A Gerência de Educação e Cidadania da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) realiza evento nesta sexta-feira, 27, para comemorar o Dia do Motociclista. A ação ocorrerá no Largo do Rosário, das 9h às 17h.
Em parceria com a empresa Winner Honda, haverá check-up de motos, distribuição de brindes e sorteio de seis capacetes no final da tarde.
Durante o evento, uma equipe de educadores da EMDEC vai realizar abordagens educativas da campanha "Cuide-se! Na moto, o para-choque é você!", lançada no último dia 4. A campanha é mais um trabalho de conscientização, orientação e educação, com o objetivo de criar uma cultura de segurança e identificação de riscos entre os motociclistas, público envolvido em mais da metade das mortes no trânsito de Campinas em 2011.
A meta da campanha é mostrar que o trabalho de prevenção é possível, e também a melhor saída para reduzir riscos, diminuindo os índices de acidentalidade.
As vítimas do trânsito
Em Campinas, 81 pessoas morreram no ano passado em acidentes envolvendo motos, o que representa 55% das 147 mortes registradas no trânsito da cidade. No Brasil, ocorrem anualmente 125 mil mortes por ano no trânsito, e mais de 300 mil pessoas ficam incapacitadas – a grande maioria, motociclistas e jovens.
Diversos fatores contribuíram com o aumento no índice de mortes: a expansão da frota de carros e motocicletas para trabalho, transporte e lazer; o maior número de deslocamentos realizados por veículos individuais; imprudência e inexperiência de motoristas e motociclistas; e falta de conservação dos veículos, entre outros. Porém, a combinação entre bebida e direção é a causadora da maioria dos acidentes.
Os segmentos mais vulneráveis no trânsito são pedestres e motociclistas. Estudos apontam que a tríade homem-jovem- motociclista é a que mais preocupa.
Serviço:
Dia do Motociclista
Data: Sexta-feira, 27 de julho, das 9h às 17h
Local: Largo do Rosário, Centro




