Espaço de reivindicação e de respostas, no qual o diálogo e o esclarecimento prevalecem. Foi nesse clima amistoso que aconteceu a Quarta Rodada nas Comunidades, na Região dos DIC’s, nessa quinta, dia 25 de março.
Cerca de 30 moradores se revezaram nos esclarecimentos, reivindicações e elogios sobre o transporte e trânsito, na Associação de Moradores do DIV V de Março.
Waldir de Paula Cachiné, morador da região e assessor parlamentar, afirmou que a região é bem atendida pelo transporte. “Temos bastante ônibus nas linhas 1.17 e 1.35, são limpos e temos que agradecer a EMDEC e a Prefeitura”, elogiou.
Para Adelino Oliveira dos Santos, representante do Movimento Social na Região, encontros como os da Quarta Rodada garantem melhorias para as comunidades. “Nesta reunião, podemos perceber que a EMDEC vem concluindo boa parte do que reivindicamos nos anos anteriores, como melhorias na sinalização viária, ajustes no transporte e implantação de semáforos.”
Mesmo sendo integrante do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, Nely de Oliveira Rossi, contou que participa das reuniões para conhecer sempre mais e levar as reivindicações da comunidade.
Ela defendeu que os moradores pedem lombada e mão única na Rua Olézio de Arruda Camargo, no DIC IV; e, também, sinalização na Av. Suaçuna, próximo à Escola Milton Pimenta Neves. Mas lembrou os avanços. “Temos conquistas importantes como a implantação da linha 1.32 Vida Nova até a Rodoviária; e instalação de semáforos em duas vias”.
Projetos para Região
Durante a reunião, a EMDEC apresentou um projeto de sinalização para a Avenida Suaçuna, junto ao cruzamento da Rua Nelson Barbosa da Silva.
A população pedia um semáforo, mas os técnicos apresentaram uma proposta de reconfiguração para o cruzamento.
De acordo com o chefe do Departamento de Projetos e Sinalização da EMDEC, Mário Alvarenga, “a proposta de um semáforo isolada não resolveria os movimentos veiculares, que são muitos. Por isso, optamos por fazer uma obra mais ampla.”
Outro semáforo anunciado foi para o cruzamento da Rua João Prata Vieira, próximo ao Centro de Saúde do Jd. Santo Antônio, para o mês de abril.
Outras reivindicações
Durante a reunião, a Associação dos Moradores do DIC V de Março entregou um abaixo-assinado à EMDEC para denunciar descaso e mau-tratos dos operadores da linha alternativa 1.35.
O diretor de Infraestrutura, Roberto Brederode, confirmou que agendará uma reunião com a Cooperatas, que é responsável pela linha, em conjunto com a Associação, para que as irregularidades sejam corrigidas e o atendimento melhorado.
Na reunião, ainda foi definido que a Região dos DIC’s será contemplada com ações de Educação da EMDEC, que acontecerão a partir de abril com foco nos assentos preferenciais e na relação dos operadores com os usuários.
Confira as próximas reuniões da Quarta Rodada:
27/03 – sábado, às 14 horas – Região Sul (Campo Belo)
Local: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Rua Ademir Cubero Ruano, s/nº
29/03 – segunda, às 19 horas – Região Noroeste (Jd. Santa Rosa)
Local: Igreja Santa Cruz – Rua Eudes Batista Ribeiro, s/nº
30/03 – terça, às 19 horas – Região Noroeste (Vl. Pe. Manoel da Nóbrega)
Local: Salão Comunidade Maria Mãe do Povo – Rua Inhambu, 45
31/03, quarta – às 19 horas – Região Sul (Jardim Amazonas)
Local: CECOJAM – Rua Itagiba, 148




