Para ampliar a segurança no cruzamento das ruas Uruguaiana e José Paulino, no Centro da cidade, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) implantará um conjunto semafórico no local, nesta sexta, dia 16 de julho. O cruzamento já contava com um semáforo piscante, mas estudos da EMDEC indicaram a necessidade da troca da sinalização de advertência pela de regulamentação, em razão do crescimento dos acidentes no último ano.
Em 2007, esse cruzamento somou 13 acidentes, sendo 2 com vítimas e 11 sem feridos. No ano seguinte, as ocorrências caíram mais da metade. Foram registrados 6 acidentes, sendo 5 sem vítimas e apenas um com ferido. Entretanto, em 2009, as ocorrências voltaram a crescer. A EMDEC contabilizou, nesse cruzamento 31 acidentes, sendo 23 sem vítimas e 8 com vítimas.
Junto com a sinalização semafórica, a EMDEC vai melhorar a sinalização viária do cruzamento, com a pintura da faixa de pedestre. Em razão das chuvas durante toda essa semana, esse trabalho deverá ser feito nos próximos dias, assim que as condições climáticas melhorarem.
O local é uma importante ligação do Eixo Abolição, sendo via de passagem de 10 linhas do sistema InterCamp (1.73, 3.40, 3.41, 3.42, 3.44, 3.45, 3.46, 3.59, 4.08 e 4.99).
Revitalização de mais dois cruzamentos
Mais dois cruzamentos dessa mesma via também serão beneficiados com melhorias nesta sexta, dia 16. A EMDEC trocará os focos semafóricos na intersecção da Barão de Jaguara e Uruguaiana e também da Uruguaiana com a Av. Francisco Glicério.
Segundo a Empresa, os investimentos para a implantação do novo semáforo e na troca dos outros dois equipamentos são da ordem de R$ 35 mil.




