A chuva forte, no final da tarde, não atrapalhou a participação popular na segunda reunião da 4ª Rodada nas Comunidades, realizada na última quinta-feira, 18 de março, no Jardim Santa Mônica.
Mais de 60 moradores e lideranças de bairro participaram dos debates e acompanharam uma prestação de contas dos avanços do transporte e os próximos desafios do setor, em Campinas.
Curiosos como Cosme Maria Gomes Nilo, operador de pontes, disse que, apesar de não usar muito o transporte público, foi convidado pelo tio e decidiu participar da reunião. “Acredito que todo debate é interessante e serve para que a população traga suas reivindicações,” argumentou.
O presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Santa Mônica, São Marcos, Jardim Campineiro e Adjacências, Dorival Alves dos Santos (o Paraná), ressaltou a importância de discussões e avaliações como essa. “Como liderança, recebemos várias reivindicações, que buscamos levar ao Poder Público; mas, neste espaço, a população tem a oportunidade de ouvir e também se expressar.”
O líder comunitário destacou os avanços no transporte e os benefícios garantidos com o Bilhete Único. “Depois de quatro anos, ainda, vejo e ouço pessoas reclamarem que o transporte é caro e que não têm o cartão do Bilhete Único, mas sou testemunha das inúmeras oportunidades que a EMDEC ofereceu à população da região para fazer o cadastro e tirar o cartão;” conta Santos.
Entre as suas reivindicações para o debate, ele defende a ampliação dos pontos de recarga do Bilhete Único. "Em toda a região, temos poucos locais para a recarga. No São Marcos e no Jardim Campineiro, contamos com dois pontos. Na Vila Esperança, acredito que não exista nenhum; é por isso, que esse número precisa ser ampliado"
Para a grande maioria dos participantes do encontro, o foco das discussões ficou em torno de ajustes no transporte. Uma das principais reivindicações apresentadas à EMDEC foi a mudança de itinerário da linha 3.11. Boa parte do público presente quer a linha passando na Av. Brasil – trajeto que foi alterado com a implantação da Estação Amarais. O pedido será analisado pela EMDEC nos próximos dias.
Vera Lúcia Almeida Ribeiro afirmou que, "no bairro, o itinerário dessa linha é bastante satisfatório, mas no caminho para o Centro, a passagem pela Avenida Brasil deveria ser obrigatória."
João da Mata, também uma liderança regional, comentou que esse tipo de diálogo é necessário. “Muitas vezes, os participantes se exaltam, porque a população quer falar e quer ser ouvida; e essa é uma oportunidade que poucas Secretarias oferecem.
João da Mata defendeu uma política de manutenção da Estação de Transferência Amarais. “O equipamento foi muito importante, mas merece um olhar permanente para que sua manutenção e limpeza sejam mantidos”, defendeu.
A 4ª Rodada nas Comunidades tem mais quatro reuniões confirmadas para o mês de março. Confira o calendário abaixo.
O próximo encontro será na segunda, dia 22 de março, na Associação dos Moradores do DIC V, a partir das 19 horas. A Associação fica à Avenida Carmem D’Angelis Nicoletti, 427.
Mais informações pelo telefone (19) 3772-1517.
Calendário da 4ª Rodada em Março/2010
25/03 – terça, às 19 horas – Região Sudoeste (DIC V)
Local: Associação de Moradores DIC V – Avenida Carmem D’Angelis Nicoletti, 427
27/03 – sábado, às 14 horas – Região Sul (Campo Belo)
Local: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Rua Ademir Cubeno Ruano, s/n
29/03 – segunda, às 19 horas – Região Noroeste (Jd. Santa Rosa)
Local: Igreja Santa Cruz – Rua Eudes Batista Ribeiro, s/n
31/03, quarta – às 19 horas – Região Sul (Jardim Amazonas)
Local: CECOJAM – Rua Itagiba, 148
Novas reuniões acontecerão nos mês de abril, em outras regiões. O calendário será divulgado oportunamente.




