Continuam abertas as inscrições para o primeiro encontro da temporada 2010 do Ciclo de Conversas sobre a Mobilidade Urbana, que será realizado na nesta quinta-feira, 20 de maio, no Auditório da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).
O tema do primeiro encontro será “Ética no compartilhamento do espaço: cidadania e gentilezas urbanas”, que terá como palestrante Luciene Tognetta, professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisador – UNESP.
O debate terá início às 14 horas e a participação é gratuita, mas restrita aos 70 primeiros inscritos. As inscrições podem ser feitas pelo hotsite do Ciclo, no endereço: http://200.148.230.51:8088/hotsites/ciclo_2010/
Ciclo de Conversas sobre a Mobilidade Urbana
Promovido pela EMDEC, o ciclo é um fórum de debates mensais, que visa reunir vários segmentos sociais e representantes do meio acadêmico para aprofundar a análise de temas relacionados à Mobilidade Urbana e estimular parcerias para a redução da acidentalidade e melhoria da qualidade de vida no município.
Neste ano, a principal novidade do Ciclo é abertura do debate também para representantes de outras cidades, atendendo à demanda registrada nos últimos eventos realizados pela EMDEC.
O Ciclo de Conversas sobre a Mobilidade Urbana vai promover em 2010 seis grandes debates entre os meses de maio e novembro e terá a participação de professores das Faculdades de Educação, de Engenharia e do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e de outras áreas de interesse.
Confira os temas do Ciclo, mês a mês, e os conteúdos em debate:
20/05/2010 – Ética no compartilhamento do espaço: cidadania e gentilezas urbanas
-Conceito de ética; o que é e como se constrói?
-Diferenças entre ética e moral e uso social no espaço de circulação.
-Autonomia e heteronomia.
– Normas de trânsito e respeito.
-Gentilezas urbanas.
Palestrante: Luciene Tognetta, pedagoga pelo Centro Universitário Salesiano (1991), é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006). Também tem doutorado pela Universidade de Genebra (2004). Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisador – UNESP.
10/06/2010 – Desenho Urbano: acessibilidade e inclusão social
– Conceito de acesso universal.
– Histórico de acessibilidade.
– Planejamento urbano inclusivo.
– Intervenção do poder público e sociedade civil-posicionamento.
– Formação de profissionais de arquitetura e urbanismo: como se trata o tema acessibilidade?
12/08/2010 – A Carga na Cidade e Seus Efeitos sobre a Mobilidade Urbana
– Transporte de bens materiais e sua relação com a Mobilidade Urbana.
– Engenharia de tráfego e sua relação com a condição econômica de uma região (facilidade ou dificuldade de acesso).
– Impactos do transporte na construção da cidade e das relações de trabalho.
– Educação continuada e setor de transportes.
– Pesquisas na área de transportes.
23/09/2010 – A violência no compartilhamento do espaço
– Qualidade de vida.
– Dinâmica social e estresse.
– Conseqüências para o trânsito.
– Formas de controle do estresse.
07/10/2010 – Sustentabilidade e Transporte
– Conceito de sustentabilidade na cidade.
– Práticas sustentáveis nos deslocamentos de pessoas e bens.
– Transporte público no planejamento da cidade.
– Transporte Intermodal.
– Experiências no Brasil e no mundo.
– Escolhas individuais e coletivas para promoção da sustentabilidade.
11/11/2010 – Transversalidade e Políticas Públicas de Mobilidade Urbana
– Temáticas do desenvolvimento e do território e a articulação entre elas.
– Especificidades das cidades brasileiras: natureza e dinâmica do processo de desenvolvimento e suas escalas espaciais (local, plurirregional, nacional, global etc.).
– Desafios para a implementação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento de base territorial em múltiplas escalas.

10/06/2026/
Com o objetivo de aumentar a segurança viária e melhorar as condições de fluidez no trânsito, a Secretaria de Transportes...



