

Nem mesmo a fria manhã desta quarta-feira, 9 de junho, espantou o ânimo dos educadores e agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), que foram até a Creche Municipal de Educação Infantil (CEMEI) / Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Presidente Arthur Bernardes, na Vila Costa e Silva. A equipe da EMDEC tinha uma missão: orientar pais e avós dos alunos sobre o uso correto de equipamentos de retenção (cadeirinhas), para o transporte de crianças.
Os termômetros marcavam 12ºC; mas o vento fazia a sensação térmica ser de temperaturas próximas de 0ºC. Mesmo assim, o autônomo Fábio Calamari, de 30 anos, levou o pequeno João Gabriel, de um ano e dois meses, para a escola. Ele transportava o filho de maneira errada, no banco dianteiro do veículo. Foi advertido pelos agentes e recebeu as devidas orientações. “Ainda não me adeqüei às novas normas, mas vou fazer isto. Vou acertar”, explicou o autônomo, satisfeito com a abordagem.
Éder Lopes, 28, também aprovou a ação educativa. O pintor, acompanhado pelo filho Felipe, de dois anos, recebeu o folder da campanha. “Já tenho uma cadeirinha, mas ela não é adequada. Agora, vou comprar a certa”, declarou. O aposentado José Muniz, 72, também esclareceu algumas dúvidas. Com a neta Giovana, de um ano e oito meses, no colo recebeu as informações dos educadores da EMDEC. “Eu já faço uso da cadeirinha, mas ela não está fixada de maneira correta no carro. Vou corrigir o que está errado”, afirmou.
Já a professora de Inglês Alessandra Pimentel, 27, não tinha dúvidas; mas também aprovou a ação. “Sempre usei o equipamento corretamente, desde quando minha filha nasceu. Prezo pela segurança dela”, declarou. A pequena Flávia, de dois anos e meio, agradece.
Aprovação da escola
A CEMEI / EMEI Presidente Arthur Bernardes atende cerca de 300 alunos. A ação da EMDEC foi realizada no horário de entrada das turmas. Na CEMEI, que atende crianças de zero até três anos, as crianças entram a partir das 7 horas; na EMEI, com alunos de três a cinco anos, a entrada é a partir das 7h50.
A vice-diretora da CEMEI, Solange Gomes Oliveira, 49, vê em ações educativas como a realizada pela EMDEC, o caminho para a conscientização dos pais e responsáveis pelas crianças. “Muitas vezes, os pais não têm acesso às informações; e este corpo-a-corpo ajuda na orientação”.
A vice-diretora da EMEI, Patrícia Figueiredo, 37, também aprovou a iniciativa. “Muitos pais transportam as crianças de maneira inadequada, com falta de segurança. A campanha educativa é uma aliada para resolver este problema”.
Ações educativas
As ações educativas realizadas pela EMDEC sobre o uso correto da cadeirinha vão continuar durante este mês de junho, em escolas do município. Elas vão ocorrer, principalmente, durante o “A gente aprende. Agente ensina” (trabalho realizado por agentes da Mobilidade Urbana em sala de aula).
Além disso, 30 faixas educativas estão sendo colocadas nas principais vias da cidade. 30 mil folders foram confeccionados e serão distribuídos ao longo das ações. Cartazes serão afixados nos ônibus; e a ação informativa também vai contemplar spots em rádio. A base do material é do Governo Federal, que está disponível no site do Departamento Nacional de Trânsito (www.denatran.gov.br).
As dúvidas da população podem ser esclarecidas no endereço eletrônico da EMDEC (www.emdec.com.br); ou no site do Denatran.
“A campanha está nas ruas, nas escolas; mas também é virtual. As ações são votadas para toda a sociedade; e as orientações podem ser consultadas pela internet, que se transforma em uma importante ferramenta de trabalho”, declarou a gerente de Educação e Cidadania da EMDEC, Roberta Mantovani.
Fiscalização
Em reunião na última terça-feira, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu adiar a fiscalização nacional do uso de equipamentos de retenção para o dia 1º de setembro. A fiscalização deveria começar nesta quarta-feira, 9 de junho, mas o prazo foi prorrogado por casa da falta de cadeirinhas no comércio.
Pela Resolução Nº 277, de 28/05/2008, do Contran, crianças com até sete anos e meio deverão ser transportadas, obrigatoriamente, no banco traseiro dos veículos e nas cadeirinhas. E de sete anos e meio a 10 anos, no banco de trás apenas com o cinto de segurança, quando conseguir apoiar as costas por inteiro no encosto e dobrar os joelhos na borda do banco. Neste caso, o cinto deve passar pelo centro do ombro e sobre o quadril.
A falta da cadeirinha é considerada infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aplicação de multa de R$ 191,54. Mas vale destacar que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, mesmo os que estão no banco de trás. A falta do uso do cinto é considerada infração grave, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.




