A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC – disponibilizará 33 agentes da Mobilidade Urbana para o monitoramento de 10 procissões religiosas, que vão marcar o Domingo de Ramos na cidade, no dia 28 de Março. O objetivo é ampliar a segurança dos participantes, minimizando os riscos de acidentes, com a implantação dos bloqueios, desvios e liberações das vias.
A partir das 6h30, quatro agentes vão acompanhar a procissão da Paróquia São José Operário, na Vila Perseu Leite de Barros. São esperados 250 fiéis nesse evento religioso.
Mais de 600 pessoas vão percorrer ruas do Jardim Garcia, em procissão, a partir das 7h30. Outros quatro agentes vão monitorar o evento.
Neste mesmo horário, acontecerá a procissão da Paróquia São João Batista, no Bairro São João, com 300 participantes e acompanhamento de três agentes.
Outras duas paróquias realizarão suas procissões por volta das 8h. No Parque Jambeiro, o público esperado é de 300 pessoas pela Comunidade Católica Santo Agostinho. Já no Parque da Figueira, cerca de 500 religiosos vão seguir em procissão pelas ruas do bairro. Esse evento será coordenado pela Comunidade Maria Mãe da Igreja. As duas comunidades pertencem à Paróquia Santa Cruz. Os dois eventos contarão com apoio de três e quatro agentes, respectivamente.
Região do Taquaral
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizará sua procissão por volta das 8h30. O público sairá da Avenida Nossa Senhora de Fátima e percorrerá as ruas Roberto Simonsen e Armado Salles Oliveira. Quatro agentes vão apoiar o evento, que deve contar com mais de 300 pessoas.
Os católicos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora vão seguir em procissão pela Rua Baronesa Geraldo de Resende, no contra-fluxo do Portão Liceu Salesiano, junto à Rua Cônego Nery. A procissão deve ter início também às 8h30, com participação de 400 fiéis.
Parque Industrial
Nesta região, a procissão religiosa acontecerá às 8h30 e está sendo organizada pela Paróquia Santa Tereza de Ávila. Três agentes vão apoiar 500 pessoas, que estarão no evento.
Região Central
As procissões com maior participação acontecerão, simultaneamente, na área central.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral Metropolitanta) espera mais de 2 mil pessoas para a caminhada religiosa pelas ruas do Centro, a partir das 9 horas.
O púbico seguirá pelo Calçadão da Rua Treze de Maio, retornando na Rua José Paulino. Para este evento, a EMDEC colocará quatro agentes no apoio
Já os fiéis que participarem da procissão da Basílica do Carmo vão percorrer a Avenida Benjamin Constant. São estimadas cerca de mil pessoas, também às 9 horas.

11/06/2026/
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito para a exibição da estreia do...



