O projeto “A gente aprende. Agente ensina”, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), levará agentes da Mobilidade Urbana e equipes de educadores para mais um dia de trabalho educativo nas salas de aula, para a divulgação da campanha Cidadania e Paz no Trânsito e orientações sobre o uso obrigatório da cadeirinha no transporte de crianças.
Dessa vez, as atividades acontecerão com 750 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odila Maia Rocha Brito, no Jardim São Domingos, na sexta, dia 27 de agosto.
As ações educativas começam por volta das 9 horas e se estendem até as 15 horas, com a participação de quatro agentes da EMDEC, além dos educadores.
No período da manhã, das 7 às 11 horas, serão visitadas 12 salas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Das 11 às 15 horas, as aulas de educação para a Mobilidade e Cidadania no Trânsito acontecem nas 6ª e 7ª séries; e das 13 às 15 horas, os agentes se revezarão em duas salas de 2º ano e uma sala de 5º ano.
Sobre a campanha Cidadania e Paz no Trânsito nas Escolas, a equipe da EMDEC divulgará o hotsite voltado para a comunidade escolar (aos alunos e professores), que retrata cinco valores para a boa convivência no trânsito. No hotsite, são destacados os temas Respeito mútuo, cujo lema adotado foi “Mandou bem”. Para destacar a Solidariedade, “Valeu Mesmo!”. Para discutir Responsabilidade, o lema é “Maior responsa”. Para promover o Diálogo, “Fala aí”; e disseminar a Conscientização, a mensagem é “Senti Firmeza”.
Os cincos valores foram escolhidos com base nas diretrizes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para os trabalhos educativos com jovens; e, ainda, com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Já em relação à divulgação do uso obrigatório das cadeirinhas no transporte de crianças, serão distribuídos panfletos da campanha nacional e destacado o início da fiscalização, a partir da próxima quarta, dia 1º de setembro.
A EMEF Odila Maia Rocha Brito fica à Rua Dezesseis, s/n, no Jd. São Domingos.




