Conscientizar para prevenir. Está é a tônica do Programa P.A.R.T.Y. (Prevent Alchool and Risk-Related Trauma in Youth, na sigla em Inglês) desenvolvido pela Liga do Trauma do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), desde 2010.
Com imagens chocantes de acidentes de trânsito envolvendo jovens, situações reais de atendimentos de urgência às vítimas, visitas monitoradas à Ala de Internação Ortopédica e outras enfermarias do HC, além de palestras educativas, adolescentes com idades entre 15 e 18 anos aprendem, de forma prática, sobre os riscos que estão sujeitos pelo uso do álcool, drogas, direção perigosa, imprudência e brigas.
Neste sábado, dia 8 de junho, o projeto terá uma edição especial. A idealizadora do programa no Canadá, a enfermeira Joanne Banfield, estará na Unicamp, recebendo alunos de cursos profissionalizantes do Ceprocamp e das escolas particulares Notre Dame e Colégio Jardins. O encontro começa a partir das 13h; e deve seguir até as 18h.
Na programação estão palestras educativas, vídeos, visita às enfermarias do HC, conversas com pacientes acidentados e períodos de reflexões sobre ações seguras no dia a dia. Todo o programa tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre como a combinação jovens – álcool – escolhas irresponsáveis pode ser extremamente perigosa e, muitas vezes, fatal.
P.A.R.T.Y.
Aqui em Campinas, o P.A.R.T.Y. é uma parceria entre o HC, a Emdec, Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro de Referência em Reabilitação; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Comissão de Prevenção e Educação da Liga do Trauma (CoPELT).
Ele é um Programa de Prevenção ao álcool e eventos relacionados ao Trauma em Jovens. Foi desenvolvido no Canadá há 20 anos, e tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre fatores de risco relacionados ao Trauma, sobretudo, o consumo de álcool.
Os alunos visitam um hospital de referência e são instruídos por uma equipe multidisciplinar, que ministra aulas com conteúdo teórico e prático. Também são apresentados vídeos e os alunos têm a oportunidade de conversar com pacientes vítimas de acidentes e que apresentam graves sequelas.
Originalmente, o P.A.R.T.Y. é voltado para estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual, que estão se preparando para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

10/06/2026/
Com o objetivo de aumentar a segurança viária e melhorar as condições de fluidez no trânsito, a Secretaria de Transportes...



