segunda (10/11)

 Emdec bloqueia avenida Darcy Ribeiro entre Iguatemi e Mackenzie, nesta quinta (06/11)

 Trecho da rua Oswaldo Cruz será interditado nesta quarta (05/11)

 Abrigo Amigo: 48 dos 50 pontos previstos estão ativos



Página 1 de 232

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia