
Mais eficiência nos agendamentos, mais agilidade nas viagens, indicação das melhores rotas e mais usuários atendidos. Esses são benefícios do roteirizador de viagens, que será incorporado ao PAI-Serviço nos próximos meses. A contratação do software foi assinada nesta semana e é fruto de uma parceria entre a Administração municipal, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).
O contrato tem vigência de 12 meses. Após esse período, a contratação de software para programação e roteirização vai acontecer dentro da nova concessão do transporte público, cujo edital prevê a melhoria. Os próximos passos até a efetiva implantação envolvem adaptação dos equipamentos que vão receber o software e treinamento dos colaboradores para utilizar a ferramenta.
“A projeção é elevar os índices de atendimentos para 99%, com expectativa de chegar a 100%. Atualmente, a taxa de viagens recusadas gira em torno de 7%. É um índice pequeno, mas estamos falando de pessoas com restrição de mobilidade, que muitas vezes têm no PAI-Serviço o único meio de alcançar um tratamento de saúde, por exemplo”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Atualmente, a programação e roteirização dos atendimentos é realizada de forma manual por funcionários da Emdec, que levam em consideração fatores como: horário da viagem, origem e destino, capacidade dos veículos. Algumas vezes, a total ocupação dos veículos é comprometida pela variedade de origens e destinos, ausências e / ou cancelamentos.
Como funciona a ferramenta
O roteirizador vai garantir que os pedidos de agendamentos do serviço sejam distribuídos, de forma automática, de acordo com a localização, indicando rotas mais eficientes e reduzindo o tempo dos deslocamentos. Como resultados, a capacidade dos veículos será melhor aproveitada, o que vai possibilitar o atendimento de mais usuários, reduzindo os índices de recusa de viagens.
A distribuição dos usuários será mais equilibrada, evitando sobrecarga ou subutilização. Os cancelamentos também serão automaticamente desconsiderados pelo roteirizador para que a vaga seja liberada para novos agendamentos.
A criação das rotas de viagens será mais otimizada, a partir de critérios como origem, destino, horário de chegada e de retorno. O software vai utilizar dados de geolocalização para calcular as melhores rotas, planejando trajetos mais eficientes.
Índice de recusas é de cerca de 7%
Atualmente, o PAI-Serviço conta com 2.221 usuários cadastrados. Entre janeiro e março deste ano, computou 38.267 viagens aceitas e 2.813 viagens recusadas (cerca de 7%). Ao longo de 2024, o PAI-Serviço registrou 154.416 viagens, 8.939 recusas (cerca de 5%) e alcançou 2.113 usuários cadastrados e ativos.
A nova licitação do transporte público, que está na etapa de consulta pública, prevê a incorporação do PAI-Serviço e renovação da frota, que passa de 55 para 60 veículos. Também serão adotados novos índices de desempenho, sistemas de gestão e novas tecnologias nos veículos.
Critérios de atendimento
Podem se cadastrar para utilizar o PAI-Serviço pessoas com deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Basta preencher formulário disponível no site www.emdec.com.br/pai. Os deslocamentos solicitados devem atender necessidades ligadas à saúde (clínicas, farmácias de alto custo, hospitais), atendimento socioassistencial, instituições de ensino e atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares). Entre as solicitações para tratamento de saúde são priorizados os pacientes que realizam hemodiálise, quimioterapia ou radioterapia, devido à gravidade do tratamento.