Central de Operações da Emdec atende 12,3 mil solicitações da população no semestre

Acionada pelos canais de atendimento, a Central de Monitoramento de Operações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) atendeu 12,3 mil solicitações da população ao longo do 1º semestre de 2025. A área, que é estratégica para o monitoramento do trânsito e promoção da segurança viária, processou 56,4 mil ocorrências no período.
As 12,3 mil vistorias para atender demandas da população no período representam cerca de 2 mil atendimentos por mês ou quase 70 solicitações atendidas por dia, a maioria envolvendo denúncias de veículos estacionados de forma irregular: em local proibido, em guia rebaixada, em vagas destinadas a carga e descarga, etc.
Quando se considera as 8,5 mil infrações identificadas pelo sistema de videomonitoramento (fiscalização remota), o número de ocorrências processadas sobe para quase 65 mil. Atualmente, são 11 pontos ativos na região central e no Corredor BRT Ouro Verde, que identificam principalmente infrações por conversão proibida; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; e estacionamento irregular.
Foram 21,5 mil atendimentos a ocorrências gerais, que incluem retirada de animais na via, blitze de fiscalização, semáforos apagados por falta de energia, alocação de serragem em vias onde houve derramamento de óleo e apoio em situações de mal súbito de munícipes nas vias ou em terminais urbanos.
Também estão contempladas nesse total 18,9 mil operações de trânsito e transporte: operações “Comporta”, “Fluidez”, “Volta às Aulas”, fiscalizações de estacionamento irregular ou transporte clandestino no Aeroporto de Viracopos e Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo”, canalizações e sinalizações de pontos de bloqueio, acompanhamento de interferências na via, etc.
“O papel da Central nessas operações é coletar as informações de campo, orientar os agentes sobre ações programadas e registrar todas as ocorrências. E todos os dados processados se transformam em subsídios para planejar iniciativas de ampliação da segurança viária”, explica o coordenador da área, Ayrton Francisco Martins.
Confira mais números das ocorrências processadas no período:
- 5 mil acionamentos de guinchos para remoção de veículos;
- 5 mil apoios com sinalização ou monitoramento durante obras e eventos;
- 4,9 mil ações de fiscalização de estacionamento irregular;
- 3,2 mil vistorias ou apoios para sinalização de falhas nas vias;
- 1,1 mil apoios em ocorrências de veículos quebrados;
- 372 apoios a pontos de trânsito lento;
- 747 vistorias a falhas semafóricas (apagados, intermitentes, etc.).
A área conta com uma equipe de 33 profissionais, sendo 29 agentes da mobilidade urbana que se revezam em turnos de seis horas, três colaboradores internos e um coordenador de área. Em campo, são cerca de 315 agentes da mobilidade urbana.
Presença que salva vidas: quase 1 mil sinistros atendidos pelos agentes
O elo entre a população que circula nas ruas e os agentes em campo. Com esse papel estratégico, a Central de Operações da Emdec é responsável pelo acionamento dos agentes em casos de sinistros (acidentes) de trânsito. Até junho, a área prestou apoio a 971 sinistros (acidentes) na malha urbana: 482 a sinistros com vítimas feridas, 435 a ocorrências sem vítimas, 43 atropelamentos e 11 apoios a sinistros fatais.
Muitas vezes os primeiros a chegar na cena dos sinistros, os agentes são responsáveis por sinalizar os trechos impactados, orientar condutores, fazer o trânsito fluir e reforçar o acionamento dos órgãos de saúde.
Também foram computadas 1,2 mil ocorrências extraordinárias, efetivadas ou objeto de vistorias, tais como incêndios em veículos, quedas acidentais de munícipes, atos de vandalismo e manifestação de populares. Durante o período de chuvas de verão, também estão incluídos nestes números os apoios a ocorrências envolvendo quedas de árvores e pontos de alagamento.
Central semafórica alcançou 4,3 mil intervenções
Responsável pela temporização e programações remotas que promovem a fluidez viária em 759 cruzamentos semafóricos de Campinas, a Central de Monitoramento de Operação de Semáforos da Emdec registrou, por sua vez, 4,3 mil intervenções no 1º semestre de 2025.
Atualmente, Campinas conta com 695 semáforos de regulamentação e 64 de advertência (de alerta). Entre os de regulamentação, 505 (73%) cruzamentos estão centralizados, interligados à Central e passíveis de programação remota. São 155 cruzamentos com botoeiras para travessia de pedestres e cinco semáforos inteligentes.
Agentes em ação: como acionar a Emdec
Para reportar emergências de trânsito (sinistros, estacionamento irregular e animais na via), a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas. Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot da Emdec, disponível na página inicial, selecionando a opção “falar com atendente”.