Envolvimento intersetorial é tema de palestras no segundo dia do Seminário de Trânsito

Focar as atenções para a prevenção; atender os grupos mais vulneráveis; e envolver todos os atores da sociedade, na busca da construção de ações que garantam uma Mobilidade Urbana mais segura e sustentável. Esses foram os principais pontos de abordagem no segundo dia do 2º Seminário de Segurança, Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana, promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

O evento, sediado na Faculdade Anhanguera, no Taquaral, teve abertura na quarta-feira. Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, as palestras do período da manhã tiveram como tema “Saúde Pública e Educação: estratégias para promover a segurança no trânsito”; e os “Desafios da Mobilidade Urbana para o desenvolvimento de cidades sustentáveis”.

Para o coordenador do Curso de Especialização em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito da Pós-Graduar, Ronaro Andrade Ferreira, “as discussões sobre Mobilidade Urbana segura e de qualidade e redução dos índices de acidentalidade devem ter, necessariamente, o envolvimento intersetorial. Gestores de Trânsito, Saúde, Educação, Economia e Meio Ambiente precisam conversar entre si”.

Ferreira complementa que “o foco das ações deve estar na prevenção, com projetos viários adequados, operação, fiscalização, diagnóstico das causas de acidentalidade e educação”. O especialista conclui que fiscalização e educação devem “andar juntas, uma vez que a fiscalização proporciona uma mudança imediata de comportamento; e a educação, uma mudança, em longo prazo, de atitude”.

Experiência de Campinas
Naoko Silveira, médica sanitarista e coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância de projetos multidisciplinares na busca de um trânsito mais seguro. Naoko salientou o crescimento da acidentalidade envolvendo o tripé formado por jovens, motocicletas e álcool.

A médica sanitarista defende a importância de ações de prevenção focadas nesse segmento. Dentro das ações exitosas desenvolvidas em Campinas, citou o P.A.R.T.Y.

O Programa de Prevenção ao álcool e eventos relacionados ao Trauma em Jovens, na sigla em Inglês, foi desenvolvido no Canadá há 20 anos; e tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre fatores de risco relacionados ao Trauma, sobretudo, o consumo de álcool.

No município, os alunos do Ensino Médio visitam o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas e são instruídos por uma equipe multidisciplinar (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, educadores, profissionais da EMDEC e do SAMU) que ministra aulas com conteúdo teórico e prático.

Também são apresentados vídeos e os alunos têm a oportunidade de conversar com pacientes vítimas de acidentes e que apresentam graves sequelas. O programa começou em 2010. Até agora, 1.515 jovens de 26 escolas tiveram acesso ao P.A.R.T.Y.

Cidade Sustentável
O mestre em Geografia, Planejamento e Gestão do Território, geógrafo e educador, Cristiano Barbosa, discutiu o tema “cidade sustentável”. Para o educador, “pensar um problema envolve discutir suas complexidades”.

Barbosa afirma que “a construção de um conceito deve levar em conta os processos de aprendizagem, a prática e as experiências compartilhadas”.

O geógrafo conceitua cidade sustentável como “um espaço criativo e democrático, que deve ser desenvolvido através da construção participativa de projetos, valorização das experiências, das singularidades e das diferenças”.

Zoraide Amarante Miranda, pesquisadora do Núcleo de Estudo Populacional da Unicamp, compartilha da opinião: “temos que realizar uma construção coletiva, incorporando as experiências de cada um”.

Impressões
Marizilda Aidê Pereira, 59 anos, e Mara Alice da Silva, 52, assistiram às palestras. Marizilda, que é controladora de acesso e mora na Vila 31 de Março, acredita que “discussões como essas podem colocar em prática boas ideias para melhorar o trânsito da cidade”.

Mara Alice também aprovou o evento: “os debates são muito interessantes”.

 

Notícias relacionadas

  • All Posts
  • -Serviços
  • -Serviços,Ciclistas,Notícias
  • Área de Motos
  • 95ª Reunião do Fórum Paulista
  • A gente aprende. Agente ensina
  • Acesso à Informação,Atendimento ao público
  • Acidente
  • Ações educativas
  • Alienação de bens imóveis
  • ambulatorio
  • App Emdec
  • Arquivos Avulsos
  • Atribuições
  • Autorização Especial de Circulação Turística
  • Autorização: mudança
  • Autorizações para mudanças, obras e eventos
  • Beber e dirigir pode custar caro
  • Bela - Botão contra o assédio
  • Biblioteca
  • Bilhete Único
  • Branding
  • BRT Campinas
  • Cadernos de Acidentalidade
  • Calendário de vistorias
  • Campanha #desacelera
  • Campanha VIVA
  • Cão-guia na Mobilidade
  • Carga Autorização para Circulação
  • Carga Autorização para Circulação,Carga Ponto Fixo,Escolar,Fretamento,Patinetes elétricos compartilhados,Transporte Executivo,Táxi
  • Carga Ponto Fixo
  • Cartilha de Desenho Seguro para Pedestres
  • Cartilha sobre Assédio
  • Ciclistas,Notícias
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Turistas
  • Ciclo de Conversas
  • Ciclovias e Ciclofaixas
  • Cittamobi e Moovit
  • Classificação de Informações
  • CMTT
  • Código de Conduta e Integridade
  • Colaboradores
  • Common
  • Como Chegar
  • Concessão do Transporte Público
  • Concorrência Pública
  • Condições de Trânsito
  • Condições do Trânsito
  • Conselho Municipal de Mobilidade Urbana
  • Consulta de linhas municipais
  • Consulta de Multas
  • Consultas de multas/infrações
  • COVID-19
  • Desempenho do Transporte Público
  • Development
  • Dicas de Segurança
  • Dicas de Segurança - Ciclista
  • Dicas de Segurança - Criança
  • Dicas de Segurança - Idoso
  • Dicas de Segurança - Motociclista
  • Dicas de Segurança - Motorista
  • Dicas de Segurança - Pedestre
  • Dicas de Segurança - Pessoa com Deficiência
  • Educação,Educação para Mobilidade
  • Emdec Digital
  • Emdec,Quem Somos
  • Equipamentos Públicos
  • Equipamentos Públicos,Estações de Transferência
  • Escolar
  • Escolas
  • Escolas na CIMCamp
  • Estações de Transferência
  • Etilômetros
  • Fale Conosco
  • Formação de Multiplicadores
  • Fretamento
  • Gestão
  • Gestão do Transporte
  • Governança Corporativa
  • Guia Minicidade
  • Histórico
  • Horários e Itinerários
  • Idosos em Movimento
  • Imagens
  • Informes LGPD
  • Inspeção Veicular
  • Itinerários
  • JBD: Morte Zerø no Trânsito
  • Leadership
  • Legislação
  • Leitura, a melhor viagem
  • LGPD
  • Licitações
  • Links
  • Maio Amarelo
  • Management
  • Manuais Agentes da Mobilidade Urbana
  • Materiais educativos
  • Mobilidade Urbana e a Pessoa Idosa
  • Multas de Trânsito
  • Multas de Transporte
  • Nossas Instalações
  • noticias
  • Notícias para Motoristas
  • Notícias para Turistas
  • Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias para Usuários Transporte Público,Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Preferência Pela Vida
  • Notícias,Se beber, não dirija
  • Notícias,Serviços Procurados Usuários Transportes Públicos
  • Obras e interdições em andamento
  • Observatório de Trânsito
  • Organograma
  • Outros
  • P.A.R.T.Y.
  • PAI-Serviço
  • Parcelamento de Multas
  • Parcelamento on-line de multas
  • Parcerias para ações educativas
  • Parklets
  • Passagem via QR Code
  • Patinetes elétricos compartilhados
  • Pátio
  • Perguntas Frequentes
  • Perguntas Frequentes Usuários Transporte Público
  • Plano de Mobilidade Urbana
  • Plano de Segurança Viária
  • Polo Gerador de Tráfego/Loteamentos
  • Pop Up
  • Portal do Empreendedor
  • Portal do Transportador
  • Preferência pela Vida
  • Prêmio Boas Práticas
  • Procedimento Operacional Padrão
  • Programa 3Rs
  • Programa de mentoria Mulheres Protagonistas
  • Programa de Pagamento Incentivado
  • Programa Educa em Campinas
  • Programas permanentes
  • QR Code
  • Radares
  • RAPIDÃO BRT CAMPINAS
  • Revivacidade
  • rodas
  • Rodoviária
  • Se beber, não dirija
  • Sedutran e ArteMOB
  • Semana de Trânsito
  • Semob
  • Semutran
  • Série Sinistros
  • Sinalização - Velocidade variada
  • Sinalização semafórica
  • SIPAT
  • Sistema InterCamp
  • Sistemas Cicloviários
  • tabs
  • Tarifas
  • Táxi
  • Terminais Urbanos
  • Teste
  • Trabalhe Conosco
  • Transito
  • Trânsito Agora
  • Transporte
  • Transporte - Biblioteca
  • Transporte Executivo
  • Transporte por Aplicativos
  • Treinamentos
  • Turistas
  • Vagas Especiais
  • Vagas Exclusivas
  • Visita Educativa
  • Volta às Aulas
  • Zapay
  • Zona Azul Digital
    •   Back
    • Transito

Leia mais

  • All Posts
  • -Serviços
  • -Serviços,Ciclistas,Notícias
  • Área de Motos
  • 95ª Reunião do Fórum Paulista
  • A gente aprende. Agente ensina
  • Acesso à Informação,Atendimento ao público
  • Acidente
  • Ações educativas
  • Alienação de bens imóveis
  • ambulatorio
  • App Emdec
  • Arquivos Avulsos
  • Atribuições
  • Autorização Especial de Circulação Turística
  • Autorização: mudança
  • Autorizações para mudanças, obras e eventos
  • Beber e dirigir pode custar caro
  • Bela - Botão contra o assédio
  • Biblioteca
  • Bilhete Único
  • Branding
  • BRT Campinas
  • Cadernos de Acidentalidade
  • Calendário de vistorias
  • Campanha #desacelera
  • Campanha VIVA
  • Cão-guia na Mobilidade
  • Carga Autorização para Circulação
  • Carga Autorização para Circulação,Carga Ponto Fixo,Escolar,Fretamento,Patinetes elétricos compartilhados,Transporte Executivo,Táxi
  • Carga Ponto Fixo
  • Cartilha de Desenho Seguro para Pedestres
  • Cartilha sobre Assédio
  • Ciclistas,Notícias
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Notícias para Turistas
  • Ciclistas,Notícias,Turistas
  • Ciclo de Conversas
  • Ciclovias e Ciclofaixas
  • Cittamobi e Moovit
  • Classificação de Informações
  • CMTT
  • Código de Conduta e Integridade
  • Colaboradores
  • Common
  • Como Chegar
  • Concessão do Transporte Público
  • Concorrência Pública
  • Condições de Trânsito
  • Condições do Trânsito
  • Conselho Municipal de Mobilidade Urbana
  • Consulta de linhas municipais
  • Consulta de Multas
  • Consultas de multas/infrações
  • COVID-19
  • Desempenho do Transporte Público
  • Development
  • Dicas de Segurança
  • Dicas de Segurança - Ciclista
  • Dicas de Segurança - Criança
  • Dicas de Segurança - Idoso
  • Dicas de Segurança - Motociclista
  • Dicas de Segurança - Motorista
  • Dicas de Segurança - Pedestre
  • Dicas de Segurança - Pessoa com Deficiência
  • Educação,Educação para Mobilidade
  • Emdec Digital
  • Emdec,Quem Somos
  • Equipamentos Públicos
  • Equipamentos Públicos,Estações de Transferência
  • Escolar
  • Escolas
  • Escolas na CIMCamp
  • Estações de Transferência
  • Etilômetros
  • Fale Conosco
  • Formação de Multiplicadores
  • Fretamento
  • Gestão
  • Gestão do Transporte
  • Governança Corporativa
  • Guia Minicidade
  • Histórico
  • Horários e Itinerários
  • Idosos em Movimento
  • Imagens
  • Informes LGPD
  • Inspeção Veicular
  • Itinerários
  • JBD: Morte Zerø no Trânsito
  • Leadership
  • Legislação
  • Leitura, a melhor viagem
  • LGPD
  • Licitações
  • Links
  • Maio Amarelo
  • Management
  • Manuais Agentes da Mobilidade Urbana
  • Materiais educativos
  • Mobilidade Urbana e a Pessoa Idosa
  • Multas de Trânsito
  • Multas de Transporte
  • Nossas Instalações
  • noticias
  • Notícias para Motoristas
  • Notícias para Turistas
  • Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias para Usuários Transporte Público,Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Acessibilidade,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Motoristas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Permissionários,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Turistas
  • Notícias,Notícias para Turistas,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Notícias para Usuários Transporte Público
  • Notícias,Preferência Pela Vida
  • Notícias,Se beber, não dirija
  • Notícias,Serviços Procurados Usuários Transportes Públicos
  • Obras e interdições em andamento
  • Observatório de Trânsito
  • Organograma
  • Outros
  • P.A.R.T.Y.
  • PAI-Serviço
  • Parcelamento de Multas
  • Parcelamento on-line de multas
  • Parcerias para ações educativas
  • Parklets
  • Passagem via QR Code
  • Patinetes elétricos compartilhados
  • Pátio
  • Perguntas Frequentes
  • Perguntas Frequentes Usuários Transporte Público
  • Plano de Mobilidade Urbana
  • Plano de Segurança Viária
  • Polo Gerador de Tráfego/Loteamentos
  • Pop Up
  • Portal do Empreendedor
  • Portal do Transportador
  • Preferência pela Vida
  • Prêmio Boas Práticas
  • Procedimento Operacional Padrão
  • Programa 3Rs
  • Programa de mentoria Mulheres Protagonistas
  • Programa de Pagamento Incentivado
  • Programa Educa em Campinas
  • Programas permanentes
  • QR Code
  • Radares
  • RAPIDÃO BRT CAMPINAS
  • Revivacidade
  • rodas
  • Rodoviária
  • Se beber, não dirija
  • Sedutran e ArteMOB
  • Semana de Trânsito
  • Semob
  • Semutran
  • Série Sinistros
  • Sinalização - Velocidade variada
  • Sinalização semafórica
  • SIPAT
  • Sistema InterCamp
  • Sistemas Cicloviários
  • tabs
  • Tarifas
  • Táxi
  • Terminais Urbanos
  • Teste
  • Trabalhe Conosco
  • Transito
  • Trânsito Agora
  • Transporte
  • Transporte - Biblioteca
  • Transporte Executivo
  • Transporte por Aplicativos
  • Treinamentos
  • Turistas
  • Vagas Especiais
  • Vagas Exclusivas
  • Visita Educativa
  • Volta às Aulas
  • Zapay
  • Zona Azul Digital
    •   Back
    • Transito