A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) adere ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. O movimento, que é celebrado no terceiro domingo do mês de novembro de cada ano, não apenas relembra as vítimas de acidentes, mas também alerta ao número de pessoas que morrem anualmente no trânsito, destacando o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos no atendimento às vítimas, como agentes de trânsito, bombeiros e policiais.
Por esse motivo, a EMDEC, apoiando as diretrizes do movimento, lançará em dezembro uma campanha para redução da acidentalidade em Campinas. O principal foco será jovens, motoristas e motociclistas, entre 18 a 24 anos. O objetivo é conscientizar, principalmente esse grupo, sobre a combinação perigosa entre bebida e direção.
Para marcar simbolicamente a data, faixas educativas serão distribuídas na cidade, destacando informações referentes aos acidentes de trânsito no Brasil e no Mundo.
É importante ressaltar que iniciativas para um trânsito mais seguro sempre estiveram presentes no planejamento da EMDEC. Exemplos dessas ações são a campanha permanente “Preferência pela Vida” e projetos como “A gente aprende. Agente ensina”, voltando às crianças do Ensino Fundamental; e o “P.A.R.T.Y.”, projeto de conscientização para adolescentes e jovens em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), que aborda a questão do trauma.
Boa parte das ações educativas da EMDEC voltadas à segurança já foi premiada em eventos nacionais. Durante a Bienal de Marketing da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) realizada em 2010 no Rio de Janeiro, a EMDEC recebeu três prêmios: a campanha “Preferência pela Vida” premiada na categoria Marketing Promocional; o Concurso Motorista Nota 10, na categoria Marketing Interno e o Portal EMDEC, no Marketing Institucional. No mesmo ano a empresa conquistou, ainda, o XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, pela campanha “Preferência pela Vida”.
Esse reconhecimento nacional já se repetiu em outras ocasiões. Em 2006, a EMDEC foi premiada na Bienal da ANTP com a campanha “Preferência pela Vida”, na categoria Marketing Promocional; e a cartilha “Idosos em Movimento”, na categoria Marketing de Responsabilidade Social. Elas concorreram com outros 59 trabalhos de todo o país.
Aderindo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, Campinas passa a fazer parte das cidades brasileiras já participantes, como Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Boa Vista, Teresina, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Palmas, São Paulo, Cuiabá e Campo Grande.
O movimento teve origem no Reino Unido em 1993, por iniciativa da organização não-governamental Road Peace, que apresentou a idéia, mais tarde incorporada às discussões mundiais sobre trânsito.
Um estudo elaborado pela Organização Mundial da Saúde estimou que, em 2009, cerca de 1,3 milhões de pessoas morreram em acidentes de trânsito. O resultado deste estudo foi a adoção da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

10/06/2026/
Com o objetivo de aumentar a segurança viária e melhorar as condições de fluidez no trânsito, a Secretaria de Transportes...



