
Campinas alcançou, em janeiro, a marca de 100 semáforos ‘inteligentes’. O centésimo ponto a receber a tecnologia, que promove fluidez ao trânsito, foi o cruzamento da avenida Governador Pedro de Toledo com a rua Germânia, no Bonfim, em janeiro. Este foi o primeiro semáforo ‘inteligente’ ativado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 2026. Somente em 2025, 27 cruzamentos receberam a tecnologia.
No cruzamento da Pedro de Toledo com a rua Germânia, houve a reconfiguração do semáforo existente, que passou a contar com câmeras de detecção veicular e a tecnologia ‘inteligente’, além de focos para pedestres, acionados por botoeiras. O investimento para a reconfiguração, estimado em R$ 243,6 mil, foi viabilizado por meio de contrapartida de polo gerador de tráfego.
A região recebeu, recentemente, um novo condomínio residencial, o que gera impactos no fluxo veicular. Também conta com diversos outros polos geradores de tráfego: centros educacionais e estabelecimentos comerciais. As travessias de pedestres também são estimuladas pela proximidade da Estação BRT Bonfim, que integra o Corredor BRT Campo Grande; e pela circulação de linhas municipais.
A expectativa é expandir, ainda mais, a presença dessa tecnologia nos equipamentos semafóricos da cidade. A previsão inicial é que pelo menos 25 cruzamentos recebam as câmeras de detecção veicular e a tecnologia ‘inteligente’ ao longo de 2026.
Tecnologia ‘inteligente’ promove mais fluidez
A tecnologia ‘inteligente’ ajusta os tempos semafóricos a partir da demanda de veículos presentes no cruzamento. A fase verde é otimizada de acordo com o fluxo. Os equipamentos estão integrados ao Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) da Emdec.
Os semáforos ‘inteligentes’ possuem câmeras que detectam o fluxo de veículos nas vias. Os dados alimentam um sistema que ajusta os tempos semafóricos, em tempo real, de acordo com a quantidade de veículos registrada na via, dando mais fluidez ao trânsito. Outros critérios são os intervalos sem que haja a passagem de veículos e a presença de veículos com prioridade, como ambulâncias.
Benefícios: respeito às fases semafóricas e contagem de fluxo
Como critérios para transformar os cruzamentos semafóricos em ‘inteligentes’, a Emdec considera o fluxo veicular e de pedestres, as características da região (presença de polos geradores de tráfego) e proximidade de outros pontos semaforizados. Porém, a tecnologia vem sendo adotada também em regiões descentralizadas, de menor volume veicular, justamente por sua função de inibir o desrespeito à sinalização semafórica. Isso porque, em pequenos trajetos, os motoristas acabam desrespeitando o semáforo justamente em função do baixo fluxo de veículos. Com a presença dos semáforos ‘inteligentes’, o tempo de espera na fase vermelha é reduzido e, assim, o respeito à sinalização é estimulado.
Outra funcionalidade dos equipamentos envolve a contagem do fluxo veicular do cruzamento. Os dados são utilizados, por exemplo, para o planejamento de projetos de mobilidade urbana e estudos sobre as características de determinado cruzamento.
A regulação automática dos tempos semafóricos, proporcionada pelos semáforos ‘inteligentes’, minimiza a necessidade de interferências manuais. Quando o fluxo de veículos é impactado por eventos ou durante os picos, por exemplo, a programação semafórica era ajustada manualmente por técnicos da central semafórica, com foco na fluidez. Agora, nos cruzamentos que contam com a tecnologia ‘inteligente’, os ajustes são automáticos e em tempo real. Aos técnicos da Emdec, cabe o monitoramento para identificar se os equipamentos funcionam plenamente.
Confira as vantagens dos semáforos ‘inteligentes’:
- Menos lentidões de tráfego;
- Redução dos períodos de pico;
- Menor desrespeito às fases semafóricas;
- Ampliação da segurança viária;
- Prevenção de acidentes;
- Gestão de dados: contagem do fluxo veicular;
- Tecnologia autônoma: os ajustes nos tempos semafóricos deixam de ser manuais e passam a ser automáticos.
Como solicitar sinalização
Para solicitar a adequada sinalização de trânsito e implantação de equipamentos de segurança viária, a população pode utilizar os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site; aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. A Emdec analisa a necessidade, do ponto de vista da segurança viária, e a viabilidade técnica do pedido.