A Prefeitura de Campinas, por meio de uma parceria entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), concluiu o trabalho de sinalização com placas indicativas sobre a presença de animais silvestres na Área de Proteção Ambiental do Campo Grande.
Os principais objetivos da sinalização, por meio da implantação de 15 placas, são conscientizar a população sobre as normas ambientais de preservação e alertar motoristas para evitar atropelamentos de animais silvestres.
O município não possui dados sobre a população nativa da área, mas a Secretaria do Verde estima que várias espécies ocupem a APA Campo Grande, entre elas cachorros e gatos do mato; gambás, lobos-guará, pacas, capivaras, lontras e jaguatiricas.
A APA ocupa uma área de 959,53 hectares, na zona rural da Macrozona 5, entre a estrada municipal do Campo Grande e os limites intermunicipais Campinas-Hortolândia e Campinas-Monte Mor.
O projeto de fabricação e colocação das placas foi desenvolvido pela Emdec, sendo contempladas com sinalização as principais vias de acesso e que cruzam a APA: Avenida Werner Habig, a Estrada Municipal John Boyd Dunlop e a Avenida Antônio Arten.
A área de preservação tem em suas margens as rodovias Francisco Aguirre Proença (SP 101) e dos Bandeirantes (SP-348).
A APA do Campo Grande concentra 163 hectares de vegetação nativa. Essa região de proteção está inserida na bacia hidrográfica do rio Capivari, abrigando importantes afluentes, somando 68 nascentes.
Além dos diversos atrativos naturais, a APA de Campinas é interligada por vias de acesso e circulação que contribuem para ampliar o número de moradores e visitantes de forma significativa.
O grande número de acessos e a complexa malha de estradas e trilhas geram a necessidade de uma boa sinalização para orientar visitantes e demais usuários. A sinalização representa, ainda, uma oportunidade de divulgação da marca da APA, dos órgãos gestores e parceiros, consolidando a imagem da Unidade de Conservação.
Crédito das fotos: Antônio Oliveira

11/06/2026/
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito para a exibição da estreia do...



