Página Principal  / Notícias  / Semana Municipal do Trânsito terá diversas ações educativas

Notícias

ver todas
Semana Municipal do Trânsito terá diversas ações educativas

Entre os dias 19 e 28 de setembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza a Semana Municipal do Trânsito 2019 (Semutran). Serão mais de 20 ações de educação para a mobilidade, envolvendo órgãos da Administração municipal e empresas privadas.  

O lançamento da Semutran 2019 à imprensa foi feito pelo secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, na tarde de segunda-feira, 16 de setembro. 

“O principal objetivo da Semutran é a prevenção dos acidentes com vítimas, como foco na redução dos índices de atropelamentos. Tendo como pano de fundo a Campanha VIVA, iremos orientar os pedestres sobre travessias seguras; e os condutores sobre os respeito às faixas, especialmente aquelas não semaforizadas”, antecipou o secretário Barreiro.

Lançada em junho de 2018, a VIVA é uma campanha de conscientização que tem o propósito de reduzir as mortes por acidentes de trânsito no município. Ela divulga orientações sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito e dissemina o respeito entre pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas. 

Esta primeira semana de atividades tem como destaque uma simulação de resgate a vítimas de acidente de trânsito, que ocorre na quinta-feira, 19 de setembro, às 9h, no Largo do Rosário. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros e envolve ainda o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP).  

Durante o simulado, educadores da Emdec interagem com a população, orientando sobre segurança no trânsito e sobre os riscos de dirigir após beber, utilizando óculos que simulam os diferentes graus de embriaguez. 

Entre os dias 23 e 27 de setembro, a Emdec realiza corpo a corpo educativo na região central. A ação será o carro-chefe da Semutran 2019 e consiste na segunda etapa da Campanha VIVA no município. A sinalização viária para pedestres será reforçada em dez cruzamentos do Centro. 

Cerca de 80 profissionais da Emdec vão às ruas para orientar pedestres e condutores sobre a importância de utilizar e respeitar as faixas. Haverá a distribuição de folhetos à população e a divulgação de mensagens educativas, por meio de faixas e inserções nos veículos de mídia.

Mais ações
Ainda no dia 23, a Emdec promove o “Dia Mundial Sem Carro”, ação que envolve as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer; e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; além da concessionária Rota das Bandeiras. O Dia Mundial Sem Carro é celebrado internacionalmente em 22 de setembro, e promove uma reflexão contra o uso excessivo do automóvel. 

No período das 10h às 16h, alunos de escolas públicas e particulares da região do Ouro Verde participam de atividades educativas e esportivas, no futuro Terminal BRT Campos Elíseos, localizado na Avenida das Amoreiras, na altura do número 4.079. 

O evento contará com o minicircuito de trânsito, que ensina as crianças sobre circulação segura; além de oficinas de sustentabilidade, exposição de bicicletas antigas e brincadeiras lúdicas.

Entre os dias 23 e 27 de setembro, a Semutran 2019 também fará ações de conscientização direcionadas aos motociclistas, especialmente aos profissionais que atuam com delivery. Eles receberão dicas de segurança, com foco na prevenção de atropelamentos. Adesivos temáticos serão distribuídos para afixação nos baús das motocicletas. 

A blitz “Álcool e Direção. Combinação Fatal!” percorre bares dos distritos de Barão Geraldo e do Cambuí, nos dias 26 e 27, no período noturno. Os frequentadores serão incentivados a realizar testes informais com bafômetros descartáveis, para que os motoristas desenvolvam a percepção sobre a concentração proibitiva de álcool. 

“O maior índice de acidentes fatais ou com lesões permanentes ainda envolve os motociclistas. E a combinação entre álcool e direção é o segundo maior fator de risco para os acidentes com vítimas fatais. Daí a importância das blitzes educativas e das abordagens focadas nos motociclistas”, destaca o Secretário de Transportes.  

Concurso Sedutran
Neste ano, a Semutran resgata o Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Sedutran), que chega à sua 24ª edição, com o tema “VIVA a Segurança do Pedestre”. A competição incentiva a produção de material educativo e artístico sobre mobilidade urbana, integrando conceitos relacionados a trânsito, transporte, meio ambiente, sustentabilidade, acessibilidade, cidadania, inclusão social e segurança.
 
A participação no Sedutran é exclusiva para moradores de Campinas. São cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Fumec/EJA e professores/educadores da rede pública e privada. 
 
As regras do concurso serão publicadas no site da Emdec, no dia 25 de setembro. Os melhores trabalhos de cada categoria serão premiados com notebooks, bicicletas e vales-viagens.
 
Semutran
A Semutran ocorre anualmente e foi criada pela Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os objetivos estão a melhoria das condições do trânsito em Campinas, através de ações educativas e a conscientização da comunidade sobre os problemas do tráfego e sua responsabilidade para a melhoria da segurança do sistema. 
 
A programação completa da Semutran 2019 está disponível no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br/semutran.
 
Preservação da Vida
Graças às ações de Educação, Engenharia de Trânsito e Fiscalização realizadas pela Emdec, o município vem reduzindo, gradualmente, o número de mortes no trânsito. A última edição do Caderno de Acidentalidade, divulgado pela Emdec, mostra que, em 2018, foram contabilizadas 65 vítimas fatais de acidentes de trânsito na malha urbana, número 24,4% menor que em 2017, quando foram 86 óbitos. Este foi o menor número de vítimas fatais já registrado, desde o início da medição realizada pela Emdec, em 2003.
 
“Campinas tem resultados muito bons quando o assunto é a redução dos acidentes de trânsito na malha urbana. O nosso índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes é de 5,44. A média mundial é de 17,4. Claro que o nosso objetivo é reduzir, ainda mais, esses números. A proposta de eventos como a Semutran é justamente preservar ainda mais vidas”, completou o Secretário de Transportes. 
 
Quando considerado o período de 2003 a 2018, a redução no número total de vítimas fatais de acidentes de trânsito na malha urbana foi de 27%. No período de 2010 a 2018, o número de mortes no trânsito foi reduzido em 38% (39 vítimas). 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 17 de Setembro de 2019 às 14:25

Fotos




Veja mais

 Leilão on-line de veículos apreendidos no Pátio Municipal ocorre nos dias 2 e 3 de junho

 Terminais de ônibus de Campinas recebem totens com álcool em gel

 Novo Fale Conosco da Emdec facilita atendimento pela internet

 Comunicado: alertas de notificações de autuações e penalidades

 Aplicativo de celular da Emdec amplia atendimento à população de forma remota

 Covid-19: Transporte público a partir de 1º de junho

 Trecho da Avenida Jesuíno Marcondes Machado com bloqueio viário no sábado, 30 de maio

 PAI-Serviço prioriza atendimento para serviços de saúde

 Obras do BRT Campo Grande no Jardim Nova Esperança avançam para nova etapa

 Emdec mantém serviços essenciais durante mega feriado

 Trecho da Av. Jesuíno Marcondes Machado com bloqueio viário no sábado, 23/05

 Prefeitura encaminha projeto de lei sobre rodízio de veículos à Câmara de Vereadores

 Trecho de via no Cambuí com bloqueio viário nesta terça-feira, 19 de maio

 Prefeitura envia projeto de lei de rodízio para apreciação na Câmara de Vereadores

 Detran/SP realiza leilão online de veículos apreendidos no Pátio Municipal

 Novo Fale Conosco da Emdec facilita atendimento pela internet

 Trecho de via no Cambuí e no Centro com bloqueio viário nesta terça, 12 de maio

 Trecho da Rua Antônio Cesarino com bloqueio viário no sábado, dia 9 de maio

 Estímulo à quarentena começa com operação conjunta da Emdec, GM, PM e Polícia Civil

 Emdec lança aplicativo para celular ampliando atendimento à população de forma remota

 Acesso à rotatória será interditado na região do Jardim Novo Campos Elíseos

 Trecho da Rua Sampaio Ferraz com bloqueio viário nesta terça-feira, 5 de maio

 Avanço das obras do BRT provoca bloqueio de transposição na Avenida das Amoreiras

 Administração determina uso obrigatório de máscara de proteção nos ônibus

 Emdec prorroga validade de alvarás, inspeções e credenciais por 60 dias

 Trecho da Rua General Osório será interditado no domingo, dia 3 de maio

 Emdec mantém serviços essenciais durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho

 Trecho da Rua José Paulino com bloqueio viário no domingo, dia 26 de abril

 Demolição de viaduto altera tráfego na região dos Amarais, sábado e domingo, 25 e 26/4

 Emdec libera ligação Pacaembu – Garcia pelo viaduto sobre a Rodovia Anhanguera

 COVID-19: Confira a programação das linhas do transporte para o final de semana prolongado.

 Obras do Corredor BRT Ouro Verde avançam no Jardim Novo Campos Elíseos

 Pavimentação dos corredores BRT atinge cerca de 80% de conclusão

 Emdec mantém serviços essenciais durante o feriado prolongado de Tiradentes

 Trecho da Avenida Orosimbo Maia será interditado na quinta-feira, dia 16 de abril

 Trecho da Rua Tórlogo Dauntre com bloqueio viário na sexta-feira, dia 17 de abril

 Trecho da Rua Mário Siqueira será interditado na sexta-feira, dia 17 de abril

 Rotatória no Jardim Londres será bloqueada para obras do BRT, na terça-feira, 14/04.

 Transposição da Avenida João Jorge pela Salles Oliveira será liberada na terça-feira, 14/04.

 COVID-19: Confira a programação das linhas do transporte público para o feriado prolongado.

 Trecho da Ruy Rodriguez será interditado para obras do BRT, na terça-feira, 07/04.

 COVID-19: Emdec faz ajustes nas linhas do transporte público para segunda-feira, 6 de abril.

 Abrigos de ônibus recebem informativos para evitar a disseminação do coronavírus

 Queda no número de passageiros chega a quase 80% durante a quarentena

 COVID-19: Confira a programação das linhas do transporte público para o final de semana.

 Hotsite reúne medidas adotadas no trânsito e transporte para combate ao coronavírus

 COVID-19: Confira a programação das linhas para a próxima terça-feira, 31.

 COVID-19: Confira as novas alterações na programação do transporte público

 Emdec disponibiliza atividades pedagógicas sobre segurança no trânsito

 Emdec fecha retorno no Jardim Morumbi para obras do BRT, na próxima segunda-feira, 30.



Página 1 de 162

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia