
Dezessete bairros inteiros tiveram a sinalização viária reforçada ao longo de 2025. Essa frente de atuação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) garante vias mais seguras e acessíveis para pedestres e condutores, além de prevenir sinistros (acidentes) e salvar vidas no trânsito.
Foram 180,9 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo), 6,2 mil novas placas (sinalização vertical) e 335 rampas de acessibilidade executadas. Entre os bairros que tiveram a sinalização renovada, nos últimos meses, estão o Parque Via Norte, Cittá di Salerno, Jardim Rossin, Jardim Quarto Centenário e Jardim Eulina.
O trabalho contempla reforço da pintura de faixas de pedestres, parada obrigatória (PARE), linhas de retenção e contínua e de vagas rápidas ou especiais. Recebem a renovação vias que foram recapeadas, novas lombadas, lombofaixas, pontos de ônibus; e há ainda a implantação e manutenção de sinalização semafórica. A etapa de execução é precedida da elaboração dos projetos, que indicam as medidas de reforço da segurança necessárias, a partir das características da região: foram 622 projetos elaborados em 2025.
A Emdec também atua para preservar a segurança de ciclistas, implantando novas ciclovias ou revitalizando rotas cicloviárias existentes. Em 2025, foram entregues as ciclovias Parque Via Norte (2,99 km) e José Paulino (0,81 km). A pintura cicloviária foi renovada em rotas localizadas nas regiões dos Amarais (Cônego Antônio Roccato), Barão Geraldo, Jardim Proença (Princesa D’Oeste), Padre Anchieta (Papa João Paulo II) e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora (Theodureto de Almeida Camargo). Além disso, os sistemas cicloviários do recebem, gradualmente, sinalização em pontos estratégicos, indicando a direção das rotas, extensão, tempo de percurso e um QR Code, que direciona para o acesso de informações adicionais.

Nova José Paulino, binário no Bela Vista e renovação das placas da Zona Azul
Entre as iniciativas que mobilizaram as equipes de sinalização em diversas frentes estão a requalificação da rua José Paulino, entregue em março; e a implantação de binário de trânsito no Jardim Bela Vista, a partir de outubro. A José Paulino recebeu, entre outras melhorias, novo calçamento com piso intertravado, rotas acessíveis, piso tátil e novas rampas.
E no Bela Vista, um binário de trânsito foi implantado nas vias Nossa Senhora de Fátima e Leonardo Da Vinci, resultando em mais fluidez, redução de conflitos do tráfego e mais segurança na circulação. As melhorias incluem nova semaforização, ampliação da acessibilidade e reconfiguração do “Balão do Bela Vista”.
Também no segundo semestre, as equipes atuaram na renovação das placas de todo o parque da Zona Azul Digital. O QR Code, que agora direciona diretamente para o pagamento da tarifa do estacionamento rotativo, via PIX, foi renovado nas placas de sinalização. A melhoria facilita e agiliza o pagamento, sem necessidade de cadastro prévio.
16 novos semáforos ampliaram segurança de pedestres e condutores
Ao longo de 2025, 16 novos semáforos foram ligados em diversas regiões da cidade, promovendo mais segurança para condutores e pedestres e reduzindo os conflitos de tráfego nos diferentes deslocamentos.
Foram contemplados os bairros Novo Cambuí, Novo Campos Elíseos, Taquaral e Alto Taquaral, Chapadão, DIC IV, Jardim do Trevo, Padre Anchieta, Vila Industrial, Flamboyant, Ipaussurama, Roseira, Ibirapuera e Bela Vista. Desse total, 12 contam com focos para pedestres, a maioria com botoeiras, e um deles, na Heitor Penteado, em frente ao Ginásio do Taquaral, conta com a tecnologia sonora.
Em 2025, 27 cruzamentos semaforizados receberam a tecnologia “inteligente”, totalizando 99 na cidade. Por meio de câmeras que identificam o fluxo de veículos, o sistema regula o tempo de permanência na fase verde, com base na demanda veicular, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica.
Além das novas instalações, 44 cruzamentos foram reconfigurados (ajustes nos tempos semafóricos, inclusão de novos focos, etc.) e dois cruzamentos receberam semáforos de advertência (“piscantes”).
Em outubro, Campinas recebeu os primeiros semáforos com temporizadores regressivos, no cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Dante Alighieri e Dom Joaquim Mamede da Silva / Mirandópolis, no Jardim do Lago. Entre os benefícios estão a melhoria da fluidez, já que os temporizadores preparam os motoristas para agir assim que o sinal muda.
Como solicitar reforço de sinalização
Para solicitar a adequada sinalização de trânsito e implantação de equipamentos de segurança viária, a população pode utilizar os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. A Emdec analisa a necessidade, do ponto de vista da segurança viária, e a viabilidade técnica do pedido.