Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Acessibilidade  / EMDEC discute o papel da bicicleta para uma Mobilidade Urbana sustentável

Notícias para Acessibilidade

ver todas
EMDEC discute o papel da bicicleta para uma Mobilidade Urbana sustentável

No sexto encontro do ano do Ciclo Conversas sobre a Mobilidade Urbana, realizado na noite de quarta-feira, dia 21 de setembro, na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), o tema principal foi o uso da bicicleta como opção para pequenos deslocamentos; e sua integração com o transporte público coletivo. O evento fez parte das atividades desenvolvidas durante a Semana Municipal de Trânsito (Semutran), organizada pela EMDEC; e reuniu cerca de 50 pessoas.

Na abertura da reunião, representando o secretário de Transportes e presidente da EMDEC, Sérgio Torrecillas, o chefe de Gabinete da empresa, Roberto Brederode, destacou a importância do incentivo a esse meio de transporte, principalmente como alternativa para diminuir o número de veículos particulares nas vias. “Estamos na era da bicicleta e a EMDEC está conectada com esse meio de transporte”, afirmou.

Brederode também revelou uma boa notícia para o município: a EMDEC está finalizando um grande Plano Cicloviário para Campinas. “O Plano será discutido com a população durante os eventos da 5ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte, que começa na próxima sexta-feira (dia 23 de setembro). As reuniões serão realizadas em todas as regiões da cidade. Depois de validado, o Plano será apresentado para toda a sociedade, em meados de novembro”.

O chefe de Gabinete deu alguns detalhes do projeto. “Basicamente, a intenção é construir uma grande rede de ciclovias e ciclofaixas, interligadas com o sistema de transporte público coletivo; e, em locais estratégicos como terminais urbanos, estações de transferências, escolas, postos de saúde, creches, bosques, praças e teatros, instalar bicicletários”.

Programa Bicicleta Brasil
O Ciclo também teve a participação do arquiteto e urbanista Luís Eduardo Freitas Tinoco. Tinoco é especialista em Gestão Ambiental e analista de infraestrutura da Secretaria de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

O arquiteto falou sobre o “Programa Bicicleta Brasil”, desenvolvido desde 2004 pelo Governo Federal. “É um projeto que visa fomentar projetos e políticas, nos âmbitos municipais e estaduais, sobre o uso da bicicleta como modal de transporte”, afirmou.

Tinoco explicou que entre 2005 a 2008 o Programa destinou R$ 14 milhões para projetos de ciclovias e ciclofaixas, em todo o país. “Nós capacitamos profissionais e disseminamos a ideia do uso da bicicleta para pequenos trajetos, entre 7 e 10 quilômetros; e a sua integração com o transporte público”.

O representante do Governo Federal também fez um apelo: “nós notamos que em cidades com poucos habitantes, o uso da bicicleta é bem maior. Por isso, a importância de se discutir o uso da bicicleta como alternativa ao veículo particular, mudar paradigmas e cobrar dos governantes infraestrutura para possibilitar esse modal de deslocamento com segurança”.

Experiência local
Também participaram do sexto Ciclo de Conversas o chefe do Departamento de Atendimento à Comunidade da EMDEC, Juarez Bispo Matheus; e Eduardo Gomez, coordenador do grupo de ciclistas Domingueiras Bike. Os dois relataram as experiências de Campinas com as Ciclofaixas de Lazer do Centro e do Ouro Verde.

A Ciclofaixa de Lazer do Centro entrou em operação em janeiro desse ano: e a do Ouro Verde, logo depois, em maio.

Gomez, de 43 anos, é bancário e utiliza a bicicleta como meio de transporte desde 1999. Todos os dias, ele percorre cerca de 9 quilômetros no trajeto casa - trabalho; trabalho - casa.

“Antes, faltava respeito com o ciclista. Agora, depois da implantação das Ciclofaixas de Lazer e com a intensa publicidade, há uma conscientização maior dos motoristas, que acabaram por perceber a existência dos ciclistas”, revela.

O bancário começou a utilização da bicicleta como atividade física. Em três meses, eliminou 15 quilos. Agora, além do bem estar, aprecia mais os trajetos que percorre. “É muito diferente percorrer um caminho de carro e de bicicleta. Com a bike, você vê mais detalhes do percurso, aprecia a paisagem”.

O grupo Domingueiras Bike se encontra todos os domingos, a partir das 7h, na Lagoa do Taquaral. Eles percorrem áreas rurais nos distritos de Sousas e Joaquim Egidio. Quem quiser mais informações, pode acessar o blog: www.domingueirasbikeblog.blogspot.com.

Conversas sobre a Mobilidade Urbana
O Ciclo de Conversas é um fórum permanente que tem como proposta reunir vários segmentos sociais e representantes do meio acadêmico, para aprofundar a análise de temas relacionados à Mobilidade Urbana; e fomentar ações e parcerias para a redução da acidentalidade e melhoria da qualidade de vida no município.

Organizado pela EMDEC, em parceria com universidades e faculdades do município (Unicamp, Facamp, PUC Campinas, Metrocamp, Anhanguera), o evento é aberto a profissionais de diversas áreas que queiram discutir a temática da Mobilidade Urbana e suas interfaces.

Para o dia 20 de outubro, está agendado o último encontro do Ciclo de Conversas do ano. O tema será posteriormente divulgado.

 



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia