A 45ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito foi encerrada na tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro, com uma visita técnica ao recém-implantado Corredor Central e à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).
Um grupo de 35 pessoas participou da visita, iniciada no Corredor Central, que prioriza o transporte coletivo com faixas exclusivas e preferenciais em um trecho com 8,6 km de extensão na avenida Dr. Moraes Salles, Rua Irmã Serafina e avenidas Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva.
"A implantação do Corredor é muito interessante e foi uma estratégia inteligente de Campinas porque garante mais fluidez e também a segurança dos usuários", disse Sérgio Pires Abreu, gerente de Fiscalização de Transporte Urbano da Urbes, de Sorocaba.
"O Corredor Central foi uma atitude corajosa e, a partir do que vi, vou analisar junto a Caraguatatuba a possibilidade de implantação de algo semelhante por lá", elogiou o secretário de Transportes de Caraguatatuba e coordenador da Defesa Civil, Campos Júnior.
CIMCamp
Já a visita à CIMCamp permitiu que dirigentes e técnicos de transporte e trânsito de todo o Estado pudessem conhecer o modelo de monitoramento adotado pela cidade, que é referência em todo o país.
A Central reúne em um mesmo espaço agentes da EMDEC, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil e Serviços Técnicos Gerais (Setec) e permite o monitoramento em tempo real de todo tipo de ocorrência registrada na cidade. Atualmente, a CIMCamp conta com 372 câmeras, que garantem o monitoramento a 143 pontos da cidade.
"Conheci o trabalho da CIMCamp em 2009, mas não seu espaço físico, que pude conferir agora. Ela se destaca por seu grande potencial de integração. Em Bauru, contamos com um trabalho de vídeo-monitoramento antigo, feito apenas no calçadão, e agora estamos implantando um trabalho integrado, semelhante ao da CIMCamp. É, realmente, algo de Primeiro Mundo. Parece coisa de filme", destacou o presidente da EMDURB, de Bauru, Antônio Mondelli Júnior.
Realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro, a 45ª Reunião do Fórum Paulista reuniu mais de 250 dirigentes de transporte e trânsito, representantes de 56 cidades de todo o Estado.
O evento foi coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com a coordenação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).
Priscila Nascimento e Stephan Campineiro

10/06/2026/
Com o objetivo de aumentar a segurança viária e melhorar as condições de fluidez no trânsito, a Secretaria de Transportes...



