Preocupada com os índices da acidentalidade no município, a Prefeitura, por meio da EMDEC, lançou em outubro de 2009, uma ampla Campanha de Combate à Violência no Trânsito, na busca de intensificar o trabalho de conscientização para reduzir as ocorrências nas vias.
O mote da campanha, idealizada pela Que Comunicação, é “Estatísticas se cruzam. Motoristas alcoolizados também. Nunca dirija depois de beber”, numa alusão aos números que apontam que os acidentes em Campinas estão focados no tripé motos, motoristas alcoolizados e público jovem – segmentos mais vulneráveis à acidentalidade e mortalidade no trânsito.
De acordo com dados da EMDEC, de 1995 até 2008, a frota de motos cresceu 241,1% em Campinas, passando de 27 mil para mais de 92 mil veículos.
Das 138 vítimas fatais no ano passado, 68 eram ocupantes de motos e outros 17 foram atropelados por motocicletas. Ou seja, as motocicletas estiveram envolvidas em 62% das ocorrências fatais.
Entre os motociclistas mortos, o grupo predominante é jovem, com faixa etária de 18 a 29 anos – que representa 57,3% das vítimas. Nos acidentes fatais, 87% das vítimas são homens.
Além disso, quase a metade das vítimas fatais que teve a dosagem alcoólica analisada em 2008 apresentou índices superiores aos permitidos pela legislação.
A campanha contemplou mídias como televisão (veiculação na EPTV, TV Bandeirantes e TVB – por uma semana), 20 pontos de outdoor, jornais (veiculação no Correio Popular, Notícias Já e Diário do Povo), cinco pontos de frontlight e terá, ainda, ações presenciais em bares, com atuação também na periferia.




