Motoristas do transporte público invertem papéis no trânsito em atividades simuladas

Motoristas do transporte público coletivo trocaram de papéis com ciclistas e motociclistas em mais uma ação do movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas. Realizada nesta quinta-feira, 19 de maio, na concessionária VB3 Transportes e Turismo, a atividade envolveu a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria de Transportes (Setransp), a CCR AutoBAn, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.  

Cerca de 80 pessoas participaram, entre motoristas, instrutores e gestores da empresa. Duas simulações distintas estimularam o exercício da empatia no trânsito e discutiram os fatores de risco para acidentes. O propósito é a redução dos óbitos e lesões no trânsito de Campinas. 

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, foi representado na ação pelo Diretor de Planejamento e Projetos, Wilson Folgozi de Brito; e o secretário de Transportes, Fernando de Caires, foi representado pelo diretor da pasta Paulo Lemos. Também participaram a responsável pela área de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani; Marlon Michel Amâncio, representando a CCR AutoBAn; o gerente da concessionária VB3, João Germano de Oliveira; Paulo Barddal, representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp); Heinz Kumm Junior, representando o Grupo Belarmino, além de ciclistas do Grupo Ciclo Ativo Campinas. 

A importância de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança ao ultrapassar um ciclista e de respeitar a distância segura de 1,5 metro entre os veículos foram abordadas em uma das simulações. Bicicletas foram colocadas em estabilizadores na atividade que simulou a passagem do ônibus pela lateral do ciclista, a 40 km/h.  

Dentro do ônibus ou sobre a bicicleta, os participantes puderam perceber como a proximidade entre os dois veículos representa risco para acidente de trânsito. Educadores da Emdec e agentes da Mobilidade Urbana orientaram os participantes sobre a necessidade de manter uma distância segura e reduzir a velocidade.  

Técnicos da CCR AutoBAn comandaram ainda uma simulação de ponto cego envolvendo um ônibus do transporte coletivo e uma motocicleta. Posicionados ao lado da moto, motoristas do transporte público puderam vivenciar o campo de visão do motociclista e identificar os pontos cegos de quem conduz o ônibus. Eles receberam dicas sobre os cuidados a serem adotados no seu dia a dia para prevenir acidentes de trânsito.   

 

O que é o ponto cego? 
Um dos principais fatores de risco para acidentes envolvendo ciclistas, motociclistas e motoristas do transporte público, o ponto cego corresponde às áreas que escapam da visibilidade do condutor, ao lado ou atrás do veículo. Por um espaço de quatro metros, a partir do banco do condutor, ele não enxerga veículos ciclomotores ou bicicletas que estejam trafegando em ambos os lados.  

Frota do transporte público receberá adesivos que indicam pontos cegos  
Durante o evento, foi anunciado um novo elemento que fará parte da identidade visual da frota do transporte público coletivo: adesivos que indicam o ponto cego dos condutores dos veículos, afixados em áreas onde o motorista não tem plena visibilidade. A ação é fruto de uma parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.  
 
 

De forma simbólica, um ônibus articulado recebeu, no total, seis adesivos indicativos com a mensagem “Atenção! O motorista pode não estar vendo você”. Ao longo do mês de maio, outros 163 veículos articulados da frota do transporte público serão adesivados. Na prática, ciclistas, motociclistas ou pedestres que estiverem posicionados ao lado do adesivo terão a percepção de que, possivelmente, estão no ponto cego do condutor.  


A programação da 9ª edição do Maio Amarelo, promovido em Campinas pela Emdec e pela Setransp, pode ser consultada no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo. Também é possível acessar materiais educativos direcionados às instituições de ensino e guia de atividades para que as empresas repliquem o movimento no ambiente corporativo.  

Notícias relacionadas

  • All Posts
  • -Serviços
  • -Serviços,Ciclistas,Notícias
  • Área de Motos
  • 95ª Reunião do Fórum Paulista
  • A gente aprende. Agente ensina
  • Acesso à Informação,Atendimento ao público
  • Acidente
  • Ações educativas
  • Alienação de bens imóveis
  • ambulatorio
  • App Emdec
  • Arquivos Avulsos
  • Atribuições
  • Autorização Especial de Circulação Turística
  • Autorização: mudança
  • Autorizações para mudanças, obras e eventos
  • Beber e dirigir pode custar caro
  • Bela - Botão contra o assédio
  • Biblioteca
  • Bilhete Único
  • Branding
  • BRT Campinas
  • Cadernos de Acidentalidade
  • Calendário de vistorias
  • Campanha #desacelera
  • Campanha VIVA
  • Cão-guia na Mobilidade
  • Carga Autorização para Circulação
  • Carga Autorização para Circulação,Carga Ponto Fixo,Escolar,Fretamento,Patinetes elétricos compartilhados,Transporte Executivo,Táxi
  • Carga Ponto Fixo
  • Cartilha de Desenho Seguro para Pedestres
  • Cartilha sobre Assédio
  • Ciclistas,Notícias
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Turistas
  • Ciclo de Conversas
  • Ciclovias e Ciclofaixas
  • Cittamobi e Moovit
  • Classificação de Informações
  • CMTT
  • Código de Conduta e Integridade
  • Colaboradores
  • Common
  • Como Chegar
  • Concessão do Transporte Público
  • Concorrência Pública
  • Condições de Trânsito
  • Condições do Trânsito
  • Conselho Municipal de Mobilidade Urbana
  • Consulta de linhas municipais
  • Consulta de Multas
  • Consultas de multas/infrações
  • COVID-19
  • Desempenho do Transporte Público
  • Development
  • Dicas de Segurança
  • Dicas de Segurança - Ciclista
  • Dicas de Segurança - Criança
  • Dicas de Segurança - Idoso
  • Dicas de Segurança - Motociclista
  • Dicas de Segurança - Motorista
  • Dicas de Segurança - Pedestre
  • Dicas de Segurança - Pessoa com Deficiência
  • Educação,Educação para Mobilidade
  • Emdec Digital
  • Emdec,Quem Somos
  • Equipamentos Públicos
  • Equipamentos Públicos,Estações de Transferência
  • Escolar
  • Escolas
  • Escolas na CIMCamp
  • Estações de Transferência
  • Etilômetros
  • Fale Conosco
  • Formação de Multiplicadores
  • Fretamento
  • Gestão
  • Gestão do Transporte
  • Governança Corporativa
  • Guia Minicidade
  • Histórico
  • Horários e Itinerários
  • Idosos em Movimento
  • Imagens
  • Informes LGPD
  • Inspeção Veicular
  • Itinerários
  • JBD: Morte Zerø no Trânsito
  • Leadership
  • Legislação
  • Leitura, a melhor viagem
  • LGPD
  • Licitações
  • Links
  • Maio Amarelo
  • Management
  • Manuais Agentes da Mobilidade Urbana
  • Materiais educativos
  • Mobilidade Urbana e a Pessoa Idosa
  • Multas de Trânsito
  • Multas de Transporte
  • Nossas Instalações
  • noticias
  • Notícias para Motoristas
  • Notícias para Turistas
  • Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias para Usuários Transporte Público,Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Preferência Pela Vida
  • Notícias,Se beber, não dirija
  • Notícias,Serviços Procurados Usuários Transportes Públicos
  • Obras e interdições em andamento
  • Observatório de Trânsito
  • Organograma
  • Outros
  • P.A.R.T.Y.
  • PAI-Serviço
  • Parcelamento de Multas
  • Parcelamento on-line de multas
  • Parcerias para ações educativas
  • Parklets
  • Passagem via QR Code
  • Patinetes elétricos compartilhados
  • Pátio
  • Perguntas Frequentes
  • Perguntas Frequentes Usuários Transporte Público
  • Plano de Mobilidade Urbana
  • Plano de Segurança Viária
  • Polo Gerador de Tráfego/Loteamentos
  • Pop Up
  • Portal do Empreendedor
  • Portal do Transportador
  • Preferência pela Vida
  • Prêmio Boas Práticas
  • Procedimento Operacional Padrão
  • Programa 3Rs
  • Programa de mentoria Mulheres Protagonistas
  • Programa de Pagamento Incentivado
  • Programa Educa em Campinas
  • Programas permanentes
  • QR Code
  • Radares
  • RAPIDÃO BRT CAMPINAS
  • Revivacidade
  • rodas
  • Rodoviária
  • Se beber, não dirija
  • Sedutran e ArteMOB
  • Semana de Trânsito
  • Semob
  • Semutran
  • Série Sinistros
  • Sinalização - Velocidade variada
  • Sinalização semafórica
  • SIPAT
  • Sistema InterCamp
  • Sistemas Cicloviários
  • tabs
  • Tarifas
  • Táxi
  • Terminais Urbanos
  • Teste
  • Trabalhe Conosco
  • Transito
  • Trânsito Agora
  • Transporte
  • Transporte - Biblioteca
  • Transporte Executivo
  • Transporte por Aplicativos
  • Treinamentos
  • Turistas
  • Vagas Especiais
  • Vagas Exclusivas
  • Visita Educativa
  • Volta às Aulas
  • Zapay
  • Zona Azul Digital
    •   Back
    • Transito

Leia mais

  • All Posts
  • -Serviços
  • -Serviços,Ciclistas,Notícias
  • Área de Motos
  • 95ª Reunião do Fórum Paulista
  • A gente aprende. Agente ensina
  • Acesso à Informação,Atendimento ao público
  • Acidente
  • Ações educativas
  • Alienação de bens imóveis
  • ambulatorio
  • App Emdec
  • Arquivos Avulsos
  • Atribuições
  • Autorização Especial de Circulação Turística
  • Autorização: mudança
  • Autorizações para mudanças, obras e eventos
  • Beber e dirigir pode custar caro
  • Bela - Botão contra o assédio
  • Biblioteca
  • Bilhete Único
  • Branding
  • BRT Campinas
  • Cadernos de Acidentalidade
  • Calendário de vistorias
  • Campanha #desacelera
  • Campanha VIVA
  • Cão-guia na Mobilidade
  • Carga Autorização para Circulação
  • Carga Autorização para Circulação,Carga Ponto Fixo,Escolar,Fretamento,Patinetes elétricos compartilhados,Transporte Executivo,Táxi
  • Carga Ponto Fixo
  • Cartilha de Desenho Seguro para Pedestres
  • Cartilha sobre Assédio
  • Ciclistas,Notícias
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Turistas
  • Ciclo de Conversas
  • Ciclovias e Ciclofaixas
  • Cittamobi e Moovit
  • Classificação de Informações
  • CMTT
  • Código de Conduta e Integridade
  • Colaboradores
  • Common
  • Como Chegar
  • Concessão do Transporte Público
  • Concorrência Pública
  • Condições de Trânsito
  • Condições do Trânsito
  • Conselho Municipal de Mobilidade Urbana
  • Consulta de linhas municipais
  • Consulta de Multas
  • Consultas de multas/infrações
  • COVID-19
  • Desempenho do Transporte Público
  • Development
  • Dicas de Segurança
  • Dicas de Segurança - Ciclista
  • Dicas de Segurança - Criança
  • Dicas de Segurança - Idoso
  • Dicas de Segurança - Motociclista
  • Dicas de Segurança - Motorista
  • Dicas de Segurança - Pedestre
  • Dicas de Segurança - Pessoa com Deficiência
  • Educação,Educação para Mobilidade
  • Emdec Digital
  • Emdec,Quem Somos
  • Equipamentos Públicos
  • Equipamentos Públicos,Estações de Transferência
  • Escolar
  • Escolas
  • Escolas na CIMCamp
  • Estações de Transferência
  • Etilômetros
  • Fale Conosco
  • Formação de Multiplicadores
  • Fretamento
  • Gestão
  • Gestão do Transporte
  • Governança Corporativa
  • Guia Minicidade
  • Histórico
  • Horários e Itinerários
  • Idosos em Movimento
  • Imagens
  • Informes LGPD
  • Inspeção Veicular
  • Itinerários
  • JBD: Morte Zerø no Trânsito
  • Leadership
  • Legislação
  • Leitura, a melhor viagem
  • LGPD
  • Licitações
  • Links
  • Maio Amarelo
  • Management
  • Manuais Agentes da Mobilidade Urbana
  • Materiais educativos
  • Mobilidade Urbana e a Pessoa Idosa
  • Multas de Trânsito
  • Multas de Transporte
  • Nossas Instalações
  • noticias
  • Notícias para Motoristas
  • Notícias para Turistas
  • Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias para Usuários Transporte Público,Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Preferência Pela Vida
  • Notícias,Se beber, não dirija
  • Notícias,Serviços Procurados Usuários Transportes Públicos
  • Obras e interdições em andamento
  • Observatório de Trânsito
  • Organograma
  • Outros
  • P.A.R.T.Y.
  • PAI-Serviço
  • Parcelamento de Multas
  • Parcelamento on-line de multas
  • Parcerias para ações educativas
  • Parklets
  • Passagem via QR Code
  • Patinetes elétricos compartilhados
  • Pátio
  • Perguntas Frequentes
  • Perguntas Frequentes Usuários Transporte Público
  • Plano de Mobilidade Urbana
  • Plano de Segurança Viária
  • Polo Gerador de Tráfego/Loteamentos
  • Pop Up
  • Portal do Empreendedor
  • Portal do Transportador
  • Preferência pela Vida
  • Prêmio Boas Práticas
  • Procedimento Operacional Padrão
  • Programa 3Rs
  • Programa de mentoria Mulheres Protagonistas
  • Programa de Pagamento Incentivado
  • Programa Educa em Campinas
  • Programas permanentes
  • QR Code
  • Radares
  • RAPIDÃO BRT CAMPINAS
  • Revivacidade
  • rodas
  • Rodoviária
  • Se beber, não dirija
  • Sedutran e ArteMOB
  • Semana de Trânsito
  • Semob
  • Semutran
  • Série Sinistros
  • Sinalização - Velocidade variada
  • Sinalização semafórica
  • SIPAT
  • Sistema InterCamp
  • Sistemas Cicloviários
  • tabs
  • Tarifas
  • Táxi
  • Terminais Urbanos
  • Teste
  • Trabalhe Conosco
  • Transito
  • Trânsito Agora
  • Transporte
  • Transporte - Biblioteca
  • Transporte Executivo
  • Transporte por Aplicativos
  • Treinamentos
  • Turistas
  • Vagas Especiais
  • Vagas Exclusivas
  • Visita Educativa
  • Volta às Aulas
  • Zapay
  • Zona Azul Digital
    •   Back
    • Transito